Vela da Hunter = errada desde 0km!

Grupo de discussão geral sobre motos.
jabsb
Dinossauro

Vela da Hunter = errada desde 0km!

Mensagem por jabsb »

É mole?

Hoje descobri que colocaram vela errada na minha Hunter.

Isso mesmo. Saiu de fábrica com a vela errada (!). E perpetuaram o erro desde então.

Foi colocar a vela certa e a bichinha virou um foguete. Tá vibrando menos e andando mais (bem mais!). Dá a impressão de que não "afoga" tanto quando eu preciso "puxar" mais o acelerador, como ocorria antigamente. Já posso viajar de novo :rof:

A vela que estava era a mesma da CG 125 FAN = DPR8EA-9. A correta é a D8EA (a mesma da CG até 1991).

A vela antiga tinha apenas 3 mil kms, então não acho que um possível desgaste justificasse tamanha diferença. Mesmo porque a moto já tá com uns 30 e poucos mil kms, e eu já tenho uma idéia do comportamento dela ao longo de todo esse tempo. A mudança foi significativa!

Aproveitei para trocar o pneu dianteiro (durou 30 e poucos mil kms, era original ainda) e interruptor de freio traseiro (pifou, viva a china!). E comprei a borrachinha da tampa do filtro de óleo -- em algum lugar sumiram com a infeliz :no:

Agora só falta:

1) trocar o paralama dianteiro, que trincou. É um problema comum na Hunter 125, tenho a solução aqui, mas antes preciso de um paralama novo. :cry:

2) arrumar o painel. Bem, se a vibração menor for suficiente para poupar o bendito velocímetro, talvez eu até anime de desmontá-lo de novo... :lol:

[]s
orgulho de ser CGzeiro!
Richard.
Dinossauro

Re: Vela da Hunter = errada desde 0km!

Mensagem por Richard. »

Nossa....

Essa o pessoal da Sundown se superou hein Jabsb????
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

Rapaz...

não subestime o poder da Sundown em mandar mal.

Tinha uma comunidade do Orkut de um cara que era concessionário da marca. Não aguentou as motos em garantia dando zica atrás de zica, quebrou. Foi pra net descer a lenha neles.

Daí tu via como a coisa funcionava na real... tinha até a cópia de algumas circulares, coisa "top secret" hehehehe.

Esse lance da vela é bizarro, mas vindo da Sundown dá pra entender. É bagunçado demais aquilo ali.

Masssss... a moto ficou boa! Bem melhor. ;-)
orgulho de ser CGzeiro!
GFLL
Roda Presa

Mensagem por GFLL »

jabsb escreveu:É mole?

Hoje descobri que colocaram vela errada na minha Hunter.

Isso mesmo. Saiu de fábrica com a vela errada (!). E perpetuaram o erro desde então.

Foi colocar a vela certa e a bichinha virou um foguete. Tá vibrando menos e andando mais (bem mais!). Dá a impressão de que não "afoga" tanto quando eu preciso "puxar" mais o acelerador, como ocorria antigamente. Já posso viajar de novo :rof:

A vela que estava era a mesma da CG 125 FAN = DPR8EA-9. A correta é a D8EA (a mesma da CG até 1991).

A vela antiga tinha apenas 3 mil kms, então não acho que um possível desgaste justificasse tamanha diferença. Mesmo porque a moto já tá com uns 30 e poucos mil kms, e eu já tenho uma idéia do comportamento dela ao longo de todo esse tempo. A mudança foi significativa!

Aproveitei para trocar o pneu dianteiro (durou 30 e poucos mil kms, era original ainda) e interruptor de freio traseiro (pifou, viva a china!). E comprei a borrachinha da tampa do filtro de óleo -- em algum lugar sumiram com a infeliz :no:

Agora só falta:

1) trocar o paralama dianteiro, que trincou. É um problema comum na Hunter 125, tenho a solução aqui, mas antes preciso de um paralama novo. :cry:

2) arrumar o painel. Bem, se a vibração menor for suficiente para poupar o bendito velocímetro, talvez eu até anime de desmontá-lo de novo... :lol:

[]s
Eu acho que essa vela é a mesma de Fazer/Lander! Alguem confirma?

Abraços
-------------------------------------------------
MSM - NF250 VENDIDA com bolha, capacete e alarme! kkkkkkkkkkk
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kamerad jabsb:

Lamento informar, mas o seu "furo" de reportagem está completamente furado, eheheh... ambas as velas são praticamente identicas, a única diferença é que a DPR8EA-9 é resistiva, portanto é uma vela mais imune aos ruídos e intereferências do sistema de ignição. Ou seja, a R é a mesma vela, só que um pouco melhorada.

D8EA
D=tipo de rosca e assento
8= grau térmico da vela
E= tipo de eletrodo
A= comprimento da rosca e posição da centelha

DPR8EA
P=eletrodo com massa de níquel
R=vela com resistor embutido
8= grau térmico da vela
E= tipo de eletrodo
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

Russo escreveu:Ae Kamerad jabsb:

Lamento informar, mas o seu "furo" de reportagem está completamente furado, eheheh... ambas as velas são praticamente identicas, a única diferença é que a DPR8EA-9 é resistiva, portanto é uma vela mais imune aos ruídos e intereferências do sistema de ignição. Ou seja, a R é a mesma vela, só que um pouco melhorada.

D8EA
8= grau térmico da vela
E= tipo de eletrodo

DPR8EA
P=eletrodo com massa de níquel
R=vela com resistor embutido
8= grau térmico da vela
E= tipo de eletrodo
faltou o -9, hehe. O que seria o -9?

Diferença visual: aquele "pininho" (eletrodo?) da vela antiga é mais "longo". Coisa significativa, diga-se de passagem.

edit: justamente. o -9 refere-se exatamente ao tal "pininho" hahahaha. É a folga padrão do eletrodo. Provavelmente a folga do eletrodo da vela anterior estava errada - ou seja, não é a correta para a moto, já que o modelo não é esse. Não cheguei a medir a folga entre os eletrodos da vela antiga.

Mesmo assim, o eletrodo inferior (aquele que vai na cerâmica) é menor na vela nova. Suponho que o posicionamento da vela na câmara de combustão acabe ficando diferente, mesmo colocando a folga correta na vela antiga. Tudo isso é chutômetro -- fato é que a moto ficou bem melhor.

[]s
Editado pela última vez por jabsb em 24 Out 2008, 00:06, em um total de 1 vez.
orgulho de ser CGzeiro!
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kamerad jabsb... desencana... é praticamente a mesma vela. Você só teria alguma diferença significativa se o grau térmico fosse muito diferente.

Essas velas são padrão Honda. São as mesmas que eu uso na minha CB400CR. Quando não acho as DPR8EA prá comprar, uso as D8EA mesmo.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

Russo escreveu:Ae Kamerad jabsb... desencana... é praticamente a mesma vela. Você só teria alguma diferença significativa se o grau térmico fosse muito diferente.

Essas velas são padrão Honda. São as mesmas que eu uso na minha CB400CR. Quando não acho as DPR8EA prá comprar, uso as D8EA mesmo.
Se quiser tem duas aqui :lol:

Mas Russo, me corrige ai se eu estiver equivocado, mas... uma coisa é uma CB 400. Outra é uma Hunter 125 - com relação longa, inclusive. Digamos que a minha tem menos capacidade volumétrica para tolerar determinadas coisas... :lol: São 0,3mm de diferença de abertura do eletrodo, um motor 125, em tese, é menos tolerante com isso.

Aliás, se você não tivesse falado, eu nem ia saber. Pra mim a vela era outro mundo. Mudou bem o comportamento da moto, ficou bem mais forte.

Só falta umas medições de consumo!

...ou esse trem de abertura não faz diferença? hehehehehe.

Pelo que entendi, menor abertura = faísca mais forte. Faz BASTANTE sentido!
orgulho de ser CGzeiro!
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kamerad jabsb... nada a ver, eheheheh...

Essa porra dessa vela é quase que "padrão". A vela DPR8EA-9 é usada numa porrada de moto. Era a vela original da Suzuki Savage, que tinha 652 cc.

Você trocou uma vela suja e gasta por uma vela nova e limpa. É normal que o rendimento seja melhor...

Agora, a folga de abertura do eletrodo faz diferença. A mesma vela, com o eletrodo muito aberto ou muito fechado tem um rendimento pior do que com a folga do eletrodo normal.
Imagem
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

A vela original da Hunter é a mesma da Intruder 125.
Eu uso a DR8EA que é a D8EA resistiva. Ela já vem com a folga adequada que é em média 0,7 mm.
Esse modelo de vela é quase universal, muita moto usa.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
Kmikz
Roda Presa

Mensagem por Kmikz »

Bem o q posso dizer é que o pouco q sei é que a diferença significativa está no grau térmico, quando moleque chamáva-mos "vela quente/fria" huahuhauhauha.
Não adianta lavar cabeça de burro com Shampoo!!!!!!
Kmikz, Yes 125 (sem shimmy). Moto zero é tudibom...Cumeçando a perder uns parafusos hehehe...
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

Russo escreveu:Ae Kamerad jabsb... nada a ver, eheheheh...

Essa porra dessa vela é quase que "padrão". A vela DPR8EA-9 é usada numa porrada de moto. Era a vela original da Suzuki Savage, que tinha 652 cc.

Você trocou uma vela suja e gasta por uma vela nova e limpa. É normal que o rendimento seja melhor...
Russo meu querido!

1) a vela não estava gasta. Tinha apenas 3 mil kms.

2) Limpeza: limpo a vela com escova de aço, a cada 1.500km (quando troco o óleo).

3) a comparação é baseada no desempenho histórico da moto - desde o dia em que a comprei - com o atual. E como eu disse ela sempre usou a vela -9 (0,9mm, de acordo com as tabelas que você forneceu, obrigado!).

