Royal Enfield chega ao Brasil

Grupo de discussão geral sobre motos.
Anubis
Motoqueiro

Re: Royal Enfield chega ao Brasil

Mensagem por Anubis »

Troquei minha motos pelo jipe por falta de opções/roubo em SP; se a Himalayan tivesse um motor das novas 650 seria o ideal para mim. Do jeito que está e para ter desempenho próximo de Fracon, não me serve assim como trocar a Classic da patroa tb não vejo vantagem.

Como gostei de fazer trilhas com o samurai,não vendo e ter mais duas motos é inviável. Vamos ver se chegam as novas 650 street para trocar a classic.
jucie
Motociclista

Mensagem por jucie »

Outro ponto que me chamou a atenção foi a altura do assento. Vejamos o que temos para comparar:

Versys 300 84 cm
Bros 84,2
Falcon 85 cm
XRE 86 cm
Teneré 250 86,5
Lander 87,5 cm

A mensagem das montadoras é bem clara: moto trail é só para gente alta. A galera já entendeu que se for mulher ou então um homem de menor estatura, pode esquecer (salvo honrosas exceções como a nossa Aline). Agora vejamos a altura do assento da Himalayan: 80 cm (curiosamente a mesma altura do assento da minha moto, a Fly 250).

Quanto mais baixo o assento da moto, maior o número de clientes em potencial. Isso pode fazer uma boa diferença quando os "excluídos" descobrirem a Himalayan. Não sei qual o tamanho da fatia que a Himalayan vai conseguir, mas ela será a fatia de um bolo maior.

Veja como é bom poder apoiar os dois pés no chão, não só no dia-a-dia, mas em situações extremas, com as encontradas na Índia:

Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

jucie escreveu: 23 Jan 2019, 12:03 Outro ponto que me chamou a atenção foi a altura do assento. ...

A mensagem das montadoras é bem clara: moto trail é só para gente alta. A galera já entendeu que se for mulher ou então um homem de menor estatura, pode esquecer (salvo honrosas exceções como a nossa Aline). Agora vejamos a altura do assento da Himalayan: 80 cm (curiosamente a mesma altura do assento da minha moto, a Fly 250).

Quanto mais baixo o assento da moto, maior o número de clientes em potencial. Isso pode fazer uma boa diferença quando os "excluídos" descobrirem a Himalayan. Não sei qual o tamanho da fatia que a Himalayan vai conseguir, mas ela será a fatia de um bolo maior.

Veja como é bom poder apoiar os dois pés no chão, não só no dia-a-dia, mas em situações extremas, ...
Havia uma moto no mercado tupiniquim com características trail/dual-purpose que era excelente, pena que ficou com a mecânica defasada. Era a XT225. Moto trail/dual-purpose, assento baixo, praticamente inquebrável, com pouca potência, mas com muito torque para a massa dela em ordem de marcha.

Tive uma 2005 última série e confesso que guardo muito arrependimento de ter vendido ela. Eu mesmo, contrariando minhas convicções de condução, fiz muita merda com ela, acho que, inconscientemente, eu estava tentando destruir a moto só para ver o ôco e até onde ela aguentava. Não consegui. Sempre que mandava para a revisão era só trocar óleo (não tinha que trocar filtro de óleo), vela, lubrificar cabos e coisinhas assim. Indestrutível. O único ponto fraco dela era o estator original que dava chabú, mas depois de bem re-enrolado, nunca mais dava sinal que existia.

A minha era essa aí:

Imagem
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Jota

Mensagem por Jota »

sou fã da xt225 tb.

banco baixo, largo e macio, econômica, suspas excelentes, motor mais que suficiente pra uso urbano e microviagens, freio dianteiro bom e traseiro aceitável, iluminação boa, manutenção quase nula, levíssima.
com injeção, freio a disco traseiro e abs, pra mim poderia vender em 2019 sem problema.
Estranho
Motociclista

Mensagem por Estranho »

...
Editado pela última vez por Estranho em 26 Jun 2019, 14:21, em um total de 1 vez.
Filipe
Dinossauro

Mensagem por Filipe »

jucie escreveu: 23 Jan 2019, 08:11 Traçando um paralelo com o mercado norte-americano, o preço dessa moto deveria ficar entre R$17300 e R$17800.

A R$18900, a loja de São Paulo deve estar considerando a situação peculiar da cidade, onde o asfalto é ruim, as pessoas precisam de uma moto mais robusta e não podem ter por conta do seguro caro demais. Nesta situação a Himalayan cai como uma luva.

