Regulagem de válvulas Titan KS 125
Regulagem de válvulas Titan KS 125
Olá pessoal,
Eu estou aprendendo a fazer manutenção na minha moto é uma Titan 125 ks modelo 2000, eu gostaria de fazer a regulagem das minhas válvulas mas no YouTube tem gente que usa aquela lamina do regulador de válvulas de 5 mm, e outros usam o de 10 mm eu gostaria de saber qual seria realmente a recomendada pra estar fazendo a regulagem das válvulas do motor??
Eu estou aprendendo a fazer manutenção na minha moto é uma Titan 125 ks modelo 2000, eu gostaria de fazer a regulagem das minhas válvulas mas no YouTube tem gente que usa aquela lamina do regulador de válvulas de 5 mm, e outros usam o de 10 mm eu gostaria de saber qual seria realmente a recomendada pra estar fazendo a regulagem das válvulas do motor??
Re: Regulagem de válvulas Titan KS 125
Baixa o manual de manutenção da Honda. Lá vai ter a tolerância. Cg vai ser fácil achar o manual na internet.
Tenho que fazer na minha next. Mas até hj não fiz (por preguiça). Já tenho até a junta do cabeçote esperando para trocar.
Tenho que fazer na minha next. Mas até hj não fiz (por preguiça). Já tenho até a junta do cabeçote esperando para trocar.
Tornado 300
Procura por manual de manutenção ou manual de serviço. Se guia por ele para ter noção das medidas, e vídeos do YouTube para saber como fazer. E boa sorte.
Zeh 

Beleza valeu lá tá escrito que as duas válvulas de admissão e de escape são 8 mm eu fiz a pergunta aqui mais foi pra ter certeza se tava certo futuramente quero fazer um curso mas o que der vou aprendendo sozinho tô cansado dos outros me cobrarem e toda semana eu ter que dar manutenção na minha moto.

- Saurus
- Mito
Caramba!!! 5, 8, 10 mm de folga!!!! Isso não são folgas, são aposentadoria!!!! Não seria 0,5, 0,8 mm, etc?
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
É eu quis dizer 0,8 mm mas se já deve ter intendido valeu
0,05 e 0,08 mm.
Compre um cálibre de folga ou as lâminas avulsas.
Vende em loja de ferramentas.
Compre um cálibre de folga ou as lâminas avulsas.
Vende em loja de ferramentas.
Beleza mais você sabe me dizer porque no manual indica 0,8 mm e tem gente faz a regulagem com 0,5 mm?
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Cada motor tem uma medida ideal, nos OHC antigos era 0,05, mas nos motores 125 mais novos é 0,08. Tem gente que aprende com uma moto e acha que vale a mesma medida pra todas, os anos passam, os motores mudam e o sujeito continua fazendo igual e ferrando a vida útil dos motores. Se deixar com folga abaixo do recomendado há risco da válvula prender com a dilatação causada pelo calor e se ficar acima há queda de eficiência do motor, entre outros problemas.Iromedes escreveu: 08 Jan 2021, 17:16 Beleza mais você sabe me dizer porque no manual indica 0,8 mm e tem gente faz a regulagem com 0,5 mm?
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
Se tiver 0,5 e 0,8 mm tá muito errado.Iromedes escreveu: 08 Jan 2021, 17:16 Beleza mais você sabe me dizer porque no manual indica 0,8 mm e tem gente faz a regulagem com 0,5 mm?
0,8 é folga da vela de ignição.
Complementando a explicação.
A válvula de admissão trabalha mais fria que a válvula de escape, então dilata menos e precisa de menos folga.
A válvulas de escape trabalha bem mais quente, então dilata mais e precisa de folga maior.
Essa folga é com motor frio, pois quando ele esquenta, os materiais dilatam e a folga vai ser minima.
Se regular a válvula de escape com 0,05 ao invés de 0,08 é bem provável que ela fique presa quando o motor esquentar.
Válvula presa não permite que ela feche completamente, pode danificar a sede e queimar a válvula.
A válvula de admissão trabalha mais fria que a válvula de escape, então dilata menos e precisa de menos folga.
A válvulas de escape trabalha bem mais quente, então dilata mais e precisa de folga maior.
Essa folga é com motor frio, pois quando ele esquenta, os materiais dilatam e a folga vai ser minima.
Se regular a válvula de escape com 0,05 ao invés de 0,08 é bem provável que ela fique presa quando o motor esquentar.
Válvula presa não permite que ela feche completamente, pode danificar a sede e queimar a válvula.
Pelo que andei vendo na internerd as next 250 são mestre em ficar com válvula desregulada (presa) com poucos kms.
A minha está com 22k km. Tenho que dar um jeito de dar um jeito de conferir isso. Já vi relatos de precisar regular com uns 15k km.
Um dos relatos o dono disse que chegou a abrir um buraco na cabeça do pistão pq rodou muito tempo com válvula desregulada.
Isso confere?!
A minha está com 22k km. Tenho que dar um jeito de dar um jeito de conferir isso. Já vi relatos de precisar regular com uns 15k km.
Um dos relatos o dono disse que chegou a abrir um buraco na cabeça do pistão pq rodou muito tempo com válvula desregulada.
Isso confere?!
Tornado 300
Pode acontecer.
Sobre a regulagem das válvulas, acho o seu motor é o de varetas, se for use esse manual, o motor é o mesmo, só a tampa esquerda é diferente, só tirar os tampões para verificar a posição do pistão.
https://drive.google.com/drive/folders/ ... WItakh6aUk
https://drive.google.com/drive/folders/ ... WItakh6aUk
Obrigado mesmo Joaquim e minholi a explicação de vocês dois foi as melhores.

Mas só pra finalizar a dúvida Joaquim você disse na resposta que a válvula de escape trabalha bem mais quente, então dilata mais e precisa de folga maior, porém, como eu adicionei a imagem do Manual do motor da Titan KS 2002 que é o mesmo da Titan 2000 ks pra você estar olhando lá e só terminar de sancionar essa dúvida minha, lá no manual, diz que tanto a válvula de admissão quanto a válvula de escape deve ser reguladas ambas com folga de 0,08 mm esse é a regulagem recomendada está correto essa informação?Joaquim escreveu: 08 Jan 2021, 20:13 Complementando a explicação.
- Anexos
-
- Folga da valvula
- Screenshot_20210108-212304.png (210.54 KiB) Exibido 11533 vezes
Editado pela última vez por Iromedes em 08 Jan 2021, 22:17, em um total de 1 vez.
Cara, se o manual falou vc vai levar a palavra de outra pessoa?
Foi mal Joaquim, nao estou querendo desmerecer o seu conhecimento.
Tornado 300
Não o negócio é que todo curso que você faz existe a teoria e a prática o que eu conheço e intendo de informática e que existem coisas que na prática você nunca segue a teoria pra dar certo e existem macetes pra melhorar o funcionamento de tudo se ele for um mecânico experiente ele sabe o que está falando e muito das coisas você não se leva por manual não quero desmerecer o pensamento de ninguém mais o que se deve levar em consideração e a vivência de área no que se é melhor para fazer só isso
Falei de memória, faz 35 anos que tive CGRMD escreveu: 08 Jan 2021, 21:52 Cara, se o manual falou vc vai levar a palavra de outra pessoa?
Editado pela última vez por Joaquim em 08 Jan 2021, 22:17, em um total de 1 vez.
É 0,08mm mesmo.
Verifique a folga das válvulas introduzindo um cálibre de lâminas (5) entre o parafuso de ajuste (3) e a haste das válvulas. Folga recomendada.
Admissão: 0,08 mm Escape 0,08 mm.
Se for necessário ajustar a folga das válvulas, solte a contraporca (4) e gire o parafuso de ajuste (3) até que haja uma pequena pressão sobre o cálibre de lâminas (5). Após completar o ajuste, aperte a contraporca sem girar o parafuso de ajuste. Verifique novamente a folga das válvulas. Reinstale a tampa do cabeçote e a tampa lateral esquerda do motor.
Mas o que disse sobre a válcula de escape trabalhar mais quente, continua valendo.
Verifique a folga das válvulas introduzindo um cálibre de lâminas (5) entre o parafuso de ajuste (3) e a haste das válvulas. Folga recomendada.
Admissão: 0,08 mm Escape 0,08 mm.
Se for necessário ajustar a folga das válvulas, solte a contraporca (4) e gire o parafuso de ajuste (3) até que haja uma pequena pressão sobre o cálibre de lâminas (5). Após completar o ajuste, aperte a contraporca sem girar o parafuso de ajuste. Verifique novamente a folga das válvulas. Reinstale a tampa do cabeçote e a tampa lateral esquerda do motor.
Mas o que disse sobre a válcula de escape trabalhar mais quente, continua valendo.