Só photos! Vambora acampá!

Grupo de discussão geral sobre motos.
Saurus
Mito

Re: Só photos! Vambora acampá!

Mensagem por Saurus »

froesdamotta escreveu: 28 Dez 2020, 17:48 ...
Quais embutidos suportam uns dias sem refrigeração?
Salame.

Mas o principal problema é que alimento fique exposto ao ar. Isso o deixa vulnerável aos fungos, bactérias e oxidação.

Nos tempos em que não havia geladeira, os alimentos eram salgados ou submersos em gordura/banha para que se mantivessem próprios para consumo humano.

Então, se não quiser correr riscos e não tiver refrigeração, recomendo os conservados nesses métodos. Você também pode levar enlatados ou desidratados.

Conselho de amigo, não arrisque. Uma infecção/intoxicação alimentar pode ser fatal.

Num acampamento então, longe de hospitais/pronto-socorros... nem se fala...
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Atum eu até levaria de boa enlatado. Mas abriria e comeria tudo em um dia só.

Acho que calabresa não precisa de refrigeração. Mas não sei se considera carne.

Eu como não faço questão de carne alguma passo fácil semanas sem comer algo do tipo.

Qnt a alimento levaria só miojo, macarrão, biscoitos e se fizer questão de "comida". Poderia levar aqueles saquinhos de arroz uncle bens. Tem uma quantidade muito boa para porções pequenas e é muito fácil de preparar.
Tornado 300
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

RMD escreveu: 28 Dez 2020, 18:40 Atum eu até levaria de boa enlatado. Mas abriria e comeria tudo em um dia só.
...
Enlatados ou em conserva, uma vez abertos, devem ser consumidos em sua totalidade. Há bactérias e fungos diversos no meio-ambiente e eles estão à todo momento "pousando" sobre tudo, inclusive os alimentos.

Salmonela e outras bactérias, vários fungos podem causar desinteria grave e desidratação. Também há histórico de acometimento com sequelas ao sistema nervoso.

Também muito cuidado com água (deve ser fervida e filtrada antes de beber ou cozinhar). A água pode estar contaminada com bactérias (vibrio-colerae, por exemplo) e parasitas (verminoses em geral).
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Nilton Martz escreveu:
https://www.mochileiros.com/topic/20274 ... t%C3%B5es/

Convido todos os mochileiros campistas e praticantes de bushcraft a dar sugestões de alimentos práticos para acampamento, neste tópico.

O QUE LEVAR?

Estas são as minhas sugestões:

*Arroz pré-cozido (industrializado) vendido em caixinha/saquinho.

*Arroz parboilizado (fica soltinho quando cozido) - tem pacotes de 1, de 2 e de 5 kg.

* Arroz em saquinhos: branco/parboilizado/integral (pacote de 1 kg com 8 saquinhos de 125 g cada) necessário adicionar tempero.

* Alho picado (pote com 200 ou 400 gramas)

* Cebola (molho de)

* Tempero caldo Knnor/Maggi/Outras marcas, para temperar o arroz. - se for em saquinho: colocar o tempero na água com o arroz (um ou dois cubo para cada 2 saquinhos). 1 saquinho = 2 porções.

Nota: tempero em cubo dispensa óleo, sal e condimentos, pois contém todos estes ingredientes.

* Batatas - fácil e rápido de cozinhar.

* Purê de batata instantâneo (receita de como preparar impressa na embalagem).

* Capupuccino instantâneo (sachê/lata).

* Café granulado solúvel: Nestlé / Mellita / Café Do Ponto / Seleto / Iguaçu / Dia % - entre outras marcas).

* Café em pó (pó de café) *dica: prático para fazer em cafeteira tipo italiana.

* Leite em pó

* Leite condensado - para dissolver em água / bom para misturar no café, não necessitando adoçar.

* chocolate em pó solúvel Nestlé

* Achocolatado Toddy / Nescal / outras marcas.

* Açúcar

* Adoçante líquido / adoçante em pó, marca "Tal e Qual" - pote com 66g que equivale a 500g, ou com 133g que equivale a 1 kg.

* Bolachas/biscoitos/balas (pacote).

