Sobre refletivo em capacete, Arai, hipocrisia, habilitação..

Grupo de discussão geral sobre motos.
Pretti
Dinossauro

Re: Sobre refletivo em capacete, Arai, hipocrisia, habilitaç

Mensagem por Pretti »

Robson escreveu:Pretti, muito bom o texto, só achei viagem isso aqui:
pretti escreveu: Apenas para reflexão: lembram quando afirmei que a exigência do selo reflexivo cheirava “lobby”, não fica difícil concluir que exigindo o selo do inmetro, tiraria de foco o fabricante da matéria prima dos reflexivos, prometo que escreverei a respeito, como também das famigeradas faixas de sinalização usadas nas nossas ruas, que se tornam escorregadias quando chove. [/i]
Esse cara fez outro texto sobre faixas pintadas no asfalto, que usam tinta do mesmo fabricante do selo reflexivo.... a 3M.
Tá com cara de perseguição.... :-D

Em todo caso, vou mandar um e-mail para ele pedindo para escrever um texto sobre o excesso de velocidade das motos em vias públicas, levando em conta a nossa legislação, e como isso tb contribui para o aumento do DPVAT.... ;-)

Abraços
Seu careca teimoso! }:)

Pela lucidez que enxerguei nos outros artigos dele é o tipo do cara de quem espero opiniões inusitadas a respeito.
O risco que existe é o de ele ser mais um motociclista que jamais experimentou andar em torno ou acima dos 200 km/h de forma habitual por centenas de kilômetros e acabar fazendo um falso juízo da questão - como faz a maioria. 8)
Infelizmente o desconhecimento (a ignorância) é uma mal que aflige a todos que não se dispõe a auto-superação.

Aliás, não deixe de ler o que ele escreve sobre o DPVAT, a CIDE, os pedágios. Há muito mais a descobrir e revelar nesse mundo sórdido, meu amigo "caipira" de São José. :wink: }:)
gustavogpe
Motociclista

Re: Sobre refletivo em capacete, Arai, hipocrisia, habilitação..

Mensagem por gustavogpe »

Acho que a separação por categoria não vai a diantar muito, porque é hábito do brasileiro fazer tudo ao contrário do que fazia na auto escola.

Tudo bem, por exemplo, faz-se o teste pra moto Categoria A5 (motos acima de 600cc) e durante o teste o cara vai de capacete importado, luvas, botas, macacão e tudo o que tem direito.
Depois que tirar a carta, vai andar de bermuda e chinelo na orla da praia tirando onda sem problema.

Isso vale também pra carros. Muita gente usa a seta no só teste prático de habilitação, chega no dia-a-dia sai virando a esquina e não quer nem saber.

Nosso problema não é a quantidade de leis que estão vigentes, mas sim a cultura que nós temos de levar vantagem em tudo, mesmo que para isso tenhamos que infringir uma ou duas leis.

Aí não adianta, pode fazer um milhão de leis que vai ter alguém tirando algum proveito em cima dela. Vendendo selinho do Inmetro falso, carteira de habilitação esquentada (imaginem o quanto não iriam cobrar por uma habilitação pra pilotar uma SS, partindo do suposto de quem compra tem $$ ), entre outros.
RE Interceptor 650 2020 - Bora rodar enquanto dá pra rodar
Tio
Dinossauro

Mensagem por Tio »

gustavogpe escreveu:Acho que a separação por categoria não vai a diantar muito, porque é hábito do brasileiro fazer tudo ao contrário do que fazia na auto escola.

Tudo bem, por exemplo, faz-se o teste pra moto Categoria A5 (motos acima de 600cc) e durante o teste o cara vai de capacete importado, luvas, botas, macacão e tudo o que tem direito.
Depois que tirar a carta, vai andar de bermuda e chinelo na orla da praia tirando onda sem problema.

Isso vale também pra carros. Muita gente usa a seta no só teste prático de habilitação, chega no dia-a-dia sai virando a esquina e não quer nem saber.

Nosso problema não é a quantidade de leis que estão vigentes, mas sim a cultura que nós temos de levar vantagem em tudo, mesmo que para isso tenhamos que infringir uma ou duas leis.

