Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Grupo de discussão geral sobre motos.
b0fh
Bastard operat0r

Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por b0fh »

Zeh escreveu: 05 Ago 2021, 10:32 @Robson Você não acredita em militec, não acredita em car80. Não acredita nem na superioridade da Legítima, Lendária, Mística & Mítica Rálidêivis. Você é claramente um incrédulo.

@Puma & @Russo se vocês me apresentarem casos, de preferência comprovados, de HD que tiveram seu funcionamento prejudicado por conta do filtro de óleo PH6022, eu troco o meu amanhã mesmo.
vai ser difícil, já que existem casos de lendárias que rodaram milhares de km sem óleo na primária e com 1 litro a mais no motor e não quebraram :lol:
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Puma

Mensagem por Puma »

Zeh escreveu: 05 Ago 2021, 10:55
@Puma & @Russo: sigo aguardando os relatos dos senhores.

Zeh na minha uso Hiflo, não arriscaria com Fran.

Na sua mesma linha de raciocínio para economizar 50/60 reais??? Vou de Hiflo feliz, principalmente depois de usar um Motul 5100.

Enfim............suas escolhas, suas experiências.

Bele???? ;-)

Fui.............
Robson

Mensagem por Robson »

Sobre jogar dinheiro fora.

A Drag usa óleo mineral, 20W50, espeficicação SJ ou superior.

São 3 litros de óleo por troca, aproximadamente... cada litro de Yamalube custa 30 reais, e o manual manda trocar a cada 5 mil km.

Ai aparece uns cabras no grupo de Drag no facebook recomendando trocar óleo a cada 2 mil km kkkk e ainda diz que foi recomendação do papa dos motores de Drag Star, um tal de Lico, mecânico de SP.

Isso é RASGAR dinheiro, literalmente... minha moto tá com 61 mil km, o óleo com 2 mil km nem escureceu ainda... fica bem amarelo.

Eu faço a troca com 4 ~ 4,5 mil km, e tá suave.

Já vi gente trocando o óleo usando sintético com viscosidade 10w alguma coisa, e não demora começa a patinar embreagem, barulho excessivo no motor, coisas do tipo... tudo porque algum "expert" achou que um óleo sintético é melhor que o mineral e não analisou que o motor da Drag foi projetado para usar oleo mineralzão comum mesmo.
Zeh
Motoqueiro

Mensagem por Zeh »

b0fh escreveu: 05 Ago 2021, 11:14
vai ser difícil, já que existem casos de lendárias que rodaram milhares de km sem óleo na primária e com 1 litro a mais no motor e não quebraram :lol:
Cabe mais óleo? Interessante hein. Por que colocar só 2,8l, e ficar com 200ml desperdiçados numa garrafa quando posso despejar os 3 litros? Óleo nunca é demais, melhor sobrar do q faltar.

:bnnd:
Zeh :emo206:
Imagem
Zeh
Motoqueiro

Mensagem por Zeh »

Robson escreveu: 05 Ago 2021, 11:12
foda é o cara pedir ajuda para um problema e vir um cara e recomendar algo que não está previsto no manual de serviço, e fazendo o primeiro gastar dinheiro a toa.
Então chegamos ao cerne da questão. O que te incomoda não é a graxa, nem o preço da graxa. Foi o fato do cara não seguir o que você sugeriu. Já pensou em fazer terapia? }:)
Robson escreveu: 05 Ago 2021, 11:12 Esse tipo é que chega em uma oficina mecânica e cujo mecânico praticamente de empurroterapia arranca tubos de dinheiro do desavisado.
A internet existe pra isso, para o desavisado não cair nessas armadilhas. Aqui cabe aquela velha anedota de que todo dia saem de casa um trouxa e um esperto, quando se encontram sai negócio. Graças a internet o trouxa pode mudar de condição. ;-)
E se ele quiser continuar sendo trouxa, não vale ficar mimimizando e criticando o coleguinha.
Imagem
Zeh
Motoqueiro

Mensagem por Zeh »

Puma escreveu: 05 Ago 2021, 11:20
Zeh escreveu: 05 Ago 2021, 10:55
@Puma & @Russo: sigo aguardando os relatos dos senhores.
Zeh na minha uso Hiflo, não arriscaria com Fran.

Na sua mesma linha de raciocínio para economizar 50/60 reais??? Vou de Hiflo feliz, principalmente depois de usar um Motul 5100.

Enfim............suas escolhas, suas experiências.

Bele???? ;-)

Fui.............
Eu perguntei na boa. Mesmo. Vai que numa dessas, estou fazendo bobagem. Não sou dono da verdade. Fui no Fran porque li bons relatos. Mas pensando gasto diluído pelos km rodados, próxima troca vou optar por um filtro melhor.
E vou postar aqui o filtro gourmet só pra ver o Robsão arrancar os cabelos q não tem... :roll:

}:)
Imagem
Robson

Mensagem por Robson »

Zeh escreveu: 05 Ago 2021, 11:29
foda é o cara pedir ajuda para um problema e vir um cara e recomendar algo que não está previsto no manual de serviço, e fazendo o primeiro gastar dinheiro a toa.
Então chegamos ao cerne da questão. O que te incomoda não é a graxa, nem o preço da graxa. Foi o fato do cara não seguir o que você sugeriu. Já pensou em fazer terapia? }:)
é.

mais um chato pra caraleo.

não entendeu patavina.

fui.
Zeh
Motoqueiro

Mensagem por Zeh »

Robson escreveu: 05 Ago 2021, 11:35
Zeh escreveu: 05 Ago 2021, 11:29
é.

mais um chato pra caraleo.

não entendeu patavina.

fui.
Assim você me magoa...

Imagem
Imagem
Zeh
Motoqueiro

Mensagem por Zeh »

E uma piadoca sobre o polêmico filtro de óleo PH6022, que só os mais antigos entenderão:

Imagem
Imagem
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

Zeh escreveu:
b0fh escreveu: 05 Ago 2021, 11:14
Cabe mais óleo? Interessante hein. Por que colocar só 2,8l, e ficar com 200ml desperdiçados numa garrafa quando posso despejar os 3 litros? Óleo nunca é demais, melhor sobrar do q faltar.

:bnnd:
ela cospe todo o excesso pelos respiros :lol:
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

Zeh escreveu:Fui no Fran porque li bons relatos. Mas pensando gasto diluído pelos km rodados, próxima troca vou optar por um filtro melhor.
Top é um importado da Itália, na lateral é banhado a ouro. Li relatos que o óleo flui melhor, aumenta a potência e melhora o consumo de combustível... custa R$ 2.399,00 mas dividindo pelo km vale a pena.

saudações

Harley Davrison
Roda Presa

Mensagem por Harley Davrison »

Sobre trocar antes do tempo eu me incomodo mais pelo desperdício de material mesmo.
Foi gasto energia, recursos naturais, água e etc. para produzir um óleo que dura 5k km para o cara trocar com 2,5k.

Na segunda revisão da 500x o cara da oficina veio com aquela história:

- Então, o óleo dela troca com 12k km, mas, os donos estão optando por trocar com 6k pra preservar o motor. Vai querer trocar?
- Vão cobrar a metade do preço?
- Não
- Então deixa ai que quando chegar em 12 mil eu troco.

Lembrando que no meu uso as trocas não passam o período de 6 meses. A km chega antes
Eu me achava feio. Aí comprei uma moto e, meu amigo, não mudou nada!
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

JPaulo escreveu: 31 Jul 2021, 23:18 Não foi hoje, mas ontem.

Trato no pulmão da RDZinha, limpeza da caixa do filtro de ar e reinstalação da trava do banco/capacete.

Imagem

Abs,
Semana passada limpei a caixa do filtro de ar, somente hoje, comprei o filtro novo e instalei.

Filtro de ar de espuma, $10 conto... moto barata é show!

Ah, comprei 1L de Motul 510 2T, $105 pilas... bah, nem tudo é barato não :md:

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Jota

Mensagem por Jota »

Tá muito linda a motoquinha, deu até saudade de uma prima dessas, uma rdz125 1983 vermelha .
queiroga
Motociclista

Mensagem por queiroga »

Rapaz... esse negócio de óleo e mecânico é sinistro ...

Todos falam para trocar antes...

A Tenereca eu troco com os 5k ou se acho que as trocas de marcha estão mais difíceis.... aí o óleo já está escuro.... aí eu falo que o óleo agora sim está na hora da troca... óleo da mesma cor da garrafa quer dizer que aí da está muito novo....

Mas ele fica doido...kkkk

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

"Por um Brasil Melhor"
Robson

Mensagem por Robson »

Isso porque se o manual fala em troca com 5K, é porque o óleo aguenta mais 1 ou 2k.

Problema será se fizer 5, 6 trocas com 7k.

Mas trocar óleo com 2k sendo que o manual fala 5k, é demais até para mecânico de funco de quintal.
Unnamed
Roda Presa

Mensagem por Unnamed »

No manual da maioria dos carros e motos fala pra trocar o óleo na metade da quilometragem em caso de uso Severo, não vejo nenhuma polêmica nisso, é só a pessoa saber o que é uso Severo.
ImagemImagem
Zeh
Motoqueiro

Mensagem por Zeh »

Pra quem tem moto pra enfeitar garagem, que roda 500k por ano, pode ser bobagem. Para o coxinha que não mexe em nada e pra tudo depende de mecânico, pior ainda. Eu rodo com a Legítima, Lendária, Mística & Mítica Rálidêivis todo dia, motoqueiro raiz. Trânsito pesado, calor carioca. Eu mesmo meto a mão e faço, já economizo o mecânico. Óleo, compro na internet pelo melhor preço q achar, frete grátis. Outra economia. Faço em casa, no meu tempo, tomando uns cervejas.
De todas as abobrinhas e palpiteiros de plantão, a única coisa que salva foi a observação sobre o filtro de óleo, vou pensar em melhores opções na próxima troca. Vivendo e aprendendo.

Aos incomodados e fiscais da vida alheia, vocês que lutem. :lol:
Imagem
Robson

Mensagem por Robson »

O que é uso severo?

https://motorshow.com.br/saiba-o-que-e- ... bricantes/

"Carro de garagem

Já ouviu falar que carros que rodam pouco costumam dar mais problemas? Pois os fabricantes confirmam que isso é verdade. Tanto que deixar o veículo parado por longos períodos de tempo (ou constantemente por mais de dois dias seguidos, como determina o manual do Chevrolet Onix) é um ponto que caracteriza um veículo como de uso severo."

Até deixar carro guardado é uso severo.

Isso é coisa para fabricante se resguardar no período de garantia do veículo.....
Puma

Mensagem por Puma »

JPaulo escreveu: 05 Ago 2021, 17:19
Imagem

Puta que Pariu!!! Que RD linda JPaulo!!!

Parabéns!!!!

fui...........
Responder