* Manteiga / margarina / patê

* Pão francês/pão italiano/pão português: pode ficar amassado na mochila durante a viagem, mas não estraga; ou pode-se levar os pães separados num saco ou em pequena mochila.

* Tapioca (+ recheios, coberturas e sabores)

EMBUTIDOS & DEFUMADOS:

*Mortadela (pedaço/fatiada)

* Presunto (pedaço/fatiado)

* Peito de peru

*Frango

* Lingüiça calabresa

* Linguiça paio

* Salame

* Bacon

* Costela (suina/bovina)

* Salsichão

SECOS & SALGADOS:

* Peixe (tipo manjuba, e outros)

* Camarão

* Bacalhal

* Merlusa

* Charque/Jabá/Carne seca

* Miúdos suínos

PREPARADOS & SEMI PRONTOS:

* Sopão Knnor / Maggi / Qualimax / outras marcas

* Alimentos/pratos Liofilizados - alguns destes alimentos bastam aquecê-los em panela; outros têm que submergir em água morna para reidratar). São vendidos em sites especializados. Pesquise na internet "Alimentos Liofilizados"

* Preparado (pronto) para bolinho-de-chuva.

*Frutas secas, cristalizadas

* Fubá/Flocos de milho (Polentina/Milharina) para mingal, polenta, cuzcuz). Levar cuzcuzeira.

* Farinha de trigo e ovos, salsa, coentro, óleo de soja - para fazer bolinho-de-chuva.

* Farinha de mandioca (grossa ou fina/crua ou torrada)

* Farinha de milho em flocos

* Farofa pronta.

PRONTOS para CONSUMO:

* Feijão carioca (em lata: 300 ou 354 g.); (embalagem a vácuo - WAPSA: 500 g.)

*Feijoada (em lata: 200 / 400 / 800 g.)

* Carne cozida em lata/sachê (vários tipos e sabores) marca Swift

* Frutas cristalizadas

FRESCOS & CONGELADOS:

* Peixes cong.

* Linguiça toscana fresca

* Salsichas frescas

* Stick de frango

* Empanados (frango/bovino/suíno)

* Carne de frango/carne bovina (previamente temperada)

Obs.: esta carne temperada é vendida assim em açougues, já preparada. Eu mesmo comprei diversas vezes no dia em que eu ia acampar, ainda no trajeto. *Dica: se levar muita salsicha e carne, melhor cozinhar tudo quando chegar no acampamento, caso não tenha geladeira/caixa térmica para conservar refrigeradas; desse modo evita estragar/apodrecer de um dia para o outro. Bom é consumir/comer em, no máximo, 8 horas.

¤ Se for cozinhar feijão, leve na mochila uma panela de pressão de 3 litros. Dá para cozinhar 500 g. de feijão. Fica pronto em 40 minutos. Dá até para fazer feijoada. Basta levar feijão preto e os ingredientes típicos. Eu ja fiz feijoada em acampamento no mato e na praia, com amigos.

Neste caso melhor levar óleo de soja, cebola e alho in natura (natural).

* Sal / realçador de alimentos glutamato monossódico

* IMPORTANTE: tenha sempre miojo na mochila, para "quebrar" o jejum em alguma hora do dia, ou mesmo na trilha, durante a caminhada; andar muito dá fome. Miojo com salsicha ou linguiça defumada é muito bom e gostoso; pode acrescentar batatas e verduras, legumes, cortadas bem fininho. Eu compro nas feiras-livres verduras já cortadas/repicadas em saquinhos, para levar na mochila quando vou acampar. É muito prático. Tenha também café instantâneo/solúvel; é prático e rápido para fazer durante o percurso em trilhas.

¤ Se, porventura, for fazer Treking em trilhas onde é difícil encontrar água, como a travessia da Serra Fina, de Marins à Itaguaré - um trajeto de cinco dias - onde se passa dois dias caminhando em um trecho seco - sem encontrar água, evite comer alimentos muito salgado ou muito doce, porque provoca muita sede. Neste trecho tem-se que economizar a pouca água que se puder carregar, em garrafa ou em cantil, ou galão.

O miojo e o Sopão, por exemplo, (Knnor/Magi) tem grande quantidade de sal (sódio).

