só prá quem gosta de harley... vambora andar de motoca...

Grupo de discussão geral sobre motos.
Robson

Re: só prá quem gosta de harley... vambora andar de motoca...

Mensagem por Robson »

Sobre as HDs carburadas...

São fáceis de ajustar, mexer e manter.

E sim, a marcha lenta mítica é um diferencial ....
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

a injeçao delphi das harleys de 2004 pra frente é mto boa, e um monte de peças eh igual de carro, acha nas autopeças da vida.
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Robson, eu tinha um mecânico fera (mesmo do Saurus, lá em Friburgo), como a XT600 era meu veículo do dia a dia nunca dei mole com manutenção. A cada 2/3 anos eu levava a moto pra ele, já levava a tira colo várias peças mesmo sem saber se iria precisar trocar (ficava longe da minha casa), uma delas era o kit de carburador. Desmontava tudo e fazia a revisão padrão... rodei 100.000 kms em 10 anos, nunca fiquei a pé. Preciosismo, mania, sei lá... era "barato" e eu confiava no cabra, a moto estava sempre filé.

Eu lembro da 883 do Toe (aliás, cadê o cabra? faz falta por aqui e pessoalmente), foi campeão de marcha lenta no forte de Copacabana. Era do caralho mesmo, mas porra, se for pior em todo resto que as injetadas, é foda pagar mais por isso.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

b0fh escreveu: 28 Set 2020, 21:06 a injeçao delphi das harleys de 2004 pra frente é mto boa, e um monte de peças eh igual de carro, acha nas autopeças da vida.
Tuchos hidráulicos e bomba de gasolina são compatíveis com os da Blazer/S10 4.3 V6.
Bicos injetores são compatíveis com os dos Santana/Quantum 1.8/2.0, que servem também nas Aprillias, Guzzis, Ducatis e MVAgustas.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

tucho da blazer não é bom usar, dá falta de óleo, especialmente a frio.
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Robson

Mensagem por Robson »

Marcus DT escreveu: 28 Set 2020, 21:42 Robson, eu tinha um mecânico fera (mesmo do Saurus, lá em Friburgo), como a XT600 era meu veículo do dia a dia nunca dei mole com manutenção. A cada 2/3 anos eu levava a moto pra ele, já levava a tira colo várias peças mesmo sem saber se iria precisar trocar (ficava longe da minha casa), uma delas era o kit de carburador. Desmontava tudo e fazia a revisão padrão... rodei 100.000 kms em 10 anos, nunca fiquei a pé. Preciosismo, mania, sei lá... era "barato" e eu confiava no cabra, a moto estava sempre filé.
Gastou dinheiro a toa, pode crer.

Abraço
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Era 200-250 a época o kit, se pagava pela economia de combustível e pouca apurrinhação, aproveitava a MO de desmontagem logo. E, ainda assim, volta e meia travava o estilete e tinha que dar aquelas pancadinhas na cuba. Carburador é bom, mas é ruim. Injeção 1000x melhor! Se a moto tiver 4 carburadores então, 4000x melhor, ahaha...
Robson

Mensagem por Robson »

Marcus DT escreveu: 29 Set 2020, 08:56 ....E, ainda assim, volta e meia travava o estilete e tinha que dar aquelas pancadinhas na cuba....
kkkkk to falando, quanto mais mexe.... :roll:

nunca precisei fazer isso nas minhas motos, nem com a XT600 ano 94 que tive em 2007, carburação tb original.... devo ter muita sorte....

Mas concordo, injeção é uma fonte de problema a menos... a não ser que resolva trocar escapamento rsrs
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

b0fh escreveu:tucho da blazer não é bom usar, dá falta de óleo, especialmente a frio.
Não sabia disso.

Tinha essa questão dos tuchos como sendo totalmente compatíveis...

... mas só de "ouvir dizer", pois nunca precisei trocar os tuchos nas minhas ex-HDs.

