4 cilindros - 3 cilindros - 2 cilindros - 1 cilindros
- Fabio Ninja
- Dinossauro
Re: 4 cilindros - 3 cilindros - 2 cilindros - 1 cilindros
Nada muito diferente da Ninja 400 , sem contar que seria muito mais cara aqui ....Russo escreveu: 10 Fev 2020, 19:46 Nas reportagens falam que a velocidade final dessas 250 4 caneco fica em torno de 190 a 200 km/h.
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Velocidade final não é o unico parâmetro a se levar em conta nesse caso.Fabio Ninja escreveu:Nada muito diferente da Ninja 400 , sem contar que seria muito mais cara aqui ....Russo escreveu: 10 Fev 2020, 19:46 Nas reportagens falam que a velocidade final dessas 250 4 caneco fica em torno de 190 a 200 km/h.
O meu ex-Harlão 1450 cc chegava nos 190 - 200 km/h, que é a velocidade final da minha Sucatinha 800, no entanto, apesar de serem bicilindricas com velocidade final identicas são motos com tocada totalmente diferentes.
Mesma coisa coisa com essa Ninja 250 de 4 cilindros, pode até ter a mesma final de uma Ninja 400 de 2 cilindros, mas certamente a ciclística, a aceleração e as retomadas serão bastante diferentes.
Eu imagino que essa nova 250 tenha um desempenho muito mais esportivo, nervoso, que a 400. Acho que poderá ser uma boa "escolinha" para quem estiver iniciando na motovelocidade.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Quando encontro os gráficos de torque e potência das motos (no site da Akrapovic tem uns bons) eu procuro sempre analisar a faixa útil de torque, por exemplo, usando as que tenho:
Bandit 1250: Linear dos 2 aos 7mil RPM (75 ft.lb)

V-estrume 1000: Linear dos 3,5 aos 7mil RPM (68 ft.lb)

Na prática isso que aparece nos gráficos se percebe.
Outros exemplos:
Versys 1000: Linear dos 3,3 aos 8,3mil RPM (70 ft.lb)

Harley Davidson Milwaukee-Eight 114: Não é um motor linear, mas entrega mais de 70 ft.lb de torque (com impressionantes 110 em 1,7mil) dos 1,7 aos 5,4mil RPM

Se olhar pra motores pequenos a lógica é a mesma, claro que nem só potência e torque interessam, mas olhando especificamente pra isso chego ao meu critério: Quanto maior a faixa útil (onde o motor rende mais torque) melhor o motor, independente dela aparecer em giro mais alto ou mais baixo. Se um motor tem uma faixa útil curta ele geralmente tem mais marchas e se o torque aparece em uma faixa muito alta é preciso trabalhar mais com o câmbio pra manter o giro alto.
Minha preferência pessoal é por motores mais lineares e que tenham a faixa útil em giro mais baixo, mas que tenham uma faixa útil ampla, caso não tenha acaba se transformando em uma exceção como o da NC7xx, que é linear mas tem uma faixa útil muito estreita e em giro baixo, igual de carro. Caso a faixa útil seja estreita eu prefiro ela em giro alto, mesmo que isso signifique trocar mais marchas.
Bandit 1250: Linear dos 2 aos 7mil RPM (75 ft.lb)

V-estrume 1000: Linear dos 3,5 aos 7mil RPM (68 ft.lb)

Na prática isso que aparece nos gráficos se percebe.
Outros exemplos:
Versys 1000: Linear dos 3,3 aos 8,3mil RPM (70 ft.lb)

Harley Davidson Milwaukee-Eight 114: Não é um motor linear, mas entrega mais de 70 ft.lb de torque (com impressionantes 110 em 1,7mil) dos 1,7 aos 5,4mil RPM

Se olhar pra motores pequenos a lógica é a mesma, claro que nem só potência e torque interessam, mas olhando especificamente pra isso chego ao meu critério: Quanto maior a faixa útil (onde o motor rende mais torque) melhor o motor, independente dela aparecer em giro mais alto ou mais baixo. Se um motor tem uma faixa útil curta ele geralmente tem mais marchas e se o torque aparece em uma faixa muito alta é preciso trabalhar mais com o câmbio pra manter o giro alto.
Minha preferência pessoal é por motores mais lineares e que tenham a faixa útil em giro mais baixo, mas que tenham uma faixa útil ampla, caso não tenha acaba se transformando em uma exceção como o da NC7xx, que é linear mas tem uma faixa útil muito estreita e em giro baixo, igual de carro. Caso a faixa útil seja estreita eu prefiro ela em giro alto, mesmo que isso signifique trocar mais marchas.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
Sim eu penso da mesma maneira. Olhar apenas um dado isolado, como apenas o número de cilindros ou apenas cilindrada ou potência máxima ou torque máximo ou o peso da moto só é válido quando se joga super trunfo.minholi escreveu: 11 Fev 2020, 09:50 Quando encontro os gráficos de torque e potência das motos (no site da Akrapovic tem uns bons) eu procuro sempre analisar a faixa útil de torque...
... Se olhar pra motores pequenos a lógica é a mesma, claro que nem só potência e torque interessam, mas olhando especificamente pra isso chego ao meu critério: Quanto maior a faixa útil (onde o motor rende mais torque) melhor o motor, independente dela aparecer em giro mais alto ou mais baixo. Se um motor tem uma faixa útil curta ele geralmente tem mais marchas e se o torque aparece em uma faixa muito alta é preciso trabalhar mais com o câmbio pra manter o giro alto.
E vou além, não há nada que substitua experimentar uma moto, fazer teste drive. Todas as motos que comprei eu fiz teste drive antes, objetivando três coisas:
- primeiro ver se eu me adapto ergonomicamente à moto, porque se a ergonomia for ruim para mim e eventualmente não for possível mexer nisso, não adianta a moto ser maravilhosa;
- segundo, avaliar essa condição de "tocada", se eu não conseguir me adaptar à tocada que a moto pede, também não adianta comprá-la;
- por último, mas não menos importante: comparar, se possível, a moto com outros modelos similares.
Ela entrega os 110 ft.lb dos 1.700 aos 3.000 rpm e na prática você raramente passa dos 3.000 rpm com uma moto dessas. Em tocada padrão de estrada, eu ficava sempre entre 2.500 a 3.000 rpm com a FX TC88.minholi escreveu: 11 Fev 2020, 09:50 Harley Davidson Milwaukee-Eight 114: Não é um motor linear, mas entrega mais de 70 ft.lb de torque (com impressionantes 110 em 1,7mil) dos 1,7 aos 5,4mil RPM

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
rapaisss tá explicado pq eu achei esse 114 uma dilícia qdo fiz test drive dele rsss
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
4 cilindros entrará em extinção em breve, tal como as SS que já estão démodé
- Saurus
- Mito
XT600E: Big single, pouca potência e muito torque, pouca velocidade final, a faixa "útil" do motor é entre 2,5K e 4K rpm, sobe muito bem qualquer piranbeira, anda bem na terra e na lama, etc. Delícia de moto para minha forma de guiar. O mesmo se aplica à XT660R e derivadas e RE Classic 500.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Brutal o motorzão!b0fh escreveu: 11 Fev 2020, 12:38 rapaisss tá explicado pq eu achei esse 114 uma dilícia qdo fiz test drive dele rsss
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum