Quão difícil é comprar uma moto usada?
Quão difícil é comprar uma moto usada?
Sem wel come, tenho uma conta antiga que não lembro mais, já fui apresentado pra fera.
Vou contextualizar:
Essa conta antiga, esse desejo antigo de ter uma moto vem desde quando tirei a carta, há 10-11 anos. Só agora que realmente tá tudo estabilizado, já tenho uma grana guardada e outra reservada pra pegar uma moto.
Vou usar só em final de semana de sol, bem coxinha mesmo. Moro em uma cidade perto do circuito das águas, então lugar legal pra visitar por perto não vai faltar..
Mas vai ser minha primeira moto! Nunca andei, tirando auto escola e algumas vezes em uma bros na fazenda.
Aí vai a dúvida do título, pra alguém zero experiente, quão difícil é comprar uma moto usada sem ser enganado e comprar uma bomba?
Minha ideia sempre foi gastar 12-15k e pegar uma ninja 300, mas acho que pegar uma usada vai ser muita loteria por conta de como elas são usadas.. E queria uma com ABS
aí a cabeça muda e fica entre as zero.. pagar 20k em uma BMW G310r? 25 pila em uma R3? A ninja 400 me recuso a pagar por conta do preço absurdo de manutenção.
Mas apareceu uma KTM duke 390, 2019 por 21.5k, com 13mkm rodados. E tá aqui na roça já. O que me dizem dela? O que devo olhar quando for avaliar a moto, não só chutar os pneus?
Vou contextualizar:
Essa conta antiga, esse desejo antigo de ter uma moto vem desde quando tirei a carta, há 10-11 anos. Só agora que realmente tá tudo estabilizado, já tenho uma grana guardada e outra reservada pra pegar uma moto.
Vou usar só em final de semana de sol, bem coxinha mesmo. Moro em uma cidade perto do circuito das águas, então lugar legal pra visitar por perto não vai faltar..
Mas vai ser minha primeira moto! Nunca andei, tirando auto escola e algumas vezes em uma bros na fazenda.
Aí vai a dúvida do título, pra alguém zero experiente, quão difícil é comprar uma moto usada sem ser enganado e comprar uma bomba?
Minha ideia sempre foi gastar 12-15k e pegar uma ninja 300, mas acho que pegar uma usada vai ser muita loteria por conta de como elas são usadas.. E queria uma com ABS
aí a cabeça muda e fica entre as zero.. pagar 20k em uma BMW G310r? 25 pila em uma R3? A ninja 400 me recuso a pagar por conta do preço absurdo de manutenção.
Mas apareceu uma KTM duke 390, 2019 por 21.5k, com 13mkm rodados. E tá aqui na roça já. O que me dizem dela? O que devo olhar quando for avaliar a moto, não só chutar os pneus?
- Optimus Leo
- Mito
Re: Quão difícil é comprar uma moto usada?
O mais facil na tua situação, é chamar um amigo, conhecido ou familiar que manje. Ou pagar um mecânico de confiança.
Falar o que revisar na moto é facil, ta cheio de paginas de internet falando o que tem que olhar e como, mas para alguém sem experiência nenhuma, pode nem perceber direito o que tem que ver! Essas coisas não se aprendem de um dia pro outro.
Falar o que revisar na moto é facil, ta cheio de paginas de internet falando o que tem que olhar e como, mas para alguém sem experiência nenhuma, pode nem perceber direito o que tem que ver! Essas coisas não se aprendem de um dia pro outro.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Assino embaixo!Optimus Leo escreveu:O mais facil na tua situação, é chamar um amigo, conhecido ou familiar que manje. Ou pagar um mecânico de confiança.
A melhor opção, para mim, seria um mecânico.
Se você já conhece alguém que tenha moto, verifiquem quem é o tal mecânico de confiança.
Enviado de meu ONEPLUS A6000 usando o Tapatalk
MSM, no momento.
Versys 650 2012, 15k km em quase três anos
Shadow 2007, 11k km em 15 meses (jul/2012-out/2013)
Versys 650 2012, 15k km em quase três anos
Shadow 2007, 11k km em 15 meses (jul/2012-out/2013)
- jucie
- Motociclista
MousePad, se eu fosse voce iria na moto mais barata que inspire confianca, afinal voce ainda nao tem experiencia de moto. Voce ainda vai descobrir se na pratica voce vai gostar de andar de moto. Na teoria voce gosta. Vamos descobrir se na pratica tambem vai gostar.
E por que uma moto barata? Porque elas se vendem mais facilmente. Se voce nao gostar, vende rapido. Caso contrario, se voce gostar da brincadeira, ela sera ideal como primeira moto, porque a primeira moto sofre mais. E' triste mais e' verdade. A gente erra, derruba a moto, arranha, quebra retrovisor, a primeira sofre mais. Sendo baratinha fica mais facil manter.
E como vai ser sua primeira moto, mesmo sendo pequena, vai te emocionar do mesmo jeito, como se fosse uma moto grande.
Nesse meio tempo voce vai andar com a moto, fazer amizades, vai conhecer as oficinas da sua regiao, vai descobrir quais caminhos voce gosta mais, qual o estilo de passeio te agrada mais. Tem gente que gosta de andar devagarinho, curtindo a paisagem, conversando com garupa. Ja' tem gente que gosta de correr na rodovia. Tem gente que gosta de andar pelo meio do mato em estrada de terra (eu, por exemplo). Tem que goste de passear perto, tem quem prefere ir longe. Para cada uma dessas atividades tem uma moto mais indicada.
Quando voce ja' estiver se sentindo mais `a vontade voce vende a motinha e compra uma maior. Ai' sim voce gasta mais.
E por que uma moto barata? Porque elas se vendem mais facilmente. Se voce nao gostar, vende rapido. Caso contrario, se voce gostar da brincadeira, ela sera ideal como primeira moto, porque a primeira moto sofre mais. E' triste mais e' verdade. A gente erra, derruba a moto, arranha, quebra retrovisor, a primeira sofre mais. Sendo baratinha fica mais facil manter.
E como vai ser sua primeira moto, mesmo sendo pequena, vai te emocionar do mesmo jeito, como se fosse uma moto grande.
Nesse meio tempo voce vai andar com a moto, fazer amizades, vai conhecer as oficinas da sua regiao, vai descobrir quais caminhos voce gosta mais, qual o estilo de passeio te agrada mais. Tem gente que gosta de andar devagarinho, curtindo a paisagem, conversando com garupa. Ja' tem gente que gosta de correr na rodovia. Tem gente que gosta de andar pelo meio do mato em estrada de terra (eu, por exemplo). Tem que goste de passear perto, tem quem prefere ir longe. Para cada uma dessas atividades tem uma moto mais indicada.
Quando voce ja' estiver se sentindo mais `a vontade voce vende a motinha e compra uma maior. Ai' sim voce gasta mais.
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
minha experiência com coisa barata...
você não vai gostar e vai querer vender.
coisa barata é para dois tipos de pessoas: as que precisam e não tem, e as que sabem o que quer.
você não vai gostar e vai querer vender.
coisa barata é para dois tipos de pessoas: as que precisam e não tem, e as que sabem o que quer.
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
Eu iria na R3!
Sobre o que olhar na moto, o Rods tem 2 vídeos no canal dele, de como analisar um anúncio nos classificados, e o que verificar na moto na hora da compra. São muito bons. Procura o tópico de vídeos de manutenção dele aqui no m@d, depois entra no canal do youtube para achar esses outros que eu disse.
Sobre o que olhar na moto, o Rods tem 2 vídeos no canal dele, de como analisar um anúncio nos classificados, e o que verificar na moto na hora da compra. São muito bons. Procura o tópico de vídeos de manutenção dele aqui no m@d, depois entra no canal do youtube para achar esses outros que eu disse.
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Atual: Sportster 97
Atual: Sportster 97
Dessas motos que você falou eu iria de Ninja 300 se tiver com pouca grana, ou de R3 se tiver mais disponibilidade para chutar o pau. Eu não pegaria nem a BMW G310 nem a KTM Duke 390.
Sergio
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Independente de qual moto usada comprar, tenha em mente que irá gastar de 10 a 30% do valor do veículo na revisão, troca de pneus, etc.
A mesma dica vale para carros. Sempre negociei assim e sempre mantive os custos dentro do previsto.
A mesma dica vale para carros. Sempre negociei assim e sempre mantive os custos dentro do previsto.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
- Optimus Leo
- Mito
Não sei que motos vcs compram que tem que gastar isso em revisão, já comprei veiculos e uma semana depois já peguei estrada, tudo suave.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
- maverickint
- Roda Presa
O Minholi está colocando como base a bicheira que ele comprou do Euclides aqui do M@D. Kkkkk
FAN 125 Elétrica 2012 Preta - EX
Twister 2007 Vermelha - EX
Shadow 99/00 - EX
Tornado 2005 Preta - Atual
CB500 2003/2003 Preta - Atual
XRE 300 2015/2015 Vermelha - Atual
Vivendo e Aprendendo esse é o lema da vida...
Ando devagar pois tenho certeza que chegarei, se andasse rápido poderia não chegar
Shadow 99/00 - EX
Ando devagar pois tenho certeza que chegarei, se andasse rápido poderia não chegar
Valeu pelas respostas!
