Scooters & iscútis - Tópico Único
Re: Scooters & iscútis - Tópico Único
Com a fratura na patinha devidamente consolidade, ontem consegui dar o primeiro rolé na SH 150.
Avaliação:
- Muito emocionante e divertido voltar a algo com duas rodas e motor depois de uns 10 anos.
- Motorzão que não dá a menor chance para ser irrresponsável
- Câmbio CVT unimarcha interminável, mas que dá gastura pq fiquei querendo trocar a marcha
- Ágil, fácil de pilotar.
- Freios ótimos
- Iluminação para ser visto, não para enxergar (como costuma acontecer)
- Ela não é dura. Simplesmente, não tem suspensão. Os amortecedores são tipo um desenho, uma peça de decoração, e as pancadas são absorvidas pelo corpo e pela alma do vivente que está pilotando
- Enfim, muito bacana e eficiente para o uso que terá!!
Avaliação:
- Muito emocionante e divertido voltar a algo com duas rodas e motor depois de uns 10 anos.
- Motorzão que não dá a menor chance para ser irrresponsável
- Câmbio CVT unimarcha interminável, mas que dá gastura pq fiquei querendo trocar a marcha
- Ágil, fácil de pilotar.
- Freios ótimos
- Iluminação para ser visto, não para enxergar (como costuma acontecer)
- Ela não é dura. Simplesmente, não tem suspensão. Os amortecedores são tipo um desenho, uma peça de decoração, e as pancadas são absorvidas pelo corpo e pela alma do vivente que está pilotando
- Enfim, muito bacana e eficiente para o uso que terá!!
Creche de Motos Tio Dhum: Vagas para motos de fino trato. Tratar aqui.
... "minhas pálpebras se abriram e uma luz muito forte queimava meus olhos. Era o sol. É foda ficar estatelado no asfalto..."
... "minhas pálpebras se abriram e uma luz muito forte queimava meus olhos. Era o sol. É foda ficar estatelado no asfalto..."
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Buenas!cfreitas escreveu: 12 Mar 2019, 22:52Pois é... Fiquei com uma nmax por quase um ano.Kuati escreveu: 04 Mar 2019, 17:58 Esse lance da suspensão dura dos Scooters tá me irritando, está me dando vontade de mexer na susp. traseira, postaram aí pra trás colocar amortecedores de Citycom, tem tb quem diga pra colocar o pneu mais largo/alto possível que melhora demais, outros que dizem pra trocar o banco que tb resolve...
[ ]'s
Gostei do motor, do ABS, do consumo, do espaço embaixo do banco mais bauleto, da não necessidade de cuidar de relação, rodas de liga leve (não sofrem tanto no litoral). Mas a suspensão matou tudo isso.
Cheguei a pesquisar soluções para ela: amortecedores a gás - custam um rim e li e, vários lugares que não resolvem o problema; gambiarra de amortecedores de outras motos - tinha que mexer na fixação deste amortecedores (serrar, furar, etc.) e achei um tanto arriscado para um item que se falhar, provavelmente é chão; banco - estes foram os únicos que falaram que talvez resolvesse... mas eram caros e feios pra carai..
Enfim, vendi e peguei uma Brosta 160. Tô feliz com a motoca (por enquanto), Mas sempre me lembro na nmax quando vou ao supermercado de moto.
Tô com uma NMax desde junho de 2017.
Adoro ela, mas logo no início também percebi que o ponto fraco dela, como em geral nas scooters, era a suspa. Se não for um asfalto muito irregular vai bem, mas como a regra das nossas ruas é buraqueira/bueiro/ondulação, é fácil sentir as limitações dela. A dianteira dava final de curso com certa facilidade, e a traseira, lembro de passar por umas ondulações grandes causadas pelos ônibus, em vez de absorver ela pulou que nem uma cabrita. Como pretendia ficar com ela por um longo tempo, e uso ela no dia a dia, resolvi investir um pouco para melhorar isso. Troquei as molas dianteiras e os amortecedores traseiros, na época deu uns 1055 pilas (155 + 900). Agora o amortecedor tá um pouco mais, imagino que por causa do dólar, principalmente. É importado.
