Scooters & iscútis - Tópico Único

Grupo de discussão geral sobre motos.
kalixto
Motoqueiro
Contato:

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por kalixto »

Racionalmenre eu deveria ter ido da ninja 250 pra cb 500 f abs e mantido a pcx, mas não teria tido o.prazer de ter viajado com a bandit 1250 e ronco nem se fala.
Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

QD
Este mês completei um ano com a Burgman 125.

Passada a fase inicial de adaptação, em que o consumo médio variou de 29 a 38 km/L, ele está já a algum tempo estabilizado em 34 km/L, numa tocada "normal", nem tanto tiozão na pista da direita nem tanto cachorro louco disputando espaço com os motoboys. Uma outra coisa que me obriguei a aprender a fazer foi escolher melhor o caminho para evitar ruas mais esburacadas, com isso geralmente gasto a mais um minuto ou dois se tanto nos percursos que faço, mais do que compensados pela diminuição ou ausência dos "pancadões" na coluna.

Os gastos com manutenção por enquanto foram irrisórios, por volta de 100 pila, gastos com duas ou três trocas de óleo + filtro de óleo. Renovei também o seguro com a Sulamérica, ficou em R$ 430,00. Somando tudo, manutenção, gasolina, seguros, impostos, taxas e depreciação o custo médio mensal fica abaixo dos R$ 200,00, o que daria mais ou menos o mesmo gasto que eu teria se usasse ônibus duas vezes por dia de segunda a sexta feira.

No dia a dia ela vai bem, sob o banco vai um capacete aberto e no bauzinho de 29 L dá para carregar a bolsa com o netbook e ainda sobra espaço para uma eventual passadinha na farmácia no mercado. Se precisar pegar uma via expressa ou uma rodovia, ai o capacete fechado vai para o baú e as compras para debaixo do banco, mas isso é raro, porque quando preciso pegar uma via expressa ou rodovia, prefiro ir de moto, pois a falta de torque e de potência para ultrapassagens e para encarar subidas é irritante. Tenho um cliente que eu visito duas vezes por semana e, no caminho tem um subidão de uns 1000 ~1200 m, onde a Burgmam sofre para manter os 65 km/h. Porém, se eu der sorte de pegar todos os semáforos abertos e começar a subir embalado, a coisa melhora e ela consegue manter 70 km/h pfff...

Outra coisa irritante que eu já sabia desde a época que andava de Jog, é que, ao menos aqui em Curitiba, ninguém respeita scooter. Te fecham, cruzam a preferencial na tua frente, te espremem contra o meio fio e isso vale para todos: de ônibus e caminhões passando por carros, motoboys, ciclistas, pedestres e cachorros. Mas como toda a regra tem sua exceção, os únicos que respeitam scooter por aqui são os "motociclistas cívis", geralmente os que estão com motos de 250 cc prá cima.

Além disso eu não consigo gostar da "posição de cagador" típica dos scooters, parece que você roda sentado no vaso sanitário, com o perdão do trocadilho, uma verdadeira bost@... acho que a minhas pernas teriam que terminar um palmo abaixo dos joelhos para eu poder achar um "tesão" poder esticá-las lá na frente numa scooter.

Mas é isso, a economia, a limpeza e a praticidade do "troninho de duas rodas em tandem" por enquanto vão levando vantagem sobre os aspectos negativos e já estou até começando a esticar o zóio para as PCX da vida, mas não sei se para o meu uso seria compensador dar a Burgman + o equivalente ao que ela vale numa eventual troca por uma PCX.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Russo escreveu: 12 Set 2020, 10:12(...)
Uma outra coisa que me obriguei a aprender a fazer foi escolher melhor o caminho para evitar ruas mais esburacadas, com isso geralmente gasto a mais um minuto ou dois se tanto nos percursos que faço, mais do que compensados pela diminuição ou ausência dos "pancadões" na coluna.
(...)
Isso aí éfoda, achei q com o XMax poderia abandonar esta prática, e sim, até dá, pois de XMax pegar uma rota de asfalto ruim não é uma maravilha mas não é insuportável como de NMax, mas ainda assim eu prefiro fazer a rota do asfalto bom e evitando os quebra molas.

E sim, vale a pena pegar um scooter maior, todos os problemas que vc mencionou no Burguinho melhorarão no PCX e mais ainda no NMax.
Diria q o grande problema do NMax é o mercado, mas isso não existe num grande centro.
Mas não adianta, mesmo num Burgão 400, vc continua de scooter, algumas coisas melhoram muito, outras (maleabilidade) pioram, e continua sendo um scooter...

No uso cotidiano, apesar da suspensão ter melhorado demais, capacidade de enfrentar frio/chuva excelentes, ainda me pergunto se não era melhor eu ter pegado uma XRE190 com baú ao invés do XMax 250.

Pra uso exclusivamente urbano acho q uma XRE190 com baú ainda vai melhor, mas eu eu gosto de scooter e não gosto de baú, então o XMax 250 está excelente, sem falar q pra viajar o XMax vai melhor... complicado, acho q queria uma XRE190, apesar de um freio a disco atrás (preferia tambor) e ABS na frente pra usar na cidade; e uma moto fodona pra rodovia.
O XMax 250 é excelente como coringa, serve pra viajar, serve pra usar no dia a dia, mas não gosto de coringa, acho racional demais, vida chata.
Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Pois então Kuati...
Já experimentei vários scooters, Nmax (o seu), PCX (fiz TD), Burgman 400 (do Paulo da Rita) e vários outros, e não adianta, eu não gosto de pilotar sentado, prefiro sempre estar montado, com uma perna de cada lado da moto.

Mas estou gostando de rodar por ai com a Burgman por basicamente 3 motivos: economia, praticidade e leveza e limpeza, sendo esse último bastante importante, pois muitas vezes eu tenho que ir trabalhar usando roupas sociais e uma scooter me permite isso, pois ao contrário tenho que ir de carro, uma vez que perdi a conta de quantas calças sociais viraram bermudas por causa de manchas de graxa ou queimaduras de curva de escape.

E como eu uso scooter só na cidade e em piso bom, fico com "preguiça" de dar a Bujrgman mais o valor dela numa PCX que vai ser só um pouco melhor. Prá estrada, baseado nas motos que tive, eu estabeleci uma "cavalaria mínima" que me deixa seguro e confortável, principalmente em situações de subida e/ou ultrapassagens, com bagagem e eventual garupa, que seria algo em torno de 35 a 40 CV.

A Te250 tinha 22 cv (o mesmo do XMAX 250) e eu achei pouco, mesmo viajando sozinho. A Mirage 250 tinha uns 28 CV (o mesmo que uma Citycom 300) e eu achei boa para viajar sozinho, mas não com garupa. A Savage 650 tinha uns 34 CV (o mesmo que a Burgman 400) e a CB400 tinha 40 CV. Com elas eu já não via dificuldades em enfrentar subidas e em fazer a maior parte das ultrapassagens, mesmo carregado e garupado.

Até poderia ter uma Burgman 400 como única "moto", mas problema é que eu achei-a meio grande pra rodar na cidade, perderia toda a praticidade que tenho com a Burgman 125 (esses dias o portão automático do condomínio enguiçou e ninguém achava a chave para fazer a abertura manual e eu consegui entrar com a scooterzinha pelo portão de pedestres, que é bem estreito, nunca que passaria com uma Scooter um pouco mais larga por ali), sem falar que eu provavelmente iria achar um porre ter enfrentar uma viagem de uns 200 km ou mais sentado e não montado.

Mas é aquilo, é tudo uma questão de gostos e preferências pessoais.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Uma opção de scooter para viajar poderia ser a X 750 Adv, que tem 55 CV, mas nem a pau eu pagaria os 63,5K que estão pedindo nela, pois a acho muito feia e esquisita...

Imagem
https://www.honda.com.br/motos/x-adv

... ainda mais sabendo que por 53k eu posso comprar uma kawazaki Z900 RS Cafe Race com motor de 4 cilindros e 109 CV:

Imagem
https://www.kawasakibrasil.com/pt-br/mo ... cafe#specs
Imagem
eclinck
Mito

Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por eclinck »

63,5K num scooter adv, por mais fodao que seja, só se o cara tiver problemas pra fazer marcha ou muuuita grana sobrando.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Pois é, isso não me desce... uns 40K nesse Scooter eu ainda pensaria mais de uma vez se fosse para comprar, mas 63 K nem a pau...

... mas abrindo um parênteses, não é de hoje que eu estou namorando essa K900 RS... fui vê-la na CC e não arrisquei fazer teste drive para não correr o risco de me empolgar e sair da loja com um carnezão kkkkkk
Imagem
Allende
Mito

Mensagem por Allende »

Viajei 390km com o Air CRNT.. almofadinha gourmet.... NUNCA MAIS.... viajo sem. Estou com a bunda perfeita. Nada daquelas paradas a toa pra exercitar a bunda, pra mexer, para desenquadradar..... Essa almofada é a 8 maravilha do mundo. Recomendo MUITO.
Já a moto.... foi triste. Em serrinhas não passa de 90km/h... ficar atrás de um caminhão a 90 então... sem chance de passar, já que o máximo é 110km/h.... Tem que estudar demais a ultrapassagem... aí perde o tesão da coisa.
E ali na frente... alguns metros.... asfalto completamente irregular.... já da um ruim... coluna já pensa em se matar... Freiar não dá, tem carro atrás. Acelera e vai.
Peguei um buraco que andei uns 2km vendo se a moto ia rodar ainda ou não...
Já fiz 1000km no mesmo dia de falcon, 800 de Fazer 600... Já rodei 700km de Fazer 250..... e to completamente MOIDO (menos a bunda) de fazer 400 num dia inteiro, bate e volta.
Desanimei da moto. Olhar ela na garagem agora não me dá a sensação de "posso ir pra qualquer lugar do mundo". Não dá, Máximo de km seguida talvez uns 300 ou 350, e ai ficar moído o resto do dia.
Ia fazer uma semana que vem de 1780km.... 5 dias. 400, 200km.... mas tem uma pernada de 680km. Sem chance. Com a Nmax 160 to completamente lascado se eu fizer isso. Abortei a viagem.
Ok, vamos dizer que faça. E cagar talvez a coluna para o resto da vida por causa de uma viagem? Não sou mais guri novo, não me arrisco mais.
E vamos ver se a XMAX também não é ruim. São apenas 20km/h a mais... To a 100km/h, quase no limite... as big trail passando de boa por mim.. penso: vou moer. Vou a 110/115km e as big passam de boa também. Qual o problema? Nenhum, exceto que tu te sente uma tartaruga que ta perdendo tempo. Não to curtindo a viagem, pq to no pau... e não to poupando tempo, pq podia ir mais rápido com outra moto. Se eu to de XMAX não sei se to a 120 ou 130 de boa... acho q não.
Enfim, me delonguei. AIR CNTR APROVADO. Moto para pequenas viagens desaprovada. Pequenas viagens. Não confunda com pequenos passeios.

To achando que vou pegar a NEO 115 do meu padrasto.. 2007.... vale 1500 pila... e pegar uma moto grande.
Mas ainda tenho q ver qualé da Xmax. Seria um bom pato se andasse como a CB250.

Kuati. XMAX e CB250 (twister) andam igual?
100 - 250 - 750 - 400 - 500 - 250 - 400 - 250 - 600 - 660 - 250 - 110 - 450 - 150 - 500 - 250 - 500 - 160 - 650 - 160 - 250
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Fraco!
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

E fresco!
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Essa X-ADV vou tentar pegar daqui a uns 5-10 anos de algum boomer pauliscuck (se ainda continuar morando neste inferno de lugar) que só usava para ir 2 dias da semana para o escritorio na Faria Lima ou Berrini, e para ir na padaria fds, obviamente que no precinho
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Allende
Mito

Mensagem por Allende »

eclinck escreveu: 12 Set 2020, 20:11Fraco!
to moído. de todas as 20 motos que tive, essa foi a que menor distancia fiz e mais podre fiquei. :-(
100 - 250 - 750 - 400 - 500 - 250 - 400 - 250 - 600 - 660 - 250 - 110 - 450 - 150 - 500 - 250 - 500 - 160 - 650 - 160 - 250
Allende
Mito

Mensagem por Allende »

até a cb450 ano passado fiz 570km com 1 cilindro só funcionando, indo 570 de dodge e voltando de madrugada e não to tão podre como essa voltinha de Nmax.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Allende escreveu: 12 Set 2020, 20:06
Ok, vamos dizer que faça. E cagar talvez a coluna para o resto da vida por causa de uma viagem? Não sou mais guri novo, não me arrisco mais.
E vamos ver se a XMAX também não é ruim. São apenas 20km/h a mais... To a 100km/h, quase no limite... as big trail passando de boa por mim.. penso: vou moer. Vou a 110/115km e as big passam de boa também. Qual o problema? Nenhum, exceto que tu te sente uma tartaruga que ta perdendo tempo. Não to curtindo a viagem, pq to no pau... e não to poupando tempo, pq podia ir mais rápido com outra moto. Se eu to de XMAX não sei se to a 120 ou 130 de boa... acho q não...
Cara, moleque é que tem tesão (e saúde) para rodar no limite o tempo todo, com a trapizonga no limite, cortando giro, tanto faz se numa motoquinha a 100 ou num motão a mais de 200 km/h...

A gente vai ficando mais velho e não vai querendo saber disso mais não, a gente quer rodar com conforto com uma máquina que possa rodar na boa na casa dos 100 a 120 km/h e ter reserva dar uns tirinhos mais rápidos, e para isso como já disse, tem que ter uma cavalaria mínima, a partir de uns 35 ou 40 CV.
Imagem
Allende
Mito

Mensagem por Allende »

Forza 300 em vistas segunda feira pela Honda: https://www.moto.com.br/scooter/conteud ... letter1209

To aqui matutando: Não vou botar mais 15 mil em cima da Nmax pra andar 20km/h a mais. Não vai rolar.
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Russo escreveu:
Cara, moleque é que tem tesão (e saúde) para rodar no limite o tempo todo, com a trapizonga no limite, cortando giro, tanto faz se numa motoquinha a 100 ou num motão a mais de 200 km/h...
Obrigado!
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

Né, esquece.

Abs,
Editado pela última vez por JPaulo em 12 Set 2020, 21:36, em um total de 1 vez.
RD350R - Nunca serão!!!
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

eclinck escreveu: 12 Set 2020, 20:35
Russo escreveu:
Obrigado!
De nada :lol:
Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Allende escreveu: 12 Set 2020, 20:32 Forza 300 em vistas segunda feira pela Honda: https://www.moto.com.br/scooter/conteud ... letter1209
25CV ... potência de sobra para uso urbano, mas aquém das minhas especificações mínimas para uso rodoviário, passo!
https://www.honda.pt/motorcycles/range/ ... tions.html

Allende escreveu: 12 Set 2020, 20:32 To aqui matutando: Não vou botar mais 15 mil em cima da Nmax pra andar 20km/h a mais. Não vai rolar.
Esse é o mesmo raciocínio que eu tenho ao pensar em trocar a Burgman pela PCX, por mais que prefira o visual da motoquinha da Honda.
Isso sem contar o fato que com os R$ 6 a 7k que teria que colocar no negócio eu ainda assim teria uma motoka usada e deixaria de tomar pelo menos umas 100 garrafas de vinho meia boca e outras outras 100 garrafas de cerveja artesanal marromeno kkkkkkk :drunk:
Imagem
Demo
Mito

Mensagem por Demo »

alguém já falou sobre Vespas nesse tópico?
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
Responder