Yamaha 2020

Grupo de discussão geral sobre motos.
LUBIG
Roda Presa

Yamaha 2020

Mensagem por LUBIG »

Olhando no site da Yamaha Brasil, verifiquei que não ha mais nenhuma moto 04 cilindros zero km à venda no Brasil. É a unica das 04 grandes Japonesas que não tem esse tipo de motorização. Uma pena.
Kuati
Mito

Re: Yamaha 2020

Mensagem por Kuati »

Pelo título do tópico achei q entraria aqui e veria toda a linha 2020 da Yamaha...

Mas não vejo problemas com a falta das 4 cilindros qdo ela tem as 3 cilindros.

[ ]'s
Imagem
LUBIG
Roda Presa

Mensagem por LUBIG »

KKK foi só um desabafo...
De qualquer modo segue o link
https://www2.yamaha-motor.com.br/motos/urbano/
Lucas_1
Roda Presa

Mensagem por Lucas_1 »

Kuati escreveu: 13 Dez 2019, 15:00 Pelo título do tópico achei q entraria aqui e veria toda a linha 2020 da Yamaha...

Mas não vejo problemas com a falta das 4 cilindros qdo ela tem as 3 cilindros.

[ ]'s
Vide a Triumph
Responsável pelo bom humor do MAD
LUBIG
Roda Presa

Mensagem por LUBIG »

É que para os que gostam da marca e dos motores 04 cil.em linha, fica uma certa frustração...
Du
Motociclista

Mensagem por Du »

Tirando as esportivas. 4 cilindros só consigo lembrar da Versys 1000 e da Z900 RS.

Du.

Enviado de meu ASUS_X00QD usando o Tapatalk

Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Putz, não sabia que não vendia mais R1
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

Kokimoto escreveu: 13 Dez 2019, 20:37 Putz, não sabia que não vendia mais R1
Se não me engano, a Nova r1 nunca foi vendida oficialmente pela yamaha
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Reinke
Motociclista

Mensagem por Reinke »

poucas CC no sul

Imagem
Fat Boy 2012 - 96B, K&N, VH-JJ, Seca 16"
jucie
Motociclista

Mensagem por jucie »

O mercado para motos 4 cilindros encolheu a ponto de nao compensar mais para as fabricas manter a producao.
E por que encolheu? Primeiro que a meninada de hoje nao e' tao fissurada em motos velozes como nos eramos.
Antes todo motociclista tinha o sonho de um dia possuir uma 4 cilindros e para muitos era um desejo factivel.
Hoje pouca gente se interessa e dos que se interessam poucos tem condicoes financeiras de comprar e manter.
Por ai voce ja' tira que tem menos pilotos "apaixonados" por 4 canecos que antes. Entao vamos pela razao:
Pra andar dentro da cidade, 4 canecos nao compensa. Bebe demais e anda na mesma velocidade que uma CG.
Pra andar na rodovia, tem radar pra todo lado. Quando voce nao e' roubado pelo radar, e' roubado pelo ladrao.
Quando nao e' roubado pelo ladrao na primeira esquina, e' roubado pela seguradora enterrando a faca sem do'.
Se for "tocar o foda-se" e usar uma 4 canecos como ela foi feita pra ser usada os pneus macios duram pouco.
Manutencao basica de moto 4 cilindros e' pra quem pode, nao e' pra quem quer. O entusiasmo acaba rapidinho.
O mercado de 4 cilindros usadas e' inundado de ofertas de motos boas e baratas, de quem nao aguenta manter.
Quando voce soma tudo isso da' pra entender por que uma fabrica opta por encerrar uma linha de producao.
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Só completando o comentário do Jucie:

A grande maioria dos antigos Jaspion pegou outros rumos. Parte deles foi para as big trail, parte foi pras HDs, parte foi para os SUVs e parte foi para o sofá...

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk

Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
LUBIG
Roda Presa

Mensagem por LUBIG »

