Novas placas padrão Mercosul

Grupo de discussão geral sobre motos.
linuz
Roda Presa

Re: Novas placas padrão Mercosul

Mensagem por linuz »

Ter o rajadinho não é problema. Eu tenho visto diferentes níveis de cobertura desse rajado. Dias atrás eu vi uma que era praticamente impossível a leitura de “frente”. Mas a maioria está ok. Aquela que eu vi certamente não estava no padrão.
linuz
terra do pinhão-pr
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Quanto menos se ver, melhor.
CARLOS KABELUDO
Roda Presa

Mensagem por CARLOS KABELUDO »

Joaquim escreveu: 27 Jan 2019, 14:04 Quanto menos se ver, melhor.
Depois resolvem mudar o ´padrão´as nossas custas!
Leandro
Dinossauro

Mensagem por Leandro »

Joaquim escreveu: 27 Jan 2019, 14:04 Quanto menos se ver, melhor.
2x ;-) ;-)

As placas argentinas "AB 123 CD" estão muito fáceis de ler e decorar.
Segundo um policial antigamente me falou, essas placas fáceis de decorar são as preferidas pra lavrar a multa, ele lê "AAA-0001" dá pra procurar uma sombra pra sentar e escrever a multa no bloco com bastante calma.
Já uma placa "GQJ-5734" se ele não escrever rapidamente, esquece 10 segundos depois.
As novas placas brasileiras estão terríveis de decifrar, já vi algumas por aqui vindas do RS que a única coisa que consegui ler foi o "I" do início, o resto é indecifrável principalmente a letra que tem no meio.
Só em foto de radar mesmo pra decifrar, se o policial estiver no acostamente o carro passar rapidamente, não vai conseguir multar.
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

Esse novo modelo de placa tem alguma vantagem no dito "mercosul"?
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms :bnnd:

Psn: Daninean
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Daninean escreveu: 28 Jan 2019, 10:31 Esse novo modelo de placa tem alguma vantagem no dito "mercosul"?
Facilita a interconexão dos sistemas de multa }:)
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
linuz
Roda Presa

Mensagem por linuz »

Quero ver vocês manterem esse discurso de quanto menos se ver melhor quando vocês ou um ente querido serem vítimas de um crime de trânsito e a única testemunha ocular chegar e dizer: eu não consegui visualizar a placa!
linuz
terra do pinhão-pr
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

...
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

Comprei uma moto nova e tive que trocar a placa para o modelo novo. É exatamente do mesmo tamanho da que já vinha sendo usada.

Eu também acho essas novas difíceis de ler pelo rajado nas letras/números. Não entendi muito por que precisa desse rajado. E pelo que vi pelas estradas na viagem que fiz, varia bastante pelo fabricante da placa.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

rods escreveu: 28 Jan 2019, 17:42 Comprei uma moto nova e tive que trocar a placa para o modelo novo. É exatamente do mesmo tamanho da que já vinha sendo usada.

Eu também acho essas novas difíceis de ler pelo rajado nas letras/números. Não entendi muito por que precisa desse rajado. E pelo que vi pelas estradas na viagem que fiz, varia bastante pelo fabricante da placa.
Desconfio que rajado seja uma película, numa (vã) tentativa de dificultar a clonagem da placa.
E sim, parece que o padrão do rajado, maior ou menor, varia conforme o fabricante da placa.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

eu já tenho uma tese que esse rajado é para o cara não pintar as letras de preto quando essas sairem a tinta.. e assim ter que comprar outra quando estiver desgastada...
teve uma epoca que as tintas saiam com uma simples rajada de "wap"...
aí da-lhe esmalte preto pra pintar..
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Bira
Motoqueiro

Mensagem por Bira »

O rajado é a película de material refletivo.
Abç,
Bira

“A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ser desfrutados, mas não preservados, exceto na memória.” - Leonard Nimoy (1931-2015)
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Helder.soares escreveu: 29 Jan 2019, 09:33 eu já tenho uma tese que esse rajado é para o cara não pintar as letras de preto quando essas sairem a tinta.. e assim ter que comprar outra quando estiver desgastada...
Nessas novas refletivas isso não acontece, pois a película parece ser aplicada depois das letras pintadas.
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Bira
Motoqueiro

Mensagem por Bira »

Luigi escreveu: 29 Jan 2019, 10:15
Helder.soares escreveu: 29 Jan 2019, 09:33 eu já tenho uma tese que esse rajado é para o cara não pintar as letras de preto quando essas sairem a tinta.. e assim ter que comprar outra quando estiver desgastada...
Nessas novas refletivas isso não acontece, pois a película parece ser aplicada depois das letras pintadas.
exato, a película é POR CIMA da pintura, até evita que a pintura "desgaste à tôa", eliminando totalmente a necessidade da "repintura". E o "rajadinho" é parte dos refletivos.
Abç,
Bira

“A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ser desfrutados, mas não preservados, exceto na memória.” - Leonard Nimoy (1931-2015)
Bira
Motoqueiro

Mensagem por Bira »

Apareceu hoje aqui no estacionamento do trampo uma moto com a placa nova, tive a oportunidade de olhar com calma.

