Yamaha Ténéré 700 2019

Grupo de discussão geral sobre motos.
Filipe
Dinossauro

Re: Yamaha Ténéré 700 2019

Mensagem por Filipe »

Kuati escreveu: 06 Mar 2019, 13:37 Nem sabia q o curso era menor na com ABS. Deve ser pq acham q a versão com ABS é para ser usada no asfalto ou terra mais light, uma vez que na terra ABS costuma atrapalhar (travagem das rodas é necessária para uma tocada mais radical).
Acho q com ABS quiseram fazer uma concorrente da Strom 650.

[ ]'s
Sem ABS é 210mm e 200mm com ABS é 160mm e 145mm é MUITA diferença. Acho que mataram justamente o perfil OFF da moto, o ABS era só ter colocado a opção de ser desligável.

https://www.moto.com.br/testes/conteudo ... 82319.html

Acho que o cliente da ténéré é justamente quem procura algo mais OFF , uma moto mais esguia es leve, pq se for para andar só em asfalto a Storm vai ser superior, motor mais liso, bicilíndrica, mais potencia, mais conforto etc..
Imagem
FILIPE
[EX] CBR 450 SR 1993 [EX] NXR 125 kS 2004 Bros [EX] XRE 300 ABS 2011
Agora no MSM!
Imagem
AVISO
Por razões de segurança, a gerência agradece que não alimentem as aves.
Obrigado .
Fernando - BH
Motoqueiro

Mensagem por Fernando - BH »

Filipe escreveu: 06 Mar 2019, 14:52
Kuati escreveu: 06 Mar 2019, 13:37 Nem sabia q o curso era menor na com ABS. Deve ser pq acham q a versão com ABS é para ser usada no asfalto ou terra mais light, uma vez que na terra ABS costuma atrapalhar (travagem das rodas é necessária para uma tocada mais radical).
Acho q com ABS quiseram fazer uma concorrente da Strom 650.

[ ]'s
Sem ABS é 210mm e 200mm com ABS é 160mm e 145mm é MUITA diferença. Acho que mataram justamente o perfil OFF da moto, o ABS era só ter colocado a opção de ser desligável.

https://www.moto.com.br/testes/conteudo ... 82319.html

Acho que o cliente da ténéré é justamente quem procura algo mais OFF , uma moto mais esguia es leve, pq se for para andar só em asfalto a Storm vai ser superior, motor mais liso, bicilíndrica, mais potencia, mais conforto etc..
Já tive as duas TE660, com e sem ABS.
A moto com ABS a suspa é bem curta mesmo deixando a moto sem a pegada OFF.
Na minha opinião a YAMAHA queria atingir um publico de menor estatura na moto com ABS pq q moto sem ABS é bem alta.
Nesta foto a suspa dianteira foi rebaixada ao máximo mas depois deste passeio tive que colocar em uma posição intermediária e ajustar a
compressão da mola deixando um pouco mais dura pq o paralama dianteiro bateu na mesa inferior ......... :-|
Mesmo com este ajuste fico na ponta dos pés...... :-D

https://i.imgur.com/TXpyYiJ.jpg

https://i.imgur.com/p7SkZOR.jpg

Voltei a comprar outra sem ABS que é a moto da foto.
A moto é muito melhor de andar na terra e cidade onde pular quebra molas e meio fio é muito facil.
A TE 660 na estrada é muito mais firme em velocidades maiores sem apresentar o reboleition da irmã XT 660.
"A religião é considerada pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos sábios como falsa e pelos políticos como útil." Seneca 4 AC - 65 DC
Leandro 66
Motociclista

Mensagem por Leandro 66 »

Na XT660r tb tive o problema da moto balançar em alta.

Troquei o pneu tras 130 por 140

Virou outra moto. Parou de balançar em alta.
:beer:
Yamaha MT 09
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

É, após quase 3/4 anos de espera, a máquina ficou pronta. E, sinceramente, a julgar pelos reviews mundo a fora: queimei a língua.

Primeiro "erro" que cometi (começarei por ele, para não ser injusto na avaliação como um todo) foi o preço: 8.399 (preços em UK dollar). Está ridiculamente barata, só a título de comparação, isso dá 3.300 Uk-dollar a menos que sua rival direta (KTM 790). Logo, era de se esperar que ela fosse MUITO inferior a KTM, porém, vendo os reviews, todos estão dizendo que está MUITO barata para o que oferece. Mas o que seria isso?

