Supermoto: a furia do MX, a elegância da motovelocidade
- Optimus Leo
- Mito
Re: Supermoto: a furia do MX, a elegância da motovelocidade
Por um momento me senti em OregonFabricius escreveu: 26 Abr 2023, 14:20
Realmente essa pontezinha, lembra aquele acampamento do coroa de chapeu do Days Gone.
Agora Léo, tu tá mentendo a moto com pneu "de rua" na lama assim sem dó e não deu nenhum B.O.?
Desse jeito vou te imitar, comprar uma lander, botar umas rodas motard e humilhar os "traileiros de bmw com motor de lixadeira" daqui da minha city![]()
Como o RMD disse, no seco vai de boas. É quando surge alguma lama que começa a derrapar facil, e no caso da ultima foto, eu decidi arriscar minha sorte e me fudi
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
- Optimus Leo
- Mito
Ta precisando um lançachamas mais do que suporte de GPSRMD escreveu: 26 Abr 2023, 16:02 Esse fds passado me meti numa complicada (pra variar.). Quem tem claustrofobia e aracnofobia nao olhe, vc foi avisado.
Esses protetores de mão que modelo são? Protork HPS? Alma de aluminio?
velho... por isso o M@D continua bom. Me dando ideias!
Sim, mas nao recomendo. Para variar coisas da protork sao bem fraquinhas. Primeiro capote q tomei o parafuso do protetor saiu com rosca e tudo. Ai meti um parafuso 2mm mais largo de aço e sai arrombando outra rosca. Por enquanto esta aguentando.Optimus Leo escreveu: 28 Abr 2023, 13:08 Esses protetores de mão que modelo são? Protork HPS? Alma de aluminio?
Tornado 300
Bem legal esse lugar, é aqui perto de Mogi onde moro.
Essa foto abaixo é do outro lado dessa foto da cachoeira.

Fui com a filha de passeio de quadriciclo

Essa foto abaixo é do outro lado dessa foto da cachoeira.

Fui com a filha de passeio de quadriciclo

32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms
Psn: Daninean
Psn: Daninean
- Optimus Leo
- Mito
Não postei o resto das fotos...deu ruim, mas consegui tirar a moto do lamaçal. Até lá tinha passado vários trechos de boas, mas nesse em questão fui ir pelo lado, já que o centro tinha poça que não sabia que tão profunda era, nem se tinha muito barro solto, já que passam muitos 4x4 por lá, o lado era o que estava mais durinho, mas igual tinha consistência de diarreia. Fui tentar passar e ploooof a moto atolou
A diferença do RMD que quer perrengue, eu só quero curtir sem ter que passar muito perrengue, tava sozinho, consegui tirar a moto mas decidi não seguir tentando minha sorte e voltei em vez de seguir

A diferença do RMD que quer perrengue, eu só quero curtir sem ter que passar muito perrengue, tava sozinho, consegui tirar a moto mas decidi não seguir tentando minha sorte e voltei em vez de seguir

- Optimus Leo
- Mito
Ah, também nesse tempo instalei um guidão Oxxy alto. Ficou melhor a postura, mais alto. Passa fácil encima de retrovisor, excelente no corredor.
O problema que agora os pauliscucks adoram carro de cuck (Crossover ou "ESSE U VÊ" como gostam de se enganar) e ai o guidão fica na altura dos retrovisores dessas badarosquinhas! Vou instalar um protetor de mão com alma de ferro/aluminio e que seja o que Deus quiser quando tiver no corredor
O problema que agora os pauliscucks adoram carro de cuck (Crossover ou "ESSE U VÊ" como gostam de se enganar) e ai o guidão fica na altura dos retrovisores dessas badarosquinhas! Vou instalar um protetor de mão com alma de ferro/aluminio e que seja o que Deus quiser quando tiver no corredor
Deveria ter passado na poça.Optimus Leo escreveu: 08 Mai 2023, 14:20 A diferença do RMD que quer perrengue, eu só quero curtir sem ter que passar muito perrengue, tava sozinho, consegui tirar a moto mas decidi não seguir tentando minha sorte e voltei em vez de seguir![]()
Perrengues sao as historias que valem contar. Tanto é q o que mais deu "ibope" foi justamente este perrengue. O resto so umas fotinhas bonitinhas. Daqui uns anos vai se lembrar desse atoleiro ainda.
Atualizando no topico errado. Eu consegui um suporte bom e barato (R$50) de aluminio. Fiz uma modificação para me atender e ja testei este fds. Levei 3 tombos mas o suporte ficou firme e forte e o telefone tb.
Tornado 300
Eu ja vou fazer o movimento ao contrario. Estou com um protetor com alma de aluminio e vou tirar. Vou colocar aqueles menores sem a alma o outro so tem me atrapalhado.Optimus Leo escreveu: 08 Mai 2023, 14:23 Vou instalar um protetor de mão com alma de ferro/aluminio e que seja o que Deus quiser quando tiver no corredor![]()
Um aviso, nao compra o modelo HPS da protork.
Tornado 300
- Optimus Leo
- Mito
Já tenho suficientes historias, hoje quero mesmo fotinhas bonitasRMD escreveu: 08 Mai 2023, 14:49 Deveria ter passado na poça.![]()
Perrengues sao as historias que valem contar. Tanto é q o que mais deu "ibope" foi justamente este perrengue. O resto so umas fotinhas bonitinhas. Daqui uns anos vai se lembrar desse atoleiro ainda.
Sozinho, no meio de um dia de semana, atolar e deixar a moto lá e depois me virar procurando ajuda num lugar sem sinal de celular não é como quero curtir meus dias de hoje
Por que? Protetor de mão sem alma de ferro é apenas parte do kit "motovlogger di quebrada". Pura estética, zero funcionalidade.RMD escreveu: 08 Mai 2023, 15:04
Eu ja vou fazer o movimento ao contrario. Estou com um protetor com alma de aluminio e vou tirar. Vou colocar aqueles menores sem a alma o outro so tem me atrapalhado.
Um aviso, nao compra o modelo HPS da protork.
Para o off é pior. Quer evitar quebra de manetes, compre manetes menores e retrateis. Deixa-as mais "soltas" para quando baterem no e rodarem. Quer proteger a mão, usa um protetor como este abaixo. Vai proteger a sua mão dos pedregulhos, pequenos galhos, etc...Optimus Leo escreveu: 08 Mai 2023, 15:21 Por que? Protetor de mão sem alma de ferro é apenas parte do kit "motovlogger di quebrada". Pura estética, zero funcionalidade.

