Qual a moto ideal para um UP?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Dogue
Roda Presa

Qual a moto ideal para um UP?

Mensagem por Dogue »

Amigos, como alguns devem saber, estou com um projeto de viagem para o Deserto do Atacama, em julho/2009 e pretendo fazer um UP na minha moto. Atualmente tenho uma GS500 que estou vendendo, pois quero fazer esta viagem com uma moto que seja mais confortável para longas distâncias, uma vez que moro em Cuiabá/Mato Grosso e toda viagem implica em percorrer grandes distancias. Prefiro partir pra uma 0 km, mesmo que isto resulte em um financiamento, de uma moto que não ultrpasse os R$ 34.000. Não tenho experiência em trilhas mas acho que a moto que vou preferir deve me permitir andar em "boas" estradas de terra, cascalho, rípio, que seja, talvez até uma lama "light" em casos extremos. Tenho 1,89m e peso 115 kg e normalmente ando só, sem garupa. Já pensei nas Bandits 650 e 1250, mas uma moto destas me limita ao asfalto, semprei fui apaixonado pela GSX750F (a mônica), mas tb para terra não dá, ainda mais agora me vem a sua substituta a GSX650F, lindíssima para me atormentar as idéias. Mas resisto pois nessas nossas estradas, a manutenção de uma moto assim não fica barato. Eis que surge agora o lançamento da Suzuki V-Strom DL-650 e uma nova paixão se inicia, mas tenho cá minhas dúvidas, primeiro após sonhar tanto com um motor 4 cilindros, vou permanecer nos 2 cilindros, tudo bem, agora em V com 90º, refrigeração líquida, injeção eletrônica e depois por já ter lido que a V-Strom é tida como uma moto de uso misto, mas que não se espere muito dela em terra. Enfim, o que faço? Parto para uma V-Strom DL-650 0 km? Uma V-Strom DL-1000 usada? Espero a Teneré? Será que consigo melhorar o desempenho das V-Strom na terra com outro tipo de pneus, sem comprometer em muito no asfalto? Agradeço as opiniões dos amigos do fórum.
Reinke
Motociclista

Re: Qual a moto ideal para um UP?

Mensagem por Reinke »

qual trajeto voce vai fazer de cuiaba pro atacama ? vai pegar terra ?

acho melhor esperar a VStrom 650 chegar para ler as opiniões sobre ela,
a principio sem conhecer seu roteiro para esta viagem ficaria entre a XT660 e VStrom 650
dependendo do roteiro da para ir mais para street, mas de preferencia fique com as injetadas para a altitude
Fat Boy 2012 - 96B, K&N, VH-JJ, Seca 16"
Ângelo-RJ
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Ângelo-RJ »

Dogue... eu já ía falar da Mônica... mas a bichinha na lama fica difícil pra ela!
Rapaz... a V-Strom é máquina pra caramba. Mesmo com os pneus originais, não vai fazer feio na terra não! E ainda é linda!!!! Qualquer uma delas!

Grande abraço e boa escolha, amigo!
Fique na Paz do Senhor!!!
Ângelo-RJ
B65S
GSR 150i
Dogue
Roda Presa

Mensagem por Dogue »

Legion_maul escreveu:A nova V-Strom 650 seria uma escolha interessante e sairia pelo valor q vc quer. O bom também é q vc seria "cobaia" e iria nos atualizando sobre o desempenho dela nas estradas }:) ;-)
huahuahuahuahua... não sei pq, mas sinto algo de podre neste "cobaia"! :lol:
Dogue
Roda Presa

Mensagem por Dogue »

Reinke escreveu:qual trajeto voce vai fazer de cuiaba pro atacama ? vai pegar terra ?

a principio sem conhecer seu roteiro para esta viagem ficaria entre a XT660 e VStrom 650
dependendo do roteiro da para ir mais para street, mas de preferencia fique com as injetadas para a altitude
Reinke