Há um ano atrás fiz o post abaixo, onde "chutei":
Marcus DT escreveu: 29 Mai 2018, 13:47 Jota, olhando rápido, chuto isso aí:

- Suspensão (sai essa dourada top, com curso gigante e entra uma sem ser com trocentas regulagens padrão moto de cross)
- Escapamento (sai a curva passando pela lateral com ponteira Akrapovic, entra uma curva passando por baixo e ponteira gigante e pesada)
- Guidon (em ambas as fotos parece um fatbar top, mas pratica, deve vir um guidon de Tenere 250)
- Aros (sai esses Excel de alumínio anodizado top e entra um de alumínio sem cor que enferruja em dois anos)
- Radiador (sai esse radiador gigantesco com protetor de ferro e entra um menor com protetor de plástico)
- Balança (sai essa preta gigantesca, toda reforçada, entra uma fininha padrão XT660)
- Protetor de Motor (sai esse alá Touratech que protege a porra toda e não vem nenhum)
- Bolha/Protetor de Mão/Retrovisores (sai essa que protege a mão do vento, vem sem protetor de mão e com os retrovisores da XT660)
- Cockpit/Painel (sai esse com barra para fixar GPS, painel alá Tenere 1200 e entra um simples painel de MT09)
- Farol (saem esse sensacionais 04 projetores LED xenon e entram dois horrosos grandes sem ser de xenon)

Mas espero estar errado né, pois sou um grande fã dessa Lenda!
Imagem

Suspensão dianteira: 43mm, fully adjustable KYB inverted fork – 210 mm travel. Só a título de comparação, a KTM 790 Adventure também utiliza uma invertida de 43mm com 200mm de curso (ou seja, 10mm a menos que a Tenere). Logicamente, não estou dizendo que as "modestas" KYB da Yamaha superam as WP pica-das-galaxias da KTM, mas, veio uma suspensão MUITO melhor do que eu esperava. Totalmente regulável (pré-carga da mola regulável na mão e ajuste de compressão e retorno com chave de fenda). E, se dinheiro não for problema, pegue uma KTM 790 Adventure R que vem com garfos de 48mm e 240mm de curso :shock: !!

Imagem

Suspensão traseira: link-assisted fully adjustable KYB shock - 200 mm travel. Ou seja, tem o mesmo curso da KTM 790 Adventure e também conta com regulagem de pré-carga que dispensa uso de ferramentas. Achei totalmente aceitável esse conjunto de suspensão e todos os reviews ainda estão elogiando a excelente distribuição de peso 48/52 (front/rear).

Imagem
Imagem

Escapamento: obviamente não vem com Akrapovic, mas mantiveram a curva "de ladinho", com ponteira rallye-style. E, de quebra, ainda colocaram de série esse puta protetor de carter/curva, nota 10.

Imagem
Imagem

Guidon: não veio com o Pro-Taper do protótipo T7, mas me parece quase um Fatbar, já vem com mesa elevada e todos estão elogiando a posição de pilotagem em pé. De série já vem com protetores de mão, coisa que deveria ser obrigatório vir em qualquer Trail mas os fabricantes estão colocando como acessório opcional :-( .

Imagem

Aros: obviamente não vem com Excel, mas mantiveram o alumínio anodizado azul nas medidas 21/18 como nas motos de rally, com pneus Pirelli Scorpion Rally... ou seja, vem prontinha pro crime. Aqui ainda vale citar como qualidade da moto o peso, exatamente o mesmo da KTM: 189 kg a seco (205 com os fluídos). Tem noção do quão leve isso é para o segmento? Uma F850GS Adv pesa 244kg.

Imagem

Radiador: acertei, mas nada que desabone, está igualzinho nas motos de cross... simples e funcional esse tipo de protetor.

Imagem

Balança: não veio uma ultra-mega igual as motos de cross (e o protótipo T7), mas nada que desabone, pintura bonitinha, deve dar conta do recado.

Imagem

Protetor de motor: queimei a língua, veio com um peito de aço animal, babei.

Imagem

Bolha/Protetor de Mão/Retrovisores/Farol: queimei a língua, ficou sensacional, MUITO acima do que eu esperava. Mantiveram os 4 projetores, a bolha tem até os defletores laterais de ar (nem a ST1200 vem com isso), protetor de mão gigante e retrovisores muito bonitos.

Imagem
Imagem

Cockpit/Painel: óbvio que não vieram com os instrumentos de navegação para rally, mas mantiveram a barra para o GPS, colocaram uma tomada 12v e meteram um tablet a lá ST1200, com todas as informações necessárias... sinceramente, tenho lá minhas dúvidas se saporra vai aguentar a trepidação (achei muito grande), mas o visual me agradou, rústico e funcional.

Enfim, estou babando com essa moto, principalmente com o preço dela (uma F850GS varia de £9,400 até £12,750). Todos os reviews têm sido extremamente favoráveis a moto, desde o preço, o peso, bem como o motor. Apesar de derivado da MT07, todos estão falando que esse motor parece que "foi feito para ela", ou seja, apesar de ser um motor que atende várias máquinas, o casamento com a proposta da Tenere foi perfeito ("apenas" 72cv, porém com excelente torque, anda abaixo das 3.000 sem reclamar, linear, etc). Além disso, quando comparada com seu "alvo", a KTM 790 Adventure, ela não fica tão atrás. Por exemplo, a distância do solo na KTM são "apenas" 233mm, já na Tenere são 240mm... ok, se dinheiro não for problema, na Adventure R são 263mm.

Como nem tudo são flores, as maiores críticas têm sido com relação a eletrônica (ou ausência dela) da moto. Para baixar os custos, a Yamaha não colocou quase nenhuma e, do que tem (ABS), foram utilizados centrais simples (não usa as Bosch da KTM/BMW). Estão dizendo que o ABS não funciona direito na terra, o que não é nenhuma surpresa. Além disso, criticaram o fato da tampa do tanque ser removível (como nas motos de cross) e não fixa (como nas bigtrail), dizendo que o cabra pode esquecer (pior que já vi isso acontecer :lol:). E, também citam o throttle a little jerky (imagino que seja tipo a XT660, apenas necessário ajustar com a embreagem os pulos).

Outras críticas/elogios feitos por mim - piloto de teclado que nunca sequer viu a moto ao vivo - são:

Imagem

Banco: tem que sentar para ver se tem gel, mas olhando por foto, parece uma mistura de tábua com modess.

Motor: além de tudo que já falei, falam que esse é um dos propulsores mais confiáveis da Yamaha e quase sem vibração. Experimente andar em uma KTM, vibra e muito...

Freios: ambos Brembo, duplo dianteiro de 282mm e traseiro com 245mm, com ABS (que pode ser desligado, ALELUIA, primeira moto da Yamaha que faz isso).

Tanque: apenas 16L, achei péssima. A Yamaha diz que roda 350 km, os reviews dizem que se torcer são apenas 230km...

Manutenção fácil e pouco frequente: troca óleo com 6.000 milhas (9,600 kms, na XT600 eu trocava com 3.000 kms), regulagem de válvulas 25.000 (40.000 kms), etc. Para trocar o óleo basta retirar o protetor de cárter e já tem acesso ao bujão e filtro (quem já trocou óleo de XT600/660 sabe o saco que é o filtro com tampa que espana, etc). O filtro de ar fica embaixo do banco, tira com uma chave.

Preço: sim, de novo batendo nessa tecla. O tempo todo falei em UK dollar (ainda não saiu nos EUA a moto), mas estão falando em $ 10,500. Esse é o preço normal para uma 450 de cross nos EUA (daí pra baixo). Aqui no Brasil, como os preços não fazem o MENOR sentido, podemos esperar algo pessimista como o preço de uma YZ450F 0km (R$ 52.000) e vai vender tanto ou menos que as Tenere 660 :-( . Ou, se fizermos uma proporção com a F850GS que lá parte de $ 15,595, ou seja, 48,5% a mais e aqui custa R$ 48.950,00, a Tenere poderia custar R$ 33.000... Enfim, matérias especializadas falam em R$ 43.000 (https://www.revistaduasrodas.com.br/not ... a-r-43-mil). Eu, particularmente, não pago mais do que uns 36/37k... ou seja, provavelmente irei babar mas nunca terei uma ;-) !!
jucie
Motociclista

Mensagem por jucie »

Mais uma Yamaha. Esses caras só fazem coisa boa.
Curti a ousadia do farol totalmente fora do normal.
A Yamaha vai trazer essa moto? Disseram alguma coisa?
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Deve trazer. Pela tradição da marca, como o lançamento global será em julho/2019, a gente deve receber lá para julho de 2021 ou 2022.
ALUANI
Dinossauro

Mensagem por ALUANI »

Marcus DT escreveu: 22 Jun 2019, 11:06 É, após quase 3/4 anos de espera, a máquina ficou pronta. E, sinceramente, a julgar pelos reviews mundo a fora: queimei a língua.

