Em busca de uma custom até 22k. Sugestões?
Re: Em busca de uma custom até 22k. Sugestões?
Então Kameraden...
Eu tenho uma visão um pouco diferente de tudo isso.
Ao longo dos anos rodando por ai eu fui descobrindo o meu ritmo ideal de viagem e os meus limites. Gosto de pilotar entre 6 a 8 hs por dia, o que, numa tocada sossegada, na casa dos 100 a 120 km/h dá uma média diária de 480 a 650 km/dia, considerando paradas e trechos lentos. Mais do que isso eu começo a me sentir cansado e dolorido e o prazer de pilotar começa a ir embora. Geralmente com garupa eu rodo cerca de 6 h por dia e solo eu toco um pouco mais.
Então, nesse meu tranquinho, qualquer moto que consiga manter 120 km/h com uma reserva de potência para umas eventuais puxadas a 140 km/h me atende... se tiver gás para um ou outro tirinho curto até 160 ou 170 km/h melhor ainda...
Logo, se eu fizesse um Iron But com uma custom isso só serviria para constatar que nem eu nem as custom prestamos para fazer Iron But eheheheheh...
Ao longo dos anos rodando por ai eu fui descobrindo o meu ritmo ideal de viagem e os meus limites. Gosto de pilotar entre 6 a 8 hs por dia, o que, numa tocada sossegada, na casa dos 100 a 120 km/h dá uma média diária de 480 a 650 km/dia, considerando paradas e trechos lentos. Mais do que isso eu começo a me sentir cansado e dolorido e o prazer de pilotar começa a ir embora. Geralmente com garupa eu rodo cerca de 6 h por dia e solo eu toco um pouco mais.
Então, nesse meu tranquinho, qualquer moto que consiga manter 120 km/h com uma reserva de potência para umas eventuais puxadas a 140 km/h me atende... se tiver gás para um ou outro tirinho curto até 160 ou 170 km/h melhor ainda...
Logo, se eu fizesse um Iron But com uma custom isso só serviria para constatar que nem eu nem as custom prestamos para fazer Iron But eheheheheh...

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- Saurus
- Mito
Iron Butt: 99,99% das motos aguentam. 99,99% dos humanos não aguentam.Russo escreveu: 10 Jul 2019, 10:57 Então Kameraden...
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
-
Robson
x2Russo escreveu: 10 Jul 2019, 10:57 Então Kameraden...
Voto com o relator.Robson escreveu:Ate hoje não vejo sentido nisso.... é muito sofrimento para unica e exclusivamente falar para outros machos motoqueiros que andou trocentos mil km sem levantar a bunda do banco da moto... porque quem não é do meio não entende patavinas do que seja Iron Butt, nem entende o motivo de fazer, que aliás, não existe kkkkmumorato escreveu: 09 Jul 2019, 22:49 No youtube tem um vídeo do Iron Butt de 03 caras de Curitiba que fizeram o BB2500k (2500km em 36h) com 3 v-rods. Se não me engano rodaram 30h direto (só parada para abastecer).
Nos meus tempos de novato no meio motoqueirístico eu até pagava pau pra quem fazia esses Iron Butt da vida, mas com a idade comecei a ver que é algo que não faz o menor sentido.
Se expor a riscos desnecessários (sim, tem que ter uma velocidade MÉDIA alta pra conseguir cumprir o cronograma) para fazer uma viagem longa só de cobrir distância, chegar todo quebrado e não curtir o passeio?
Não vejo a menor graça.
uma coisa é fazer iron butt naquelas higways americanas cheias de reta, 100% duplicadas e com asfalto perfeito, outra coisa é fazer aqui no Brasil nessas "coisas" que chamamos de "rodovias" entupidas de barbeiros.
Editado pela última vez por Bira em 10 Jul 2019, 14:01, em um total de 2 vezes.
Abç,
Bira
“A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ser desfrutados, mas não preservados, exceto na memória.” - Leonard Nimoy (1931-2015)
Bira
“A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ser desfrutados, mas não preservados, exceto na memória.” - Leonard Nimoy (1931-2015)
Depende, ir pra Cordilheira por exemplo. São 1.800 km daqui sem qualquer atrativo, só campo e retas. Vale a pena fazer dois dias de 900 para no terceiro começar a aproveitar, fazer menos que isso é perda de tempo. Na Argentina dá pra manter 150 direto naquelas retas sem fim com pouco movimento e em condições muito boas.