Molas:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... a-nmax-_JM
Amortecedores:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -a-gas-_JM
O comportamento dela melhorou muito. Nem mexi na regulagem da pré-carga na traseira, acho que está num meio termo bom entre conforto e firmeza nas curvas, mas para quem preferir mais conforto dá para deixar mais soft.
De resto não tenho muito o que falar, acho ela uma delícia, motorzinho fortinho para a cilindrada, muito ágil no trânsito. Quando comprei achei que eu fosse sentir muita diferença para a Neo, visto que ela tem um porte um pouco maior, mas na prática, costurando no trânsito, acho que passo em 95% dos lugares que passaria com a Neo.
Os freios são bons, diria que a potência é boa para uma scooter, não tenho parâmetro de outras, e o ABS funciona bem. Diferente da Neo que tem tambor atrás, o disco traseiro segura firme, e poderia travar frequentemente se não fosse o ABS, no início tem que se acostumar um pouco na hora de fazer pequenos desvios freando com a traseira. Fui desviar de um carro que estava um pouco atravessado no corredor e ao fazer o desvio freando, senti com se o ABS soltasse demais, me vi indo na direção dele mais rápido que o planejado, mas consegui frear e desviar a tempo. Mas depois me adaptei, e não senti mais esse tipo de situação ocorrendo. Só questão de calibrar a mão no freio. Por outro lado isso permite umas frenagens agressivas em curva, como o ABS vai "soltando" a roda, dá uma sensação como se ela entrasse meio de lado quando se chega forte numa esquina.
No painel tem mostrado média de 28~29 km/l, o que na minha mão eu acho muito bom, era o que eu fazia com a Neo também, só que ela anda bem mais.
Aqui logo que comprei:

Logo depois também coloque esse bagageiro, que como a suspa também vem da Tailandia. Tem no e-bay...

Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
A minha NMax é 2019, nunca peguei final de curso tanto na dianteira qto na traseira.
Tenho medo de gastar essa grana toda aí em amortecedores traseiros e ainda não ficar tão bom.
Penso que no meu caso, um banco com a espuma melhorada e com um bom apoio lombar seria mais eficiente e mais barato.
Primeira troca de pneus vou pesquisar tb qual o mais macio/alto pra ver se dá uma melhorada.
No vídeo acima, a partir dos 5m30s. Com um amortecedor destes que o MAD postou, mais estes pneus, mais um banco conforto... aí sim deve ficar coisa fina.
[ ]'s
Tenho medo de gastar essa grana toda aí em amortecedores traseiros e ainda não ficar tão bom.
Penso que no meu caso, um banco com a espuma melhorada e com um bom apoio lombar seria mais eficiente e mais barato.
Primeira troca de pneus vou pesquisar tb qual o mais macio/alto pra ver se dá uma melhorada.
No vídeo acima, a partir dos 5m30s. Com um amortecedor destes que o MAD postou, mais estes pneus, mais um banco conforto... aí sim deve ficar coisa fina.
[ ]'s

- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Kuati, problema desses pneus é que vai alongar a relação, daí vai piorar a arrancada, e vai zoar a precisão do hodômetro, consumo instantâneo etc...
Nunca curti muito o uso de pneus mais largos em aro feito para pneu mais estreito, geralmente modifica a curvatura, e dependendo pode até piorar a dirigibilidade.
Um detalhe que esqueci de mencionar antes, é que a NMax raspa com certa facilidade nas curvas mais fechadas ou esquinas, dependendo da rapidez, não dá pra inclinar demais, então é normal para mim inclinar um pouco o corpo para não ter que inclinar muito a moto. Olhando na imagem até dá a impressão que o pneu está bem redondinho, mas meu palpite é que ele nunca vai conseguir usar o ombro do pneu, pois vai raspar antes.
Nunca curti muito o uso de pneus mais largos em aro feito para pneu mais estreito, geralmente modifica a curvatura, e dependendo pode até piorar a dirigibilidade.
Um detalhe que esqueci de mencionar antes, é que a NMax raspa com certa facilidade nas curvas mais fechadas ou esquinas, dependendo da rapidez, não dá pra inclinar demais, então é normal para mim inclinar um pouco o corpo para não ter que inclinar muito a moto. Olhando na imagem até dá a impressão que o pneu está bem redondinho, mas meu palpite é que ele nunca vai conseguir usar o ombro do pneu, pois vai raspar antes.
Viajaire é preciso...
Já li q os pneus orignais do NMax são bem bostas, então, precavido, nunca raspei nada...
Diferente da Neo R1... aquela dava gosto, raspava tudo, mesmo com aqueles pneuzinhos de bicicleta.
[ ]'s
Diferente da Neo R1... aquela dava gosto, raspava tudo, mesmo com aqueles pneuzinhos de bicicleta.
[ ]'s

- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Não são tão ruins, a única vez que senti o pneu escorregar foi quando saí de casa (rua de paralelepípedo) com pneu frio e 20 m depois fui dobrar na esquina ali perto e dei gás, a traseira escorregou de lado, sem queda, só o susto. Tirando isso, tô sempre "testando" o limite dos pneus pela cidade, e nunca regatearam.
Viajaire é preciso...
- Tio Frei
- Mito
E a pcx com ABS só na frente??
Putz
Putz
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Achei uma economia porca essa.
Daí o cara na hora da frenagem de emergência pode alicatar o manete direito e o esquerdo tem que pegar leve pra não travar...
Viajaire é preciso...
- Tio Frei
- Mito
Muito porca. Se fosse uma biz, ok, mas a pcx merecia pra estar junto da concorrência.MAD escreveu:Achei uma economia porca essa.
Daí o cara na hora da frenagem de emergência pode alicatar o manete direito e o esquerdo tem que pegar leve pra não travar...
Na anterior, com freio a tambor na traseira e combinado com a dianteira era quase impossível fazer a traseira travar antes de a mota parar
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Exato, com tambor traseiro já é difícil travar, com CBS melhor ainda, mas com disco... a história é bem outra.
Viajaire é preciso...
Estamos olhando umas para a DnaD aqui...
No momento a dúvida é 50cc ou >125 <300.
Vantagem da 50cc pode andar na ciclo faixa desde que não passe dos 25km/h. Desvantagem não pode andar na rodovia.
Vantagem das maiores é que pode andar nas rodovias e te dá mais recurso de movimentação, mas pelo motor maior merece abs ou CBS, ou ambos.
Vantagem da 50cc pode andar na ciclo faixa desde que não passe dos 25km/h. Desvantagem não pode andar na rodovia.
Vantagem das maiores é que pode andar nas rodovias e te dá mais recurso de movimentação, mas pelo motor maior merece abs ou CBS, ou ambos.
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
No seco tb não achei tão ruins. Eles são mais problemáticos no piso molhado.MAD escreveu: 15 Mar 2019, 18:04 Não são tão ruins, a única vez que senti o pneu escorregar foi quando saí de casa (rua de paralelepípedo) com pneu frio e 20 m depois fui dobrar na esquina ali perto e dei gás, a traseira escorregou de lado, sem queda, só o susto. Tirando isso, tô sempre "testando" o limite dos pneus pela cidade, e nunca regatearam.
Minha nmax era idêntica à sua.. Dos scooters, é o que tem o design mais bonito, na minha opinião .
E legal saber que para você os amortecedores deram conta do recado. Eu fiquei na dúvida pq li que não resolviammuita coisa (apesar de ser o mesmo fabricante -YSS- se não me falha a memória, os que eu cogitei tinham reservatório de gás).
Se tivesse resolvido este problema na suspensão (fim de curso na dianteira e batidas secas na traseira) talvez continuasse com ela... Mas comecei a sentir dores recorrentes no ciático e em um dos pés.
Agora esse consumo, heim ?!
--cfreitas
Mas em dia de passeio ela vai pilotar ou vai na garupa ?Demo escreveu:Estamos olhando umas para a DnaD aqui...
