Aquaman' testa nova bigtrail da Harley que será lançada em fevereiro
Re: Aquaman' testa nova bigtrail da Harley que será lançada em fevereiro
Ou água.Robson escreveu: 19 Dez 2020, 16:07 (....)
No cardã da Drag tem uma fresta enorme entre o cubo da roda e a capa do cardã, nem imagino o que areia e terra entrando ali pode fazer.
Zeh 

A maioria das Big Trail que tem por aí praticamente não são postas para rodar no barro e muito poucas rodam na terra.Robson escreveu:Correia não combina com água e sujeira.
Não dá para colocar em uma moto que anda no barro ou terra direto.
Cardã TB não combina muito.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Tive uma só moto com cardã, a Virago 535. Corrente toda vida, besteira isso, melhor transmissão não há. Basta estabelecer a rotina de abastecer e lubrificar.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
Essas discussões sobre cardã eu evito entrar pq 99% fica só no "ouvi falar", "vi duzentos vídeos", etc... mas vamos lá. Aqui em casa foram 03 GSA, todas rodaram na nossa mão (minha ou do meu velho) até 70-80 mil kms. Uso normal, estrada, ripio de vez em quando, maioria das vezes carregado, etc. A atual do velho está com 76.000 kms, só alegria, como todas as duas anteriores.
Minha opinião, não sou o dono da verdade, nem melhor que ninguém, mas... cardã foi feito para USAR. Se o cabra compra uma GSA, lava ali a cada 15 dias, não roda nem 10.000 kms por ano, usa como bibelot... pode dar merda. Se o cabra usa a moto como se deve (viagens longas), lava quando dá, não é de largar o trem parado ou dando rolê de padaria, ele vai durar em torno de 100.000 a 130.000 kms sem dar dor de cabeça. Daí pra frente, ele tem uma vida útil mesmo, confio no Lacraia que usou a dele acho que até 140.000 kms, teve um problema com o cardã naquela viagem, acho que tava próximo de Bariloche. As "cruzetas" do cardã da GSA são blindadas e, com o tempo e a quilometragem, o desgaste começa a aparecer (tipo cruzeta de jipe, começam a ficar sem lubrificação). Existem reparos paliativos, mas o certo é trocar por um novo.
Ah, prefiro 1000x trocar um cardã de GSA a cada 100.000 kms do que 3, 4 relações no mesmo período. E sim, só acredito em relação de moto durando 50.000 kms na mão de quem não faz viagem longa, ponto. Se botar para torar, não dura 30-40 mil.
EDIT:
Aguardando as pedradas
!!
Minha opinião, não sou o dono da verdade, nem melhor que ninguém, mas... cardã foi feito para USAR. Se o cabra compra uma GSA, lava ali a cada 15 dias, não roda nem 10.000 kms por ano, usa como bibelot... pode dar merda. Se o cabra usa a moto como se deve (viagens longas), lava quando dá, não é de largar o trem parado ou dando rolê de padaria, ele vai durar em torno de 100.000 a 130.000 kms sem dar dor de cabeça. Daí pra frente, ele tem uma vida útil mesmo, confio no Lacraia que usou a dele acho que até 140.000 kms, teve um problema com o cardã naquela viagem, acho que tava próximo de Bariloche. As "cruzetas" do cardã da GSA são blindadas e, com o tempo e a quilometragem, o desgaste começa a aparecer (tipo cruzeta de jipe, começam a ficar sem lubrificação). Existem reparos paliativos, mas o certo é trocar por um novo.
Ah, prefiro 1000x trocar um cardã de GSA a cada 100.000 kms do que 3, 4 relações no mesmo período. E sim, só acredito em relação de moto durando 50.000 kms na mão de quem não faz viagem longa, ponto. Se botar para torar, não dura 30-40 mil.
EDIT:
Incluiria ai trocar sempre que for realizar uma viagem maior que 10.000 kms e se for pegar neve bruta, vai congelar e vai ter que esperar "soltar" (relato by Daniel_RJ, quando foi a Ushuaia no inverno de V-Strom 650). Enfim, corrente é bom, sem dúvida, mas cardã é 10x melhor, sem comparação (em viagens longas). Ah, e um grande "mantra" da corrente é que se quebrar, acha em qualquer lugar... meu velho quando foi ao Ushuaia a primeira vez (2013, de Varadero), saiu com uma relação "meia vida" (15.000 kms) e ficou a pé em plena a Carretera Austral (a corrente encavalou no pinhão, nem um grupo de alemães que passava de moto conseguiu ajudar a soltar). Teve que botar a moto num caminhão até Coihaique e ficou lá 1 semana esperando vir uma relação do Brasil, pq não tinha na Honda do Chile. Ou seja, tem que levar uma na bagagem e rezar para se sair a corrente, não travar na balança e precisar arrancar fora.
Aguardando as pedradas
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
É bem isso mesmo, pelo custo acaba sendo economia porca sair com relação usada numa viagem desse tamanho. Mas como tudo na vida, pode dar problema sim.Marcus DT escreveu: 19 Dez 2020, 19:01 Incluiria ai trocar sempre que for realizar uma viagem maior que 10.000 kms
Legal ouvir de quem realmente rodou com as BMW uma experiência legal. Não tive problema com cardã, mas tbm não vi toda essa vantagem que dizem, e sempre fiquei com a pulga atrás da orelha, até porque a moto já era velha, coisa que com corrente não acontece.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
rapais se o cardan da gsa dura só 100.000km
eh um lixo kkkk
eh um lixo kkkk
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
-
Robson
Cardã é vida.
Não tem nem comparação com corrente.
Manutenção mínima, a cada 20 mil km desmonta e lubrifica, trampo de 2 horas no máximo.
E corrente não é componente barato.
Troquei da XX antes de vender, foi 1 pila no conjunto.
Isso a cada 20 mil km fica caro.
Não tem nem comparação com corrente.
Manutenção mínima, a cada 20 mil km desmonta e lubrifica, trampo de 2 horas no máximo.
E corrente não é componente barato.
Troquei da XX antes de vender, foi 1 pila no conjunto.
Isso a cada 20 mil km fica caro.

A marca não reconhece, diz que é uma peça "infinita", mas não é. A questão é, diria que no Brasil, nem 10% das vendidas nego roda 100.000 kms... E, dos que rodam, diria que o que foi feito nesses 100.000 kms outras motos nem teriam chegado ou quebrariam antes, então, tá no lucro
Correia dentada das HDs dura frouxo 80.000 km e há inúmeros casos de correias que passaram dos 100.000 km.Marcus DT escreveu:A marca não reconhece, diz que é uma peça "infinita", mas não é. A questão é, diria que no Brasil, nem 10% das vendidas nego roda 100.000 kms... E, dos que rodam, diria que o que foi feito nesses 100.000 kms outras motos nem teriam chegado ou quebrariam antes, então, tá no lucro.
E na hora da troca, arrisca custar bem menos que um bom kit de relação (corrente, coroa e pinhão) de uma moto grande.
Quanto a corrente, sempre tive motos com esse sistema e só tive problema uma única vez em 20 anos, com uma emenda que abriu. É chato limpar, lubrificar e esticar? É, mas faz parte.
Quanto ao cardã, não posso falar nada pois nunca tive, mas teria uma sem problemas.
Ou seja, eu não deixaria de comprar uma moto por causa do sistema de transmissão, independente de qual seja.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
O q mais tenho visto nos últimos tópicos é “ah, mas se for fazer uma viagem pro Ushuaia, corrente meia vida vai te deixar na mão”. “Uma viagem de 15mil km, tem q ficar fazendo lubrificação”. “Na neve congela”. Meus queridos... Eu quero saber q moto é essa q vocês estão pensando. Uma viagem desse porte, com tanta quilometragem, ou para destinos “inóspitos”, a manutenção/revisão preventiva é mais do q obrigatória. Até moto zero precisa de um planejamento se for fazer uma viagem pro Ushuaia! Afinal vai ter q parar no caminho pra fazer a revisão de mil km, não? Quero saber qual é a moto, que a qualquer momento e em qualquer quilometragem, esteja pronta para uma viagem de 15/20 mil sem precisar de revisão. Se existir, eu desisto do MITO e compro uma. 
Zeh 

-
Robson
Russo escreveu:.
Ou seja, eu não deixaria de comprar uma moto por causa do sistema de transmissão, independente de qual seja.
Eu estou na 2a com cardã.
Se eu puder escolher, nunca mais quero moto com corrente.
Zeh, esse negócio de ir para Ushuaia, viagem de 10 mil km, etc, é para pouquíssimos.
Mas vamos pegar meu exemplo.
Por 1 ano eu trampei a 200 km de casa.
Ia de moto para lá, na 2a e voltava na 6a.
Saia de casa às 4 da manhã.
Chegava às 20.
Em 1 ano rodei aproximadamente 20 mil km com a moto.
Só tive 1 único contratempo.
Zero preocupação com o cardã.
Troquei óleo 1x , lubrifiquei 1x.
Se fosse moto com corrente, além de ter de trocar nesse tempo, era lubrificar e ajustar toda semana. Um puta pé no saco.
Moto tem de estar pronta para isso.
Esse lance de viagem, congelar corrente, se passar por isso uma vez na vida da moto já tá no seleto grupo de motociclistas afortunados.
.
Mestre Robs, ter uma moto que gere menos manutenção em relação a outro modelo, ok. Mas tem uns relatos que me passam a impressão que a moto que o cara tem (ou idealiza) é zero manutenção. Desconfio até que nem precise calibrar pneu. 
Zeh 