Chegando lá eu costumo fazer no mínimo 150 e no máximo 500 por dia, aí sim vendo as lhamas pastando e curtindo o visual com inúmeras paradas.
Chegando lá eu costumo fazer no mínimo 150 e no máximo 500 por dia, aí sim vendo as lhamas pastando e curtindo o visual com inúmeras paradas.
É uma penaque a maioria dos meus passeios de moto não passa pelas estradas retas e desertas do interior da Argentina...

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Normal, isso é coisa de cronograma, é diferente de fazer um tirão de 1600km (mil milhas) em 24h só por fazer.eclinck escreveu: 10 Jul 2019, 10:38 Às vezes os dias disponíveis pra viagem obrigam a fazer o tal milão. Churrasco do Helder em São Roque (1.050km de Bento) por exemplo, saí sexta cedito, confraternizamos sábado e voltei domingo. Pra participar desse evento só fazendo isso... e faço de novo se tiver mais.
Vou dizer...minholi escreveu: 10 Jul 2019, 06:48 Dá pra rodar bastante de custom sim, claro que sem o mesmo conforto de uma bigtrail, mas onde uma vai a outra vai também.
Tá aí o Filipec pra provar: https://www.youtube.com/user/filipecp85
Conforto é algo muito relativo e vai do biotipo/preparo físico do sujeito.
Veja meu caso: na Indian fiz 1050km num dia, tanque a tanque (aprox. 300-350 entre paradas). Parava, fazia tudo: abastecia, ia mijar, tomar água, fumar e (às vezes) comer alguma coisa. Depois de 14h na estrada cheguei INTEIRÃO (sem qualquer dor no corpo) na casa do Robson, ainda pegamos as motos e saímos pra beber. Dia seguinte acordei podre (mais da cerveja que da viagem
Na GSA, eu rodo 70km e a lombar já começa a reclamar BASTANTE. Claro, tem a facilidade de ficar em pé na moto (não que não seja possível fazer isso numa custom, só é um pouco mais difícil)... a posição de pilotagem da moto não é boa pra mim. Claro, dá pra ajustar, colocar um riser, etc (coisa que ainda não fiz e como pretendo vender a moto provavelmente não farei). Outra coisa que incomoda é a posição das pernas, mais dobrada do que tou acostumado.
Voltando às customs, outros exemplos: Na Heritage, fazia fácil 250km (tanque) entre paradas. Na Mirage 250, o mesmo (se ela não soltasse peças pelo caminho me obrigando a parar). Na Sportster (que não é nenhum primor em conforto) 150km entre paradas era moleza (E ainda assim o que incomodava mais depois dessa distância era o traseiro... e uma certa dor de cabeça por causa do vento no capacete já que a moto não tinha bolha). Na Deluxe, que tava mais ajustada para "aparência" que pra "função" (leia-se o guidão era excessivamente alto para mim) ainda era suportável fazer 150km entre paradas (em que pese o tanque dar pra 300km).
Na Bandit, cara, eu rodava mais km sem me cansar que na GSA. E era uma naked, com pedaleiras recuadas e guidão baixo. Vai entender.
Em que pese não existir moto "Perfeita" (o máximo que existe é a melhor pra cada um) e que mesmo big trails podem requerer alguns ajustes de ergonomia (nem que seja um simples ajuste de ângulo do guidão ou uma almofada de gel sobre o banco), eu vejo que para um cara com o meu perfil sedentário (por exemplo), é mais fácil levar distãncias maiores a bordo de uma custom que de uma big trail. Talvez esse suposto "conforto" das BT seja mais visivel para quem tenha uma musculatura menos "frouxa".