Fui com um amigo ver a Duke 390 aqui da cidade, o cara deixou eu dar uma volta, gostei. Não senti "medo" andando nela, mas no final das contas o amigo que era entendido de motos era mais um chutador de pneus, manja quase nada. Então descartei essa por hora, tá pesando também o fato da concessionária mais perto ser meio longe e de não ter ninguém aqui pra mexer na moto.
Como não to com pressa, vou esperar a CB500 nova, parece que a 2020 ficou bem legal, vamos ver se não vai extrapolar muito o orçamento.
Mas dependendo do que aparecer aqui barato, eu abraço.
Fui com um amigo ver a Duke 390 aqui da cidade, o cara deixou eu dar uma volta, gostei. Não senti "medo" andando nela, mas no final das contas o amigo que era entendido de motos era mais um chutador de pneus, manja quase nada. Então descartei essa por hora, tá pesando também o fato da concessionária mais perto ser meio longe e de não ter ninguém aqui pra mexer na moto.
Como não to com pressa, vou esperar a CB500 nova, parece que a 2020 ficou bem legal, vamos ver se não vai extrapolar muito o orçamento.
Mas dependendo do que aparecer aqui barato, eu abraço.
Esqueceu de falar de vai ter garupa nos passeios. Muito gordo, muito alto ?
Pela objetivo de passeio final de semana com sol. Estou te achando mais com pique de custom do que esportiva.
Du.
Enviado de meu ASUS_X00QD usando o Tapatalk
Pela objetivo de passeio final de semana com sol. Estou te achando mais com pique de custom do que esportiva.
Du.
-
Helder.soares
- Dinossauro
Ontem vi um cara de uns 2 metros de altura, uns 120kg em cima de uma xj6, com alforges e algumas franjas de couro... Pqp.. bizarro...
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
@Du sou magro e 1,75.
Não sou muito alto, mas acho que não teria muitos problemas.
A ideia e pegar uma esportiva porque moro do lado do Velocitta,e sempre tem uns cursos de pilotagem que parecem bem organizados. Não curto muito customs não..
A ideia e pegar uma esportiva porque moro do lado do Velocitta,e sempre tem uns cursos de pilotagem que parecem bem organizados. Não curto muito customs não..
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Antes dessa comprei algumas outras em que tive que trocar pneus, bateria, bomba de gasolina, relação, fluídos, óleo, filtro... Não tem como escapar, a não ser que compre com pouquíssimo uso.maverickint escreveu:O Minholi está colocando como base a bicheira que ele comprou do Euclides aqui do M@D. Kkkkk
Compre uma moto grande usada e só no básico (pneus, relação, pastilhas, velas, óleo, filtro, fluídos) já vai passar dos 10% que citei bem fácil
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
- Renato_sbc
- Roda Presa
ABS em moto não faz os milagres que faz em carros, então se achar alguma sem não a descarte por conta disso, ainda mais se vai fazer cursos de pilotagem. A primeira lição prática será usar menos a embreagem, e a segunda frear segurando a moto com as coxas.
- maverickint
- Roda Presa
Sei bem como e Minholi, quando comprei a CB 500 2003 gastei fácil 15% do valor FIPE da moto, pois a primeira coisa que faço nas minhas motos e trocar todos os fluidos mesmo que o vendedor tenha dito ou tenha feito, pois assim me programo para as futuras manutenções preventivas.minholi escreveu:Antes dessa comprei algumas outras em que tive que trocar pneus, bateria, bomba de gasolina, relação, fluídos, óleo, filtro... Não tem como escapar, a não ser que compre com pouquíssimo uso.maverickint escreveu:O Minholi está colocando como base a bicheira que ele comprou do Euclides aqui do M@D. Kkkkk
Compre uma moto grande usada e só no básico (pneus, relação, pastilhas, velas, óleo, filtro, fluídos) já vai passar dos 10% que citei bem fácil
FAN 125 Elétrica 2012 Preta - EX
Shadow 99/00 - EX
Shadow 99/00 - EX
-
sirangelo
- Motociclista
Pra quem não tem algo específico em mente, eu iria de CB 500 F. Tem 2014 ou 2015 com ABS que já supre as necessidades que vc listou.
De autódromo não entendo nada. Só sei que se gasta muito pneu e pastilha de freio.MousePad escreveu:@Du sou magro e 1,75.
Talvez dar um pulo lá e conversar. Comprar o mesmo tipo de moto que usam lá para os rachas.
Du.
- Renato_sbc
- Roda Presa
Ótima idéia!Du escreveu: 03 Jan 2020, 19:11 Talvez dar um pulo lá e conversar. Comprar o mesmo tipo de moto que usam lá para os rachas.