Russo escreveu:Agora, a folga de abertura do eletrodo faz diferença. A mesma vela, com o eletrodo muito aberto ou muito fechado tem um rendimento pior do que com a folga do eletrodo normal.
Nas tabelas da NGK, D8EA tem 0,6mm de folga. DPR8EA-9 tem 0,9mm. A Hunter é especificada para uma faixa entre 0,6 e 0,7mm. Eu ia ter que dar muita porrada na vela antiga para deixá-la com essa abertura, ou estou enganado?

A moto melhorou bem. E, se as velas são idênticas, só pode ser por conta dos 0,3mm de folga a menos, que, pelas especificações que você mesmo postou, é a diferença significativa entre os dois modelos. Em uma moto com, sei lá, 12cv (?), cada 0,1 pocotó é uma bela diferença. Eu senti isso na prática.

Não sei se o pessoal sabe, mas os motores de CG não são todos exatamente iguais. As CGs pós-91 tem algumas regulagem diferentes, como folga das válvulas por exemplo. Nada mais justo que usar velas com eletrodo mais aberto, como é o caso.

A Hunter é, basicamente, um clone da CG 1982 (Turuna).

[]s
Editado pela última vez por jabsb em 24 Out 2008, 09:51, em um total de 2 vezes.
orgulho de ser CGzeiro!
Parra
Motociclista

Mensagem por Parra »

a vela da Hunter é DR8EA correto ? Vc falou D8EA ??.....
se for é a mesma vela da minha motoca. R$10 reais em qualquer esquina.
Eu coloquei vela de Iridium a 2 semanas. A mudança de consumo foi mínima, a subida de giros ficou melhor, mas nada d+ ....

Que bom que sua hunter agora esta redonda ! parabéns !

fuiz !
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

Pode usar DR8EA, que é a Resistiva -- de resto é a mesma vela. Eu coloquei a D8EA porque era a do manual, e eu não estava muito bem informado quando fui comprar.

Queria fazer um teste, "encasquetei" que a vela estava errada. Aproveitei que ia trocar o pneu e resolvi mandar bronca...
orgulho de ser CGzeiro!
Kmikz
Roda Presa

Mensagem por Kmikz »

Só um detalhezinho sem importãncia ;-) o motor da CG e Turuna são bem diferentes ;-) Esse teu é icópia do OHV da CG (comando por vareta). O mesmo lerdo e indestrutível utilizado nas HD (com exeção da V-road) ;-)

Que bom q a motoca melhorou, afinal isso é o q interessa ;-) .
Não adianta lavar cabeça de burro com Shampoo!!!!!!
Kmikz, Yes 125 (sem shimmy). Moto zero é tudibom...Cumeçando a perder uns parafusos hehehe...
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

Kmikz escreveu:Só um detalhezinho sem importãncia ;-) o motor da CG e Turuna são bem diferentes ;-) Esse teu é icópia do OHV da CG (comando por vareta). O mesmo lerdo e indestrutível utilizado nas HD (com exeção da V-road) ;-)

Que bom q a motoca melhorou, afinal isso é o q interessa ;-) .
Si si si. A Hunter é uma cópia estética da Turuna, mas a mecânica é cópia das CGs convencionais da época.

Quando vou comprar cabos, peço pra Turuna. E quando vou comprar peças pro motor, peço pra CG bolinha. :lol:

Engraçado que o pessoal de oficina não bota muita fé, mas dá tudo certinho mesmo. Chega a ser ridículo :rof:

[]s
orgulho de ser CGzeiro!
numero41
Roda Presa

Mensagem por numero41 »

Eu peço peças de Honda pqp, digo, pop, vê se pode?
Ou então, dá pra pedir peças estéticas da Laser 100 da Dafra, mas taí algo que eu nunca fiz, hehehehe.
echigo
Novato

Mensagem por echigo »

Eu tenho uma Hunter 90 (China Power :-? ), provavelmente comprada no mesmo lugar que você (pistao sul, Champion motos :-? :-? ) e eu acho que é esse lance da folga mesmo, troquei a vela da minha com 1500kms e notei uma melhora absurda. Acho que é mal de Sundown mesmo (pelo menos a Hunter 90 tem fusível e nas partes que eu conferi não vi nenhuma anormalidade no sistema eletrico).
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

echigo escreveu:Eu tenho uma Hunter 90 (China Power :-? ), provavelmente comprada no mesmo lugar que você (pistao sul, Champion motos :-? :-? ) e eu acho que é esse lance da folga mesmo, troquei a vela da minha com 1500kms e notei uma melhora absurda. Acho que é mal de Sundown mesmo (pelo menos a Hunter 90 tem fusível e nas partes que eu conferi não vi nenhuma anormalidade no sistema eletrico).
A Hunter 90 é bem melhor, beeeem melhor que a 125...
orgulho de ser CGzeiro!
giovani
Novato

Mensagem por giovani »

jabsb escreveu:
Aproveitei para trocar o pneu dianteiro (durou 30 e poucos mil kms, era original ainda)

[]s

jabsb, qual é a marca do pneu, pq ele durou bastante hein ?? e o traseiro ??

valeu ;-)
Responder