Pensando num Downgrade (ou Upgrade) ou XXXXXGrade?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Carlos Gustavo
Roda Presa

Pensando num Downgrade (ou Upgrade) ou XXXXXGrade?

Mensagem por Carlos Gustavo »

Salve!

Dando aquela zapeada nos sites das multimarcas aqui da região, deparei-me com uma Ducati monster 796 ABS 2013 com apenas 5700Km. Deu vontade, deu coceira, deu tesão de argola de ter uma italiana. Hoje tenho uma K1200S com 33700km ano 2006, e gosto bastante dela, é linda, forte, bruta, mas não adianta, eu tenho medo dessa moto. Não sei se é pq to andando pouco, mas último domingo, eu peguei e aproveitei a Bandeirantes vazia por causa da quarentena pra acelerar com gosto. Por diversos momentos, achei que não ia dar pé pra mim, tive que mudar a trajetória em curvas, maneirar nos ataques nas cabeças de curva, tudo por achar que não conseguiria fazer. Eu estava no meu limite, e a moto, não tava nem perto do limite dela.

Sempre fui Customzeiro, mas gostei dessa pilotagem mais esportiva, portanto, uma moto menos potente parece ser a melhor escolha pra mim.

O que acham? Vou nela? Continuo tentando me entender com a K? Volto pras Customs?

Dúvidas mil...
==================================
Carlos Gustavo Grigolon
Jundiaí, SP

Royal Enfield Classic 500 Stealth Black 2019
==================================
Du
Motociclista

Re: Pensando num Downgrade (ou Upgrade) ou XXXXXGrade?

Mensagem por Du »

Gustavo

Não conheço estas motos. Mas pela sua justificativa eu voltaria para Custom, ou faria um curso de pilotagem de esportivas.

Du.

Enviado de meu ASUS_X00QD usando o Tapatalk

JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

Era o que eu ia sugerir, investe num curso de pilotagem e faz uns 2 ou 3 track days, logo tu te sente mais confiante.

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Pegaria uma Ninja 300 ou similar...da para se acostumar com a pegada esportiva sem sentir que a moto quer te matar, se não gostar, consegue passar pra frente com relativa facilidade e sem perder muito dinheiro...

Junto a isso, procuraria literatura adequada (Twist of the wrist Vol 1 e 2, deve achar em PDF facil, não sei se tem em português), não iria num curso sem antes saber bem o que procuro, e não iria com uma moto grande e cara que daria medo de procurar os limites, sinto que vai gastar dinheiro e tempo e não absorver conhecimento.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Carlos Gustavo escreveu: 02 Abr 2020, 20:21 Salve!

Dando aquela zapeada nos sites das multimarcas aqui da região, deparei-me com uma Ducati monster 796 ABS 2013 com apenas 5700Km. Deu vontade, deu coceira, deu tesão de argola de ter uma italiana. Hoje tenho uma K1200S com 33700km ano 2006, e gosto bastante dela, é linda, forte, bruta, mas não adianta, eu tenho medo dessa moto. Não sei se é pq to andando pouco, mas último domingo, eu peguei e aproveitei a Bandeirantes vazia por causa da quarentena pra acelerar com gosto. Por diversos momentos, achei que não ia dar pé pra mim, tive que mudar a trajetória em curvas, maneirar nos ataques nas cabeças de curva, tudo por achar que não conseguiria fazer. Eu estava no meu limite, e a moto, não tava nem perto do limite dela.

Sempre fui Customzeiro, mas gostei dessa pilotagem mais esportiva, portanto, uma moto menos potente parece ser a melhor escolha pra mim.

O que acham? Vou nela? Continuo tentando me entender com a K? Volto pras Customs?

Dúvidas mil...
Ae Kamerad Karl Gustaff...

Sofro do mesmo mal, muita moto para pouco braço eheheheh...
Fiquei durante uns dois anos com a Harley FX e com a Ducati Scrambler, alternando viagens com uma e outra, e acabei ficando com a Ducati por vários motivos:

- minha mulher parou de viajar de moto comigo: A D. Russa jogou a toalha, disse que já deu, e eu respeito, afinal de contas nós estamos quase com 60 anos de idade nas costas e ela tem toda a razão em não querer mais ficar sentada por horas e horas na garupa de uma moto, por isso não tinha mais necessidade de uma moto com bom espaço para garupa.

- o custo de ter duas motos caras: eu sou muito chato com manutenção, seguro, documentação. Enquanto usava uma moto, a outra ficava parada na garagem, gerando despesas. Vendi a Harley, fiquei com a Ducati para viajar e peguei uma Burgman, pois na ponta do lápis, a longo prazo acabará saindo mais barato manter uma motoquinha pequena para o dia a dia do que rodar só com a Ducati.