Claro, BTs tem mais curso de suspensão, então aí você ganha (com larga folga) das customs na hora de passar por pisos mais irregulares. Mas a meu ver isso é APENAS UM dos aspectos do conforto. Tudo é questão de ajustar seu estilo de pilotagem e, porque não, de preferência pessoal. Eu prefiro sofrer eventualmente ao passar com um buraco, baixar mais a velocidade ao passar em lombada e ficar 95% do trajeto sentado em um sofazão, a andar num banco duro e com as costas curvadas por conta de buracos e lombadas. Já outros preferem a "polivalência" das BT.
Editado pela última vez por Bira em 10 Jul 2019, 14:14, em um total de 1 vez.
Abç,
Bira
Bira
Daqui de Brasília (rumo Sul, nunca fui pro outro lado) a estrada só começa a ficar interessante depois de SP. São 1.050km sem qualquer atrativo, só retas, a única coisa pra distrair a atenção são as paradas nos pedágios.eclinck escreveu: 10 Jul 2019, 13:48 Depende, ir pra Cordilheira por exemplo. São 1.800 km daqui sem qualquer atrativo, só campo e retas. Vale a pena fazer dois dias de 900 para no terceiro começar a aproveitar, fazer menos que isso é perda de tempo. Na Argentina dá pra manter 150 direto naquelas retas sem fim com pouco movimento e em condições muito boas.
Abç,
Bira
Bira
uma coisa que eu faço sempre que algum amigo meu diz que vai fazer iron butt, eu pergunto: pra quê?
então, Márcio, pra quê?
então, Márcio, pra quê?
Abç,
Bira
Bira
De acordo com tudo isso.Bira escreveu: 10 Jul 2019, 14:13Normal, isso é coisa de cronograma, é diferente de fazer um tirão de 1600km (mil milhas) em 24h só por fazer.eclinck escreveu: 10 Jul 2019, 10:38 Às vezes os dias disponíveis pra viagem obrigam a fazer o tal milão. Churrasco do Helder em São Roque (1.050km de Bento) por exemplo, saí sexta cedito, confraternizamos sábado e voltei domingo. Pra participar desse evento só fazendo isso... e faço de novo se tiver mais.
Vou dizer...minholi escreveu: 10 Jul 2019, 06:48 Dá pra rodar bastante de custom sim, claro que sem o mesmo conforto de uma bigtrail, mas onde uma vai a outra vai também.
Tá aí o Filipec pra provar: https://www.youtube.com/user/filipecp85
Veja meu caso: na Indian fiz 1050km num dia, tanque a tanque (aprox. 300-350 entre paradas). Parava, fazia tudo: abastecia, ia mijar, tomar água, fumar e (às vezes) comer alguma coisa. Depois de 14h na estrada cheguei INTEIRÃO (sem qualquer dor no corpo) na casa do Robson, ainda pegamos as motos e saímos pra beber. Dia seguinte acordei podre (mais da cerveja que da viagem) e ainda encarei a viagem até Curitiba, pegando a Régis à noite e com chuva (só fiz isso porque nesse trecho tava acompanhado de mais um amigo em outra moto, se estivesse sozinho tinha parado pra dormir em Registro mesmo).
Na GSA, eu rodo 70km e a lombar já começa a reclamar BASTANTE. Claro, tem a facilidade de ficar em pé na moto (não que não seja possível fazer isso numa custom, só é um pouco mais difícil)... a posição de pilotagem da moto não é boa pra mim. Claro, dá pra ajustar, colocar um riser, etc (coisa que ainda não fiz e como pretendo vender a moto provavelmente não farei). Outra coisa que incomoda é a posição das pernas, mais dobrada do que tou acostumado.
Voltando às customs, outros exemplos: Na Heritage, fazia fácil 250km (tanque) entre paradas. Na Mirage 250, o mesmo (se ela não soltasse peças pelo caminho me obrigando a parar). Na Sportster (que não é nenhum primor em conforto) 150km entre paradas era moleza (E ainda assim o que incomodava mais depois dessa distância era o traseiro... e uma certa dor de cabeça por causa do vento no capacete já que a moto não tinha bolha). Na Deluxe, que tava mais ajustada para "aparência" que pra "função" (leia-se o guidão era excessivamente alto para mim) ainda era suportável fazer 150km entre paradas (em que pese o tanque dar pra 300km).