jucie escreveu: 14 Dez 2019, 11:10 O mercado para motos 4 cilindros encolheu a ponto de nao compensar mais para as fabricas manter a producao.
E por que encolheu? Primeiro que a meninada de hoje nao e' tao fissurada em motos velozes como nos eramos.
Antes todo motociclista tinha o sonho de um dia possuir uma 4 cilindros e para muitos era um desejo factivel.
Hoje pouca gente se interessa e dos que se interessam poucos tem condicoes financeiras de comprar e manter.
Por ai voce ja' tira que tem menos pilotos "apaixonados" por 4 canecos que antes. Entao vamos pela razao:
Pra andar dentro da cidade, 4 canecos nao compensa. Bebe demais e anda na mesma velocidade que uma CG.
Pra andar na rodovia, tem radar pra todo lado. Quando voce nao e' roubado pelo radar, e' roubado pelo ladrao.
Quando nao e' roubado pelo ladrao na primeira esquina, e' roubado pela seguradora enterrando a faca sem do'.
Se for "tocar o foda-se" e usar uma 4 canecos como ela foi feita pra ser usada os pneus macios duram pouco.
Manutencao basica de moto 4 cilindros e' pra quem pode, nao e' pra quem quer. O entusiasmo acaba rapidinho.
O mercado de 4 cilindros usadas e' inundado de ofertas de motos boas e baratas, de quem nao aguenta manter.
Quando voce soma tudo isso da' pra entender por que uma fabrica opta por encerrar uma linha de producao.
Russo escreveu: 14 Dez 2019, 12:36 Só completando o comentário do Jucie:

A grande maioria dos antigos Jaspion pegou outros rumos. Parte deles foi para as big trail, parte foi pras HDs, parte foi para os SUVs e parte foi para o sofá...

A kawasaki está na contramão do mercado então
Ainda vendem zx 6 zx 10 ZR900 Versys 1000
Demo
Mito

Mensagem por Demo »

Screenshot_2019-12-14-20-35-05-338_com.android.chrome.jpg
Screenshot_2019-12-14-20-35-12-643_com.android.chrome.jpg
Tudo 4 em linha!

Mas aqui é uma merda, só pra andar de moto de 6 a 8 meses no ano!!
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
ALUANI
Dinossauro

Mensagem por ALUANI »

eu mesmo não quis mais motos 4cil, nem rodar jaspion, muito brother morrendo, muita multa, conforto, consumo...achei outros prazeres, tipo a nc, a biz, e já estou na busca de uma terceira, talvez uma shadow(nunca tive custom) uma nc do primeiro modelo C-ABS...estou na busca.
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

O que ė mais barato de fazer?? Um motor 3 Cil ou 4 Cil??

Um carro com motor 3 Cil custa menos do que o mesmo carro com motor 4 Cil??

Façam as contas, o resto é lorota de montadora pra te fazer acreditar que um é melhor que outro.

Enviado de meu Redmi Note 8 usando o Tapatalk

Helder.soares
Dinossauro

Russo escreveu: 14 Dez 2019, 12:36 Só completando o comentário do Jucie:

Eu mesmo.. migrei por conta do alto índice de roubos...
Senão estaria rodando de 4cilindros no dia a dia...

Sobre consumo e manutenção... Se engana quem acredita que os 3cilindros economiza em algo na hora de meter a chave...

Manutenção normal de moto grande é relação a cada 40-50k km (2500 bolsos).. pneu a cada 10k km(1800 bolsos) e óleo que, por conta da km do intervalo da troca, sai quase o mesmo preço de uma cg tratada com óleo decente...
Barros_RN
Motociclista
Contato:

Mensagem por Barros_RN »

Semana passada vi esse vídeo o Youtube que o camarada explica a estratégia mundial da Yamaha falando justamente disso... 4cc ficaram somente a R6 e R1.
O resto são 3 e 2 cilindros.

----------------------------------------------------------------------
Quando TUDO falhar e nada mais resta a fazer, leia o Manual de Instruções.
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

jucie escreveu: 14 Dez 2019, 11:10 O mercado para motos 4 cilindros encolheu a ponto de nao compensar mais para as fabricas manter a producao.
Falou, falou, falou e não disse nada correto...outro que está cortando o palpitometro no Redline a la Saurus. O cenario é beeeeeeeem mais complexo que uma simples observação e palpites baseados na experiencia pessoal morando em SP. Que aliás, o mercado aqui não influencia em nada o mercado do resto do mundo (aqui só se vende CG na real, motos de alta cc são uns modelos pingados comparado com o volume de vendas da CG e outras motos, tipico de um mercado de republiqueta de terceiro mundo)

Primeiro, as 600 existem porque as categorias de Supersport requeriam modelos de 4 cil e 600 para efeitos de homologação. As 600 4cil nasceram da competição e existem para a competição. O fato do motor ter sido adotado em outros estilos de moto mais civilizadas, é justamente porque por muito tempo, 600cc foi uma das cilindradas "standar" baseadas em competições. Assim como 750 já foi um dia, até sumirem (viraram 1000 superbike e ai entraram as 600 supersport).

Segundo, tirando efeitos de homologação, a maioria das pessoas não tem incentivo para comprar uma 600. Ou vão para a 1000, ou compram uma moto menor, e recentemente, os modelos bi e tricilindricos.

Terceiro, a aparição de modelos bi e tri cilindro são por coisas de downsizing, similar a como agora em muitos carros usam turbo em motores pequenos para aumentar a eficiencia volumetrica.