- ser 11 anos mais nova:
apesar de bem cuidada e de estar com quilometragem relativamente baixa para a idade, a Harley logo entraria num período de manutenção mais pesada e cara.

- ser mais ágil, mais fácil de pilotar: a grande vantagem da Ducati é que por ser leve e ligeira, ela "perdoa" muitos erros de pilotagem. Com a Harley eu tinha que brigar mais com a moto, planejar as entradas e saídas de curva pois era mais difícil de consertar qualquer erro, razão pela qual a minha pilotagem era mais conservadora (cagona, na verdade eheheh), e eu quase sempre acabava atacando as curvas de forma mais lenta. Já com a Ducati, a coisa é diferente, ela é absolutamente neutra nas curvas e se eu errar (desde que não erre feio kkkk) a velocidade de entrada, o ponto de tangência ou a inclinação, posso consertar rapidamente, sem grande esforço e sem pensar muito. Entretanto, embora pilotando a Ducati de uma maneira mais esportiva do que com a Harley, a minha pilotagem continua sendo mais para conservadora do que para arrojada, estando ainda longe de alcançar o limite da moto.

Soçarba!
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

Russo tá com postite, assumiu o lugar do Bira nos últimos tempos... posta foto da CB400CR, não vi essa semana ainda 🤣

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Mais contagioso que corona vírus... kkkkk

Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
rcf2
Roda Presa

Mensagem por rcf2 »

Estou com Russo nessa. Com a idade avançando a gente sente necessidade de motos menores, mais 'à mão' o tempo todo. Existem muitas opções mas quem teve moto grande e sofisticada não se entusiasma com qquer uma e certamente precisa de motos com 'carisma'.
Agro
Motoqueiro

Mensagem por Agro »

JPaulo escreveu: 02 Abr 2020, 21:51 Russo tá com postite, assumiu o lugar do Bira nos últimos tempos... posta foto da CB400CR, não vi essa semana ainda 🤣

Abs,
:rof:
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Não tem como comparar uma K1200S com uma Monster 796, sinceramente. A primeira eu imagino que seja tipo a CB1300, puta sofazão, motor cheio em todas as rotações, da para rodar com garupa, engrena uma marcha e esquece. Porém, é uma moto que exige perícia em curvas, é longa, tem motor fortinho, raspa com uma certa facilidade, enfim, não é fácil rodar FORTE em curvas, exige braço e o limite "chega rápido" (levei vários sustos na CB1300). Já a Monster deve ser tipo uma Hornet, uma bicicleta, esquece rodar com garupa, não tem metade do conforto, dá para torcer o punho sem dó e BEM mais fácil de andar forte em curvas. Ou seja, é uma relativamente fácil de fazer curvas, o motor mais fraco dá a impressão de estar andando forte mais facilmente (esgoelar 1000 pra cima, é foda), porém, se teu uso é viagens e/ou rodar com garupa, EU não trocaria. Se for passeios e cidade, pode ser interessante sim.

Sobre "sobrar" moto (você no limite e a moto não), sinceramente, isso é uma coisa boa. Eu fiz o caminho inverso do seu, sempre tive moto boa e peguei uma custom, é aí que mora o perigo. Essa "falta extrema" de moto e a cabeça acostumada com moto boa é um perigo, pois meus parceiros de estrada, a minha tocada, etc tudo é baseado numa moto que acelera, freia, faz curva, etc. Eu, particularmente, prefiro ter moto sobrando do que faltando, SEMPRE.

O problema ao meu ver é a falta de responsabilidade. Quando eu tinha a CB1300, fiz duas viagens longas com ela pros encontros do MAD, uma para Santo Anastácio e outra para Floripa. Em ambas, depois da viagem, veio a reflexão: eu não vou durar com uma moto dessas, me faltava maturidade a época. Na volta de Floripa cheguei a secar um tanque com menos de 200 km rodados (a moto deve ter feito 8-9 km/l), ou seja, rodei uns 160-170 kms sem tirar a mão quase que hora nenhuma, eu tava acelerando tudo que a moto dava... enfim, era tampa de caixão, uma hora ia dar merda. Vendi logo após.