Vou descer até Foz do Iguaçu pois alguns amigos de Curitiba querem me acompanhar nesta aventura. Vamos pegar estradas boas de asfalto pela Argentina e Chile, mas sabe como é né, de V-Strom no deserto do Atacama vou encarar uns bons passeios pelo deserto em lugares que os demais mortais não chegarão e espero fazer lindas fotos lá, óbviamente que amparado por um bom GPS, ou corro o risco de nunca mais voltar... Tem tb o problema do período do ano programado pra a viagem, por ser pleno inverno e a travessia pela Cordilheira dos Andes apresentar risco de nevadas... Será que consigo passar por uma dessas de V-Strom? Já falei pra o resto da turma... Vendam as Bandits e comprem suas V-Stroms!!!!
Dogue
Roda Presa

Mensagem por Dogue »

Ângelo Romão escreveu:Dogue... eu já ía falar da Mônica... mas a bichinha na lama fica difícil pra ela!
Rapaz... a V-Strom é máquina pra caramba. Mesmo com os pneus originais, não vai fazer feio na terra não! E ainda é linda!!!! Qualquer uma delas!

Pô Angelo! Fala da Mõnica não... meu coração até dói. Mas ainda vou ter uma, talvez para a cidade ou viagens mais tranquilas.
Abraço.
andress
Motoqueiro

Mensagem por andress »

Dogue escreveu:
Ângelo Romão escreveu:Dogue... eu já ía falar da Mônica... mas a bichinha na lama fica difícil pra ela!

Pô Angelo! Fala da Mõnica não... meu coração até dói. Mas ainda vou ter uma, talvez para a cidade ou viagens mais tranquilas.
Abraço.
Ai xomano, sou de Cuiaba tambem, bora trocar umas ideias ai qualquer hora entao... Eu tinha uma monica que vendi a 2 meses... Eu iria de V-Strom hein! ;-)
}:)
"Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor"
"naquele tempo, em 1974, ele teve a visao do falcao peregrino e o desejou, e, em 2012 ele chegou, branco como uma noiva..." - andress, 13:40
Dogue
Roda Presa

Mensagem por Dogue »

andress escreveu:
Dogue escreveu:

Abraço.
Ai xomano, sou de Cuiaba tambem, bora trocar umas ideias ai qualquer hora entao... Eu tinha uma monica que vendi a 2 meses... Eu iria de V-Strom hein! ;-)

opsss... inté que enfim apareceu alguém aqui da cuiabania! Demorou... Então eu moro mesmo em Várzea Grande, aqui ao seu lado e sou prof. lá na Unirondon. Tem a turma do Flechas do Asfalto que às quartas-feiras se reúnem alí no posto ao lado da UNIC. Sou amigo do Carlão, conhece a turma lá? A minha GS500 reformei toda alí no Neto na Miguel Sutil (Neto Moto Import), com o Wellington. Agora estou sem ela pois a deixei para vender em São Paulo com amigos para fazer este UP. Acho que a V-Strom é o ideal para mim, mas vou aguardar fevereiro ou março para fazer o negócio. Vamos marcar aí de tomar umas... Abraço!
andress
Motoqueiro

Mensagem por andress »

Dogue escreveu:
andress escreveu:
Dogue escreveu:

Abraço.

opsss... inté que enfim apareceu alguém aqui da cuiabania! Demorou... Então eu moro mesmo em Várzea Grande, aqui ao seu lado e sou prof. lá na Unirondon. Tem a turma do Flechas do Asfalto que às quartas-feiras se reúnem alí no posto ao lado da UNIC. Sou amigo do Carlão, conhece a turma lá? A minha GS500 reformei toda alí no Neto na Miguel Sutil (Neto Moto Import), com o Wellington. Agora estou sem ela pois a deixei para vender em São Paulo com amigos para fazer este UP. Acho que a V-Strom é o ideal para mim, mas vou aguardar fevereiro ou março para fazer o negócio. Vamos marcar aí de tomar umas... Abraço!
Eu não faço parte de nenhum grupo, mas sempre to indo andar a toa la no Blues Bar... Bora marcar de tomas umas sim... Já me falaram desse Posto la na quarta... To mandando meu MSN em PVT ai...Falou!
}:)
"Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor"
"naquele tempo, em 1974, ele teve a visao do falcao peregrino e o desejou, e, em 2012 ele chegou, branco como uma noiva..." - andress, 13:40
edu.fernandes
Roda Presa

Mensagem por edu.fernandes »

Fala, cumpadi. Tb. tenho esse projeto p/ o Atacama, talvez para outubro/2009. Me passe algumas informações, tipo:
- Já pegou os trajetos até lá? (o Googles Maps é cego na Argentina e Paraguai);
- O modelo de GPS (tem um modelo da Garmim, 550, que parece o mais apropriado para motos);
- Aquele seguro internacional (saúde, moto etc.);
- Precisa daquela carteira internacional?
Qto. à moto, o negócio é realmente uma Tenere ou V-Strom; ando com uma queda por esse estilo de pilotagem, já que sou o maior pé de breque entre os amigos... Minhas médias são sempre abaixo de 130km/h.
Se for p/ pegar a nova Tenere, é mais fácil importar uma direto; é capaz que a dona Yamaha, com sua hyperultramegafodastica velocidade e logística comece a importa-la oficialmente em 2015... }:)
[]s.! ;-)
Imagem
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Depois que eu vi as fotos que o Optimos Leo postou da V-Strom mais potente, meu deus, essa moto foi feita pra tudo.
R 1200 GS Adventure Rallye :-?
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
Reinke
Motociclista

Mensagem por Reinke »

Dogue escreveu:
Reinke escreveu:qual trajeto voce vai fazer de cuiaba pro atacama ? vai pegar terra ?

Reinke

Vou descer até Foz do Iguaçu pois alguns amigos de Curitiba querem me acompanhar nesta aventura. Vamos pegar estradas boas de asfalto pela Argentina e Chile, mas sabe como é né, de V-Strom no deserto do Atacama vou encarar uns bons passeios pelo deserto em lugares que os demais mortais não chegarão e espero fazer lindas fotos lá, óbviamente que amparado por um bom GPS, ou corro o risco de nunca mais voltar... Tem tb o problema do período do ano programado pra a viagem, por ser pleno inverno e a travessia pela Cordilheira dos Andes apresentar risco de nevadas... Será que consigo passar por uma dessas de V-Strom? Já falei pra o resto da turma... Vendam as Bandits e comprem suas V-Stroms!!!!
ae Kmr Dogue, então voce vai por Foz, Corrientes, Jujuy e San Pedro,
voce vai pegar tudo asfalto, ripio não existe mais e varios buracos no Chaco Argentino, para passar o Paso Jama seria legal uma injetada,
se fosse comprar hoje pensando no custo beneficio iria de XT660 se der para esperar da pra pensar na Strom;
passei no Jama em Janeiro de 05 e peguei neve (pouco mas era neve) o foda é a epoca do ano Julho é mais facil nevar e fechar o Paso, mas vamos la
alguns passeios em San Pedro como salares, vale da lua as estradas são boas e dar para ir de motoca facil,
para ir nos geiser o ideal é ir de van não pelas condições da estrada mas devido ter que acordar cedo, sair no escuro e não conhecer todas as estradas
Fat Boy 2012 - 96B, K&N, VH-JJ, Seca 16"
Fuchs
Novato

Mensagem por Fuchs »

TRAIDOR!!!
HAUAHUAHUAHUA
Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

Se comprar a Strom 650, possivelmente, toda vez que passar por uma Strom 1000, vai pensar: "putz, pq nào juntei mais um pouco e comprei a 1000?"...A famosa "Síndrome da irmã pequena"... :lol:
Fernanda-DF
Mito
Contato:

Mensagem por Fernanda-DF »

achei a V-Strom 1000 baixa pra fora do asfalto.

de qq jeito, só faz negócio após um test drive... ;-)
-oo-

O boss é meu broder.
Rodrigo - Ctba
Motoqueiro

Mensagem por Rodrigo - Ctba »

