Scooters & iscútis - Tópico Único

Grupo de discussão geral sobre motos.
Kuati
Mito

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por Kuati »

Ah sim... mete os roletes Dr. Pulley lá e boa.
Mas sinceramente, não sou adepto dessas gambi, ainda mais qdo se compra zero.
E após ler neste tópico que uma troca de roletes deu dor de cabeça dá ainda mais receio.

Mas... qdo chegar a hora de trocar os bichos verei de instalar:

Dá uma boa diferença, principalmente de retomada, muito importante para melhorar a segurança em rodovia.

[ ]'s
Imagem
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Minha Lead está com 18500, quando chegar nos 20 mil vou providenciar a troca de correia e vou querer instalar uns roletes Dr Pulley e pa, quero pegar um pouco mais de final, na Lead andando em vias expressas aqui de SP quando as mesmas estão livres, os 80 e tanto que ela limita incomoda um pouco.

Da pra fazer um trampinho na polia para a moto passar desse limitador, mas não quero dichavar minha polia original, vou ver se eventualmente compro uma paralela ou alguma usadinha e fazer a gambi pra testar, deixando a original intacta.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Patrick
Motoqueiro

Mensagem por Patrick »

Revisão dos 1.000 km feita.
Custou R$ 26,99 kkk

O óleo das primeiras 5 revisões (ou 7, não lembro) é grátis.

Aproveitei pra trocar essa lateral, gostei.

Já dei várias frenagens fortes, nunca senti falta de ABS. Mas não existem descidas íngremes por aqui.Imagem
Fabio Ninja
Dinossauro

Mensagem por Fabio Ninja »

Patrick escreveu: 12 Jun 2019, 19:26 Revisão dos 1.000 km feita.
Custou R$ 26,99 kkk

Já dei várias frenagens fortes, nunca senti falta de ABS. Mas não existem descidas íngremes por aqui.Imagem
de 6000 e 30 reais, de 12000 é 600 reais, ou seja, de 12 vale a pena fazer vc mesmo ou mecanico de confiança....
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Optimus Leo
Mito

Quanto tempo de garantia tem a Elite?

Moto nova, primeiro ano, eu arriscaria pagar caro pra ficar na garantia. Depois da uma bucha e a Honda nem pestanheja pra negar uma garantia...
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

Patrick escreveu: 12 Jun 2019, 19:26 Revisão dos 1.000 km feita.
Custou R$ 26,99 kkk

Cabe capacete fechado no espaço sob o banco?
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

froesdamotta escreveu: 13 Jun 2019, 10:27 ...
Cabe capacete fechado no espaço sob o banco?
Não. No Lead cabe, no Elite não cabe. O Lead ainda é o melhor projeto (pelo conjunto da obra) de scooter pequeno de todos os tempos.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Optimus Leo
Mito

Longe disso, ta delirando no fanboyismo, o Lead só tem mais espaço baixo o banco que os outros similares do mercado sendo essa sua única vantagem clara sobre a concorrencia, de resto tem varias limitações e caracteristicas inferiores aos outros scooters.

Se fosse só pelo quesito de poder carregar tralhas, um caminhão caçamba seria o melhor veiculo de todos os tempos por encima de outros veiculos similares então
Patrick
Motoqueiro

Mensagem por Patrick »

Só um dos meus capacetes integrais cabe fechando sem forçar, um LS2 FF358 tamanho G. Os outros têm ventilação no meio em cima que atrapalha.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Pra uso exclusivo urbano com asfalto bom, desconheço um projeto ao menos próximo do Lead.
Minha birra com o Elite é essa, mataram um puta projeto fodástico em nome de um visual melhor.

[ ]'s
Imagem
Optimus Leo
Mito

Kuati escreveu: 13 Jun 2019, 15:34 Pra uso exclusivo urbano com asfalto bom, desconheço um projeto ao menos próximo do Lead.
Burgman, Dafra Smart, Haojue Lindy na mesma categoria.

Todas essas mais fortes, sem limitador, maior velocidade final, melhor suspensão (o povo bota amortecedor da Burgman na Lead para mais comforto). Algumas peças da Lead são mais caras que suas concorrentes.

Como disse, Lead só ganha no espaço embaixo do banco, mas usar esse parametro pra dizer que é "melhor de todos os tempos" é cortar giro no palpitometro, as usual.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Por isso falei uso urbano com asfalto bom, aí a susp./tamanho das rodas/largura do pneu pouco importam.
Lead é mais econômico que os demais tb, economia no caso é mais importante que desempenho.
Aí vai do uso do cabra, mas no geral, o Lead é melhor, sendo que o espaço sob o banco é talvez o principal fator em matéria de scooter urbano.

Tem ainda o lance de ser Honda, vender mais, ter mais oferta de peças, ficar menos tempo com o bicho encostado em caso de acidente...

[ ]'s
Imagem
NFBNeto
Roda Presa

Mensagem por NFBNeto »

Quando comprei a Neo 125 eu já tava com negócio fechado com um cara em uma Lead zerada (bem pouco rodada mesmo).. mesmo assim em pagar R$X ou R$X mais um pouquinho, eu pegava e Neo zero km (4 anos de garantia).. tá com bau atrás que dá mais que conta de carga ... levei em conta as rodas maiores e o fato de ser zero km (moto urbana usada, ainda mais scooter, sabe-se lá o quanto já sofreu não importando a quilometragem) ... nem entro nos detalhes da Neo ser full led ou design que isso é meio gosto pessoal, mas também contou na hora de eu escolher... to mais que satisfeito com relação ao custo/benefício da Neo e atende todas as minhas necessidades no deslocamento urbano que preciso...

Talvez até comprasse uma lead se ainda fabricasse, mesmo que fosse sem nenhuma inovação.. dava pra deixar eu com dúvidas.. mas não foi o caso..

Já tive uma burgman AN 125 carburada .. paguei barato até.. e tava com uma km bem baixa quando peguei.. deu dor de cabeça pra cacete aquela droga... que no final o que gastei com ela podia ter pegado uma melhor ..

Moto carburada nem a pau.. scooter carburada então, piorou 10 vezes... (não é o caso da lead que é injetada.. só um relato mesmo)
Imagem
HD FLSTF Fat Boy - 2008

CG Titan 125 ES -- DT200 -- XTZ 250X -- Sportster XL883R + Burgman AN125 -- Neo 125 UBS -- Fat Boy FLSTF + Factor 150
Optimus Leo
Mito

Kuati escreveu: 13 Jun 2019, 16:02 Por isso falei uso urbano com asfalto bom, aí a susp./tamanho das rodas/largura do pneu pouco importam.
Vc mora no Brasil, isso não existe.

E se não importasse, não veria que a reclamação mais comum em grupos de scooters é sobre suspensão, e não teria nego botando amortecedor de Burgman na Lead.
Kuati escreveu: 13 Jun 2019, 16:02 Lead é mais econômico que os demais tb, economia no caso é mais importante que desempenho.
Ela andando no acelerador tipo on-off a maior parte do tempo faz proximo a 33 comigo, não é tão economica assim, eu jurava que ia fazer uns 40 sem muito esforço. Se o cara tem que pegar alguma via expressa, baixa ainda mais porque chega no limitador bem rapido (viajando já cheguei a fazer 28). A melhor que conseguir fazer 41 mas foi andando bem modo decrepito, até abaixo do limite em varias vias. Tem scooter que tem economia melhor.
Kuati escreveu: 13 Jun 2019, 16:02 sendo que o espaço sob o banco é talvez o principal fator em matéria de scooter urbano.
Se fosse assim, não venderiam tanta PCX e Nmax, e a Honda não teria trazido a Elite com menos espaço embaixo do banco.
Kuati escreveu: 13 Jun 2019, 16:02 Tem ainda o lance de ser Honda, vender mais, ter mais oferta de peças
Ela realmente tem uma mini bolha no preço, custa um pouco mais caro que as concorrentes, e mantém o valor. Mas como disse, tem varias peças que são mais caras que as concorrentes. Falando de preço de peça original. Paralelas? Bota uma correia paralela na Lead que dichava aos 4 mil kms.

Preço de correia original Burgman está na casa dos 200, a da Lead mais proxima a 300, a efeitos de comparação.

Sim, a Lead é muito boa na sua proposta, mas ai querer dizer que é "o melhor veiculo de todos" é fanboyismo exagerado, e falo isso como proprietario de uma, que já até se decidiu aventurar bem além dos limites e uso para o qual ela foi planejada.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Optimus Leo escreveu: 13 Jun 2019, 16:28 Se fosse assim, não venderiam tanta PCX e Nmax, e a Honda não teria trazido a Elite com menos espaço embaixo do banco.
Galera, eu incluso, compra muito visual, eu não compraria um Lead por conta disso, cabendo um capacete fechado como já cabe no NMax já me serve.

Mas eu tenho plena ciência que um Lead me seria melhor, pra uso exclusivamente na cidade, uso racional.
Tá certo, não deixaria tudo que é coisa para trás nas saídas de semáforo, não me arriscaria em viagens, mas em compensação faria a compra do mês com o bichinho :-D.

Só uma coisa que não sei é a facilidade para ficar em pé no Lead, no NMax só depois de bastante km me ficou (quase) natural.
Em cidade com asfalto zoado isso é um fator importante.

[ ]'s
Imagem
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

vou comprar uma pequena pra deixar pra patroa.. acho que vou de burguinha mesmo
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Andei alguns quilômetros de Burgman 125 carburado, rua ruim, avenida com asfalto razoável, pequeno trecho de rodovia. Surpreendeu a valentia das suspensões, esqueci completamente que eram rodas aro 10 e rodei com a mesma segurança como se estivesse numa moto aro 18.
A Honda fez milagre na suspensão do Lead. A Suzuki não fez menos na suspensão do Burgman carburado.
Minha dúvida é se esse Lindy tem o mesmo tipo de suspensão. Se tem, é bom custo/benefício.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Então Kameraden...

Antigamente eu usava a CB400CR para o corre corre diário, depois passei a usar a Te 250 e, depois, Mirage 250, todas por serem motos baratas o que em caso de pequenos incidentes/acidentes urbanos (que relmente ocorreram) o custo dos reparos não ficaria prmóximos ao preço de um rim e, paralelamente, serviam de backup caso a moto "principal" não estivesse disponível (uma vez fui à Bento Gonçalves com a CB pois a Savage estava em processo de customização e não ficou pronta à tempo).

Recentemente optei por ter uma moto só, tanto para uso na cidade quanto para viajar e a Ducati Scrambler está se prestando a esse papel, mas às vezes sinto que deveria ter uma motoka menor, para backup e para os corres rápidos, como ir à padaria ou à farmácia (para visitar clientes era/é mais "chique" ir de Harley ou de Ducati, valoriza o passe do consultor, eheheh) e também por conta do valor da franquia do seguro, que hoje está por volta dos 6k (3k se o conserto foi feito numa oficina indicada pela seguradora). Tudo isso, além do fato é que é muito estranho ter apenas uma motoka na garagem...

Por isso às vezes me vejo pensando em pegar uma moto pequena, até 150 cc e que não tenha cara de moto de motoboy ou um Scooter, nas a experiência que tive com Scooter não foi muito boa: tive uma Jog e o principal problema não foi o desconforto nem as rodinhas pequenas ou mesmo o fato de ser 2T. O que pegava é que, montado na Jog eu me tornava praticamente "invisível" aos demais motoristas. Os FDPs me viam e simplesmente me ignoravam... ligavam o phoda-se e eu que me virasse...

Com uma motoka até 150 cc, tipo Bros, por exemplo, eu me livraria do problema do desconforto mas, a menos que usasse um bauleto, perderia o espaço para o pão, leite xarope para tosse, unguento e comprimidos azuis, mas será que resolveria o problema da invisibilidade?

Se fosse para pegar uma dessas motokas, teria que ser uma por volta de 5 a 6 k, que é o valor da franquia do seguro da Ducati... mais que isso já me faria pensar em tocar o phoda-se, juntar mais grana e pegar uma RE. Cheguei a pensar numa Viraguinho 250 mas elas partem de 8k, o que é muito para uma moto com algo próximo de 20 anos de uso. Teneré 250 já tive e não me adaptei e acho que não gostaria de pegar uma XRE 300, sem contar que as que estão nessa faixa de até 6 K estão meio gastas demais.

Uma alternativa nessa faixa de preço seria a Intruder 125... mas, sei lá, é um tratorzinho... mas é horrível de feia....
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Tem um tratorzinho bonito para indicar. É bem mais difícil de achar que a Intruder 125 mas é ótima: GSR 150i. Que motinho boa. Motorzinho lisinho, não vibra, é valente e injetado. Se achar uma bem conservada é zero incomodação e zero preocupação com gatunos.
Du
Motociclista

Mensagem por Du »

Russo

Lá no grupo WhatsApp, disseram que o Zé do Raio anunciou a Classic 500 por 13.000.

Aquela do escândalo dos raios no CaraLivro.

Du.
Responder