Aí não adianta, pode fazer um milhão de leis que vai ter alguém tirando algum proveito em cima dela. Vendendo selinho do Inmetro falso, carteira de habilitação esquentada (imaginem o quanto não iriam cobrar por uma habilitação pra pilotar uma SS, partindo do suposto de quem compra tem $$ ), entre outros.
Eu acho que habilitação por categoria não iria resolver todos os problemas, mas que ia dar uma puta melhorada, ah, isso ia. Tem muito cara que tira a habilitação mal e porcamente com uma 125 e no dia seguinte sai acelerando um 4 canecos feito besta...
Me lembro quando não era obrigatório usar cinto. Muita gente não usava por que "pegava mal", "coisa de gente véia", "tenho medo de ficar preso no cinto" e mais um montão de baboseiras. Quando tornaram obrigatório, todo mundo passou a usar e ponto final. Mesma coisa para aquela habilitação provisória. Já vi muito adolescente "pegando leve" com medo de não conseguir a definitiva. Já é alguma coisa...
Cleber T.
Motoqueiro

Mensagem por Cleber T. »

troco AGV Ti-Tech por ARAI VX3
honda biz ks
Honda CRF450R
BMW S1000RR
BMW ///M3 frozen black f80
BMW 528i e39 turbo
natinDF
Roda Presa

Mensagem por natinDF »

Henrique Marmota escreveu:Sobre a determinação de calasses de clindradas:

- Proibir capacete aberto: esse sim, o "arranca queixo" é um problemão... e OLHA Q ENGREÇADO, TEM SELINHO!

Mais alguma idéia?
cara segundo a NBR, tanto queixeira quanto a viseira são equipamentos opcionais em capacetes.
e em 90% dos cascos a proteção da queixeira não é efetiva devido o fato do imetro não testa-la(itens opcionais não necessitam ser testados).
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

Bira escreveu:
Robson escreveu: Em todo caso, vou mandar um e-mail para ele pedindo para escrever um texto sobre o excesso de velocidade das motos em vias públicas, levando em conta a nossa legislação, e como isso tb contribui para o aumento do DPVAT.... ;-)

Abraços
PUNCH!! :lol: :lol: :lol:
Olha que vou cobrar Royalties! :lol:

Bem, hoje peguei trânsito em horário de RUSHI na área central de Brasólia tipo SEIS HORAS, coisa que já não fazia a alguns dias.

Pqp, VTNC, é fóda. Tomei fechada de tudo que era lado. Descobri o significado daquele ditado:

quem não bate, apanha

e variantes.

É impressionante. Se eu não saio aloprando, alopram comigo. Ou bate ou toma, não tem essa de ficar quieto mais. Antes tinha, mas acho que era o horário, não sei. Pqp, me espremiam pra tudo que era lado, queriam PASSAR de qualquer jeito... a maneira que achei foi animalar mesmo, senão ia virar patê!

Não sei em SP, mas aqui no DF pelo menos carro é que anda rápido demais. Eu digo que eu TIVE que andar rápido demais para não ser "atropelado", literalmente! Daí vem um dizendo que "motoqueiro é tudo maluco, olha esse doido aí costurando todo mundo" -- pois é, se eu não costuro, rapidinho tão me espremendo e jogando no meio-fio. Ninguém dá seta, ninguém quer saber de nada, é um cara que sai da esquerda e quer ir laaaaaaaa pra direita em uma pista de SEIS faixas... é uma PUTARIA.

E to eu lá com o capacete cheio de refletivo, lâmpadas funcionando e etc! Até parece que não estão enxergando. Pior que se buzinar ainda sou o chato!

Francamente, o trânsito está uma porcaria, mas eu me recuso a acreditar que os motociclistas são os únicos responsáveis por isso.

Tem motociclista mal educado? Tem.

Tem moto f8dida? Claro.

Mas tem muito motorista de automóvel/caminhão/etc fazendo m3rda também!

Dia desses eu dei passagem pra um caminhoneiro... tava querendo entrar no retorno, dando seta, tudo certinho, mas ninguém reduzia pro cara entrar. Pelo contrário, era só ver e SENTAVA A LENHA! Cara, o maluco me agradeceu TANTO, MAS TANTO... pqp, os caras não estão acostumados. Vocês acham que um motorista em seu Mille (hahaha) costuma fazer isso?

E ah, vocês acham que os motoristas dos automóveis atrás de mim gostaram da minha atitude? :no:

Daí o caminhoneiro alopra e fica todo mundo puto, chamando os caras de alucinados. Tá, alguns são. Mas não é a toa!

A mesma coisa acontece com os motociclistas. Tem que ter sangue frio pra não arrancar o botão da buzina e deixar ela em ligação direta de vez em quando, viu...

Pois é... tá todo mundo nervoso, estressado, querendo chegar em casa. Ninguém concede pra ninguém no trânsito. E vira esse inferno.

Falta civilidade, de TODO MUNDO. Dar seta, dar passagem. Facilitaria muito!!!

[]s
orgulho de ser CGzeiro!
echigo
Novato

Mensagem por echigo »

jabsb escreveu:
Bira escreveu:
Robson escreveu: Em todo caso, vou mandar um e-mail para ele pedindo para escrever um texto sobre o excesso de velocidade das motos em vias públicas, levando em conta a nossa legislação, e como isso tb contribui para o aumento do DPVAT.... ;-)

Abraços

Bem, hoje peguei trânsito em horário de RUSHI na área central de Brasólia tipo SEIS HORAS, coisa que já não fazia a alguns dias.

Pqp, VTNC, é fóda. Tomei fechada de tudo que era lado. Descobri o significado daquele ditado:

quem não bate, apanha

e variantes.

É impressionante. Se eu não saio aloprando, alopram comigo. Ou bate ou toma, não tem essa de ficar quieto mais. Antes tinha, mas acho que era o horário, não sei. Pqp, me espremiam pra tudo que era lado, queriam PASSAR de qualquer jeito... a maneira que achei foi animalar mesmo, senão ia virar patê!

Não sei em SP, mas aqui no DF pelo menos carro é que anda rápido demais. Eu digo que eu TIVE que andar rápido demais para não ser "atropelado", literalmente! Daí vem um dizendo que "motoqueiro é tudo maluco, olha esse doido aí costurando todo mundo" -- pois é, se eu não costuro, rapidinho tão me espremendo e jogando no meio-fio. Ninguém dá seta, ninguém quer saber de nada, é um cara que sai da esquerda e quer ir laaaaaaaa pra direita em uma pista de SEIS faixas... é uma PUTARIA.

E to eu lá com o capacete cheio de refletivo, lâmpadas funcionando e etc! Até parece que não estão enxergando. Pior que se buzinar ainda sou o chato!

Francamente, o trânsito está uma porcaria, mas eu me recuso a acreditar que os motociclistas são os únicos responsáveis por isso.

Tem moto f8dida? Claro.

Dia desses eu dei passagem pra um caminhoneiro... tava querendo entrar no retorno, dando seta, tudo certinho, mas ninguém reduzia pro cara entrar. Pelo contrário, era só ver e SENTAVA A LENHA! Cara, o maluco me agradeceu TANTO, MAS TANTO... pqp, os caras não estão acostumados. Vocês acham que um motorista em seu Mille (hahaha) costuma fazer isso?

E ah, vocês acham que os motoristas dos automóveis atrás de mim gostaram da minha atitude? :no:

Daí o caminhoneiro alopra e fica todo mundo puto, chamando os caras de alucinados. Tá, alguns são. Mas não é a toa!

A mesma coisa acontece com os motociclistas. Tem que ter sangue frio pra não arrancar o botão da buzina e deixar ela em ligação direta de vez em quando, viu...

Pois é... tá todo mundo nervoso, estressado, querendo chegar em casa. Ninguém concede pra ninguém no trânsito. E vira esse inferno.

[]s
Ta virando um caos aqui mesmo :-(
Mas contando tudo o pior de Brasilia pra mim são os onibus. Os caras não andam abaixo de 100km/h, colam na traseira que você so enxerga o farolzão deles ( e so tem a opção de acelerar ou sair da frente de qualquer maneira), fechadas o tempo todo, ficam atravessando da direita pra esquerda pista sem parar. E coitados dos passageiros que tem que quase se atirar na frente deles para pararem :-?
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

jabsb tu precisa vir fazer um estágio aqui hauahuahauh
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

ou melhor... no rio... aqui é civilizado ainda,
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

jabsb escreveu:
Bira escreveu:

Abraços

quem não bate, apanha

e variantes.

Tem moto f8dida? Claro.

[]s
Vc tem toda razão JABSB e uma senso de observação especial. ;-)

Mas fôra vc faria tal como o Diniz e pendurava as chuteiras dessa idéia de andar de moto dentro da cidade. Está tudo muito louco e quem dança é a parte fraca: motos.
Acho que o agravante é que Brasília tem várias vias de trânsito rápido e se assemelha a certas áreas do Rio. Se tu bobear e cair ou bater em alguém vai pro chão forte e vira carne moída. :-(
Belo Horizonte fez um trabalho elogiável através da autarquia de trânsito - a BHTRANS - limitando rigorosamente as velocidades nos principais corredores da cidade. Não tem essa mais de maluco sair costurando a 90 km/h dentro da cidade. :no: Quem mais se beneficiaram foram as motos.

Se a vontade for grande de continuar andando pegava um motão com cano aberto e andava arrepiando na linha que o Decoh sugere: acima da velocidade dos carros e longe deles.
Eu andava light de RF e Hayabusa, mas em horário de rush mudava meu comportamento por completo, me impondo com a potência, agilidade e imponência da moto.
rgdpaixao
Roda Presa

Mensagem por rgdpaixao »

Caro jabsb.

Concordo em genero, número e grau, qq dia vou acabar fazendo isto nas avenidas aqui de sampa city (leia-se 23 de maio, Nove de Julho, Consolação e Marginais). Está cada dia pior, já estou pensando seriamente em vender a moto, pegar uma custom na faixa de 15 mangos e ir trabalhar só de metro, a motoca só pra curtir com a patroa no fim de semana, sampa não tem mais solução. :-|
jabsb escreveu: Tem que ter sangue frio pra não arrancar o botão da buzina e deixar ela em ligação direta de vez em quando, viu...
--
Roberto
CG Titan KS (Isabela).

Imagem

Ronnie James Dio VAI matar o Dragão!

"Não há delito maior que a audácia de se destacar."
Sir Winston Churchill
Henrique Marmota
Motoqueiro

Mensagem por Henrique Marmota »

giggio escreveu:É

Está um cáus! Pois o estado por um lado erra em "modernizar" o Código Brasileiro de Trânsito CBT tirando a exigência de categoria em motos quando o ideal era aprimorar e extender para restringir o fácil acesso de inexperientes a modelos potentes (deveria por em carros também, tem muito boyzinho voando em modelos de 2 a 5 litros!) :-? . Ou seja, antes dele fazer o upgrade de veículo ele deveria fazer antes o de 'habilidade para tal"
Giggio. De novo. Não estou dizendo que os Jaspions estão certos, errados. Mas cara, é isso mesmo que te preocupa no transito? O cara que pega uma 1000cc e se mata? Na boa, muitas vezes ele faz isso sozinho. Bota a vida de muita gente em risco também e isso é condenável, mas é essa a estatística que preocupa no transito brasileiro? É esses 0,08% q conseguem sair por ai de 1000cc que lotam os prontos-socorros e "provocam" o aumento do dpvat?

NÃO! Cara, escalonar a clindrada vai reduzir 0,00045% os acidentes e somente aqueles com motos maiores. Detalhe, não porque o cara passou por 125cc, 250cc, 500cc e depois 600cc ou 1000cc QUE ELE TEM JUÍZO! Pode ter experiência, mas conhece a história de que "morre afogado aquele q sabe nadar?". Quanto amigos bons pilotos vc já perdeu?! Aposto que todos conhecemos alguém.

A estatística que preocupa é o pai de família que morre na avenia a míseros 70km/h na titanzinha dele, na jovem universitária na sua YES fisgada por um caminhão (vide tópico do escamoteável da SHARK). Enfim... se vc pegar o número de mortos, e feridos em SS não chega a um pentlhésimo do numero de mortos e feridos que acabou de pgar uma ADIVINHE, 125!!! E o que a lei de escalonamento de cc faz por essas pessoas? NADA!

Agora, fazer motos, capacetes e equipamentos mais seguros mais populares, ah isso sim ajuda! Já discutimos isso, em muitos países com escalonamento as 250cc são o limite do primeiro degrau. E são MUITO mais seguras que uma POP! E mais respeitadas...

De novo.... melhores capacetes, motos e demais equipamentos, melhores condições nas vias, fiscalização em cima das sucatas, caminhões e ônibus são o caminho para un trânsito melhor.

Para um transito mais HUMANO, somente educação e valores resolvem, e isso cabe às escolas, a nós como formadores de opinião dos mais jovens e como exemplo a qualquer um q observe nosso comportamento.

Ufa!
Versys 650 S ABS
mantabodyboarder
Dinossauro
Contato:

Mensagem por mantabodyboarder »

rgdpaixao escreveu:Caro jabsb.

Concordo em genero, número e grau, qq dia vou acabar fazendo isto nas avenidas aqui de sampa city (leia-se 23 de maio, Nove de Julho, Consolação e Marginais). Está cada dia pior, já estou pensando seriamente em vender a moto, pegar uma custom na faixa de 15 mangos e ir trabalhar só de metro, a motoca só pra curtir com a patroa no fim de semana, sampa não tem mais solução. :-|
jabsb escreveu: Tem que ter sangue frio pra não arrancar o botão da buzina e deixar ela em ligação direta de vez em quando, viu...

Isso pq vc tem opção, né?
Pq quem não mora do lado do metro se fode de verde amarelo azul e branco...

Eu moro em SBC e coletivo pra Av Paulista é piada de mau gosto.
NC750x

-- no donut for you! --
Wolvera
Motoqueiro

Mensagem por Wolvera »

mantabodyboarder escreveu:
rgdpaixao escreveu:Caro jabsb.

Isso pq vc tem opção, né?
Pq quem não mora do lado do metro se fode de verde amarelo azul e branco...

Eu moro em SBC e coletivo pra Av Paulista é piada de mau gosto.

He...pra ir daqui de casa até a Fundação de carro eu gasto 40 minutos...com a Intruder eu gasto 15 :shock:

Negocio é antecipar ao máximo e usar pilotagem preventiva...e mesmo assim, ontem eu fiquei sem os dois retrovisores da intruder na fechada que eu tomei. E ainda quando parei do lado perguntando se tava tudo bem, ganhei um convite da motorista pra ir me f*. :x

Bom, hoje em dia o maior perigo esta sendo os próprios "irmãos" :? Você toma fechada dentro do corredor, nego te joga de lado pra te ultrapassar, fica te empurrando e quando tu freia bate na sua traseira...

...sem falar dos clássicos, coisa que eu ja repeti muito aqui no fórum. Nego que acha que as buzinas são entidades mágicas que fazem os carros voltarem instantaneamente para sua faixa de origem. Ou seja, ao invéz de reduzir a motoca e deixar o carro erminar de cruzar a faixa, aceleram mais e metem a mão na buzina. Aí bate no carro e fala: "me fechô".

Tinha que morrer todo mundo e nascer de novo viu... vai ser dificil plantar algo de bom na cabeça desse povo filhote de gérson. :?
Você já foi hoje? Não? Tá esperando o quê, então?

Sem popopó.

M@d, desviando das flechas da ditadura desde 2005.
Quando se tem razão, a recompensa é o silêncio.
Robson

Mensagem por Robson »

pretti escreveu:
Robson escreveu:Pretti, muito bom o texto, só achei viagem isso aqui:
pretti escreveu: Apenas para reflexão: lembram quando afirmei que a exigência do selo reflexivo cheirava “lobby”, não fica difícil concluir que exigindo o selo do inmetro, tiraria de foco o fabricante da matéria prima dos reflexivos, prometo que escreverei a respeito, como também das famigeradas faixas de sinalização usadas nas nossas ruas, que se tornam escorregadias quando chove. [/i]
Esse cara fez outro texto sobre faixas pintadas no asfalto, que usam tinta do mesmo fabricante do selo reflexivo.... a 3M.
Tá com cara de perseguição.... :-D

Em todo caso, vou mandar um e-mail para ele pedindo para escrever um texto sobre o excesso de velocidade das motos em vias públicas, levando em conta a nossa legislação, e como isso tb contribui para o aumento do DPVAT.... ;-)

Abraços
Seu careca teimoso! }:)

Pela lucidez que enxerguei nos outros artigos dele é o tipo do cara de quem espero opiniões inusitadas a respeito.
O risco que existe é o de ele ser mais um motociclista que jamais experimentou andar em torno ou acima dos 200 km/h de forma habitual por centenas de kilômetros e acabar fazendo um falso juízo da questão - como faz a maioria. 8)
Infelizmente o desconhecimento (a ignorância) é uma mal que aflige a todos que não se dispõe a auto-superação.

Aliás, não deixe de ler o que ele escreve sobre o DPVAT, a CIDE, os pedágios. Há muito mais a descobrir e revelar nesse mundo sórdido, meu amigo "caipira" de São José. :wink: }:)
Eu li alguns... acho que ele bate em coisa pequena, como faixa reflexiva e adesivos em capacetes... mas como sempre a culpa é sempre do governo ou dos motoristas de carros, nunca das motos.

E amigo Pretti da "capitar", veja bem que o que eu escrevi, disse "excesso de velocidade das motos em vias públicas", que pode ser um jaspion a 200tão na estrada ou uma CG a 100zão em uma avenida.... 8)

Ter culpa no cartório é foda... :rof:
Robson

Mensagem por Robson »

jabsb escreveu:

quem não bate, apanha

e variantes.
[]s
Jabsb, vc mora no paraíso, acredite em mim...

Só está estressado. :-D

Ah... uma coisa.

Depois que comprei uma custom média, passei a ser mais visto no trânsito... e respeitado.

É impressionante como uma moto maior faz diferença no trânsito.

Abraços
b1rdie
Motoqueiro

Mensagem por b1rdie »

Eu acredito piamente que tem lobby nesta historia de adesivos reflexivos, tá na cara mesmo. Pena que o povo brasileiro mal consegue entender o que está nas linhas, imagina entào nas entrelinhas.
So tem um grupo que vai lucrar com isso, o povo so tem a perder, então por que será que passam leis como esta?
Agora fiquei decepcionado de ver o Robson falar em perseguição, como se vai então reagir a estes grupos lobbistas se vem logo alguem falar em perseguição, quem persegue o nosso dinheiro são estes caras com jeito de bonzinhos mesmo, eles pagam pra ver esses projetos aprovados e isto é realidade. Os executivos da 3M voam em jatinho que outras empresas bem mais ricas não usam, gostam de esbanjar. Devem ganhar dinheiro mais facilmente que os outros. Mas são gente boa, deixa eles pra lá, vou pedir um pedacinho de adesivo pra colar no meu Arai (matsudo cobra :-D ).
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

b1rdie escreveu: Mas são gente boa, deixa eles pra lá, vou pedir um pedacinho de adesivo pra colar no meu Arai (matsudo cobra :-D ).
Putz, Birdie! Vc tem o capacete que eu iria comprar ano passado: Arai Matsudo Cobra. ;-)

Imagem
b1rdie
Motoqueiro

Mensagem por b1rdie »

Esse mesmo, homenagem a patroa que tem esse signo no horoscopo chines. A gente faz um esforço né .falando sério, a qualidade é tudo que se espera e conforto idem, perfeito.
Predator
Motoqueiro

Mensagem por Predator »

jabsb escreveu:Dia desses eu dei passagem pra um caminhoneiro... tava querendo entrar no retorno, dando seta, tudo certinho, mas ninguém reduzia pro cara entrar. Pelo contrário, era só ver e SENTAVA A LENHA! Cara, o maluco me agradeceu TANTO, MAS TANTO... pqp, os caras não estão acostumados. Vocês acham que um motorista em seu Mille (hahaha) costuma fazer isso?

E ah, vocês acham que os motoristas dos automóveis atrás de mim gostaram da minha atitude? :no: ...
...Pois é... tá todo mundo nervoso, estressado, querendo chegar em casa. Ninguém concede pra ninguém no trânsito. E vira esse inferno.

Falta civilidade, de TODO MUNDO. Dar seta, dar passagem. Facilitaria muito!!![]s
Vou te dar UM exemplo: à noite, quando o sinal fecha, é costume de vários japoneses apagarem os faróis, para a luminosidade não ofuscar pelo retrovisor e quem está parado vindo no sentido oposto... :wink:
Dar passagem aqui (mesmo obrigando todos atrás a reduzirem ou mesmo pararem) é hábito, demonstra educação e gentileza.
Imagem
Responder