XT660!
Dogue
Roda Presa

Mensagem por Dogue »

edu.fernandes escreveu:Fala, cumpadi. Tb. tenho esse projeto p/ o Atacama, talvez para outubro/2009. Me passe algumas informações, tipo:
- Já pegou os trajetos até lá? (o Googles Maps é cego na Argentina e Paraguai);
- O modelo de GPS (tem um modelo da Garmim, 550, que parece o mais apropriado para motos);
- Aquele seguro internacional (saúde, moto etc.);
- Precisa daquela carteira internacional?
Qto. à moto, o negócio é realmente uma Tenere ou V-Strom; ando com uma queda por esse estilo de pilotagem, já que sou o maior pé de breque entre os amigos... Minhas médias são sempre abaixo de 130km/h.
Se for p/ pegar a nova Tenere, é mais fácil importar uma direto; é capaz que a dona Yamaha, com sua hyperultramegafodastica velocidade e logística comece a importa-la oficialmente em 2015... }:)
[]s.! ;-)
edu.fernandes
1º) Já temos um roteiro inicial, mas que deve sofrer alterações ainda e devido à possibilidade de nevascas neste período, teremos um roteiro alternativo pela Argentina. Quanto aos mapas já estou providenciando e assim que os tiver em mãos te aviso. Veja nosso roteiro no fórum Suzuki On Line... Tem um resumo aqui... Viagem ao Atacama
2º) Esse GPS Garmim é o Zumo 550, para moto, mas está caríssimo ainda mais com a alta do dólar. Estou aguardando a queda para comprar o meu...
3º) No resumo que falei tem todas as dicas sobre o seguro "carta verde" e onde obtê-lo em Foz do Iguaçu.
4º) A Carteira Internacional de Habilitação pode ser retirada facilmente no Detran de sua cidade ao custo de +/- R$ 35,00 e é bom tê-la para andar no Chile. Alguns guardas a pedem...
5º) Vou de V-Strom DL-650. Acho suficiente!

Abraços.
Dogue
Roda Presa

Mensagem por Dogue »

Reinke escreveu: ae Kmr Dogue, então voce vai por Foz, Corrientes, Jujuy e San Pedro,
voce vai pegar tudo asfalto, ripio não existe mais e varios buracos no Chaco Argentino, para passar o Paso Jama seria legal uma injetada,
se fosse comprar hoje pensando no custo beneficio iria de XT660 se der para esperar da pra pensar na Strom;
passei no Jama em Janeiro de 05 e peguei neve (pouco mas era neve) o foda é a epoca do ano Julho é mais facil nevar e fechar o Paso, mas vamos la
alguns passeios em San Pedro como salares, vale da lua as estradas são boas e dar para ir de motoca facil,
para ir nos geiser o ideal é ir de van não pelas condições da estrada mas devido ter que acordar cedo, sair no escuro e não conhecer todas as estradas
Reinke

Não curto a XT660 apesar de saber que é uma grande moto! Vou aguardar a V-Strom DL-650 para janeiro e é injetada, refrigeração líquida... Neste período de dezembro/janeiro tb costuma nevar lá, mas em julho se pega mais nevascas, com certeza, mas mesmo assim vamos arriscar! Todos que vão sabem desta possibilidade... Estando de V-Strom eu quero ir em todos os lugares de moto mesmo. Os Geiseres del Tatio são um desafio maior, mas sempre é possível seguir uma Van que vai para lá, pois são muitas que vão (imagine a poeira que faz nesta estrada). A grande vantagem de ir lá motorizado por conta própria é a de que as Vans voltam cedo tb e depois que amanhece, os geiseres cessam, mas outro espetáculo surge com um horizonte de outro planeta para ser fotografado. Na volta é só fazer o caminho de volta pelo GPS!...
Dogue
Roda Presa

Mensagem por Dogue »

Fernanda-DF escreveu:achei a V-Strom 1000 baixa pra fora do asfalto.

de qq jeito, só faz negócio após um test drive... ;-)

Oi Fernanda-DF!

Com certeza vai ter que rolar um test-drive antes, mas acho a V-Strom DL-650 a moto ideal para mim por diversos fatores, mas sei que ela tem lá as suas limitações tb! E aí, quando vamos pegar uma estrada juntos minha xará? Depois desta para o Atacama em julho/2009, penso em fazer o litoral do nordeste/norte em 2010... Quem sabe vc se anima!?
Abração.
Responder