Emplacada no Rio (ainda com os brasões), mas já SEM o maldito lacre.

Os rajadinhos são diferentes das placas antigas. Eles são visíveis sim, mesmo diretamente por trás, mas não chegam a atrapalhar a leitura das letras e números não, a menos que o cidadão tenha a vista muito ruim. :lol:

Aliás, diferentemente das placas antigas que o rajadinho era um simples refletivo colado por sobre a placa, na nova tem algumas diferenças: ele não é simplesmente adesivado, parece que ele fica no mesmo nível das pinturas dos números: você passa a mão, é lisinho. E mais: é holográfico, assumo que para evitar falsificações.

Curiosidades sobre a nova fonte: A letra U é como se fosse um "u" minúsculo, com a "perninha" à direita, espichado para o tamanho de maiúsculas; o número zero tem um corte no canto superior direito, para evitar confundir com a letra "O".

Tamanho da placa é o mesmo, não mudou nada. A moto é uma HD com bagageiro, então como já se fazia na placa antiga, ela fica um pouco deitada pra caber ali (eu, nas minhas HD, SEMPRE mudei a placa de posição, colocando na parte de baixo do pára-lama, abaixo dos piscas - com iluminação como manda a lei é claro - para não ter a desculpa do "bagageiro escondendo placa" para multarem).

Fator subjetivo: achei bem menos feia que a placa cinza (diria até bonita, parece placa da Zoropa).

A placa tem o "Brasil" escrito, com a bandeira brasileira do lado direito, o brasão do Mercosul à esquerda, e um "BR" no canto inferior esquerdo. Sim, facilita identificar "gringo" no trânsito (e facilita pra polícia caminera argentina achincalhar brasileiro), mas mesmo assim, só tem como saber que é gringo de perto, diferentemente da velha placa cinza que os camineiros identificavam já de longe. Aliás, acho que esse "BR" também é coisa de brazuca (nem sei se ainda tá valendo ou se "caiu" junto com os brasões e lacre), pois pelo que vi as placas dos outros países também não têm a sigla do país no canto inferior esquerdo.

Mas o melhor: NÃO TEM MAIS LACRE PORRAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!

diferentemente de alguns que gostam de reclamar de tudo, na hora que essa porra tiver valendo aqui em Brasília sou um dos primeiros da fila pra trocar voluntariamente, mesmo que não seja obrigado a fazer antes de 2023.
Abç,
Bira

OMEGAred
Dinossauro

Mensagem por OMEGAred »

DF adiou pra julho de novo... em julho joga pra dezembro
OMEGAred
NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

Imagem
Bira
Motoqueiro

Mensagem por Bira »

OMEGAred escreveu:DF adiou pra julho de novo... em julho joga pra dezembro
Fonte?
Abç,
Bira

LUCIO
Dinossauro

Mensagem por LUCIO »

Na torcida para essa merda ser revertida... e essa ideia não ir para a frente...

Aqui na minha região (grande SP) ainda não vi nenhum veículo com essa tal placa nova...
Atual: ***XTZ Crosser 150 Z 20/21*** :emo206:
- No M@D desde 13/03/2004 / Ex- DMT -
Motos: CG 125 98/ TDR 180 90/ RD 350 90/ Yes 125 05 / Sportster 883 06/ RD 350 90/ Yes 125 09/ Fazer 250 08/ Bandit 1200N 06/ XTZ 125 XE 12/ Ninja 250R 12/ GSR 125 16/ Teneré 250 16/ CB 450 DX 88/ XLX 350 89
CARLOS KABELUDO
Roda Presa

Mensagem por CARLOS KABELUDO »

LUCIO escreveu: 18 Fev 2019, 14:37 Na torcida para essa merda ser revertida... e essa ideia não ir para a frente...

Aqui na minha região (grande SP) ainda não vi nenhum veículo com essa tal placa nova...
X2
mais uma tungada no bolso.
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

E eu na torcida pra emplacar logo e quando comprar uma moto nova já venha com essa placa!
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Responder