Cair com protetores com alma de ferro tem chances de fraturar a mão. Ainda mais se for cair num atoleiro desses em alta velocidade ou qualquer coisa q faça com que vc pare de forma repentina. Seu corpo todo vai mas a sua mão fica presa entre o guidon e protetor. Isso é mais comum do que imagina.
Isso no caso de off. O seu caso para proteger de retrovisores pode ser mais interessante. Mas ainda sim corre o risco de fraturar a mão numa queda.
Tornado 300
- Optimus Leo
- Mito
Cara, esse é JUSTAMENTE o tipico "protetor" de mão parte do kit de motochavoso di kebra que os xaieritas colocam nas Crosser, XRE e afinsRMD escreveu: 08 Mai 2023, 16:31Quer proteger a mão, usa um protetor como este abaixo. Vai proteger a sua mão dos pedregulhos, pequenos galhos, etc...
Já vi pessoalmente, é um pedaço de plástico vagabundo vendido a preço caro. Isso ai não protege nada, só de olhar já quebra
No primeiro tombo na trilha o teu vai sair voando, essa coisa é enfeite para o CGzeiro que bota "todos os ferros" na badarosquinha so para chaviá e imitar o sonho deles, as big trails
Isso é meio lenda urbana, coisas exageradas...tipo o cara que fala para não freiar com o dianteiro porque a moto capota, ou que usar capacete tem risco de lesão no pescoço em caso de um tombo.RMD escreveu: 08 Mai 2023, 16:31 Cair com protetores com alma de ferro tem chances de fraturar a mão. Ainda mais se for cair num atoleiro desses em alta velocidade ou qualquer coisa q faça com que vc pare de forma repentina. Seu corpo todo vai mas a sua mão fica presa entre o guidon e protetor. Isso é mais comum do que imagina.
Existe a possibilidade? Sim, mas as chances são bem menores do que ter outro tipo de lesão por não usar eles.
Sim, quem anda na cidade e coloca este modelo é pq é o mais barato e fica "bonito". Vc compra por R$50, ja com alma é a partir de R$200 os mais vagabundos.Optimus Leo escreveu: 08 Mai 2023, 17:08 Cara, esse é JUSTAMENTE o tipico "protetor" de mão parte do kit de motochavoso di kebra que os xaieritas colocam nas Crosser, XRE e afins![]()
Já vi pessoalmente, é um pedaço de plástico vagabundo vendido a preço caro. Isso ai não protege nada, só de olhar já quebra![]()
No primeiro tombo na trilha o teu vai sair voando, essa coisa é enfeite para o CGzeiro que bota "todos os ferros" na badarosquinha so para chaviá e imitar o sonho deles, as big trails
Como disse para o off é o mais recomendado. Nao quebra, ando com outra pessoa de tornado que tem estes, nunca quebrou. Ja o meu quebra praticamente toda queda os parafusos de fixação. Mas isso se deve a ser uma marca tosca tb. Os plásticos nao quebram pois são fléxeis, deformam na queda e depois volta para o lugar.
Ok, se vc acredita q seja lenda urbana. Mais uma vez, um cara q anda comigo ja se fudeu por causo do protetor integral. Se tivesse com o outro modelo estava de boas.Optimus Leo escreveu: 08 Mai 2023, 17:08 Isso é meio lenda urbana, coisas exageradas...tipo o cara que fala para não freiar com o dianteiro porque a moto capota, ou que usar capacete tem risco de lesão no pescoço em caso de um tombo.
Existe a possibilidade? Sim, mas as chances são bem menores do que ter outro tipo de lesão por não usar eles.
Os nossos casos são diferentes. No off integral nao é uma boa mas para a cidade é outra historia. Tanto é que vou tirar o meu integral e ficar sem ate comprar o outro. Prefiro andar sem do que com este modelo. Ja tenho manetes menores.
Ja no seu caso PODE ser uma boa, mesmo assim nao tenho tanta certeza. O modelo que vou colocar na minha nao vai te atender. Então vc teria q colocar com alma ou nao coloca nada.
Tornado 300
Aos poucos estou me livrando dos produtos protork. Ja foi o protetor de mão e os óculos de trilha. Acho q nao tenho mais nada da protor. Porem se tiver, serão trocados.
Tornado 300
Eu sei e ja fui avisado que carburador 100% somente original e novo. Mas um esta na casa dos R$1k. Então antes eu resolvi tentar a sorte em um xingling de R$165.
Pior do que esta atualmente na moto nao tem como ser.
É de guilhotina e nao a vacuo.

Vamos vendo. A minha moto esta fazendo 16-22km/l e em subidas perde muita velocidade. Nao embola mas nao consegue manter. Alem de vazar gasolina quando deixo a torneirinha aberta com a moto desligada. Ja esqueci e quando voltei para a moto estava aquela poça no chão. So nisso ja pago o carburador, se for ruim vou pro girinal mesmo.
É de guilhotina e nao a vacuo.

Vamos vendo. A minha moto esta fazendo 16-22km/l e em subidas perde muita velocidade. Nao embola mas nao consegue manter. Alem de vazar gasolina quando deixo a torneirinha aberta com a moto desligada. Ja esqueci e quando voltei para a moto estava aquela poça no chão. So nisso ja pago o carburador, se for ruim vou pro girinal mesmo.
Tornado 300
- Optimus Leo
- Mito
Cara, eu justamente estava vendo de comprar um carburador Fullpro (acho que são nacionais, replica dos Keihin, dos quais o Koso são léplica), vi uns conhecidos falando bem deles, usam na moto deles faz tempo e nada a reclamar. O FullPro é um pouco mais caro (até porque queria o cor "titânio" que é todo colorido e o modelo mais caro de todos, mas fazer o que).
Só fico na dúvida do tamanho. Tem um povo falando que 34mm é de boas para 250 original, outros que dizem que 34m é só para 293 e motor fuçado, enquanto o de 30-32mm que fica bem no 250.
Tenho os mesmos sintomas. Consumo na casa dos 20 km/l (melhor foi 22 e algo), nas retas vc enrola o cabo e ele vai até 120 kmh, além disso não desenvolve mais, e nas subidas vai perdendo força também. Pode ser o pistonete que ficou travado, ai os mexânicos de fundão de quintal do Piaui dizem para "joga um pouco de óleo 2T na gasolina que fica bom para destravar".
Mas como tô usando a moto tão pouco, tô segurando para não ficar gastando grana em mods nela, para ficar encostada na garagem 90% do tempo, foda que tem tudo para Tornado disponivel aqui no Bostil, a mão coça demais
Só fico na dúvida do tamanho. Tem um povo falando que 34mm é de boas para 250 original, outros que dizem que 34m é só para 293 e motor fuçado, enquanto o de 30-32mm que fica bem no 250.
Tenho os mesmos sintomas. Consumo na casa dos 20 km/l (melhor foi 22 e algo), nas retas vc enrola o cabo e ele vai até 120 kmh, além disso não desenvolve mais, e nas subidas vai perdendo força também. Pode ser o pistonete que ficou travado, ai os mexânicos de fundão de quintal do Piaui dizem para "joga um pouco de óleo 2T na gasolina que fica bom para destravar".
Mas como tô usando a moto tão pouco, tô segurando para não ficar gastando grana em mods nela, para ficar encostada na garagem 90% do tempo, foda que tem tudo para Tornado disponivel aqui no Bostil, a mão coça demais
A minha tb nao passa de 120. Eu cheguei a olhar aqueles com cuba de acrílico. Mas entre R$390 num paralelo e R$1k em um original, eu preferi segurar e pegar o original de uma vez. Mas um colega que conseguiu reformar o seu carburador original (moto dele esta fazendo 28km/l) ele acabou me passando este que recebeu essa semana da china. Por R$165 acho q vale o risco.
Devo trocar no sabado e rodar no domingo. O meu é de 34mm e motor original.
Qualquer coisa te falo se ficou bom.
Qualquer coisa te falo se ficou bom.
Tornado 300
- Optimus Leo
- Mito
Dizem que o da Sahara com alguma adaptção funciona. Legit não sei o que tem de errado o meu, quando eu peguei ela meus mecânicos (que ambos ter Tornado e conhecem elas de cabo a rabo) falaram que deram um talento nele e que estava bom. Devem só ter limpado e regulado o mesmo.
Mas carbura é merda né, como ando tão pouco com a moto deve ter desregulado e zoado algo. Por isso agora tá manca e beberrona.
Mas esses FullPro vc acha bem mais barato hein, já vi por uns 200 e quebrados. Com garantia nacional e tal (só 90 dias, acho pouco). Devem ser algum china rebranded se pá. Mas sei lá, acho que todos esses buras novos deve ficar pelo. A questão é a longo prazo se vão se manter regulados, sem BO e tal. Ai que deve estar a diferença num Keihin original.
Mas carbura é merda né, como ando tão pouco com a moto deve ter desregulado e zoado algo. Por isso agora tá manca e beberrona.
Mas esses FullPro vc acha bem mais barato hein, já vi por uns 200 e quebrados. Com garantia nacional e tal (só 90 dias, acho pouco). Devem ser algum china rebranded se pá. Mas sei lá, acho que todos esses buras novos deve ficar pelo. A questão é a longo prazo se vão se manter regulados, sem BO e tal. Ai que deve estar a diferença num Keihin original.
E tu manja de fazer o ajuste?RMD escreveu: 17 Mai 2023, 14:11
Pq pra instalar pode ser P&P, mas fazer o ajuste correto é trabalhoso.
Abandonei as 2T de novo por causa disso. Muda a gasolina, muda estação do ano, muda a altitude, tudo influencia.
Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Tenho uma noção. Eu que fiz nesse atual dela. Mas eu ja marquei de ir na casa de um colega que tem muito conhecimento e tem uma tornado. Vai ser sobe supervisão. kkk
Tornado 300
entrei no topico pra ver a "furia do mx" e me deparo com uma moto manca e beberrona. pqp.Optimus Leo escreveu: 17 Mai 2023, 14:25