Na Bandit, cara, eu rodava mais km sem me cansar que na GSA. E era uma naked, com pedaleiras recuadas e guidão baixo. Vai entender.
Em que pese não existir moto "Perfeita" (o máximo que existe é a melhor pra cada um) e que mesmo big trails podem requerer alguns ajustes de ergonomia (nem que seja um simples ajuste de ângulo do guidão ou uma almofada de gel sobre o banco), eu vejo que para um cara com o meu perfil sedentário (por exemplo), é mais fácil levar distãncias maiores a bordo de uma custom que de uma big trail. Talvez esse suposto "conforto" das BT seja mais visivel para quem tenha uma musculatura menos "frouxa".
Claro, BTs tem mais curso de suspensão, então aí você ganha (com larga folga) das customs na hora de passar por pisos mais irregulares. Mas a meu ver isso é APENAS UM dos aspectos do conforto. Tudo é questão de ajustar seu estilo de pilotagem e, porque não, de preferência pessoal. Eu prefiro sofrer eventualmente ao passar com um buraco, baixar mais a velocidade ao passar em lombada e ficar 95% do trajeto sentado em um sofazão, a andar num banco duro e com as costas curvadas por conta de buracos e lombadas. Já outros preferem a "polivalência" das BT.
Troquei a Electra porque queria conhecer a cordilheira com motorzão e não sofrer como foi de Teneré. Ainda hoje, dois anos depois, minha mulé me xinga pela troca mas as viagens que fiz compensam o mal estar doméstico. Isto posto, repito que assim que possível voltarei a ter uma balsa para poder viajar com a patroa e, tendo condições, manter uma mid ou big trail para viagens solo.
Pro teu estilo de viagem solo não tem nem sentido pensar em custom. Encarando terra, rípio e a PQP, uma BT se sai muito melhor. Claro, uma HD vai? Vai. Mas esse tipo de trajeto é mais suportável numa BT que numa custom.eclinck escreveu: 10 Jul 2019, 14:19De acordo com tudo isso.Bira escreveu: 10 Jul 2019, 14:13 Vou dizer...
(...)
Troquei a Electra porque queria conhecer a cordilheira com motorzão e não sofrer como foi de Teneré. Ainda hoje, dois anos depois, minha mulé me xinga pela troca mas as viagens que fiz compensam o mal estar doméstico. Isto posto, repito que assim que possível voltarei a ter uma balsa para poder viajar com a patroa e, tendo condições, manter uma mid ou big trail para viagens solo.
Para mim, o pior trecho da viagem ao uruguai foram os 15km de chão entre Cabo Polonio e a Ruta 9. Fiz? Fiz. Esse trecho seria melhor, por exemplo, na GSA? Sem dúvida. Mas e os outros 8.475km?
Meu negócio é asfalto, e se tiver que deixar de visitar um lugar bacana pra caramba porque tem que pegar estrada muito ruim, deixo de visitar o tal lugar com o maior gosto. Por isso mesmo nem fui ao Corvo Branco e não senti falta.
pra quem gosta de pegar chão toda hora, nem tem o que dizer, é trail e ponto. Tem uns doido tipo o Gots que curte ficar fazendo passeio em estrada de chão e lama com uma Ultra, mas é ponto fora da curva. Ele prefere isso ao risco de tomar tiro em Sumpaulo andando de BT.
Abç,
Bira
Bira
- Saurus
- Mito
Para estradas de terra ou rípio ou o raio que o parta... off-road... prefiro trails/dual-purpose bem leves, nada de trambolhos que você tem que bancar a bailarina para botar o pé no chão ou ter que bancar o shwartzenegger para manter a moto em pé ou levantá-la no caso de tombar.
Aliás, essa de moto que não precisa ficar na ponta do pé para equilibrar parada está sacramentado para mim. Chega de ficar fazendo força e malabarismo com moto.
Aliás, essa de moto que não precisa ficar na ponta do pé para equilibrar parada está sacramentado para mim. Chega de ficar fazendo força e malabarismo com moto.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ouço o mesmo discurso de vários amigos com mais de 55 anos. Tenho 13 anos ainda antes de ficar fracote.
o foda das trails leves de hoje em dia é que é tudo "motorzinho" então o trecho de caminho (de acordo com o evandro, uns 1000km) acaba sendo um martírio, indo a 130 com a moto se peidando toda.Saurus escreveu: 10 Jul 2019, 15:04 Para estradas de terra ou rípio ou o raio que o parta... off-road... prefiro trails/dual-purpose bem leves, nada de trambolhos que você tem que bancar a bailarina para botar o pé no chão ou ter que bancar o shwartzenegger para manter a moto em pé ou levantá-la no caso de tombar.
pra "encostar o pé no chão" o ideal hoje seria as "mid trail" com rodas 19" (as versões com roda de liga leve tipo a Tiger 800 XR/XRX e a F700/750GS). Ambas não são tão pesadas ao ponto de inviabilizar a pilotagem mais agressiva (ou tirar do chão em caso de tombo), nem tão fracas de motor ao ponto de tornar a viagem até o trecho ruim algo insuportável.
Fora isso só vejo as fora de linha como a XT660R, Téneré 660, G 650GS (essa a mais "Baixinha" delas desde que não seja a Sertão).
Perde um pouco de habilidade off-road, pode ser necessário usar uns pneus um pouco mais "off", mas resolve o problema pros caras de baixa estatura.
Editado pela última vez por Bira em 10 Jul 2019, 15:34, em um total de 2 vezes.
Abç,
Bira
Bira
bicho, eu levantei minha balsa da lama 5 vezes seguidas (e depois de tomar umas poucas muitas cervejas), SOZINHO (tá, 4, na quinta eu pedi ajuda a um passante)... e isso porque eu me considero fracote.eclinck escreveu: 10 Jul 2019, 15:20 Ouço o mesmo discurso de vários amigos com mais de 55 anos. Tenho 13 anos ainda antes de ficar fracote.
levantar big trail é moleza. pra falar a verdade eu apanho mais pra colocar a gsa no cavalete central que pra tirar ela deitada do chão.
Abç,
Bira
Bira
Somos jovens, por isso que só vou me preocupar quando chegar na idade do Saurus. kkkkk
Saurus escreveu: 10 Jul 2019, 15:04 Para estradas de terra ou rípio ou o raio que o parta... off-road... prefiro trails/dual-purpose bem leves, nada de trambolhos que você tem que bancar a bailarina para botar o pé no chão ou ter que bancar o shwartzenegger para manter a moto em pé ou levantá-la no caso de tombar.
Estou com 56 1/2 (mas com "corpitcho" de 56eclinck escreveu: 10 Jul 2019, 15:20 Ouço o mesmo discurso de vários amigos com mais de 55 anos. Tenho 13 anos ainda antes de ficar fracote.
Nunca tive nenhum problema com o Harlão, muitos aqui do M@D me viram passar com HD por trechos onde as Big fake Trail foram ao chão.
Entretanto, estou satisfeito coma minha "Big trail de Anão". A Sucatinha vai bem tanto no asfalto quanto na terra, tanto na estrada quanto na cidade. Os únicos senões dela são a autonomia de 200 km (24 c/reserva) e o espaço para garupa ser pequeno.
Essas coisas não chegam a ser problema pois sou acostumado a parar a cada 150 ~ 200 km rodados e não tenho rodado mais com garupa.

-
Robson
eclinck escreveu: 10 Jul 2019, 15:39 Somos jovens, por isso que só vou me preocupar quando chegar na idade do Saurus. kkkkk
eu desencanei de viajar de moto.... sério, tenho vontade zero de ir até atacama ou ushuaia de moto.
de carro eu tenho vontade.
não to na idade do Saurus, mas to fora de sofrimento auto imposto.
Ushuaia é puxado e tem sofrimento, atacama é muito mais tranquilo. E mais perto que ir à Brasília.
Salvo os 45 graus que peguei num trecho.
Salvo os 45 graus que peguei num trecho.
V-rod
Bandana na moto
Cabelo penteado com cera
Corte com degrade na lateral
Barba
Camisa xadrez
Bota moctoe
fds PUB pra tomar cerveja artesanal
hipster initial pack to me descrevendo
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Atual: Sportster 97
Atual: Sportster 97