Mas o que pega? O diâmetro do furo de entrada é menor?
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

Russo escreveu: 29 Set 2020, 13:17
b0fh escreveu:tucho da blazer não é bom usar, dá falta de óleo, especialmente a frio.
Não sabia disso.

Tinha essa questão dos tuchos como sendo totalmente compatíveis...

... mas só de "ouvir dizer", pois nunca precisei trocar os tuchos nas minhas ex-HDs.

Mas o que pega? O diâmetro do furo de entrada é menor?
p/ assistir no banheiro durante a obra

-
Robson

Mensagem por Robson »

Pqp, que veneno para o motor kkkk
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

b0fh escreveu: 29 Set 2020, 17:04 p/ assistir no banheiro durante a obra

h ttps://www.youtube.com/watch?v=fMoRaHJRrhc&lis ... ex=37&t=0s

Pois é, mas o cara da S&S está vendendo o peixe dele, pois tanto esses tuchos S&S quanto os Screamim Eagle, da própria HD são geralmente produtos de performance.
Seria interessante ver um comparativo desses usando os tuchos S&S de um lado e os originais HD, ou mesmo os HD-SE de outro.

Fui procurar nos meus "salvados" e achei o tópico do fórum HD gringo de onde eu tirei a conclusão que os tuchos da GM eram compatíveis com os da HD:
alguém no fórum HD gringo escreveu:
Here is some interesting information dealing with lifters;

"From 1999 - 2001, Johnson-Hylift supplied lifters to Harley-Davidson...
Johnson-Hylift designed and produced a special piston and valve body
to work across the temp ranges and varying oil psi typically encountered
on an air-cooled engine such as the Harley. Since late 2001, HD has used
Delphi brand hydraulic lifters. That's why there was a Harley p/n change
from 18538-99 to 18538-99A and now 18538-99B. However, Delphi did not
use a 0.655" hi-volume / hi-pressure plunger piston and valve body
specifically designed for Harley as found in the Johnson-Hylift lifters.
Instead, Delphi essentially used a small block Chevy lifter. The main
difference is the Delphi lifter tries to boost the hydraulic psi by decreasing
the piston diameter, but this leads to a smaller high pressure oil reservoir.
The volume is too small and allows the lifter to clatter. That may be why
so many of the late model Twin-Cam bikes are noisy. After doing some
research AMS learned these Delphi version 18538-99B lifters are made too
small to stand up to Harley's heavy valve spring pressure. The oil reservoir
inside the lifter is too small. It doesn't hold enough oil to let the lifter bleed
off under normal use and still have a cushion of compressed oil to take up
valve train slack. Note: ALL lifters bleed off during operation and even
more-so when the bikes sits, engine off. "
https://www.hdforums.com/forum/sportste ... -loud.html

Pesquisando mais um pouquinho, encontrei esse outro post, do fórum VTWIM que conta praticamente a mesma história do primeiro:

alguém do fórum VTWIM escreveu:"If you follow Harley's part number scheme the original lifter would have a number with out a letter behind it just a date when first put into production. Example 18538-99 the original 18538-99A first revision 18538-99B second revision and so on. As I said the 1999 used the 18538-99 which were made by Johnson Hy-lift I think in 2002 they went to the 18538-99A which was the first Delphi lifter in the twin cam They had problems with the A lifter and in 05 or 06 they went to the B lifter still made by Delphi but with a slightly larger piston than the A version none of the Delphi lifters have as large of a internal piston as the originals made by Johnson Hy-lift which was a part of Federal Mogul which went out of business forcing Harley to use the Delphi lifters. If you take the lifter apart by removing the clip that holds the push rod end in place the Delphi lifters have a smooth disk as a valve. The Johnson Hy-lift has a disk with labyrinth type oil passage. If the lifters are varnished up they might be cleaned and reused. AMS makes a lifter that is similar to the original Johnson lifter but it's internal piston is not quite as large but but still larger than the B lifter and the valving is similar to the Johnson Hy-lift. I bought a set but I have not used them yet because my original 18538-99 lifters are still running strong."
https://www.v-twinforum.com/threads/nee ... ce.135304/
Imagem
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

hmmm the plot thickens... interessante isso.
-
Rod
Boss

Mensagem por Rod »

Faltou um detalhe das carburadas e que nas HD faz muita diferença, como não tem mostrador de combustível a torneirinha pra reserva avisa pra ir pro posto... minha 883 era 2005, salvo engano o último ano das carburadas. Fazia 24km/l e vendi em 2010 por 18.500.... não me lembro quanto eu paguei quando comprei em 2008, mas foi algo próximo ao valor que vendi.
CB 1300 SF - casei SEPAREI...esposa nova HD FATBOY LO foda mal dada... Piranha nova - Ducati Diavel MSM
‎"As pessoas que reclamam da vida, é porque estão bem...
As que relmente estão mal, cerram os dentes e seguem em frente!"
Robson

Mensagem por Robson »

Russo escreveu: 29 Set 2020, 19:24That's why there was a Harley p/n change
from 18538-99 to 18538-99A and now 18538-99B. However, Delphi did not
use a 0.655" hi-volume / hi-pressure plunger piston and valve body
specifically designed for Harley as found in the Johnson-Hylift lifters.
Instead, Delphi essentially used a small block Chevy lifter.
Ou seja, não é qualquer tucho que funciona, tem de ser esse 99B.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Robson escreveu: 30 Set 2020, 08:22 Ou seja, não é qualquer tucho que funciona, tem de ser esse 99B.
Essa notícia que eu postei é bem antiga, atualmente já existem os tuchos 18538-99D, feitos para os motores das Buell e utilizados também nas M8, que podem ser utilizados nas Sportster e nas TC 88 em diante.
Mas acho que o inverso não é verdadeiro, ou seja, um tucho 18538-99B ou C para motores TC não deve ser usado num motor Buell ou num motor M8.

Uma coisa interessante é que com essa discussão eu percebi que existem outras opções de tuchos além dos originais HD e HD/SE, que são os Delphi Chevy (provavelmente os mesmos vendidos com a marca HD) e os S&S (talvez até sejam os mesmos vendidos com a marca HD/SE).

Ou seja, por falta de peça Harleyro não fica na mão... já a falta de grana é outra conversa kkkkk...
Imagem
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

Russo escreveu: 30 Set 2020, 10:27
Ou seja, por falta de peça Harleyro não fica na mão... já a falta de grana é outra conversa kkkkk...
Se ficar na mão por falta de grana é pq é burro mesmo, todo mundo sabe que manutenção de HD não é barata ainda mais em se tratando de peças que não são itens normais de desgaste.

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Outra dúvida de cabaço, qual a duração média de um pneu de Softail (Heritage / Deluxe)? Dianteiro e traseiro gastam junto?

No caso das com roda raiada, cada um diz uma coisa, alguns que tem câmara outros sem. Tem ou não tem? Se tiver, dá para reaproveitar? Se sim, por quantas trocas de pneu?
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

2 traseiros p/ 1 dianteiro, normalmente. traseiro deve durar uns 15.000km

câmara depende do ano... e se tiver, reaproveitar câmara? tá doidão? custa mixaria caraio.
-
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

b0th, ouvi nego falando em 20.000 kms, achei surreal também. Mas se só for essa proporção 2x1 já fico feliz (na GSA sempre troca o par).

Sobre a câmara, a questão é justamente essa, geralmente, para colocar uma mixaria é melhor deixar a original (se for boa). Nas minhas motos com câmara sempre coloquei aquelas grossas que custam caro (a melhor é Michelin 4mm, pesa uns 3 kg), o bagulho dura uma eternidade. Sempre que eu trocava dava a opção do borracheiro de trocar a câmara, quando ele via a minha e comparava com as Pirelli do estoque a decisão por umas 3/4 trocas de pneu era manter a grossa antiga. Nesse meio tempo, tive problema uma única vez após uns 3/4 anos de uso (rasgou bico fora). Mas espero que a minha seja sem câmara!!!
Responder