BMW GSA 1200 "raiz" - avaliação desapaixonada

Grupo de discussão geral sobre motos.
Bira
Motoqueiro

BMW GSA 1200 "raiz" - avaliação desapaixonada

Mensagem por Bira »

Então, peçoa´z,

Vendi uma das jacas (a Heritage 2018) e peguei na troca uma GSA 1200 2012/13.

Imagem

Por que "GSA 1200 'raiz'" ? É das últimas 100% ar-óleo, é das últimas que torciam todas quando acelerava parada... as mais recentes já tem refrigeração líquida e não se torcem todas ao acelerar paradas em neutro.

Primeiro, tenham em mente que eu sou um "jaqueiro" contumaz, gosto de jaca, viajei pro Uruguai de maxi-jaca (Indian)...a última "trail" (nem tanto) que tive foi a Tiger Sport 1050 que vendi pro PriesT no começo do ano (e que, na real, nem rodei muito com a moto). Então vou tentar fazer uma avaliação "desapaixonada" aqui.

Nos últimos dias tô andando só na GSA. A Indian, apesar de mais de um mês de volta de viagem, ainda não concluiu os "reparos pós-viagem" (que estão andando a passo de tartaruga, por conta de terceiros). E como começou a temporada de seca aqui, deixei o carro em casa esses dias e andei só de moto.

Imagem

Então vamos lá.

Pontos positivos:

1 - A moto é (bem) alta, mas eu consigo plantar os dois pés no chão: A GSA 1200 foi uma moto que sempre me "intimidou", e devo dizer que me surpreendeu POSITIVAMENTE o fato de eu conseguir plantar os dois pés no chão (isto é, não é um no chão e outro "na pontinha", são OS DOIS pés plantados no chão) com a moto parada. Então, manobrar a girafa (principalmente para estacionar) não é algo tão complicado quanto pareceria a princípio.
2 - Esterça muito bem, ou seja, consigo estacionar a girafa na minha vaga de garagem, 90 graus e encostada na parede, sem ter que recorrer a artifícios como carrinhos de manobra e afins (uso praticamente obrigatório nas jacas para estacionar na mesma posição se tiver carro nas duas vagas do lado). O peso baixo (275kg - lembrem que estou acostumado a andar numa moto que pesa 430kg) torna isso uma brincadeira de criança, mesmo com a altura extra.
3 - Torque: O motor 1200 "a ar" da GS é bem torcudo, desde os baixos giros dá pra sentir o motor empurrando bem a moto, mesmo com garupa. Para eu que venho de jaca com motor V2, é algo a considerar.
4 - Autonomia (autonomia, não consumo): Viva o tancão de 34 litros... [emoji38] a moto é capaz de fazer, aqui dentro de Brasília, 450km entre abastecimentos. Isso significa, no uso diário, 2 semanas sem parar para abastecer (não contando passeios de fim de semana). Estou com a moto há aproximadamente 8 dias (220km) e o tanque ainda nem chegou à metade. OK, vão me dizer, "qualquer fazer 250 faz isso", mas eu nunca gostei de "motorzinho", economia de combustível não é prioridade pra mim (consumo médio no computador de bordo tá similar ao da maxi-jaca, em torno de 14-15 dentro da cidade com algumas vias expressas pelo caminho)... de nada adianta ter uma moto econômica e que não me dá gosto em pilotar. Se fosse só pra economizar dinheiro eu andava de busão e metrõ.
5 - ESA: Nada melhor que ajustar a pré-carga da suspensão sem precisar de bombinha, ferramenta, ou qualquer badulaque desses. Tá certo que se essa merda der defeito deve custar os olhos da cara pra arrumar, mas que é prático ajustar isso com um botãozinho no guidão, isso é.
6 - Dissipação térmica do motor: Perfeita para um motor 1200 refrigerado ar-óleo, eu que tou acostumado a andar de jaca V2, parece que estou andando em moto com ar-condicionado... [emoji38]
7 - Construção geral da moto: a moto tem 80.000km e, pra mim, salvo pequenos arranhões, parece nova em folha. Tá certo que o cuidado do ex-dono ajuda nisso, mas a qualidade construtiva da moto conta. Não bate nada.
8 - Embreagem hidráulica: uma manteiga. A leveza me lembra da embreagem (a cabo) da Indian Scout e da própria HD Heritage 2018 (a da Indian Chief/Roadmaster é mais pesada, e as hidráulicas das HD maiores é mais pesada ainda).

