Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?
Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?
Tem um mecânico que a 20 anos cuida das minhas motos. Para manutenção básica, tipo troca de óleo, filtros, pastilha e fluido de freio é susse, faz no dia ou no máximo, de um dia para outro. Mas para outras coisas é mais demorado e não costuma muito cumprir os prazos.Zeh escreveu: 22 Fev 2022, 10:18 Na minha carreira de harleyro iniciante, caio na seguinte situação; para terceirizar o serviço, ou a oficina quer me cobrar um rim só porque viu RáliDeivis escrito no tanque, ou o mecânico é bom e tem um preço honesto, mas não cumpre prazo...
Eu não ligo muito prá isso por dois motivos: o primeiro é que ele é competente e honesto e o segundo é que eu sempre tive duas motokas na garagem, uma pra bater no dia a dia e outra para rolês e viagens.
Nesses 20 anos aconteceu duas vezes de ter problemas com a moto principal e não poder viajar com ela. Numa das vezes viajei com a moto menor e noutra fui de carro. O inverso, que é rodar com a moto principal na cidade porque a moto pequena está na oficina, não chega a ser problema.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
-
Robson
toda a manutenção básica da Drag faço em casa.
mas é uma moto de mecânica MUITO simples, com farto material com experiência de terceiros no Youtube.
agora ela precisa ir parar em um mecânica para trocar um retentor de óleo na junção do cardã com o motor....
só não faço em casa porque não tenho torquímetro, e tem de desmontar a balança inteira, que demanda muita mão-de-obra, e recursos como um cavalete ou rampa elevatória.....
mas é uma moto de mecânica MUITO simples, com farto material com experiência de terceiros no Youtube.
agora ela precisa ir parar em um mecânica para trocar um retentor de óleo na junção do cardã com o motor....
só não faço em casa porque não tenho torquímetro, e tem de desmontar a balança inteira, que demanda muita mão-de-obra, e recursos como um cavalete ou rampa elevatória.....
Mas eu ligo. Eu podia ter 15 motos na garagem, se o cara diz q leva três dias pra ficar pronto, então cumpre o prometido. Ou chega e avisa "Ó, leva três dias, mas estou com a oficina cheia e não te entrego antes de uma semana". Sem problemas. Como diz o velho ditado, o combinado não sai caro.Russo escreveu: 22 Fev 2022, 10:42Tem um mecânico que a 20 anos cuida das minhas motos. Para manutenção básica, tipo troca de óleo, filtros, pastilha e fluido de freio é susse, faz no dia ou no máximo, de um dia para outro. Mas para outras coisas é mais demorado e não costuma muito cumprir os prazos.Zeh escreveu: 22 Fev 2022, 10:18 Na minha carreira de harleyro iniciante, caio na seguinte situação; para terceirizar o serviço, ou a oficina quer me cobrar um rim só porque viu RáliDeivis escrito no tanque, ou o mecânico é bom e tem um preço honesto, mas não cumpre prazo...
Eu não ligo muito prá isso por dois motivos: o primeiro é que ele é competente e honesto e o segundo é que eu sempre tive duas motokas na garagem, uma pra bater no dia a dia e outra para rolês e viagens.
Nesses 20 anos aconteceu duas vezes de ter problemas com a moto principal e não poder viajar com ela. Numa das vezes viajei com a moto menor e noutra fui de carro. O inverso, que é rodar com a moto principal na cidade porque a moto pequena está na oficina, não chega a ser problema.
Zeh 

Problema seu.Zeh escreveu: 22 Fev 2022, 12:31 Mas eu ligo. Eu podia ter 15 motos na garagem, se o cara diz q leva três dias pra ficar pronto, então cumpre o prometido. Ou chega e avisa "Ó, leva três dias, mas estou com a oficina cheia e não te entrego antes de uma semana". Sem problemas. Como diz o velho ditado, o combinado não sai caro.
Se eu não ligava nem quando era mais novo imagine se eu vou ficar me estressando com isso agora que estou mais velho, com as coronárias já meio entupidas

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
-
Puma
Lavei a moto e vai chover!!!!
fui.......
fui.......
vsf!!!!!!
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
- froesdamotta
- Motoqueiro
viewtopic.php?p=1987209#p1987209
Postagem do Nero sobre troca de rele de partida das suzuki, usando modelo genérico, e adaptando o conector elétrico do relé.
Postagem do Nero sobre troca de rele de partida das suzuki, usando modelo genérico, e adaptando o conector elétrico do relé.
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Suzuki GSX 8S
NXR 160 tá baixando muito o óleo após a troca (Uso 10W40). Uso 90% em estrada. Motor com 55 kkm.
Tá na hora de testar outra viscosidade?
- froesdamotta
- Motoqueiro
Mas baixando quanto? Dependendo de quanto, pode ser normal!fellpz escreveu: 27 Mar 2022, 22:40 NXR 160 tá baixando muito o óleo após a troca (Uso 10W40). Uso 90% em estrada. Motor com 55 kkm.
Mas motores refrigerados a ar me parecem que consomem mais óleo, e uso em estrada também pelos giros sempre altos em motos pequenas.
Usa a sobra do troca pra completar e seja feliz!
Agostinho
Suzuki GSX 8S
Suzuki GSX 8S
-
Robson
aparentemente é normal baixar com uso nessas condições (estrada e alto giro).fellpz escreveu: 27 Mar 2022, 22:40 NXR 160 tá baixando muito o óleo após a troca (Uso 10W40). Uso 90% em estrada. Motor com 55 kkm.
um conhecido meu perdeu o motor de uma CG160 usando exatamente nessas condições.
óleo baixou, fundiu motor na estrada.
moto nova, na garantia, e a Honda se recusou a pagar o conserto, usando justamente o argumento de que foi NEGLIGÊNCIA do usuário.
- froesdamotta
- Motoqueiro
E tem razão.... óleo é item de verificação diária de quem usa moto na estrada, e nem precisa ser moto pequena!Robson escreveu: 28 Mar 2022, 08:49aparentemente é normal baixar com uso nessas condições (estrada e alto giro).fellpz escreveu: 27 Mar 2022, 22:40 NXR 160 tá baixando muito o óleo após a troca (Uso 10W40). Uso 90% em estrada. Motor com 55 kkm.
um conhecido meu perdeu o motor de uma CG160 usando exatamente nessas condições.
óleo baixou, fundiu motor na estrada.
moto nova, na garantia, e a Honda se recusou a pagar o conserto, usando justamente o argumento de que foi NEGLIGÊNCIA do usuário.
Agostinho
Suzuki GSX 8S
Suzuki GSX 8S
Caras, chega a baixar coisa de 400, 500 mL por mês de uso. Não tenho isso em números precisos. Mas ao trocar o óleo, adiciono aprox. 1,2 L. Quando faço a inspeção de nível, o nível já está abaixo do min. - ou até quando faço a troca do óleo (troco com 4 kkm) - sai apenas umas 400 / 500 mL do cartér. E isso porque ainda faço adição de óleo nos primeiros 2 kkm após a troca.
Esse óleo 10W40 que uso, é o Tecno Moto, da Lubrax. Tá impossível encontrar ele no comércio local. Só encontro na Shopee, e os caras tão cobrando mais caro que Repsol ou até Motul, por exemplo. Tá sendo um custozinho legal pra uma baixa cilindrada.
Esse óleo 10W40 que uso, é o Tecno Moto, da Lubrax. Tá impossível encontrar ele no comércio local. Só encontro na Shopee, e os caras tão cobrando mais caro que Repsol ou até Motul, por exemplo. Tá sendo um custozinho legal pra uma baixa cilindrada.
-
Puma
90% Estrada, 55 mil km rodados, consumindo óleo.....
Use um 15W40 veja o que rola.
Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, leve a moto num mecânico de confiança, veja como está a saúde de seu motor. (eu faria isso)
Fui..............
Use um 15W40 veja o que rola.
Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, leve a moto num mecânico de confiança, veja como está a saúde de seu motor. (eu faria isso)
Fui..............
- Harley Davrison
- Roda Presa
Um mecânico me deu uma dica uma vez.
Enfie o dedo no escapamento da moto e veja se ele sai preto. Se sim, é um indicio de que o motor está queimando o óleo.
Se sair limpo ou no máximo com cor de ferrugem então o óleo está sumindo por outro lugar.
Edit: Com o escape frio, lógico!!
Enfie o dedo no escapamento da moto e veja se ele sai preto. Se sim, é um indicio de que o motor está queimando o óleo.
Se sair limpo ou no máximo com cor de ferrugem então o óleo está sumindo por outro lugar.
Edit: Com o escape frio, lógico!!
Eu me achava feio. Aí comprei uma moto e, meu amigo, não mudou nada!
- froesdamotta
- Motoqueiro
1- verifique e complete o nível com mais frequência, pois ficar com óleo abaixo do mínimo vai ferrar com seu motor a longo prazo.fellpz escreveu: 28 Mar 2022, 16:04 Caras, chega a baixar coisa de 400, 500 mL por mês de uso. Não tenho isso em números precisos. Mas ao trocar o óleo, adiciono aprox. 1,2 L. Quando faço a inspeção de nível, o nível já está abaixo do min. - ou até quando faço a troca do óleo (troco com 4 kkm) - sai apenas umas 400 / 500 mL do cartér. E isso porque ainda faço adição de óleo nos primeiros 2 kkm após a troca.
2- sugiro que passe a trocar o óleo com 2k km, que deve dar no mesmo de completar duas ou tres vezes no intervalo de 4k km
3- pode ser uma boa ideia usar óleo 15W50 e semi sintético
Agostinho
Suzuki GSX 8S
Suzuki GSX 8S
-
Robson
kkkkkkkk troque de mecânico!!!!!!!!Harley Davrison escreveu: 28 Mar 2022, 16:39 Um mecânico me deu uma dica uma vez.
fuligem no escapamento pode ser sinal de mistura rica, apenas....
lembre-se que gasolina é um derivado de petróleo, e deixa fuligem como marca registrada.... se quiser tirar a prova disso, coloque um pano branco na saida do escape de uma moto 0 km.
- Harley Davrison
- Roda Presa
Leia de novo onde destaquei: INDICIO!!!Robson escreveu: 28 Mar 2022, 17:55kkkkkkkk troque de mecânico!!!!!!!!Harley Davrison escreveu: 28 Mar 2022, 16:39 Um mecânico me deu uma dica uma vez.
fuligem no escapamento pode ser sinal de mistura rica, apenas....
lembre-se que gasolina é um derivado de petróleo, e deixa fuligem como marca registrada.... se quiser tirar a prova disso, coloque um pano branco na saida do escape de uma moto 0 km.
Me explique então por que a teneré que eu tinha com +130k Km não tinha fuligem no escapamento?????? Minha CB500x com +34k Km também não tem fuligem no escapamento. Uso gasolina normal. não é podium nem aditivada. E aí???? Por que????
Acho que alguém anda limpando o escapamento por dento quando eu não estou vendo.
Ainda sim, não ter fuligem não SIGNIFICA que minhas motos NÃO queimavam óleo, mas sim, eram um INDICIO de que não queimavam acima do normal.
-
Robson
Jesus......
Leia de novo o que EU escrevi kkkk
vou lá saber porque suas motos não tem fuligem no escapamento ??? mistura pobre, talvez....
já fez o teste do pano branco? rs
e troque de mecânico......
P.S: isso já foi discutido no fórum há alguns anos....
https://www.debatemotos.com/viewtopic.php?t=31519
Leia de novo o que EU escrevi kkkk
vou lá saber porque suas motos não tem fuligem no escapamento ??? mistura pobre, talvez....
já fez o teste do pano branco? rs
e troque de mecânico......
P.S: isso já foi discutido no fórum há alguns anos....
https://www.debatemotos.com/viewtopic.php?t=31519
- Harley Davrison
- Roda Presa
Errou!! É Davrison.
Deveria saber, já que disse que fuligem no escapamento era marca registrada da gasolina. Talvez minha moto seja movida a hidrogênioRobson escreveu: 29 Mar 2022, 09:18 vou lá saber porque suas motos não tem fuligem no escapamento ??? mistura pobre, talvez....
Gasolina gera fuligem, no caso carbono elementar, quando a queima não é completa, aliás, isso acontece com qualquer hidrocarboneto. Um motor bem reguladinho consegue ter uma queima quase completa da gasolina, logo, a fuligem é mínima e a força dos gases empurram ela para fora do escape. Mas aí vc resolve por uma obstrução na ponta do escape e onde essa fuligem mínima vai se acumular??? No pano, lógico.
Não.
Foi mesmo, e tá lá. Fuligem pode ser indicio de queima excessiva de óleo.