¤ Os tipos e variedades de alimentos que se pode levar são inúmeros. Por esse motivo eu estarei reeditando e postando qualquer novidade de alimentos que eu considerar útil e prático para trekers e campistas.

¤ Se for levar muitos dos alimentos constantes nestas listas, na mochila, em um treking de longo percurso, recomendo levar o que considerar ítens básicos e indispensáveis, para não se sobrecarregar com peso excessivo além do que se consegue suportar.

¤ Deixe aqui um post, não de receitas, mas de tipos de alimentos que não dão muito trabalho para preparar, afim de ajudar nossos irmãos de campings e travessias.

Nota: este primeiro tópico será reeditado quantas vezes se fizer necessário para postar alguma novidade sobre alimento práticos.

Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Russo, tem umas coisas aí que, na boa, o sujeito leva sem refrigeração por sua conta e risco. Aqueles que são secos e salgados, blz. Desidratados, blz. Agora os frescos & congelados..... está por sua conta e risco.

Uma regra bem simples: Se for alimento que você encontra no supermercado FORA de refrigeradores/resfriadores, xôu. Dá para levar. Se for coisa que é disposto/exposto em local refrigerado/resfriado.... pense bem antes de levar.

Vendido em vidro (conservas), latas e sachês, coisas assim, até pode levar, mas abriu a embalagem, tem que consumir tudo naquela refeição. Se deixar para algumas horas mais tarde, está por sua conta e risco.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Saurus,
Depende do tempo que se vai ficar acampado.

Cansei de acampar por uns 2 ou 3 dias, sem dificuldade alguma para conservar comida fresca.

E nas poucas vezes fiquei acampado por mais de uma semana, no primeiro e/ou segundo dia comemos comida fresca.

Ah, depende também de onde se vá acampar e da é poca do ano...

Tem um evento, o Moto Neve, em Lages/SC, que o nome já diz tudo kkkkk
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

Rapaz... :wsh:
Excelentes respostas!! ;-)
E eu que só queria ter uma ideia de alguma proteína pouco perecível para levar num acampamento ou viagem!.
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Russo escreveu: 28 Dez 2020, 22:37 Saurus,
Depende do tempo que se vai ficar acampado.

Cansei de acampar por uns 2 ou 3 dias, sem dificuldade alguma para conservar comida fresca.

E nas poucas vezes fiquei acampado por mais de uma semana, no primeiro e/ou segundo dia comemos comida fresca.

Ah, depende também de onde se vá acampar e da é poca do ano...

Tem um evento, o Moto Neve, em Lages/SC, que o nome já diz tudo kkkkk
Como eu disse, não é seguro e com alimentos e remédios não se brinca ou arrisca, está por sua conta e risco. ;-)
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Saurus, estou por minha conta e risco neste planeta a mais de 50 anos kkkkk...
Imagem
Zeh
Motoqueiro

Mensagem por Zeh »

Russo escreveu: 29 Dez 2020, 18:33 Saurus, estou por minha conta e risco neste planeta a mais de 50 anos kkkkk...
Que dramático, rs. :lol:
Zeh :emo206:
Imagem
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

sério q não pode comer meia lata de atum no almoço e deixar o resto pra janta ou pro café da manhã?

santa nutella batman!!
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

b0fh escreveu: 29 Dez 2020, 20:21 sério q não pode comer meia lata de atum no almoço e deixar o resto pra janta ou pro café da manhã?

santa nutella batman!!
Santo risco de botulismo, Robin!!!!
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Saurus, onde você costuma ou costumava acampar?
Imagem
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Russo escreveu: 30 Dez 2020, 08:02 Saurus, onde você costuma ou costumava acampar?
Não costumava acampar. Apenas fiz cursos sobre manuseio e armazenamento de alimentos, pois eu trabalhei com exportação e importação de alimentos.

Também tive algumas instruções (treinamento) de campanha quando estava na marinha. Só que essas "instruções" eram simulação de campanha real (embarque e desembarque de tropas, camuflagem, sobrevivência, etc). Não era em sala de aula. Foram vários dias em "operação" física.

Acho que ainda lembro de algumas coisas que foram ensinadas nessas instruções, pois isso foi uns 35 anos atrás.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Pois é...