Pontos "neutros"
1 - No trânsito: Tá certo, a GSA é um puta trambolho, mas lembrem-se que eu tô acostumado a andar de jaca e maxi-jaca, então pra mim ela é uma bicicletinha no trânsito, desde que as malas laterais fiquem em casa. Sem as malas laterais (usando só o bauleto traseiro que é mais que suficiente pro dia-a-dia) ela é ágil e prática (respeitado o seu tamanho); COM as malas laterais, ela é mais difícil de pilotar no trânsito que a Indian em igual configuração. Posso dizer que, pro meu perfil de uso, "empatou" (mesmo com a maior agilidade da BMW nas arrancadas). Se comparar com a HD, muda de figura: a Heritage (pra mim) ainda era mais fácil de tocar na cidade (leia-se corredores) que a girafa. Mas a girafa tem a ENORME vantagem da visibilidade à frente em virtude da posição elevada de pilotagem.
2 - Vibração: Em lenta parece uma HD Dyna... kkkk dá ver a olho nu a vibração da moto cara. Assim como a HD, andando fica liso.
3 - Comandos de punhos: em que pese a Indian usar comandos padrão "internacional" (isto é, comando de seta integralmente no punho esquerdo), o sistema da BMW lembra muito o das HD, então a adaptação foi fácil. Só de vez em quando me atrapalho com a posição estranha da buzina (quando comparada às motos que estou acostumado, HD e Indian, entenda-se - em ambas o botão de buzina é mais "elevado" no punho) e, principalmente, com o "cancelador de seta" (nas HD usa-se o mesmo botão que aciona para desligar a seta). Achei que o cancelamento automático demora demais.

Pontos negativos:
1 - Garupa: Sim, a patroa detestou. Além de achar o banco duro pra caramba, detestou o fato de ter de "escalar" a moto. Não tem jeito, depois que acostumou com jaca touring não tem como voltar atrás.
2 - Posição de pilotagem: Achei o guidão muito afastado, o que me obriga a pilotar meio curvado para a frente o que me gera dores nas costas em pouco menos de 30 minutos. Nada que um jogo de risers não resolva (eu tenho usado nesses dias aquelas camisetas de compressão, que ajudam a corrigir a postura e amenizam bastante o incômodo). Em contrapartida as pedaleiras são um tiquinho menos recuadas que da Tiger Sport, então ela não me dá a dor na região ciática que a Tiger dava. E, por fim, o banco do piloto realmente amassa os bagos. Pra quem está acostumado a pilotar sentado e com as pernas lá pra frente, incomoda. Duvido conseguir fazer nessa moto 1100km como fiz na Indian, sem chegar quebrado. Talvez até faça, mas chegando moído ao destino.
3 - posso dizer que a quase totalidade de minhas raras viagens passa perto de SP. Então, é um alvo de tiro amarrado nas costas, principalmente considerando que eu nunca viajo em grupo, sempre sozinho. Nesse aspecto a Indian é imbatível: ninguém quer roubar aquela porra... [emoji38] (tenho um "causo" de um dono de scout que escapou duas vezes de assalto, mandaram encostar, quando viram o que era mandaram embora).

Outros aspectos que valem mencionar:

1 - No início, achei que a moto era "certinha demais" e totalmente sem graça, sem sal. A moto foi me conquistando aos poucos, com a convivência diária. Acho que o que me faltava era pegar "confiança" em pilotá-la e entender a diferença de comportamento entre o boxer e os v-twin a que estou acostumados;
2 - Ainda não testei em rodovia aberta, por pura falta de chance. Mas peguei alguns trechinhos de via expressa que se assemelham a estrada, apesar de perder no conforto geral para a Indian me passou uma boa sensação de segurança e estabilidade.
3 - tá certo, é uma moto de 6 anos atrás... mas senti falta de um cruise control ("piloto automático"). Se eu resolver usar essa moto em viagem algum dia, vou ter que instalar um, nem que seja aqueles kits mecânicos da touratech.

Não testei ainda:
1 - estrada aberta (só algumas vias expressas que se assemelham a rodovias mas ainda tem algum movimento típico urbano)
2 - modos de pilotagem
3 - desligar o ABS
4 - pilotagem no off-road

Resumo da ópera:

Venderia a maxi-jaca pra ficar com a GSA? Nem a pau. Se eu fosse obrigado a escolher apenas uma das duas, eu ficaria com a maxi-jaca sem pensar duas vezes. A Indian Roadmaster é a "minha moto" por definição.

Ficaria com as duas, deixando a maxi-jaca como "segunda" moto para diversão/viagens/passeios com a patroa e essa como "principal" (por "principal" entenda-se a que uso mais): Por mais exagerada que a proposta pareça, sim, talvez. De fato, tô considerando isso.

O mundo realmente ideal pra mim: Trocar a girafa numa girafinha de 650/800cc de menor valor (até 30k).

Editado pela última vez por Bira em 04 Jun 2019, 15:42, em um total de 3 vezes.
Abç,
Bira

“A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ser desfrutados, mas não preservados, exceto na memória.” - Leonard Nimoy (1931-2015)
jucie
Motociclista

Re: BMW GSA 1200

Mensagem por jucie »

Obrigado pelo relato desapaixonado, Bira.
Parabéns pela sua nova aquisição. Muitos km pra vocês.
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
mumorato
Roda Presa

Mensagem por mumorato »

Raiz é a minha, R1150GSA, haha.
Brincadeiras à parte, o motor é um pouco diferente, apesar de também ser air cooled. A principal mudança é que a caixa de marchas é separada do motor, tipo hd. Além disso a embreagem é seca, igual de fuque. Tem um efeito giroscópico bem grande quando acelera a moto parada... mas não vibra nadinha, nem mesmo na lenta.
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Atual:
Sportster 97 :fuck:
Bira
Motoqueiro

Mensagem por Bira »

mumorato escreveu: 04 Jun 2019, 23:12 Raiz é a minha, R1150GSA, haha.
Brincadeiras à parte, o motor é um pouco diferente, apesar de também ser air cooled. A principal mudança é que a caixa de marchas é separada do motor, tipo hd. Além disso a embreagem é seca, igual de fuque. Tem um efeito giroscópico bem grande quando acelera a moto parada... mas não vibra nadinha, nem mesmo na lenta.
fato, essa é a raiz de fato! kkkkk

quando eu disse vibração, é aquela tremedeira... os espelhos vibram, dá pra ver as peças "amortecidas" nos coxins de borracha vibrando. mas a vibração, diferentemente das agadês, não chega aos punhos e pedaleiras.

não tem muito como não vibrar com aqueles dois bitelões de 600cc operando na horizontal.

mas o efeito giroscópilco é divertido kkkkkkkkkkk pelo que me disseram as de 2013 pra frente (adv 2014) já não apresentam mais essa "característica".
Abç,
Bira

“A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ser desfrutados, mas não preservados, exceto na memória.” - Leonard Nimoy (1931-2015)
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Re: BMW GSA 1200 "raiz" - avaliação desapaixonada

Mensagem por Kokimoto »

A embreagem da 1200 a ar tb eh seca. Muito bom poder usar óleo de carro hehe
mumorato
Roda Presa

Mensagem por mumorato »

Kokimoto escreveu: 05 Jun 2019, 14:30 A embreagem da 1200 a ar tb eh seca. Muito bom poder usar óleo de carro hehe
Não sabia, achei que isso tinha mudado antes das com arrefecimento d'água!
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Atual:
Sportster 97 :fuck:
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Pagou quanto na GSA?
R 1200 GS Adventure Rallye :-?
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
Bira
Motoqueiro

Mensagem por Bira »

nesse domingo fiz um teste rápido em estrada aberta. nada muito longe, peguei a BR-060 e nem fui até a beira da terra plana (Rota 60) :lol: , fui só até um pedaço do caminho, o outlet premium (75km daqui de casa). A intenção não era "viajar" (até porque eu tinha que estar em casa pro almoço :lol:) mas apenas fazer um teste rápido com a moto.

Depois de 15 dias andando com a moto na cidade já meio que me acostumei com o banco e a posição de pilotagem, mas mesmo assim, a posição de pilotagem me cansa mais rapidamente que a posição "sentado com os pés pra frente" da maxi-jaca. A vantagem é que é (muito mais) fácil ficar de pé na moto (só posso fazer isso na jaca se estiver sem garupa, para isso uso as plataformas traseiras). Digamos que na maxi-jaca consigo rodar fácil uns 200km sem sair de cima do banco e sem sentir qualquer dor no corpo, já a GSA após 60km (em iguais condições, mesma rodovia) começa a incomodar um pouco, especialmente na região lombar e ciática, tanto pela falta de apoio lombar do banco, pela posição "montada" e as pernas mais recuadas (o que é um porre pra quem tá acostumado a pilotar com as pernas lá pra frente). Sim, é só levantar do banco e ficar um pouco de pé que passa, mas o fato é que na jaca, embora seja bem mais difícil fazer isso, não é necessário.

O que me surpreendeu (positivamente) na GSA foi a proteção contra o vento. Eu estou acostumado em andar em uma maxi-jaca com carenagem "morcegão" e a proteção da GSA é muito boa, devo dizer quase igual. O vento praticamente não incomoda, mesmo em velocidades um pouco mais elevadas (acima de 140). Não duvido que se eu desligasse o intercomunicador bluetooth seria plenamente capaz de ouvir as instruções do GPS a partir de seu alto-falante interno, ao menos até uns 80 km/h, já que o motor e escapamento também são bem quietinhos.