- CARLOS KABELUDO
- Roda Presa
Russo escreveu: 19 Dez 2020, 11:122XCARLOS KABELUDO escreveu: Se pudesse só teria tido moto com correia!
Tive motos com correia por 14 anos (Savage, Sportster e Softail) e mesmo tendo rodado eventualmente com elas por estradinhas de terra e decascalho, zero problemas, zero manutenção.
- CARLOS KABELUDO
- Roda Presa
Prefiro abastecer sem ter que lubrificar.minholi escreveu: 19 Dez 2020, 18:54 Tive uma só moto com cardã, a Virago 535. Corrente toda vida, besteira isso, melhor transmissão não há. Basta estabelecer a rotina de abastecer e lubrificar.
correia de harley a fábrica diz que o MTBF é 100.000 MILHAS. só precisa andar com a regulagem correta, o que não é difícil. muito enforcada ela arrebenta (e phode outras coisas tb tipo rolamento de balança), muito frouxa ela pula dente e vai estragando.
cardan é pra durar a vida útil do resto da moto somente trocando óleo.
cardan é pra durar a vida útil do resto da moto somente trocando óleo.
-
Eu sei que é 100 mil milhas, nas coloquei 100 mil km de propósito, pois vai que tem algum daqueles hogs por aqui que não sabe fazer a conversão...b0fh escreveu:correia de harley a fábrica diz que o MTBF é 100.000 MILHAS. só precisa andar com a regulagem correta...
... daqueles que fazem o Cam Service de 50 mil milhas com 50 mil km "só pra garantir" kkkkk

GSA. Foi a única moto que já tive que chegou aos 80.000 kms apenas com "manutenção de concessionária": óleo, filtro, pastilhas, pneus e bateria. A moto NUNCA na vida precisou abrir uma caixa de direção para lubrificar, trocar um rolamento de roda, porra nenhuma, apenas a tal "manutenção de concessionária" (sequer passam graxa, não abrem cardã porque não está previsto no manual de manutenções, etc). Ah, teve uma bomba de combustível trocada em recall (na 2008) e as tais regulagens de válvula.). Mas como não ganho nada da BMW, foda-se, a moto é uma merda e custa caríssimoZeh escreveu: 19 Dez 2020, 21:01Eu quero saber q moto é essa q vocês estão pensando. Uma viagem desse porte, com tanta quilometragem, ou para destinos “inóspitos”, a manutenção/revisão preventiva é mais do q obrigatória. Até moto zero precisa de um planejamento se for fazer uma viagem pro Ushuaia!
Ah, durante a ida ao Ushuaia, foram 3 pneus e uma troca de óleo/filtro: sai com um Metzeler Tourance meia vida, acabou antes de chegar, conforme o previsto. Tava levando um Karoo 3 com a promessa que aguentava 10.000 kms, não aguentou, tive que colocar o Heidenau que comprei na Moto Aventura em Osorno. Outro ponto positivo para GSA, trocar pneu dela é igual de carro, são 5 parafusos, qualquer borracheiro consegue fazer, até de carro. Já moto com corrente
-
Jota
Essa discussão é engraçada....
Só o tênis nike-asics-mizuno blaster é bom, pq só ele aguenta um iron man inteiro sem soltar as tiras. O número de pessoas que usam a moto pra essas viagens de 15-20 mil km entre as que andam de moto deve equivaler ao número de pessoas que fazem um iron man entre as que caminham ou correm. Minha última viagem maior foram 6kkm no total. Lubrificava a corrente 1x dia, após o percurso do dia, colocando a moto no cavalete central, engatando primeira e apertando o botão pro spray. Não gastava 30 segundos pra isso. Terminada a viagem, não foi necessário nem mesmo esticar a corrente. Acho q é algo irrelevantw pra 99% das pessoas que andam de moto, exceto oelo quesito defesa da honra.
Só o tênis nike-asics-mizuno blaster é bom, pq só ele aguenta um iron man inteiro sem soltar as tiras. O número de pessoas que usam a moto pra essas viagens de 15-20 mil km entre as que andam de moto deve equivaler ao número de pessoas que fazem um iron man entre as que caminham ou correm. Minha última viagem maior foram 6kkm no total. Lubrificava a corrente 1x dia, após o percurso do dia, colocando a moto no cavalete central, engatando primeira e apertando o botão pro spray. Não gastava 30 segundos pra isso. Terminada a viagem, não foi necessário nem mesmo esticar a corrente. Acho q é algo irrelevantw pra 99% das pessoas que andam de moto, exceto oelo quesito defesa da honra.
Marcos DT, bom saber que a moto existe e se chama GSA! Mas não posso desistir desistir do MITO e comprar uma GSA, sabe Porque? Não dou altura!
Quando o Chessus, que sei lá Porque vocês chamam de Swaizer teve uma e morava em nikity, eu fui ver o mastodonte germânico. Subi na moto, parada. E desci. Eu fiquei na ponta dos dedos de um pé só. 
Zeh 

- Saurus
- Mito
Cara, eu nem sabia que tinha que lubrificar corrente.... 
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi