Bagageiros: a moda parece estar mudando!
Ae Kameraden...
Eu tenho observado que uma tendência pareceque vem ganhado força: viajar de moto com bagageiros de tecido ou híbridos armação metálica ou plástica + tecido.
O uso de bagageiros rígidos, principalmente bauletos começou a ganhar força no fim da década de 1990 ~ início dos anos 2000. Inicialmente mal visto, como coisa de "motoboy" o uso dos bauletos foi ganhando força e aos poucos o preconceito foi sendo deixado de lado e o acessório, pela praticidade, foi sendo incorporando ao dia a dia dos motociclistas, com a praticidade e a funcionalidade sobvrepondo-se à questão estética, antes marcante.
Com o tempo, o uso do acessório ampliou-se e logo também os baus ou malas laterais começaram a ser usados com mais frequência, principalmente depois que as big trail viraram as queridinhas do público, sendo oferecidos como opcionais de fábrica ou até mesmo itens de série por várias montadoras.
Mas agora parece que o "império das malas rígidas" está sendo ameaçado, pois lá na gringa os bagageiros de tecido (soft luggage) estão ganhando força e os principais fabricantes de acessórios, incluindo ai a própria BMW já estão disponibilizando esses acessórios:
http://bmwmcmag.com/2016/07/new-bmw-mot ... torcycles/
http://rider.bmwmotorrad.com.au/bmw-motorrad-luggage/
https://www.harley-davidson.com/shop/luggage (até a HD já está aderindo)
https://touratech-usa.com/Motorcycle-So ... e-and-Bags
https://www.givi.co.uk/products/soft-bags (a Givi sempre teve basgageiros flexíveis, mas está ampliando a linha)
https://moskomoto.com/
https://wolfmanluggage.com/
https://www.biltwellinc.com/c100/buy/luggage/ (esses são para usar nas custom)
Já tem também um monte de reviews e de comparativos Hard Luggage X Soft Luggage no You Tube:
Pelo que pude entender nesses vídeos, os dois principais motivos que estão levando os motociclistas a trocarem os baus rígidos por similares flexiveis parecem ser:
1. a segurança em caso de queda, com os bagageiros flexiveis atuando como amortecedores em caso de queda, evitando danos ao quadro e/ou sub quadro da moto;
2, o fato de serem, até certo limite, expansíveis.
E o principal fator contrário aos bagageiros flexíveis é a questão da mair segurança no tocante à furtos e roubos do conteúdo.
Eu já faz anos que adotei o uso de bagageiros "mistos": bauleto rígido com chave e alforges laterais de couro ou de tecido, mais pelo elevado custo das malas rígidas laterais. Entretanto, dessa maneira, creio que consigo obter o "melhor de dois mundos": carrego os ítens mais valiosos no bauleto rígido, que pode ser trancado à chave, e os os demais vão nas bolsas flexíveis laterais, que em caso de queda (deixa eu bater na madeira: toc, toc, toc...) podem atuar como amortecedores.
Eu tenho observado que uma tendência pareceque vem ganhado força: viajar de moto com bagageiros de tecido ou híbridos armação metálica ou plástica + tecido.
O uso de bagageiros rígidos, principalmente bauletos começou a ganhar força no fim da década de 1990 ~ início dos anos 2000. Inicialmente mal visto, como coisa de "motoboy" o uso dos bauletos foi ganhando força e aos poucos o preconceito foi sendo deixado de lado e o acessório, pela praticidade, foi sendo incorporando ao dia a dia dos motociclistas, com a praticidade e a funcionalidade sobvrepondo-se à questão estética, antes marcante.
Com o tempo, o uso do acessório ampliou-se e logo também os baus ou malas laterais começaram a ser usados com mais frequência, principalmente depois que as big trail viraram as queridinhas do público, sendo oferecidos como opcionais de fábrica ou até mesmo itens de série por várias montadoras.
Mas agora parece que o "império das malas rígidas" está sendo ameaçado, pois lá na gringa os bagageiros de tecido (soft luggage) estão ganhando força e os principais fabricantes de acessórios, incluindo ai a própria BMW já estão disponibilizando esses acessórios:
http://bmwmcmag.com/2016/07/new-bmw-mot ... torcycles/
http://rider.bmwmotorrad.com.au/bmw-motorrad-luggage/
https://www.harley-davidson.com/shop/luggage (até a HD já está aderindo)
https://touratech-usa.com/Motorcycle-So ... e-and-Bags
https://www.givi.co.uk/products/soft-bags (a Givi sempre teve basgageiros flexíveis, mas está ampliando a linha)
https://moskomoto.com/
https://wolfmanluggage.com/
https://www.biltwellinc.com/c100/buy/luggage/ (esses são para usar nas custom)
Já tem também um monte de reviews e de comparativos Hard Luggage X Soft Luggage no You Tube:
Pelo que pude entender nesses vídeos, os dois principais motivos que estão levando os motociclistas a trocarem os baus rígidos por similares flexiveis parecem ser:
1. a segurança em caso de queda, com os bagageiros flexiveis atuando como amortecedores em caso de queda, evitando danos ao quadro e/ou sub quadro da moto;
2, o fato de serem, até certo limite, expansíveis.
E o principal fator contrário aos bagageiros flexíveis é a questão da mair segurança no tocante à furtos e roubos do conteúdo.
Eu já faz anos que adotei o uso de bagageiros "mistos": bauleto rígido com chave e alforges laterais de couro ou de tecido, mais pelo elevado custo das malas rígidas laterais. Entretanto, dessa maneira, creio que consigo obter o "melhor de dois mundos": carrego os ítens mais valiosos no bauleto rígido, que pode ser trancado à chave, e os os demais vão nas bolsas flexíveis laterais, que em caso de queda (deixa eu bater na madeira: toc, toc, toc...) podem atuar como amortecedores.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Re: Bagageiros: a moda parece estar mudando!
Minha moto tem malas rígidas de fábrica. Complementei (para a bagagem da patroa) com uma expansível impermeável da Givi e não tenho do que reclamar.
Essa mala da Givi é BEM resistente. Estamos usando para bagagem de "uma noite" nas localidades onde pernoitamos, para não ter que tirar a tralha toda (só fazemos isso onde ficamos mais de um dia).
Ah, vale citar que as cintas da Rokstraps facilitam pacas o trabalho de tirar e amarrar bagagem, que era meio chatinho de fazer com as cintas elásticas tradicionais e as cintas catraca. Roda 400,500km num dia e pode ficar tranquilo sem precisar conferir a amarração.

Essa mala da Givi é BEM resistente. Estamos usando para bagagem de "uma noite" nas localidades onde pernoitamos, para não ter que tirar a tralha toda (só fazemos isso onde ficamos mais de um dia).
Ah, vale citar que as cintas da Rokstraps facilitam pacas o trabalho de tirar e amarrar bagagem, que era meio chatinho de fazer com as cintas elásticas tradicionais e as cintas catraca. Roda 400,500km num dia e pode ficar tranquilo sem precisar conferir a amarração.

Abç,
Bira
“A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ser desfrutados, mas não preservados, exceto na memória.” - Leonard Nimoy (1931-2015)
Bira
“A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ser desfrutados, mas não preservados, exceto na memória.” - Leonard Nimoy (1931-2015)
- Kokimoto
- Dinossauro
- Contato:
Para viagens com muitos pernoites, odeio mala de pano. Muito ruim ter que desmontar e montar varias vezes. Prefiro mala rígida com malas de tecido dentro. Eh bem mais pratico.
Mas quem anda fora da estrada sempre preferiu alforjes de tecido, justamente porque não quebram.
A GS que eu tinha era 2012 e tinha banco bi partido. Dava para tirar o banco do passageiro e tinha uma prancha para aquelas malas redondas, inclusive com borrachas para não escorregar. Se colocasse as mala laterais originais, ficava retinho para apoiar a mala. Mas nunca viajei assim por medo de roubarem.
Mas quem anda fora da estrada sempre preferiu alforjes de tecido, justamente porque não quebram.
A GS que eu tinha era 2012 e tinha banco bi partido. Dava para tirar o banco do passageiro e tinha uma prancha para aquelas malas redondas, inclusive com borrachas para não escorregar. Se colocasse as mala laterais originais, ficava retinho para apoiar a mala. Mas nunca viajei assim por medo de roubarem.
Bolsas assim são eficazes pra viagem do ponto A pro B, se tiver que ficar parando é meio complicado no Br.
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms
Psn: Daninean
Psn: Daninean
Eu uso alforjes ou bolsas flexíveis a quase 20 anos ai e nunca tive nada roubado, porém, apesar de não ser excessivamente neurótico, nunca dei mole: costumo colocar a minha bagagem toda dentro de sacolas impermeáveis e depois coloco essas sacolas nos alforjes e à noite sempre às levo para o quarto ou para a barraca. Nas paradas rápidas sempre procuro deixar a moto em lugar que eu possa vê-la e/ou em locais movimentados.Daninean escreveu: 20 Abr 2019, 20:58 Bolsas assim são eficazes pra viagem do ponto A pro B, se tiver que ficar parando é meio complicado no Br.
Outra coisa importante: carteira e celular estão sempre comigo, nunca ficam junto com a bagagem. Além disso, tirando o jogo de ferramentas, a bagagem que eu carrego em viagens não vale grande coisa, chinelos velhos e umas mudas de roupas usadas que se "sumirem" não causarão grandes prejuízos. Evito carregar coisas de maior valor, mas às vezes não tem como deixar de levar um netbook numa viagem à trabalho, por exemplo, nesses casos eu uso um bauleto.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- Klein
- Motociclista
Meu esquema atual, que considero definitivo é este, três baus de 45l e uma mochila que não sei a capacidade e ainda tenho uma mala tanque pequena, a mochila vai presa ao bau traseiro pelas próprias alças e são unidas por velcro, vou considerar a dica das cintas da Rokstraps. Não ando com garupa. Já usei alforges de lona, inclusive confeccionei suportes, mas minhas experiências foram negativas, dentre as situações já relatadas, detectei também muito arrasto. A mochila serve para usar para caminhadas e levar coisas nos passeios e tours se for o caso.

- Betao Atibaia
- Motociclista
Estou usando os alforges da Rustico Viajante de lona e carrego o resto da bagagem amarrado no banco. Esse fim de semana fiz 1300Km e nas várias paradas para comer e café, não tirei nada dela não. Lógico que dá até inveja da Ultra que anda junto com seu tour pack, fechado a chave e tal, Mas até hoje ninguem mexeu em nada.
O problema dele é só a litragem, é menor e um deles se perde só com um joguinho de ferramentas e a capa de chuva. O outro não coube muita coisa e por isso tive que levar mais na mochila.
Para o dia a dia é melhor, mais facil usar e alem de tudo é impermeável, para viagens, vou voltar a usar o rígido.
O problema dele é só a litragem, é menor e um deles se perde só com um joguinho de ferramentas e a capa de chuva. O outro não coube muita coisa e por isso tive que levar mais na mochila.
Para o dia a dia é melhor, mais facil usar e alem de tudo é impermeável, para viagens, vou voltar a usar o rígido.
Betão Atibaia
H-D Sportster XL1200 CB
H-D Sportster XL1200 CB
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Eu já usei por muito tempo alforges gripho e agora uso as laterais da Givi rígidas com bolsas internas (não retiro os baús da moto nos pernoites, só as bolsas internas).
Em caso de tombar a moto parada, o que já fiz algumas vezes, os bauletos funcionam como proteção e facilitam levantar a moto.
As de alumínio eu nunca usei, mas vejo que são menores que as plásticas (que eu uso), o que talvez justifique esse movimento em direção das bolsas dentro de boa parte do público das viagens de aventura que parece ter aversão ao uso de bauletos plásticos já que não combinam com o visual que procuram.
Na minha opinião é melhor usar bauletos laterais do que alforges, mas numa viagem sem garupa acho melhor só o bauleto traseiro e, caso precise, uma bolsa amarrada no assento do garupa.
Em caso de tombar a moto parada, o que já fiz algumas vezes, os bauletos funcionam como proteção e facilitam levantar a moto.
As de alumínio eu nunca usei, mas vejo que são menores que as plásticas (que eu uso), o que talvez justifique esse movimento em direção das bolsas dentro de boa parte do público das viagens de aventura que parece ter aversão ao uso de bauletos plásticos já que não combinam com o visual que procuram.
Na minha opinião é melhor usar bauletos laterais do que alforges, mas numa viagem sem garupa acho melhor só o bauleto traseiro e, caso precise, uma bolsa amarrada no assento do garupa.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
Durante anos usei alforges flexíveis.
São o suficiente para viajar e não vejo nenhum problema.
Mas demoram um pouco para colocar (e tirar) e deixar firme.
E a segurança é um pouco menor, embora nunca tenham me levado nada.
Quando tive a DL650 instaleis os meus baús do Klein na CB500 dele.
Hoje estão na Shadow.
O bom é o espaço, proteção contra chuva, facilidade em colocar e retirar e um pouco mais seguros.
O ruim é o preço, o visual fica meio estranho e deixar a moto mais larga.
Abraço!
São o suficiente para viajar e não vejo nenhum problema.
Mas demoram um pouco para colocar (e tirar) e deixar firme.
E a segurança é um pouco menor, embora nunca tenham me levado nada.
Quando tive a DL650 instaleis os meus baús do Klein na CB500 dele.
Hoje estão na Shadow.
O bom é o espaço, proteção contra chuva, facilidade em colocar e retirar e um pouco mais seguros.
O ruim é o preço, o visual fica meio estranho e deixar a moto mais larga.
Abraço!
Bonaparte
Tornado e Vulcan 650
Tornado e Vulcan 650
A moda tá mudando por conta dos preços abusivos desses baús de grife, tnc. Pra gastar 10.000 reais é rapidinho.
Eu gosto da solução bagageiro rígido simples com bolsa interna, se gasta pouco e tem uma excelente combinação de segurança e praticidade. Gastei 1.500 reais.

Eu gosto da solução bagageiro rígido simples com bolsa interna, se gasta pouco e tem uma excelente combinação de segurança e praticidade. Gastei 1.500 reais.

Tem uns rígidos artesanais que tem preço razoável tb. Tem uma tal de Livi que faz uns baús de alumínio com suporte a 1/4 Do preço de baú de marca equivalente.eclinck escreveu:A moda tá mudando por conta dos preços abusivos desses baús de grife, tnc. Pra gastar 10.000 reais é rapidinho.
Abç,
Bira
Bira
Beleza?eclinck escreveu: 24 Abr 2019, 10:16 A moda tá mudando por conta dos preços abusivos desses baús de grife, tnc. Pra gastar 10.000 reais é rapidinho.
![]()
As laterais são de 21 litros?
Pensando em instalar desse volume na 800.
Fabio "Stuka"
Outra opção é o E360 que custa pouco mais que o E21, mas tem bem mais espaço interno (se for viajar com a garupa e muitos dias)
Passei sufuco com o E21 em 1 semana com a patroa em uma ida ao Urugai, hoje tenho um Keyless que comprei usado (600 o par)
Passei sufuco com o E21 em 1 semana com a patroa em uma ida ao Urugai, hoje tenho um Keyless que comprei usado (600 o par)
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 - XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM
Atual: MSM
Pensei neles. Aliás, me parece um custo/benefício muito interessante.Luigi escreveu: 02 Mai 2019, 10:16 Outra opção é o E360 que custa pouco mais que o E21, mas tem bem mais espaço interno (se for viajar com a garupa e muitos dias)
Na CB 500 do Klein ficam bem próximos da moto. Já na Tiger, acredito eu ficarão mais distantes (os suportes) por causa do escapamento.
Mas me parece que ficam enormes nas laterais (40 litros).
Já tenho um de 47 no suporte traseiro.
Fabio "Stuka"
Sobre a Livi.Bira escreveu:Tem uns rígidos artesanais que tem preço razoável tb. Tem uma tal de Livi que faz uns baús de alumínio com suporte a 1/4 Do preço de baú de marca equivalente.eclinck escreveu:A moda tá mudando por conta dos preços abusivos desses baús de grife, tnc. Pra gastar 10.000 reais é rapidinho.
Estive na fábrica deles. Na época estava com a Versys e fui lá colocar o protetor de motor.
Bom preço e qualidade.
Cocei a mão para colocar os baús rígidos.
MSM, no momento.
Versys 650 2012, 15k km em quase três anos
Shadow 2007, 11k km em 15 meses (jul/2012-out/2013)
Versys 650 2012, 15k km em quase três anos
Shadow 2007, 11k km em 15 meses (jul/2012-out/2013)
Sobre a Livi.drsrg escreveu: 02 Mai 2019, 10:51Tem uns rígidos artesanais que tem preço razoável tb. Tem uma tal de Livi que faz uns baús de alumínio com suporte a 1/4 Do preço de baú de marca equivalente.Bira escreveu:
Estive na fábrica deles. Na época estava com a Versys e fui lá colocar o protetor de motor.
Bom preço e qualidade.
Cocei a mão para colocar os baús rígidos.
[/quote]
eu vi numa tiger de um conhecido aqui de Brasília, achei muito bacanas pelo preço (acho que o cara pagou pouco menos de R$ 2.000,00 o par de laterais na época - acho que 42 litros cada, eram gigantescos os baús - já com suporte, 1/3 do preço de baú de marca similar) , se eu tivesse uma big trail é o que eu compraria.
edit:
hoje tá um pouco mais caro mas ainda mais em conta que qualquer conjunto da Givi com baús grandes, mesmo os de plástico
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 0-livi-_JM
me lembro que tinha pesquisado isso, caso tivesse ficado com a tiger 1050 ia fazer alguma gracinha dessas.
Abç,
Bira
Bira
A Royal Enfield já lançou os side bags para suas motos:
os hard cases para as Himalayam...

e os soft cases para as Clássicas:

e os soft cases para as Clássicas:

a himalayan fica BEM bacana com os cases rígidos. Vi uma aqui em brasília já.Russo escreveu: 31 Mai 2019, 17:46 A Royal Enfield já lançou os side bags para suas motos:
Abç,
Bira
Bira
Essa tá perfeita e sem exageros.
E esse Airhawk aí? Russo Industries?
Sim...Bira escreveu: 31 Mai 2019, 18:35a himalayan fica BEM bacana com os cases rígidos. Vi uma aqui em brasília já.Russo escreveu: 31 Mai 2019, 17:46 A Royal Enfield já lançou os side bags para suas motos:
https://images.indianexpress.com/2016/02/himalayan3.jpg
Tanto com os da própria marca...

...quanto com os da Givi: