Diário de bordo da Sucatinha:final do 1º (e único?) Capítulo

Grupo de discussão geral sobre motos.
Russo
Mito

Re: Diário de bordo da Sucatinha: primeiro passeio com garupa - pág 25

Mensagem por Russo »

Ae Kameraden...

Hoje, pela primeira vez desde que comprei a Sucatinha a quase três anos atrás, eu peguei estrada garupado com ela.

Fazia um bom tempo que a D.Russa parou de andar na garupa das motos, mas hoje ela resolveu andar. Acordei tarde, por volta das 8 h e o tempo estava bom, nublado e não muito quente. Lá por volta das 10h eu falei para ela: hoje não tenho nada importante nem urgente pra fazer, então acho que vou pegar a moto e vou almoçar no litoral, e ela disse: boa ideia, vou junto...

Resolvi ir para Morretes, via estrada da graciosa, para ver como a motoca se comporta com garupa numa serrinha travada. Na BR 116, antes de pegar o acesso da graciosa, testei a aceleração e a retomada. Dos 80 aos140 km/h a retomada é vigorosa, a garupa praticamente não faz diferença.

Nas curvas da serra da graciosa o comportamento da moto foi muito neutro, a única diferença é que é necessário um tiquinho, mas tiquinho mesmo, de esforço a mais para fazer o contra esterço.

A moto é curta, piloto e garupa vão meio que espremidos. Para rolês curtos como o de hoje não tem problema, mas para viagens mais longas fica meio complicado.

O consumo foi de 20 km/L, rodando em ritmo "civilizado".
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Carlos Gustavo
Roda Presa

Re: Diário de bordo da Sucatinha: primeiro passeio com garupa- pág 25

Mensagem por Carlos Gustavo »

Bacana o relato... eu lembro que fiz essa descida de carro mesmo, eu tenho medo do piso de pedrinhas dessa estrada... quando desci, vi uma harlona tombada e uma galera socorrendo um tiozinho que tava sentado no asfalto meio que tentando entender onde ele estava. Mas conta mais, o que Dona Russa achou da Garupa? Já tem em mente algum DYI atendendo a pedidos da patroa?

Abrasssss
==================================
Carlos Gustavo Grigolon
Jundiaí, SP

Royal Enfield Classic 500 Stealth Black 2019
==================================
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Carlos Gustavo escreveu: 22 Jan 2020, 17:29 Bacana o relato... eu lembro que fiz essa descida de carro mesmo, eu tenho medo do piso de pedrinhas dessa estrada... quando desci, vi uma harlona tombada e uma galera socorrendo um tiozinho que tava sentado no asfalto meio que tentando entender onde ele estava. Mas conta mais, o que Dona Russa achou da Garupa? Já tem em mente algum DYI atendendo a pedidos da patroa?
Abrasssss
Ela não reclamou do banco, gostou da largura e da densidade, reclamou um pouquinho da suspensão mais firme, mas isso é fácil de resolver pois a suspensão está na posição "3" numa escala de 1 a 5, mas elogiou o fato da suspensão não ter dado "batidas secas" (fim de curso) e reclamou da moto ser "curta" e da posição das pedaleiras da garupa, natural pois ela tem 1,70 de altura e estava acostumada com o Harlão que era bastante "espaçosa".

O único DYI que qfiz foi o encosto estofado para o bauleto, um pouco depois que comprei a motoka, postei lá na página 16 deste tópico: viewtopic.php?f=1&t=38493&start=300
Não pretendo fazer muita coisa na motoka não, pois ela já está bem equipadinha e provavelmente a D. Russa vai dar apenas uns rolezinhos eventuais, se tanto. Mas se ela voltar a pegar gosto por viagens de moto mais longas, ai eu compro uma moto maior.

Às vezes fico pensando em por uma bolha maior, mas ai eu lembro que tenho uma bolha GIVI genérica, que é mais alta (e mais feia) que a bolha de GS500/Bandit 600 que está nela... daí deixo quieto

Imagem

Penso também em instalar um par de faroletes de milha, mas o lembro que o farol da moto já tem um anel de led que é bem visível. Talvez um par de pedaleiras mais largas, tipo trail venha a calhar, mas ainda não me decidi.

Imagem
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Russo
Mito

Re: Diário de bordo da Sucatinha: protetores de mão - pág 21

Mensagem por Russo »

Renovando seguro da Sucatinha, novamente fechei com a Porto Seguro, em 4X:

Imagem

No ano passado as melhores cotações foram da HDI e da Porto Seguro, e fechei com a Porto:

Imagem

No ano retrasado os valores mais em conta foram HDI e Porto Seguro, fechei com a HDI:

Imagem
Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Aproveitando a quarentena, fui mexer um pouco na motoka, instalei um par de pedaleiras dianteiras novas e um defletor para a bolha.

Imagem

Imagem

Relatos nesses dois tópicos:
Vamos falar de bolha e parabrisas?
Minha MS 950
Imagem
rcf2
Roda Presa

Re: Diário de bordo da Sucatinha: defletor e pedaleira dianteira- pág 25

Mensagem por rcf2 »

Imagem Russo, parceiro seguiu o mesmo caminho e instalou bolha maior feita sob medida e pedaleiras largas serrilhadas. Os protetores de mão são Scam, muito bons e agora falta um banco menos duro e um protetor de motor.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kamerad rcf2

Sabe informar quem é o fabricante dessa bolha?
Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

AH, E tá "bacanuda" essa motoka! Curti esse tom de amarelo puxado pro laranja ;-)
Imagem
rcf2
Roda Presa

Mensagem por rcf2 »

É o Michel, da Acrilsul, aqui de Gravataí, RS. Aprendeu e toca a empresa q vem do pai. Faz bolhas para muita gente aqui no sul.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

rcf2 escreveu: 18 Out 2020, 21:09 É o Michel, da Acrilsul, aqui de Gravataí, RS. Aprendeu e toca a empresa q vem do pai. Faz bolhas para muita gente aqui no sul.
Bzl, já achei o site: https://www.acrilsul.com.br/contact.html
Valeu ;-)
Imagem
Russo
Mito

Re: E o tio Russo hein? ... Chutou o balde! 1ªs impressões p

Mensagem por Russo »

Russo escreveu:Ae Kameraden:
O custo, ou melhor, a "mordida" da 1ª revisão da Ducatti Scrambler 800 ficou em R$ 705,00:
- filtro de óleo: R$ 130,00
- óleo SHELL ADVANCE 4T ULTRA 15W50 (3 X R$ 80,00) = R$ 240,00
- junta de cobre p/ filtro de óleo: R$ 5,00
- mão de obra: R$ 330,00
Russo escreveu:
Ae Kameraden,
Sexta-ferira passada mandei a Sucatinha para a segunda revisão, 11 meses depois da primeira, que foi relatada nesse post:
Dessa vez o custo ficou um pouco menor:
óleo + filtro + junta = R$ 319,00
mão de obra = R$ 220,00
Total = R$ 539,00
Russo escreveu: Pois então Kameraden, acabaram-se os dois anos de garantia e não há mais motivos para fazer a revisão da Sucatinha na CC. Logo, desta vez a revisão foi feita na oficina perto de casa:

- óleo Mobil 15W50 semi-sintético: R$ 126,00 (3 X 42,00)
- filtro de óleo: R$ 35,00
- fluido de freio DOT 5.1: R$ 40,00
- mão de obra: R$ 180,00
- Total: R$ 381,00
Revisão da Sucatinha feita na semana passada:

- óleo SHELL ADVANCE 4T ULTRA 15W50 (3 X R$ 80,00) = R$ 240,00
- filtro de óleo (FRAM Nacional preto): R$ 30,00
- fluido de freio DOT 5.1: R$ 50,00
- mão de obra: R$ 150,00
- Total: R$ 470,00
Imagem
Robson