Hoje, já tendo tido um pouco de tudo (Trail, Bigtrail, Naked fortinha, Custom, etc), afirmo que segurança nunca é demais. Potência, sabendo usar, gera segurança (principalmente em ultrapassagens). Porém, motos pesadas, longas, ruins de suspensão, frenagem ridícula, etc exigem do cabra perícia dobrada na tocada. E, a medida que a velocidade aumenta, quanto pior a moto, os riscos sobem exponencialmente. As bigtrail DE LONGE são as motos mais seguras para rodar e tem uma tolerância bem maior ao erro:

- Suspensão: se vc não enxergar um quebra-mola/buraco, tem grande chance de não cair;
- Motor: forte o suficiente para não faltar hora nenhuma e fraco o suficiente para você já se sentir um piloto a meros 140 km/h;
- Porte: grande e árvore de natal (luzes);
- Conforto: posições boas para piloto e garupa, a fadiga "chega depois" (grande causador de acidentes = cansaço);
- Freios: fortes e a posição Trail facilita muito quando a traseira escorrega ou perde a dianteira (pezada no chão); e
- Proteção aerodinamica: bolhas gigantes e motores largos (boxer), já evitaram de tomar cada "pedrada" (toco de madeira, pedaços de pneu, etc).

Enfim, se decidir permanecer com a K1200S, sugiro como já falaram um curso de pilotagem e, acima de tudo, maturidade. São motos que transmitem uma grande sensação de segurança (a coisa começa a ficar "boa" acima dos 180 km/h), porém, exigem do cabra uma grande experiência para curvar forte e em frenagens. Quem é customzeiro, geralmente, não sabe frear (não está acostumado a frear forte). Se o cabra roda ali entre 100-120 km/h, não saber frear não é tanto um problema, só de tirar a mão a moto já reduz bem. Mas quando a brincadeira começa depois dos 200 km/h, saber frear pode ser a diferença entre a vida e a morte... ;-)
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

Comparando essas duas, acho que a Ducati deve ser mais arisca, o fato de ter menos potencia não vai mudar esse quadro que você descreveu.

Antes de gastar dinheiro, faça o curso, sabedoria voce não vai perder mesmo e depois toma a decisão.
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms :bnnd:

Psn: Daninean
Jota

Mensagem por Jota »

gostei das ponderações do marcus e do ol.
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Mermão porque digo que tem que saber bem o que quer antes de entrar num curso de pilotagem?

Primeiro, vc acaso escolhe algum curso sem saber que é aquilo que te interessa? Seja universitario, uma pos graduação, MBA, etc? Vc não vai entrar estudar algo sem ter certeza que aquela area te atrai e vc tem os conhecimentos básicos para isso. Só complica o aprendizado, isso se vc não desistir no meio.

Segundo, vc vai aproveitar muito mais o curso se já tiver em mente as noções básicas de pilotagem, e isso vc pode adquirir por tua conta lendo a literatura adequada (hoje em dia tem Youtube, mas tem muito pilotinho que fala lorota só para ganhar views, então tem que ter cuidado com isso). Depois que vc tiver as noções básicas tanto no teórico como prático, que vc pode pensar em se aventurar num track day, tentar se divertir primeiramente, aprender aos poucos, em vez de querer fazer tudo num cursinho de fds aonde vai ser tanto conhecimento que vc nem vai absorver direito.

Terceiro, antigamente não tinha isso de cursinho de pilotagem. Essa é uma prática meio que recente aqui no Brasil, diria que começou a uns 10 anos atrás, agora tem muitos que acredito sejam mais "cata pratas" de boys e tiozões que ficam com a moto encostada na garagem a semana inteira então tem grana para torrar 1000, 2000 conto num curso de 2 dias para dizer que aprenderam a ser pilotos profissionais, sem ter base nenhuma. Antigamente vc aprendia na marra...indo aos track days, trocando ideia com o povo rápido, se inscrevendo em campeonatos amadores e fazendo networking com os pilotos amadores e profissionais...eu sinto que muitos (ATENÇÃO, não digo que todos, deve ter cursos legitimos por ai que valem a pena, mas novamente, só se vc já tiver certo nivel) desses cursos são uma especie de "colonia de ferias" para povo de classe media alta...aonde os marmanjos vão curtir um fds se sentindo pilotos profissionais, mas nem sempre realmente aprendendo a serem mais rápidos do que já eram (se não me engano tem até uns estudos nas gringas que fizeram de vários atendentes, muitos deles nem chegaram a baixar tempo de volta depois de atender um ou vários cursos). Acredito que varios pilotos profissionais viram que existia uma certa demanda e começaram a montar seus cursos só com o intuito de arrecadar dinheiro.

Por isso digo, se sentiu interessado, cata uma Ninjinha 250/300 usada, pode estar meio surradinha, anda com ela todo dia, fica intimo dela, se inscreve num track day por diversão...e se depois de tudo isso, vc ainda sentir interesse na tocada esportiva, ai pode planejar os próximos passos.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Demo
Mito

Mensagem por Demo »

Não vá de Monster, a merda do motor é 8 ou 80.

É chata para rodar no dia a dia, ou tá correndo ou tá pulando (pela falta de marcha)
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
petrorroupe
Motociclista

Mensagem por petrorroupe »

Demo escreveu: 04 Abr 2020, 13:07 Não vá de Monster, a merda do motor é 8 ou 80.

É chata para rodar no dia a dia, ou tá correndo ou tá pulando (pela falta de marcha)
Exato!
Nesta categoría, não vejo moto melhor do que uma MT 07...
Optimus Leo escreveu: 03 Abr 2020, 19:23 Mermão porque digo que tem que saber bem o que quer antes de entrar num curso de pilotagem?

Primeiro, vc acaso escolhe algum curso sem saber que é aquilo que te interessa? Seja universitario, uma pos graduação, MBA, etc? Vc não vai entrar estudar algo sem ter certeza que aquela area te atrai e vc tem os conhecimentos básicos para isso. Só complica o aprendizado, isso se vc não desistir no meio.

Segundo, vc vai aproveitar muito mais o curso se já tiver em mente as noções básicas de pilotagem, e isso vc pode adquirir por tua conta lendo a literatura adequada (hoje em dia tem Youtube, mas tem muito pilotinho que fala lorota só para ganhar views, então tem que ter cuidado com isso). Depois que vc tiver as noções básicas tanto no teórico como prático, que vc pode pensar em se aventurar num track day, tentar se divertir primeiramente, aprender aos poucos, em vez de querer fazer tudo num cursinho de fds aonde vai ser tanto conhecimento que vc nem vai absorver direito.

Terceiro, antigamente não tinha isso de cursinho de pilotagem. Essa é uma prática meio que recente aqui no Brasil, diria que começou a uns 10 anos atrás, agora tem muitos que acredito sejam mais "cata pratas" de boys e tiozões que ficam com a moto encostada na garagem a semana inteira então tem grana para torrar 1000, 2000 conto num curso de 2 dias para dizer que aprenderam a ser pilotos profissionais, sem ter base nenhuma. Antigamente vc aprendia na marra...indo aos track days, trocando ideia com o povo rápido, se inscrevendo em campeonatos amadores e fazendo networking com os pilotos amadores e profissionais...eu sinto que muitos (ATENÇÃO, não digo que todos, deve ter cursos legitimos por ai que valem a pena, mas novamente, só se vc já tiver certo nivel) desses cursos são uma especie de "colonia de ferias" para povo de classe media alta...aonde os marmanjos vão curtir um fds se sentindo pilotos profissionais, mas nem sempre realmente aprendendo a serem mais rápidos do que já eram (se não me engano tem até uns estudos nas gringas que fizeram de vários atendentes, muitos deles nem chegaram a baixar tempo de volta depois de atender um ou vários cursos). Acredito que varios pilotos profissionais viram que existia uma certa demanda e começaram a montar seus cursos só com o intuito de arrecadar dinheiro.

Por isso digo, se sentiu interessado, cata uma Ninjinha 250/300 usada, pode estar meio surradinha, anda com ela todo dia, fica intimo dela, se inscreve num track day por diversão...e se depois de tudo isso, vc ainda sentir interesse na tocada esportiva, ai pode planejar os próximos passos.
Mas observando seu depoimento, concordo plenamente com o OL.
Penso que após seguir esses 3 pontos enumerados pelo OL, você possa se sentir mais a vontade até mesmo com sua K1200.
"Never compromise yourself. Not even in the face of Armageddon." 😎 👻🏍️💨✊🏻
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

ol tem razao..
mas num ponto ele errou.. cara.. é nitida a evolução e a diferença no tempo de volta(e leveza de tocada) depois de um curso ou varios track day...
hoje curso é um track day orientado.. é isso.. com umas apresentações só para ter noçaõ e ja era..

ou tra coisa.. faça isso com SUA MOTO.. essews dias, num grupo deburgman 400/650, um idiota disse, ao comentarmos sobre o cbs, que ajuda muito, que ele prefere a dele que nao tem isso, pois assim ele aplica o que viu num video de curso de pilotagem que tem que frear 80% na frente e 20% atras.. eu só não chamei ele de inteligente.. de tudo o resto sim.. mano.. a burgman se assemelha mais à condução de uma harley que de uma esportiva..

qualquer coisa, me chame inbox que tiro as duvidas, dono do tópico... te passo o whats direto se for o caso.. abraços
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Responder