Idade da relação!

Grupo de discussão geral sobre motos.
Demo
Mito

Re: Idade da relação!

Mensagem por Demo »

froesdamotta escreveu: 12 Jun 2020, 16:40 Vai gastar dinheiro a toa! Se não tem desgaste, nem tem elos travados, não precisa trocar.
então, tem uns dias que estou pesquisando, a maior parte da galera fala apenas da quilometragem, um ou outro, como o @Russo, lembra dos o-rings.

Já se vão 10 anos de idade, de uma moto que ficou parada em uma loja por alguns anos.

A corrente tem vários elos marcados com ferrugem, sentei la do lado dela e fui olhar com paciência (e uma lata de cerveja), o melado do lubrificante esconde ele bastante. Outra coisa que notei é que olhando por cima, tenho a impressão que alguns elos possuem espaço interno diferente, como se o O-ring estivesse achatado.

Na duvida, irei trocar.

Agora a outra pergunta: DIY ou levar na loja?
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Vai usar corrente sem emenda ? Leva na loja ou na oficina, pois é um trampo chato. O mesmo vale para corrente com emenda sob pressão, que precisa de uma ferramenta apropriada para travar o elo.

Corrente com emenda de clipe eu não uso mais, Usei por 13 anos na CB400 sem problemas, mas tive problema na Mirage 250: o protetor de corrente, de plástico, quebrou e ficou pendurado, raspando a lateral da corrente: e numa dessas raspadas, arrancou o clipe da emenda e eu perdi a corrente na rua.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

Russo escreveu: 12 Jun 2020, 18:32 .......: o protetor de corrente, de plástico, quebrou e ficou pendurado, raspando a lateral da corrente: e numa dessas raspadas, arrancou o clipe da emenda e eu perdi a corrente na rua.
Mas também ficou rodando quanto tempo assim? Era pra ter parado logo e retirado o protetor.
E a culpa é da corrente com clip? :x
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

froesdamotta escreveu: 12 Jun 2020, 18:54
Russo escreveu: 12 Jun 2020, 18:32 .......: o protetor de corrente, de plástico, quebrou e ficou pendurado, raspando a lateral da corrente: e numa dessas raspadas, arrancou o clipe da emenda e eu perdi a corrente na rua.
Mas também ficou rodando quanto tempo assim? Era pra ter parado logo e retirado o protetor.
E a culpa é da corrente com clip? :x
Se eu tivesse visto ou ouvido teria parado logo em seguida. Só percebi o que aconteceu quando, do nada, a moto perdeu tração.
O clipe pode ter sido arrancado pela borda afiada do protetor logo nas primeiras raspadas ou não, e também não sei quanto tempo rodei com o protetor quebrado ou com a corrente sem o clipe.
Mas se fosse uma corrente sem emenda ou com emenda por pressão não haveria clipe para ser arrancado.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

Russo escreveu: 12 Jun 2020, 19:15 .....
Mas se fosse uma corrente sem emenda ou com emenda por pressão não haveria clipe para ser arrancado.
Isso tenho que concordar. Trocando de forma planejada, melhor fechar a corrente com pressão; só não da pra fazer em casa, pois precisa de uma ferramenta especial.
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Demo
Mito

Mensagem por Demo »

Quando as peças chegarem, eu descobrirei.

Mas a loja de ferramentas é do lado de casa, as melhores ferramentas manuais que você pode comprar no mundo, são dali.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

As ferramenta(s) teria(m) que custar muito barato para eu comprar para trocar a relação secundária em casa, e ainda assim eu pensaria duas vezes em fazer isso.
Tô com algumas outras ferramentas aqui que comprei e só usei uma ou duas vezes e acabaram ficando "encostadas" por muito tempo, felizmente foram ferramentas pequenas e baratas.

No caso da corrente com emenda rebitada ou por pressão , é uma coisa para se usar lá de vez em quando, e as ferramentas custam entre R$ 220 a R$ 400 por aqui.
As mais baratas exigem que se compre duas ferramentas, um sacador da emenda e uma prensa. Nas mais caras a mesma ferramenta é capaz de fazer as duas funções.

Além disso, tem que ver o tamanho da peça, algumas são de tamanho único (passo 520, p.ex.) e outras permitem emendar corrente de duas ou três medidas de passo (520/525 ou 520/525/530). Essa última, de três medidas, permite emendar correntes de praticamente todas as motos médias e grandes... mas não pode ser usada para emendar correntes de motos pequenas (passos 415/420 por ex.)

Tem que levar em conta que, se for para trocar toda a relação, também tem que ter à mão as ferramentas necessárias para a troca da coroa e do pinhão, mas essas são mais comuns, normalmente se tem em casa... ou não, pois no meu caso, para tirar a roda traseira para trocar a coroa da Ducati é necessário um jogo de chaves/soquetes de 30 mm, que eu não tenho, pois meu jogo vai de 4 mm a 27 mm. Logo, para eu trocar a relação em casa teria que comprar também um par de chaves que custaria por volta dos R$ 100 (isso chaves meia boca). Ai o custo da troca caseira da relação já estaria ficando por volta de 30 a 50% do custo da relação nova.

Por esses motivos, somado ao fato que com a minha "pata de elefante" aliada ao meu cabacismo eu poderia fazer cagada tanto na desmontagem quanto na montagem da roda, eu prefiro mandar fazer o trabalho na oficina.
Nas poucas vezes que precisei trocar a relação das minhas motos eu aproveitei para fazer isso quando da ocasião de uma revisão grande e/ou da troca de pneus e o custo da mão de obra foi diluído no custo dos demais serviços.
Imagem
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

Eu manteria uma relação com emenda.. e andaria com uma emenda em algum lugar da moto...
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Demo
Mito

Mensagem por Demo »

Helder.soares escreveu: 13 Jun 2020, 22:54 Eu manteria uma relação com emenda.. e andaria com uma emenda em algum lugar da moto...
Sabendo que você anda de carenada ou naked, provavelmente você guarda a emenda no *!!😈

@Russo

Não discordo em nenhum momento sobre tudo, da ferramenta à falta de prática, porém...

https://uniortools.com/eng/product/3200 ... ike#111035

Soquete de 30 custa uns 6 ou 7 dinhEuros.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

@Demo

Mete ficha! ;-)

PS. Quanto custa esse kit chiquetoso (520/525/530/532) ai na Zoropia?
Imagem
Du
Motociclista

Mensagem por Du »

Quando assisti trocarem o kit da minha Versys, a parte mais difícil foi retirar o pinhão. Mesmo eu tendo rodado 50 km para chegar na concessionária ( aquecer o pinhão ). O mecânico precisou tirar do fundo do armário uma chave de impacto a ar comprimido gigante, a que ficava na bancada não conseguiu.

Ferramentas de prensar a corrente me pareceu simples, não deve ser muito cara.

Du.

Enviado de meu ASUS_X00QD usando o Tapatalk

Helder.soares
Dinossauro

Demo escreveu: 14 Jun 2020, 08:38
Helder.soares escreveu: 13 Jun 2020, 22:54 Eu manteria uma relação com emenda.. e andaria com uma emenda em algum lugar da moto...
Sabendo que você anda de carenada ou naked, provavelmente você guarda a emenda no *!!😈

@Russo

Não discordo em nenhum momento sobre tudo, da ferramenta à falta de prática, porém...

https://uniortools.com/eng/product/3200 ... ike#111035

Soquete de 30 custa uns 6 ou 7 dinhEuros.

Eu qualquer argolinha passa cabo fica.. ou então debaixo do banco, junto das ferramentas..
Demo
Mito

Mensagem por Demo »

Russo escreveu: 14 Jun 2020, 08:44 PS. Quanto custa esse kit chiquetoso (520/525/530/532) ai na Zoropia?
preciso passar na lojinha para ver o preço, as vezes os caras tem uns descontos interessantes
Helder.soares escreveu: 15 Jun 2020, 23:09 Eu qualquer argolinha passa cabo fica.. ou então debaixo do banco, junto das ferramentas..
ah tah!
Demo
Mito

Mensagem por Demo »

Du escreveu: 14 Jun 2020, 15:31 Quando assisti trocarem o kit da minha Versys, a parte mais difícil foi retirar o pinhão.
então, eu estava pensando no tal do pinhão, 10 anos ali, deve estar em fácil!
Israel
Motociclista

Mensagem por Israel »

DEMO:

Vai tocando como está mesmo!

Se começar a desgastar demais e estourar... corre pro mecânico.... ou direto pro advogado!
XR200 - XLX250 - GS500 - CB500 - GSXF750 - CAGIVA W16 - VIRAGO 250 - VSTROM 650 - MSM

Postando besteira no M@D há 12 anos...
Helder.soares
Dinossauro

tem dinheiro? se sim, troque tudo!!! porra..
Demo
Mito

Mensagem por Demo »

Israel escreveu: 23 Jun 2020, 18:45 ou direto pro advogado!
e reclamo de mim mesmo??
Helder.soares escreveu: 24 Jun 2020, 11:40 tem dinheiro? se sim, troque tudo!!! porra..
troquei!
Helder.soares
Dinossauro

venda a usada no mercadolivre..kkkk.. vale uma graninha
Demo
Mito

Mensagem por Demo »

Helder.soares escreveu: 29 Jun 2020, 15:53 venda a usada no mercadolivre..kkkk.. vale uma graninha
nem sei onde foi parar...

alguns tipos de lixo aqui dão muito trabalho para se livrar, mais fácil largar na loja.

oficina de carro, inclui no valor final, o descarte do óleo e das peças.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Demo escreveu: 29 Jun 2020, 16:41
Helder.soares escreveu: 29 Jun 2020, 15:53 venda a usada no mercadolivre..kkkk.. vale uma graninha
nem sei onde foi parar...

alguns tipos de lixo aqui dão muito trabalho para se livrar, mais fácil largar na loja.

oficina de carro, inclui no valor final, o descarte do óleo e das peças.
Desistiu de trocar em casa?
Imagem
Responder