Du
Mas em dia de passeio ela vai pilotar ou vai na garupa ?
Du
[/quote]
Moto dela, quem pilota é ela.
No entanto, a scooter é para uso diário, ir e voltar. Não é pra rolê.
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Pois é, fico feliz em saber que ela consegue essa média, mas triste em saber que nunca conseguirei isso.cfreitas escreveu: 16 Mar 2019, 00:45 Agora esse consumo, heim ?!![]()
Na minha mão ficava por volta dos 37km/l..
Viajaire é preciso...
Demo escreveu:Mas em dia de passeio ela vai pilotar ou vai na garupa ?
Du
Moto dela, quem pilota é ela.
No entanto, a scooter é para uso diário, ir e voltar. Não é pra rolê.[/quote]Legal
Eu iria nos extremos. Se for a única moto dela iria de 300. Se for a segunda iria na menor.
Du
Os preços nem são tão diferentes nos extremos, mas EU ainda acho que a 50tinha vale mais no dia-a-dia, pelo fato de usar as “bike lane”, mas ela ainda não descobriu o que quer.Du escreveu: 17 Mar 2019, 22:26Legal
Eu iria nos extremos. Se for a única moto dela iria de 300. Se for a segunda iria na menor.
Du
-
Helder.soares
- Dinossauro
e eu aguardando a forza 300.. se nao vier, nao trocarei..
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
É sempre complicado passar as impressões e sensações que temos, sei que melhorou para mim, mas não tem como garantir que a melhora seria satisfatória para ti.cfreitas escreveu: 16 Mar 2019, 00:45E legal saber que para você os amortecedores deram conta do recado. Eu fiquei na dúvida pq li que não resolviammuita coisa (apesar de ser o mesmo fabricante -YSS- se não me falha a memória, os que eu cogitei tinham reservatório de gás).
Se tivesse resolvido este problema na suspensão (fim de curso na dianteira e batidas secas na traseira) talvez continuasse com ela... Mas comecei a sentir dores recorrentes no ciático e em um dos pés.
Uma coisa é certa, ela ficou mais segura, pois a suspensão realmente funciona e absorve mais as irregularidades. Por exemplo, se eu pego uma sequencia de costelas e irregularidades no asfalto, antes ela era bem mais dura, e perdia com mais facilidade o contato com o solo. Agora, sinto que ela copia melhor essas irregularidades, mesmo tendo que frear nesses locais mais críticos para a suspensão, noto o pneu copiando bem o asfalto, passando segurança. As irregularidades menores são absorvidas de modo satisfatório, apenas em irregularidades maiores é que dou uma firmada a mais com os pés para o impacto não ir todo para a coluna. Resumindo, ela parece ser mais macia e copiar mais o asfalto no início do curso, mas sem ser uma suspensão molenga, que é o comportamento desejado em termos de compromisso entre conforto x segurança x performance. Lembro que uma das coisas que percebi de cara quando troquei a suspensão foi no paralelepípedo lá da minha rua, ficou mais suave de andar.
Como uso ela no dia a dia, para mim valeu muito a pena o investimento.
PS: não lembro também qual foi a última vez que tive alguma expediência de fim de curso de suspensão, acho que depois da troca nunca aconteceu, ou talvez só em algum buraco ou bueiro muito profundo.
Viajaire é preciso...
Engraçado....
Qnd lançaram a neo 125 e eu troquei o filtro de ar 2x na CC. Paguei R$80 cada vez. Indignado, eu improvisei um filtro de espuma e nunca mais comprei o filtro de papel.
Depois de pouco mais de 1 ano e meio qnd vou trocar o filtro para o original e ligo para saber o preço. Caiu para os surpreendentes R$28!!!!!
Qnd lançaram a neo 125 e eu troquei o filtro de ar 2x na CC. Paguei R$80 cada vez. Indignado, eu improvisei um filtro de espuma e nunca mais comprei o filtro de papel.
Depois de pouco mais de 1 ano e meio qnd vou trocar o filtro para o original e ligo para saber o preço. Caiu para os surpreendentes R$28!!!!!
Tornado 300