Qual a moto ideal para um UP?

Grupo de discussão geral sobre motos.
tonycelestino

Re: Qual a moto ideal para um UP?

Mensagem por tonycelestino »

Dogue escreveu:Amigos, como alguns devem saber, estou com um projeto de viagem para o Deserto do Atacama, em julho/2009 e pretendo fazer um UP na minha moto. Atualmente tenho uma GS500 que estou vendendo, pois quero fazer esta viagem com uma moto que seja mais confortável para longas distâncias, uma vez que moro em Cuiabá/Mato Grosso e toda viagem implica em percorrer grandes distancias. Prefiro partir pra uma 0 km, mesmo que isto resulte em um financiamento, de uma moto que não ultrpasse os R$ 34.000. Não tenho experiência em trilhas mas acho que a moto que vou preferir deve me permitir andar em "boas" estradas de terra, cascalho, rípio, que seja, talvez até uma lama "light" em casos extremos. Tenho 1,89m e peso 115 kg e normalmente ando só, sem garupa. Já pensei nas Bandits 650 e 1250, mas uma moto destas me limita ao asfalto, semprei fui apaixonado pela GSX750F (a mônica), mas tb para terra não dá, ainda mais agora me vem a sua substituta a GSX650F, lindíssima para me atormentar as idéias. Mas resisto pois nessas nossas estradas, a manutenção de uma moto assim não fica barato. Eis que surge agora o lançamento da Suzuki V-Strom DL-650 e uma nova paixão se inicia, mas tenho cá minhas dúvidas, primeiro após sonhar tanto com um motor 4 cilindros, vou permanecer nos 2 cilindros, tudo bem, agora em V com 90º, refrigeração líquida, injeção eletrônica e depois por já ter lido que a V-Strom é tida como uma moto de uso misto, mas que não se espere muito dela em terra. Enfim, o que faço? Parto para uma V-Strom DL-650 0 km? Uma V-Strom DL-1000 usada? Espero a Teneré? Será que consigo melhorar o desempenho das V-Strom na terra com outro tipo de pneus, sem comprometer em muito no asfalto? Agradeço as opiniões dos amigos do fórum.
Dogue, tenho um amigo que fez uma viagem parecida com essa, ele partiu de Maceió e passou por Bolívia, Colômbia, Chile, Peru, Argentina, Paraguai e Uruguai inclusive atravesando o deserto do atacama com direito a todo tipo de terreno, inclusive travessias de rio onde o escapamento ficava praticamente submerso, mais de 20.000km em pouco mais de um mês... e tudo isso numa Boulevard C1500 e não teve nenhum problema sequer mesmo tendo tombado ela algumas vezes no rio.

Não é a moto mais indicada para esse tipo de aventura, mas o que quero dizer é que mais importante do que a moto ideal para a aventura é saber qual é a moto ideal para VOCÊ. Não adianta você comprar uma V-Strom DL1000 ou 650 (que na minha opinião é a moto ideal para tal aventura) se ela não for a moto ideal para você, no sentido de conforto, desempenho e adaptação.

Acho a sua dúvida entre a GSX650F e a V-Strom DL650 muito válida, inclusive ontem achei um blog de um motociclista americano que fez uma grande viagem pelos estados unidos e já foi proprietário de várias motos, entre elas V-Strom DL650 e GSX650F e ele conclui que a melhor moto para ELE é a GSX650F.

Se quiser visitar o blog dele (em inglês) é www.solobiker.com ou então visite a página que criei para a GSX650F aonde estou traduzindo algumas partes do blog dele www.GSX650F.com.br.

Não estou defendendo que você faça a viagem com a 650F, apenas que analise bem essa decisão levando em conta qual desses modelos vai lhe satisfazer melhor.
Fender
Motociclista

Re: Qual a moto ideal para um UP?

Mensagem por Fender »

Penso que são duas ótimas opções: V-Strom DL-650 ou Teneré 660.
Responder