Outro ponto é que a existencia de 4cil 600 sempre foi comandada pelas competições, mas ao mesmo tempo para se manter atuais e superar a concorrencia, tem que se investir pesadamente em R&D, então fica meio que num paradoxo. Diminuindo as vendas, as montadoras não tem mais incentivo e dinheiro para investir em tecnologia nova. Sem tecnologia nova de ponta e diferencial sobre a concorrência, o povo não sente interesse em comprar. A real é que as 600 supersport por um bom tempo foi o setor mais disputado do mercado, as motos eram sempre muito inovadoras e no limite da tecnologia, porém, a margem de lucro pras montadoras era das menores. As 4 grandes faziam as motos por identidade de marca, tipo modelo flagship, algo que não gera muito lucro mas agrega valor a marca, e ajuda na venda do resto do lineup.

A questão também nos remete as 250 e 400 de 4cil que foram muito populares no Japão e outros mercados, a pesar das motos serem o melhor do melhor, com a melhor tecnologia, performance incrivel, peças e componentes top, a real é: desenvolver uma moto pequena custa o mesmo que uma moto grande (estou falando de uma moto pequena com o melhor do melhor, não de CG). Mas ai, tirando circunstancias espeficicas de alguns mercados, como por exemplo o japonês, aonde a habilitação escalonada justificava en certa forma a existência de modelos 250 e 400 com a melhor tecnologia disponivel, fica muito dificil querer justificar a diferença de preço de uma moto menor vs uma maior, cara prefere comprar uma 1000 sobre uma 600 porque o "custo beneficio" é melhor (Não é tão simples assim, mas na final do dia nego quer pagar o melhor preço por uma moto "maior e melhor"). Assim como as 250 e 400 4cil japonesas só foram possiveis na época devido a bonanza da economia asiatica, especialmente no Japão, a crise economica mundial de 2008 tem tido efeitos contrarios as 600 4cil. Motos que já fica dificil de justificar seu custo e não são rentaveis

Antigamente, com leis de emissões menos rigorosas, menos necesidade das motos ter tanta tecnologia embarcada e aonde ainda não se havia atingido a ápice do performance, era possivel justificar as 600 4cil mesmo não sendo as mais rentaveis pra montadora, já que vendiam bem então o volume de vendas justificava a existência delas. As regulações de supersport conflitam com a nova Euro4. Só é questão de tempo que a categoria seja repaginada para permitir motorização moderna que cumpra as regulações. Todo motor de competição (os motores 600 4cil são isso, indepedente se terminam sendo usados numa moto mais "civilizada), a premissa é sempre a mesma: extrair a maior potência possivel.

Basicamente existem 3 formas de aumentar potência:

1) Aumentar cilindrada
2) Indução forçada
3) Giro mais alto

Se aumentamos a cilindrada, já não seriam 600. Indução forçada em motos não é homologado nas principais competições. Então só nos resta a terceira opção, giro mais alto. Porém, é a mais cara e complicada de realizar. Componentes mais leves, porém resistentes. Todo o trem valvular de materiais exóticos, o que encarece ainda mais o projeto. E tem a questão que para produzir potência em alto giro, tem que existir um overlap de válvulas, mas dito overlap faz que em baixas o motor seja fraco, gaste combustivel incessariamente e por tanto, as emissões são altas. Um solução seria adotar sistemas de temporização de valvulas variavel, mas isso não é barato e botar isso numa 600 só aumentaria ainda mais o preço, fazendo que clientes se interessem menos e a margem de lucro da montadora diminua também.

Resumindo, as 600 nasceram para representar o melhor do melhor do mundo das motos, mas chegou um ponto aonde na disputa por superar a concorrente, terminou fazendo que terminassem não sendo possivel justificar mais a existência delas.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Helder.soares
Dinossauro

ver 600 andar perto das 1000 é top demais... perdem um pouco só na reta.. um exemplo.. a melhor supersport do superbike brasil vira interlagos 3 segundos acima do recorde da pista (com o eric granado pilotando na 1000.. acho que de 600, se fosse ele pilotando, estaria mais proximo)... isso em 4km de pista.. ou seja.. moto mais leve.. bem melhor que 1000. mas milona vende por conta do status...
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Uma 600SS é mais moto do que 90% dos mortais jamais poderão pilotar...só piloto profissional mesmo para tirar tudo que a 1000 pode oferecer por encima da 600.

Porém, pra pilotos de reta e boy do postinho, as 1000 tem mais status. E aquilo que mencionei, quando a 600 custa quase o preço da 1000, o povo acha "mais melhor" ir pela 1000 mesmo.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Responder