Primeiro "erro" que cometi (começarei por ele, para não ser injusto na avaliação como um todo) foi o preço: 8.399 (preços em UK dollar). Está ridiculamente barata, só a título de comparação, isso dá 3.300 Uk-dollar a menos que sua rival direta (KTM 790). Logo, era de se esperar que ela fosse MUITO inferior a KTM, porém, vendo os reviews, todos estão dizendo que está MUITO barata para o que oferece. Mas o que seria isso?

Há um ano atrás fiz o post abaixo, onde "chutei":
Marcus DT escreveu: 29 Mai 2018, 13:47 Jota, olhando rápido, chuto isso aí:

- Suspensão (sai essa dourada top, com curso gigante e entra uma sem ser com trocentas regulagens padrão moto de cross)
- Escapamento (sai a curva passando pela lateral com ponteira Akrapovic, entra uma curva passando por baixo e ponteira gigante e pesada)
- Guidon (em ambas as fotos parece um fatbar top, mas pratica, deve vir um guidon de Tenere 250)
- Aros (sai esses Excel de alumínio anodizado top e entra um de alumínio sem cor que enferruja em dois anos)
- Radiador (sai esse radiador gigantesco com protetor de ferro e entra um menor com protetor de plástico)
- Balança (sai essa preta gigantesca, toda reforçada, entra uma fininha padrão XT660)
- Protetor de Motor (sai esse alá Touratech que protege a porra toda e não vem nenhum)
- Bolha/Protetor de Mão/Retrovisores (sai essa que protege a mão do vento, vem sem protetor de mão e com os retrovisores da XT660)
- Cockpit/Painel (sai esse com barra para fixar GPS, painel alá Tenere 1200 e entra um simples painel de MT09)
- Farol (saem esse sensacionais 04 projetores LED xenon e entram dois horrosos grandes sem ser de xenon)

Mas espero estar errado né, pois sou um grande fã dessa Lenda!
Imagem

Suspensão dianteira: 43mm, fully adjustable KYB inverted fork – 210 mm travel. Só a título de comparação, a KTM 790 Adventure também utiliza uma invertida de 43mm com 200mm de curso (ou seja, 10mm a menos que a Tenere). Logicamente, não estou dizendo que as "modestas" KYB da Yamaha superam as WP pica-das-galaxias da KTM, mas, veio uma suspensão MUITO melhor do que eu esperava. Totalmente regulável (pré-carga da mola regulável na mão e ajuste de compressão e retorno com chave de fenda). E, se dinheiro não for problema, pegue uma KTM 790 Adventure R que vem com garfos de 48mm e 240mm de curso :shock: !!

Imagem

Suspensão traseira: link-assisted fully adjustable KYB shock - 200 mm travel. Ou seja, tem o mesmo curso da KTM 790 Adventure e também conta com regulagem de pré-carga que dispensa uso de ferramentas. Achei totalmente aceitável esse conjunto de suspensão e todos os reviews ainda estão elogiando a excelente distribuição de peso 48/52 (front/rear).

Imagem
Imagem

Escapamento: obviamente não vem com Akrapovic, mas mantiveram a curva "de ladinho", com ponteira rallye-style. E, de quebra, ainda colocaram de série esse puta protetor de carter/curva, nota 10.

Imagem
Imagem

Guidon: não veio com o Pro-Taper do protótipo T7, mas me parece quase um Fatbar, já vem com mesa elevada e todos estão elogiando a posição de pilotagem em pé. De série já vem com protetores de mão, coisa que deveria ser obrigatório vir em qualquer Trail mas os fabricantes estão colocando como acessório opcional :-( .

Imagem

Aros: obviamente não vem com Excel, mas mantiveram o alumínio anodizado azul nas medidas 21/18 como nas motos de rally, com pneus Pirelli Scorpion Rally... ou seja, vem prontinha pro crime. Aqui ainda vale citar como qualidade da moto o peso, exatamente o mesmo da KTM: 189 kg a seco (205 com os fluídos). Tem noção do quão leve isso é para o segmento? Uma F850GS Adv pesa 244kg.

Imagem

Radiador: acertei, mas nada que desabone, está igualzinho nas motos de cross... simples e funcional esse tipo de protetor.

Imagem

Balança: não veio uma ultra-mega igual as motos de cross (e o protótipo T7), mas nada que desabone, pintura bonitinha, deve dar conta do recado.

Imagem

Protetor de motor: queimei a língua, veio com um peito de aço animal, babei.

Imagem

Bolha/Protetor de Mão/Retrovisores/Farol: queimei a língua, ficou sensacional, MUITO acima do que eu esperava. Mantiveram os 4 projetores, a bolha tem até os defletores laterais de ar (nem a ST1200 vem com isso), protetor de mão gigante e retrovisores muito bonitos.

Imagem
Imagem

Cockpit/Painel: óbvio que não vieram com os instrumentos de navegação para rally, mas mantiveram a barra para o GPS, colocaram uma tomada 12v e meteram um tablet a lá ST1200, com todas as informações necessárias... sinceramente, tenho lá minhas dúvidas se saporra vai aguentar a trepidação (achei muito grande), mas o visual me agradou, rústico e funcional.

Enfim, estou babando com essa moto, principalmente com o preço dela (uma F850GS varia de £9,400 até £12,750). Todos os reviews têm sido extremamente favoráveis a moto, desde o preço, o peso, bem como o motor. Apesar de derivado da MT07, todos estão falando que esse motor parece que "foi feito para ela", ou seja, apesar de ser um motor que atende várias máquinas, o casamento com a proposta da Tenere foi perfeito ("apenas" 72cv, porém com excelente torque, anda abaixo das 3.000 sem reclamar, linear, etc). Além disso, quando comparada com seu "alvo", a KTM 790 Adventure, ela não fica tão atrás. Por exemplo, a distância do solo na KTM são "apenas" 233mm, já na Tenere são 240mm... ok, se dinheiro não for problema, na Adventure R são 263mm.

Como nem tudo são flores, as maiores críticas têm sido com relação a eletrônica (ou ausência dela) da moto. Para baixar os custos, a Yamaha não colocou quase nenhuma e, do que tem (ABS), foram utilizados centrais simples (não usa as Bosch da KTM/BMW). Estão dizendo que o ABS não funciona direito na terra, o que não é nenhuma surpresa. Além disso, criticaram o fato da tampa do tanque ser removível (como nas motos de cross) e não fixa (como nas bigtrail), dizendo que o cabra pode esquecer (pior que já vi isso acontecer :lol:). E, também citam o throttle a little jerky (imagino que seja tipo a XT660, apenas necessário ajustar com a embreagem os pulos).

Outras críticas/elogios feitos por mim - piloto de teclado que nunca sequer viu a moto ao vivo - são:

Imagem

Banco: tem que sentar para ver se tem gel, mas olhando por foto, parece uma mistura de tábua com modess.

Motor: além de tudo que já falei, falam que esse é um dos propulsores mais confiáveis da Yamaha e quase sem vibração. Experimente andar em uma KTM, vibra e muito...

Freios: ambos Brembo, duplo dianteiro de 282mm e traseiro com 245mm, com ABS (que pode ser desligado, ALELUIA, primeira moto da Yamaha que faz isso).

Tanque: apenas 16L, achei péssima. A Yamaha diz que roda 350 km, os reviews dizem que se torcer são apenas 230km...

Manutenção fácil e pouco frequente: troca óleo com 6.000 milhas (9,600 kms, na XT600 eu trocava com 3.000 kms), regulagem de válvulas 25.000 (40.000 kms), etc. Para trocar o óleo basta retirar o protetor de cárter e já tem acesso ao bujão e filtro (quem já trocou óleo de XT600/660 sabe o saco que é o filtro com tampa que espana, etc). O filtro de ar fica embaixo do banco, tira com uma chave.

Preço: sim, de novo batendo nessa tecla. O tempo todo falei em UK dollar (ainda não saiu nos EUA a moto), mas estão falando em $ 10,500. Esse é o preço normal para uma 450 de cross nos EUA (daí pra baixo). Aqui no Brasil, como os preços não fazem o MENOR sentido, podemos esperar algo pessimista como o preço de uma YZ450F 0km (R$ 52.000) e vai vender tanto ou menos que as Tenere 660 :-( . Ou, se fizermos uma proporção com a F850GS que lá parte de $ 15,595, ou seja, 48,5% a mais e aqui custa R$ 48.950,00, a Tenere poderia custar R$ 33.000... Enfim, matérias especializadas falam em R$ 43.000 (https://www.revistaduasrodas.com.br/not ... a-r-43-mil). Eu, particularmente, não pago mais do que uns 36/37k... ou seja, provavelmente irei babar mas nunca terei uma ;-) !!
Fala DT! Matou a pau na Análise, essa moto tá na minha lista👍🏻👍🏻
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Fala Aluani, blz velho? Pô, apesar de ser Yamaha de coração, eu já desisti de ter as motos da marca (as 0km) há muitos anos. É de longe a marca que mais cobra caro do consumidor brasileiro, pura falta de respeito.

Continuando com os "chutes", uma MT07 nos EUA custa 7.500 dólares. Se, como se especulam, a Ténéré custar 10.500 seriam 40% a mais. Aqui a MT07 que já era caríssima teve o preço reajustado em 2019 para 33.790, logo, a Ténéré na mesma proporção sairia a absurdos 47.300...

Enfim, a moto ainda vai levar uns 2 ou 3 anos para chegar em banania e, se vier, será a preço de zona. Eu nem me ânimo mais com esses lançamentos da Yamaha... Aliás, até me animo, mas sei que só compraria uma fora do Brasil.
Jota

Mensagem por Jota »

Fera demais o review, Marcus, vlw!!!!

Um detalhe... aquele "mini registro", de regulagem da suspa traseira, possivelmente não é o da pré-carga, pq S--H se refere a compressão ou retorno. Pré carga deveria vir L--H.

Deu gosto de ler, parabéns!!
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Jota escreveu: 24 Jun 2019, 10:03 Fera demais o review, Marcus, vlw!!!!

Um detalhe... aquele "mini registro", de regulagem da suspa traseira, possivelmente não é o da pré-carga, pq S--H se refere a compressão ou retorno. Pré carga deveria vir L--H.

Na V-strom tbm vem escrito Soft e Hard.

Realmente, excelente análise.

E sobre a falta de eletrônica (leia-se, opções no painel), convenhamos, a maioria que compra moto cheia de regulagens empolga com isso no começo e depois deixa tudo no default. Eletrônica de ponta pode ter certeza que a moto tem, só não dá opção pra ficar fuçando, o que na minha opinião é uma decisão acertada porque garante-se que o comportamento da moto fique dentro do previsto.

MSP amolece toda a suspensão da moto, desliga o controle de tração, desliga o ABS, deixa no modo esportivo, altera mapa, toma um ralo e bota a culpa na moto, ou ainda, coloca no modo coxinha e fala que a moto tá xoxa, ruim de arrancada, etc. O MSP padrão não sabe o que quer, melhor deixar certas decisões para os engenheiros. :lol:
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
Jota

Mensagem por Jota »

minholi escreveu: 24 Jun 2019, 10:19
Jota escreveu: 24 Jun 2019, 10:03 Fera demais o review, Marcus, vlw!!!!

Na V-strom tbm vem escrito Soft e Hard.
se vinha, eles corrigiram. na minha já vem o correto (low--high) ;-)
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Jota, realmente não sei, mas dei uma pesquisada aqui:
Remotely adjustable rear shock absorber
The sophisticated rear suspension is designed to give you a smooth and stable ride in a variety of conditions on the dirt or highway – whether you’re riding solo or carrying a passenger and luggage. O ering 200mm of wheel movement, this rally-bred system features a convenient remote adjuster, enabling you to adjust the settings while you’re on the go.
Lendo assim, parece que é a regulagem da pré-carga mesmo. Mas como a informação vem do site da Yamaha, pode estar equivocada :lol: !

Imagem

Olha aí no detalhe, acho que o parafuso também tem H-S... creio que nos clicks seja a compressão e o retorno mesmo.

Minholi, eu pensava assim, até ter a porra do ESA. Sério, é MUITO prático você poder ajustar a pré-carga dianteira e traseira com o simples toque de um botão. Arrisco dizer que a GS foi a primeira e única moto que eu tive onde rodar COM e SEM garupa dá o mesmo prazer, a moto não fica com a ciclística alterada, devido ao ESA (e também as suspensões para/telelever). Lembro da CB1300 (por exemplo), carregada era uma desgraça, raspava em tudo que era lugar, se enchesse o bauleto a moto dava shimmy ao tirar a mão do acelerador, ficava com a impressão de estar "empinada" (traseira arriada). Enfim, os ajustes eletrônicos além de práticos, servem para corrigir as "cagadas" que nós mortais não sabemos fazer sozinhos (por exemplo, regular uma suspensão direito). Vale cada centavo!

No caso da Tenere 700, como não é uma moto para ser utilizada com garupa/peso absurdo, concordo que não faz tanta falta assim. Mas é aquilo, depois que o cabra acostuma com mapas de potência, controle de tração, ABS, suspensões eletrônicas, cruise control, etc fica difícil abrir mão da coisa. Sorte que não é esse o público da Tenere 700 ;-) !

E bora ilustrar o tópico que essa moto tá me tirando o sono, mesmo sabendo que a Yamaha Brasil conseguirá me fazer NUNCA comprar uma (pelo menos 0km):

Achei a branca e vermelha a mais linda (apesar de nas antigas, preferir a amarela e azul):
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Olha o esmero dos parafusos, o protetor de radiador... só senti falta de um protetor nessa bomba d`agua:
Imagem

Tablet, tomada 12v e um parafusos que parece ser uma regulagem da bolha (?):
Imagem

Rabetinha parece que sai fácil:
Imagem

Ficou animal demais esse cockpit, esses defletores são uma obra de arte...
Imagem

Serio, fazia tempo que eu não via uma Trail de rua tão linda:
Imagem
Imagem

Enfim, mais uma moto que apenas sonharemos... maldita Yamaha brasileira :-( !
Jota

Mensagem por Jota »

Marcus DT escreveu: 24 Jun 2019, 17:58 Olha aí no detalhe, acho que o parafuso também tem H-S... creio que nos clicks seja a compressão e o retorno mesmo.
H e S são as referências pra compressão e retorno. A gente deixa a moto mais macia ou dura mexendo no amortecedor, não na mola.
Isso é certo, na mola K é (como padrão) constante, vai ser regulada a altura após a carga, por isso o L e H. ;-)
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Esse assunto é complicado de explicar pelo teclado e fácil de mostrar na moto. No caso da CRF230:

Imagem

Só tem regulagem de pré-carga, que é feito através da pressão da mola (o amortecedor é blindado, sem regulagem). Aqueles dois anéis um é a trava e o outro aperta a mola (quanto mais comprimida, mais dura/arisca fica a moto). No caso desses amortecedores mais chiques, realmente não sei como acontece "na prática", a mágica.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Imagem

Estava tentando ver qual das duas oferece melhor posição para pilotar em pé, ambas parecem ter quase a mesma medida da pedaleira até o guidão.
Mas as pedaleiras da Yamaha me parecem melhores.

Problema mesmo é o banco da Yamaha, nada q uma Airhawk não resolva, mas é uma falha vez que muita gente vai usá-la para viajar.
Outro ponto fraco é o painel, bem feinho, mas não vejo problema nisso desde que a moto tenha preço justo.

[ ]'ss
Imagem
Jota

Mensagem por Jota »

Marcus, como K é constante, não importa o tanto que a mola está (pré) comprimida.
Vc vai precisar da mesma quantidade de força pra comprimi-la mais 1cm, estando no ajuste máximo ou mínimo.

O que vai mudar é ponto inicial que o amortecedor se encontrará após receber a carga.
A pré-carga, apesar de aparentemente deixar a moto mais macia/firme, não vai interferir nisso.
Ela vai apenas deixar a moto mais "alta" ou "baixa".

Se quiser deixar a moto mais macia, tanto no movimento de compressão do amortecedor quanto no movimento de expansão, terá de regular isso utilizando os ajustes de compressão e retorno, respectivamente.
Jota

Mensagem por Jota »

Imagem
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Jota escreveu: 24 Jun 2019, 18:43 Imagem
Foi mal, o botão da vestrume antiga é igual a esse aí.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Dj Serginho Sag
Roda Presa

Mensagem por Dj Serginho Sag »

"SÓ" alguns aninhos atrasada :roll:
E não duvido de ir um modelo 2019 ou 2020 }:)
----------------------------------------------------------
Living :emo85: by the ALPS

Pakita by Lyhh :frag:
川崎

Imagem
----------------------------------------------------------
Responder