Temos aqui então uma pequena questão de " divergência de entendimento" sobre o que é acampar:

Acampar ao meu ver, não se restringe (apenas) a embrenhar-se por dias ou semanas à fio em um ambiente hostil e/ou insalubre, sem acesso a nenhum outro recurso exceto aquilo que carregou consigo:
- acampar (também) pode ser passar um final de semana ou um pouco mais de tempo em contato com a natureza (e se possível, sem sinal de celular);
- acampar (comumente) pode ser uma forma de "viagem de baixo orçamento", onde existe bastante facilidade para aquisição de alimentos pelo caminho;
- acampar (em grande parte das vezes) pode ser significar ficar num camping, com infraestrutura mínima, elétrica e sanitária;

Portanto, essa ideia de que só se deve levar alimentos secos, processados, desidratados e/ou não perecíveis a um acampamento, bastante apropriada à excursões por ambientes ermos, não se aplica, nmmo, a todas as outras formas de acampar.
Editado pela última vez por Russo em 30 Dez 2020, 12:20, em um total de 2 vezes.
Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Russo escreveu: 30 Dez 2020, 11:27 Pois é...

Temos aqui então uma pequena questão de " divergência de entendimento" sobre o que é acampar:

Acampar ao meu ver, não é (apenas) embrenhar-se por dias ou semanas à fio em um ambiente hostil e/ou insalubre, sem acesso a nenhum outro recurso exceto aquilo que carregou consigo:
- acampar (também) pode ser passar um final de semana ou um pouco mais de tempo em contato com a natureza (e se possível, sem sinal de celular);
- acampar (comumente) pode ser uma forma de "viagem de baixo orçamento", onde existe bastante facilidade para aquisição de alimentos pelo caminho;
- acampar (em grande parte das vezes) pode ser significar ficar num camping, com infraestrutura mínima, elétrica e sanitária;

Portanto, essa ideia de que só se deve levar alimentos secos, processados, desidratados e/ou não perecíveis a um acampamento, bastante apropriada à excursões por ambientes ermos, não se aplica, nmmo, a todas as outras formas de acampar.
Essas "opções"que você listou são coisa nutella... :rof: É "brincar" de acampar... :rof:

Assim fica fácil.

Mesmo assim, vira e mexe, tem notícia nos jornais de gente que se perde e precisa de acionar equipe de resgate.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Saurus escreveu: 30 Dez 2020, 12:31 Essas "opções"que você listou são coisa nutella... :rof: É "brincar" de acampar... :rof:
Assim fica fácil.
Eu tinha quase certeza que viria esse tipo de réplica, por isso já estava até com a tréplica preparada:
Russo escreveu: Pois é... prefiro mil vezes "brincar de acampar" do que "... sentar no trono de um apartamento com a boca escancarada cheia de dentes esperando a morte chegar sonhando com um acampamento selvagem que dificilmente irei fazer..." (desculpa ai Raul)
.
Saurus escreveu: 30 Dez 2020, 12:31 Mesmo assim, vira e mexe, tem notícia nos jornais de gente que se perde e precisa de acionar equipe de resgate.
Muito mais gente morre porque escorregou no banheiro de casa e rachou o crânio :roll:
Imagem
drsrg
Motociclista

Mensagem por drsrg »

Russo escreveu:Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Legal essa barraca estilo "funil", na primeira foto!

Enviado de meu ONEPLUS A6000 usando o Tapatalk

MSM, no momento.
Versys 650 2012, 15k km em quase três anos
Shadow 2007, 11k km em 15 meses (jul/2012-out/2013)
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Russo escreveu: 30 Dez 2020, 12:44 ...

Blá, blá, blá, etc...
O fato não é preferir ficar em casa ou não. Isso vai de cada um. Mas, se você for acampar em camping, fica molezinha, tanto quanto ficar em casa. Aí nem precisa levar comida nenhuma, nem faca, nem bússola, nem estojo primeiros socorros... é só botar a barraca nas costas, cartão de débito/crédito no bolso e deu... Não precisa ficar pensando no que vai levar. Se tiver fome, liga usa o I-Food e manda uma pizza, um hambúrguer ou algo assim. ;-)

Quem perguntou aí que tipo de comida levar, desencana. Não precisa levar nada além da barraca e dos cartões de débito/crédito.
Responder