Continuo considerando que cruise control, ainda que mecânico, faz uma falta tremenda em moto "viajadora". Seria uma aquisição obrigatória na possibilidade de eu resolver ficar com a moto.

Consumo de combustível bem elevadinho, mas nada muito diferente da maxi-jaca. Computador de bordo acusou pouco mais de 16 km/l de média segurando 130 de velocímetro. A indiona 1800 de 420kg em iguais condições (só que nela era 130 de GPS e não de velocímetro - não consegui fazer o Zumo 660 da GSA exibir a velocidade junto com o mapa) fazia em torno de 17.

Agora, claro, nos aspectos mais técnicos, como motor, frenagem, facilidade de condução, etc. a GSA bota a maxi-jaca no bolso facilmente. Isso foi mais perceptível quando peguei a jaca de volta no sábado (ainda vai pra revisão, só estava na funilaria). Sexta e hoje vim na jaca pro trabalho, e a GSA é realmente bem mais "fácil" nesse meio que a indiona. Câmbio mais macio, menor peso, freios melhores, suspensão mais adequada ao piso ruim, etc.

Nesse fds vai ter brincadeira de off-road leve (só brincadeira mesmo, vou fazer aquele curso da triumph).
Abç,
Bira

Flyrider
Novato

Mensagem por Flyrider »

Muito bom dia caro Bira!
Sou proprietário de uma GSA 2007 e adoro [emoji3059]!
Assim que a comprei, anos atrás, também sentia este mesmo desconforto lombar, que resolvi instalando um Raiser.
Hoje acho difícil encontrar posição melhor que a dela para viajar, inclusive já tendo completado mais de uma vez viagens de 1300 km em um só dia, e olhe que sou quase sexagenário, risos. Imagem

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Bira
Motoqueiro

Mensagem por Bira »

Flyrider escreveu:Muito bom dia caro Bira!
Sou proprietário de uma GSA 2007 e adoro [emoji3059]!
Assim que a comprei, anos atrás, também sentia este mesmo desconforto lombar, que resolvi instalando um Raiser.
Hoje acho difícil encontrar posição melhor que a dela para viajar, inclusive já tendo completado mais de uma vez viagens de 1300 km em um só dia, e olhe que sou quase sexagenário, risos. Imagem

Poisé...

Domingo fiz o treinamento de off Road básico (curso da TRX), deu pra brincar bem.

Em que pese eu ter gostado bastante dessa moto, não penso em ficar com ela não.

A intenção é daqui a um mês ou dois já botar pra jogo...então não vou gastar com badulaques.
Editado pela última vez por Bira em 19 Jun 2019, 10:01, em um total de 1 vez.
Abç,
Bira

Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

Muito bonita esta moto, também. Parabéns.
ltadeu
Motoqueiro

Mensagem por ltadeu »

estou com uma 2012, tenho rodado pouco e assim não compensa pagar o aluguel para uma nova
é a primeira que não é GSA desde que foi lançada, sindo falta da autonomia
engraçado que não consigo viajar com as jakas, tenho dor lombar e me incomoda o curso de suspensão destas
com as GS já rodei bastante e fiz um monte de merdas tbm, continuo gostando de rodar

vai qui ô vô tá lá. by fernanda

1 2 3 e agora
Flyrider
Novato

Mensagem por Flyrider »

Quando for se desfazer dela, dê um toque, quem sabe a gente negocia....
FlyRider@mail.com
Abraços,

Bira
Motoqueiro

Mensagem por Bira »

ltadeu escreveu:estou com uma 2012, tenho rodado pouco e assim não compensa pagar o aluguel para uma nova
é a primeira que não é GSA desde que foi lançada, sindo falta da autonomia
engraçado que não consigo viajar com as jakas, tenho dor lombar e me incomoda o curso de suspensão destas
com as GS já rodei bastante e fiz um monte de merdas tbm, continuo gostando de rodar
Itadeu, a minha jaca é jaca padrão touring, é essa banheira aqui

nem ligo pro pouco curso da suspensão dela. Kkkkk

Pra vc ver como cada um é um... 70km ma GSA (que, reafirmo, é uma moto divertidíssima e gostei bastante dela) eu já tô com a lombar reclamando.

Imagem
Abç,
Bira

ltadeu
Motoqueiro

Mensagem por ltadeu »

como o bira se sente
Imagem

vai qui ô vô tá lá. by fernanda

1 2 3 e agora
Responder