Mensagem por Robson »

motinha cara de manter....
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Robson escreveu:motinha cara de manter....
Isso que o filtro era Fram. Imagina se fosse filtro gourmet [emoji1][emoji1][emoji1]
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Robson escreveu: 03 Nov 2020, 17:02 motinha cara de manter....
É e não é...
Na manutenção básica o mais caro é o óleo sintético (3L a R$ 80,00/L), que é o óleo recomendado pelo manual.
Na vez passada usei óleo semi-sintético (3L a R$ 42,00/L), metade do custo, mas tem que trocar na metade da km ou na metade do prazo, o que acaba saindo elas por elas.
Como rodo pouco acabo fazendo apenas uma manutenção ao ano, com 10.000 km ou 12 meses, então acaba não pesando tanto no bolso.
Kokimoto escreveu: 03 Nov 2020, 17:07 Isso que o filtro era Fram. Imagina se fosse filtro gourmet [emoji1][emoji1][emoji1]
O filtro original custa R$ 130,00. Os paralelos importados custam de R$ 80,00 a R$ 110,00, praticamente a mesma faixa de preço de filtros similares para a F850GS e Tiger 800
Imagem
Robson

Mensagem por Robson »

É moto para quem roda pouco.

eu ando 1600 km por mês com a Drag.
mumorato
Roda Presa

Mensagem por mumorato »

Essa manutenção básica tá barata... Só não tem como comparar com moto véia que usa 20w50 mineral...
Qualquer moto maior hoje em dia usa óleo sintético, e a vantagem é que essa aí vai só 3L.
Troca de fluído de freio é manutenção a cada 2 anos. R$270 pra andar 10mil km tá barato demais...
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Atual:
Sportster 97 :fuck:
Russo
Mito

Re: Diário de bordo da Sucatinha: protetores de mão - pág 21

Mensagem por Russo »

Renovando seguro da Sucatinha, novamente fechei com a Porto Seguro, em 4X:

Imagem

Os valores dos anos anteriores foram esses:

2020:
Imagem

2019:
Imagem

2018
Imagem
Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

mumorato escreveu: 07 Nov 2020, 05:52 Essa manutenção básica tá barata... Só não tem como comparar com moto véia que usa 20w50 mineral...
Qualquer moto maior hoje em dia usa óleo sintético, e a vantagem é que essa aí vai só 3L.
Troca de fluído de freio é manutenção a cada 2 anos. R$270 pra andar 10mil km tá barato demais...
É por ai, se comparar com o custo de manutenção p. ex. de uma Honda CB500X, conforme relatado nesse outro tópico ( viewtopic.php?f=1&t=39679&start=40 ), o custo de manutenção da Sucatinha até que é bem razoável:
Harley Davrison escreveu: 24 Mar 2021, 20:06 ... A última revisão foi de 12mil e me custou 550 mitos. Isso pq não troquei óleo e filtros, pois, o manual não manda. Essa semana vou fazer a de 18 e acho que vou ser estuprado. Meu bolso não vai aguentar fazer revisão na cc durante os três anos da garantia...

...E por fim o seguro ficou em 1300 reais com franquia reduzida pela Mapfre...
Imagem
Robson

Mensagem por Robson »

Kkkk

550 pilas em uma manutencao que não troca óleo nem filtros?

Nego gosta de ser chamado de trouxa.

.
Harley Davrison
Roda Presa

Mensagem por Harley Davrison »

Harley Davrison escreveu: 24 Mar 2021, 20:06
A última revisão foi de 12mil e me custou 550 mitos. Isso pq não troquei óleo e filtros, pois, o manual não manda. Essa semana vou fazer a de 18 e acho que vou ser estuprado. Meu bolso não vai aguentar fazer revisão na cc durante os três anos da garantia.

Edit: deixei a moto na CC e o valor é de 400 reais. Acontece que o óleo e filtro foram trocados na de 12mil. Eu que confundi e achei que era na de 18. Por vias das dúvidas olhei a OS da de 12 e de fato contava a troca.
Trouxa não...confuso!!!
De qualquer forma ainda é caro pela quantidade de serviços. Tô fazendo na CC ainda por causa da garantia. Fazer o quê??? Compra casada né!
E só não me sinto um trouxa por que independente da marca a conversa ia ser a mesma...
Eu me achava feio. Aí comprei uma moto e, meu amigo, não mudou nada!
Responder