Qual e a temperatura normal de trabalho do óleo do motor da xre 300 alguém pode me informar ? Preciso por um cebolão
Re: Qual e a temperatura normal de trabalho do óleo do motor da xre 300 alguém pode me informar ? Preciso por um cebolão
Gastam tubos mas NUNCA colocam o que há de melhor, entregam o mínimo que o publico aceita e cobram o máximo que aceitam pagar.
Entao vc sabe q é muito possível melhorar um projeto q vem de fabrica.
Tornado 300
-
Robson
Re: Qual e a temperatura normal de trabalho do óleo do motor da xre 300 alguém pode me informar ? Preciso por um cebolão
A não ser que tenha um erro crasso de projeto, eles entregam algo que funcione.RMD escreveu: 16 Jun 2023, 17:15 Gastam tubos mas NUNCA colocam o que há de melhor, entregam o mínimo que o publico aceita e cobram o máximo que aceitam pagar.
Indústria automotiva de larga escala trabalha com objetivos bem definidos de público que se quer atingir, e quais os limites que a máquina deve ter.
A XRE em questão é uma OFF road de trilha bem leve (aquele monte de plástico em volta dela entrega uma pegada mais urbana) e colocaram nela uma mecânica barata de manter, com boa potência ao que se destina, e que é compartilhada com outros modelos...
Editado pela última vez por Robson em 16 Jun 2023, 17:25, em um total de 1 vez.
Mas sempre procurando fazer um projeto o mais barato possível (dentro do limites de aceitação). Então é obvio que é algo facilmente melhorado.Robson escreveu: 16 Jun 2023, 17:23 Indústria automotiva de larga escala trabalha com objetivos bem definidos de público que se quer atingir, e quais os limites que a máquina deve ter.
Tornado 300
-
Robson
Depende do seu conceito de melhoria....
Colocar um radiador de óleo com ventoinha em um motor projetado para ser refrigerado a ar não é necessariamente uma melhoria, e acredito que o ganho será zero. Usando o exemplo do tópico.
Mas concordo que, por exemplo, em se tratando de suspensão, iluminação, rodas e pneus, por exemplo, entregam o básico. Isso dá para melhorar mesmo.
Colocar um radiador de óleo com ventoinha em um motor projetado para ser refrigerado a ar não é necessariamente uma melhoria, e acredito que o ganho será zero. Usando o exemplo do tópico.
Mas concordo que, por exemplo, em se tratando de suspensão, iluminação, rodas e pneus, por exemplo, entregam o básico. Isso dá para melhorar mesmo.
tenho certeza que você estudou mecânica, com especialização/pós-graduação em motores à combustão para ter tanta certeza nessa sua afirmação.RMD escreveu: 16 Jun 2023, 17:33 Mas sempre procurando fazer um projeto o mais barato possível (dentro do limites de aceitação). Então é obvio que é algo facilmente melhorado.
A tal moto do tópico é uma moto "street legal" para uso diário (barata*, manutenção fácil, mecânica simples), com uma proposta "off-road". Ou seja, pode até usar na terra.
Se você for olhar uma moto off-road (de verdade), verá que diferença dela para a moto do tópico não é só uma ventoinha e um radiador de óleo. Materiais na composição do bloco, taxa de compressão, válvulas, etc... Por isso a Honda tem a XRE e a CRF.
* barata em quase todos os lugares do mundo, ai no Brasil não existe nada barato.
** essa ventoinha fará diferença nenhuma na performance. Troca o escapamento e mete etanol, fará muito mais efeito.
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
Ah... me desculpa. Achei q aqui é um forum de debate aberto a todos. Nao somente os Grão Mestres sabem tudo.Demo escreveu: 18 Jun 2023, 06:41 tenho certeza que você estudou mecânica, com especialização/pós-graduação em motores à combustão para ter tanta certeza nessa sua afirmação.
Humildade é algo muito bom....
Voltando ao assunto (mesmo ofendendo os fodoes). Nao me lembro de ele ter dito que queria aumentar a performance. So me lembro de perguntar sobre a instalação da ventionha. Achei que queria simplesmente reduzir a temperatura do oleo para nao rachar o cabeçote nao para ganho.
Tornado 300
- Optimus Leo
- Mito
Eu estudei e confirmo o que o RMD disse!Demo escreveu: 18 Jun 2023, 06:41tenho certeza que você estudou mecânica, com especialização/pós-graduação em motores à combustão para ter tanta certeza nessa sua afirmação.RMD escreveu: 16 Jun 2023, 17:33 Mas sempre procurando fazer um projeto o mais barato possível (dentro do limites de aceitação). Então é obvio que é algo facilmente melhorado.
As montadoras barateam os projetos o máximo possivel, ainda mais no Bostil que o bostileiro médio aceita qualquer coisa meia boca! (Tipo aceitar tambor traseiro, eixo de torção, vidros manuais e várias outras coisas que as montadoras adoram fazer aqui em pleno 2023 para manter as margens de lucro altas). E ainda adora repetir aquela falacia "Ainffffffffffffs o engenheiro estudou anos para projetar algo, e lá vem o cara e quer modificar para estragar"
O engenheiro projeta, vem os contadores e começam a pedir para reduzir custos, ai vem os ambientalistas e precisam cumprir legislação ambiental, blablablabla...por isso quando o veículo sai pro público, é bem mais capado do que geralmente poderia ser.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Como você disse, o debate é aberto. Então escreva a besteira que quiser e leia a besteira que bem entende!RMD escreveu: 19 Jun 2023, 09:35 Ah... me desculpa. Achei q aqui é um forum de debate aberto a todos. Nao somente os Grão Mestres sabem tudo.
Humildade é algo muito bom....
huahuahau!RMD escreveu: 19 Jun 2023, 09:35 Voltando ao assunto (mesmo ofendendo os fodoes). Nao me lembro de ele ter dito que queria aumentar a performance. So me lembro de perguntar sobre a instalação da ventionha. Achei que queria simplesmente reduzir a temperatura do oleo para nao rachar o cabeçote nao para ganho.
como esperado, uma resposta sem cabimento!
Você acha que irá diminuir quanto a temperatura do motor?
Voltando à conversa inicial, qual é a temperatura ideal para não rachar o cabeçote?
Seja humilde e me responda!!!
Perda de tempo discutir com quem está "cempre serto"...
Abs,
Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
gastou dinheiro à toa, pelo visto!!!
tudo montado em linha de produção tem o custo mínimo, visto que não é feito uma vez, mas várias. A empresa vive pelo lucro, assim como a maioria das pessoas.
As coisas no Brasil só são pioradas pelo fato de ser ai.
Mas me diz ai, qual é a temperatura ideial do motor da motoca em questão (para não rachar o cabeçote) e manter a mesma potência?
isso é um fato!
não sei porque perde seu tempo!
- Optimus Leo
- Mito
Foi em faculdade federal então não foi a toa e ganho bem com isso!
Vc já trabalhou em industria automotiva, na parte de engenharia de produto ou pós-vendas, garantia? Tem empresas (tipo a Honda) que podem lançar um produto com falha de produto e tocar o fodaci na garantia mesmo, elas tem marketshare signficativo e tão cagando para isso. Outras, mesmo o cliente estando errado, tentam fidelizar o mesmo e oferecem reparos em cortesia ou são mais permissivos com a politica de garantia. Não tudo é numerozinho, branco e preto. Tem o componente humano e também vários fatores que não é engenheiro algum que determina isso.Demo escreveu: 19 Jun 2023, 15:17 tudo montado em linha de produção tem o custo mínimo, visto que não é feito uma vez, mas várias. A empresa vive pelo lucro, assim como a maioria das pessoas.
As coisas no Brasil só são pioradas pelo fato de ser ai.
Mas me diz ai, qual é a temperatura ideial do motor da motoca em questão (para não rachar o cabeçote) e manter a mesma potência?
Sobre temperatura, já respondi anteriormente, além de comentar sobre as temperaturas do óleo. Volte e leia.
Conheço pessoalmente um dos engenheiros da fiat responsável por testar e validar as tolerância de todo motor novo que é desenvolvido. Ele ja me disse que existem projetos que sabem que irão dar defeito mas lançam assim mesmo pois o prejuízo do atraso é infinitamente maior do que algumas garantias.Optimus Leo escreveu: 19 Jun 2023, 15:29 Tem empresas (tipo a Honda) que podem lançar um produto com falha de produto e tocar o fodaci na garantia mesmo, elas tem marketshare signficativo e tão cagando para isso. Outras, mesmo o cliente estando errado, tentam fidelizar o mesmo e oferecem reparos em cortesia ou são mais permissivos com a politica de garantia. Não tudo é numerozinho, branco e preto. Tem o componente humano e também vários fatores que não é engenheiro algum que determina isso.
Este deve ter sido o caso da XRE - Honda. O custo de voltar e refazer tudo era infinitamente maior do que dar algumas garantias, pois nem todos recorreram a isso.
Outra, nao é caso de ventoinha. Mas na himalayan a instalação do Redline (altera o comportamento da IE) reduziu em ate 10graus a temperatura do oleo em determinadas rotações. A media era menor, se nao me engano algo em torno de 5graus.
Então SIM é possível fazer algumas mudanças que melhoram projetos de fabrica. E SIM esta mudança na IE da Himalayan foi testada e validade por um engenheiro mecânico formado.
Humildade nao tem nada haver com ter todas as respostas. Na verdade é EXATAMENTE O CONTRARIO. É reconhecer que nao é dono de toda a verdade e mesmo que possa ter razão ainda estar disposto a ouvir e debater com outros menos informados que que você.
Tornado 300
Adicional, conversando com este engenheiro. Disse que é tudo por simulaçao. Testam ressonância, tolerância dos componentes e tudo mais. Achei muito top!!! Isso pode ser algo nada novo para quem é da área. Mas eu nao sabia como era e achei muito interessante ainda mais por ser tudo simulado.
Disse que algumas vezes o programa levanta a bandeira que vai dar merda. Ai eles analisam o que fazer. Se vale voltar e reprojetar a peça ou se irão dar continuidade e em alguns casos seguem em frente mesmo sabendo no que vai dar.
Disse que algumas vezes o programa levanta a bandeira que vai dar merda. Ai eles analisam o que fazer. Se vale voltar e reprojetar a peça ou se irão dar continuidade e em alguns casos seguem em frente mesmo sabendo no que vai dar.
Tornado 300
Solid Works já fazia isso 15 anos atrás, hoje em dia deve ter coisa bem mais moderna.
Abs,
Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
-
Robson
Software para isso já é usado há uns 20 anos pelo menos.RMD escreveu: 19 Jun 2023, 15:51 Adicional, conversando com este engenheiro. Disse que é tudo por simulaçao. Testam ressonância, tolerância dos componentes e tudo mais. Achei muito top!!! Isso pode ser algo nada novo para quem é da área. Mas eu nao sabia como era e achei muito interessante ainda mais por ser tudo simulado.
O JP citou o Solidworks, mas o mais usado é o Catia V5 para modelar e dimensionar, testar carga, etc, e aí tem um monte de software especifico para estudar transferência de calor, dinâmica de fluidos (aí inclui aerodinâmica, estudos de escoamentos dentro de mecanismos e tubulações), etc.
Ninguém faz mais cálculo na mão para projetar algo rs
Como nao sou da área fiquei sabendo disso tem menos de 1 nao. Eu resumi bem a minha conversa com ele. Mas fiquei impressionado com a capacidade dos programas! Muito foda!
Tambem com a tranquilidade de como falou que algumas vezes lançam projetos falhos como se nao fosse nada. Nunca passaria na minha cabeça q seria melhor lançar algo falho e corrigir após do que voltar e reprojetar. Mas como ja disse o russo eu pensando como CPF e nao como CNPJ.
Tambem com a tranquilidade de como falou que algumas vezes lançam projetos falhos como se nao fosse nada. Nunca passaria na minha cabeça q seria melhor lançar algo falho e corrigir após do que voltar e reprojetar. Mas como ja disse o russo eu pensando como CPF e nao como CNPJ.
Tornado 300
- Optimus Leo
- Mito
Como disse o narrador no filme Clube da Luta:
Eu era o coordenador do recall, e meu trabalho era aplicar a fórmula. Um carro novo da minha companhia parte de algum lugar viajando a 60 milhas por hora. O diferencial traseiro se trava. O carro bate e incinera com todos presos do lado de dentro. Então, devemos iniciar um recall? Pegue o número de carros no mercado, A. Multiplique pela taxa provável de falhas, B. Multiplique o produto pelo valor médio dos acordos extrajudiciais, C. A x B x C é igual a X. Se X for menor que o custo do recall, nós não fazemos.
-
Robson
Isso é baseado em fatos reais.Optimus Leo escreveu: 19 Jun 2023, 16:36 Como disse o narrador no filme Clube da Luta:
Eu era o coordenador do recall, e meu trabalho era aplicar a fórmula. Um carro novo da minha companhia parte de algum lugar viajando a 60 milhas por hora. O diferencial traseiro se trava. O carro bate e incinera com todos presos do lado de dentro. Então, devemos iniciar um recall? Pegue o número de carros no mercado, A. Multiplique pela taxa provável de falhas, B. Multiplique o produto pelo valor médio dos acordos extrajudiciais, C. A x B x C é igual a X. Se X for menor que o custo do recall, nós não fazemos.
A Ford fez essa canalhice com o Ford Pinto.
Carro com projeto ruim, pegava fogo caso sofresse um impacto na traseira.
Vazaram um memorando com as contas de um recall X custos de pagar as indenizações.
A Ford foi obrigada a recolher todos os carros do modelo vendidos na epoca
-
Robson
Dois casos bem atuais.RMD escreveu: 19 Jun 2023, 16:27 Tambem com a tranquilidade de como falou que algumas vezes lançam projetos falhos como se nao fosse nada. Nunca passaria na minha cabeça q seria melhor lançar algo falho e corrigir após do que voltar e reprojetar. Mas como ja disse o russo eu pensando como CPF e nao como CNPJ.
1- Jeep Renegade.
Se não fizer a troca do trocador de calor do fluido do câmbio, quebra com menos de 5 anos, custo de 6 mil hoje para consertar o câmbio.
2- Motor 3 cilindros da Ford.
Equipa os Ford Ka e Fiesta, não dura nem 60mil km e cabeçote abre o bico.