A Traxx Fly 250 oferece uma solução similar, só que a Traxx resolveu jogar o preço do seu produto lá embaixo, apostando que a moto iria se divulgar sozinha. Não funcionou, infelizmente. A moto é ótima, mas ninguém conhece, então não vende.

Eu imagino que a Royal Enfield prefira cobrar um pouco mais na Himalayan para cobrir gastos na divulgação do produto. Se as vendas ficarem aquém do esperado, eles ainda têm uma gordurinha pra cortar depois.
Penso igual, participo de vários grupos de motos no Facebook, mas o nivel do FanBoyzismo é muito grande na maioria deles, pessoal trata moto que nem time de futebol, logo elas não possuem nenhum defeito, não se pode falar mal delas, e por incrível que pareça, parece que alguns "torcem" para vir em um preço mais alto, ou ficam querendo justificar o valor alto. Estou muito de olhos nas bicilíndricas 650, a interceptor e GT, fiz essa mesma analise de preço que vc fez, e comparando o preço la fora, na pior das hipóteses vem por 24/25mil, salvo se a Royal crescer o olho e quiser lucrar muito em cima delas, ai fanboy no grupo dizendo que se vier por 30mil, a marca não vaio lucrar nada, só o cliente, que o mais possível é que venha por 34/36 mil e que vai vender pq tem seu público. Isso é preço de triumph ST, que é tem mais potencia e torque, mais concessionárias e marca ta mais estabelecida no Brasil. Quero uma GT 650, mas qualquer coisa acima de 25 mil, ja é caro, ainda mais para uma marca que chegou ontem no Brasil.

Imagem
Imagem
FILIPE
[EX] CBR 450 SR 1993 [EX] NXR 125 kS 2004 Bros [EX] XRE 300 ABS 2011
Agora no MSM!
Imagem
AVISO
Por razões de segurança, a gerência agradece que não alimentem as aves.
Obrigado .
Anubis
Motoqueiro

Mensagem por Anubis »

Felipe, a RE da patroa nem entregue tinha sido ainda quando saí do grupo da RE no Face. Nunca li tanta asneira na vida sobre moto como naquele grupo, tanto de quem não tinha a moto como de quem havia comprado.

Concordo que acima de 25 não vale a pena, mas deve-se levar em consideração que 25 a moto é zero e as triumph não.
Filipe
Dinossauro

Mensagem por Filipe »

Anubis escreveu: 23 Jan 2019, 18:26 Felipe, a RE da patroa nem entregue tinha sido ainda quando saí do grupo da RE no Face. Nunca li tanta asneira na vida sobre moto como naquele grupo, tanto de quem não tinha a moto como de quem havia comprado.

Concordo que acima de 25 não vale a pena, mas deve-se levar em consideração que 25 a moto é zero e as triumph não.
Sim, por isso 25 acho que fica um preço bem bacana, e vai ter mercado. A comparação nem era com a triumph usada, era com a zero KM mesmo, por exemplo uma Continental GT 650 por 34/36 mil concorreria diretamente com a Street Twin 900, que apesar de ter tabela de 39 mil, todo mundo compra por menos, atualmente se compra por 34 mil, a ST ta uma categoria a cima das 650. Fora que indicaria que o produto estaria sobrevalorizado, pois estariam praticando um preço muito acima do que praticam no resto do mundo. Mas eu ainda prefiro comprar uma GT por 25, acho mais clássica, o motor ja é suficiente, e ainda economizo dinheiro.
Imagem
FILIPE
Agora no MSM!
Imagem
AVISO
Obrigado .
Anubis
Motoqueiro

Mensagem por Anubis »

Filipe escreveu: 23 Jan 2019, 19:00
Anubis escreveu: 23 Jan 2019, 18:26 Felipe, a RE da patroa nem entregue tinha sido ainda quando saí do grupo da RE no Face. Nunca li tanta asneira na vida sobre moto como naquele grupo, tanto de quem não tinha a moto como de quem havia comprado.

Sim, por isso 25 acho que fica um preço bem bacana, e vai ter mercado. A comparação nem era com a triumph usada, era com a zero KM mesmo, por exemplo uma Continental GT 650 por 34/36 mil concorreria diretamente com a Street Twin 900, que apesar de ter tabela de 39 mil, todo mundo compra por menos, atualmente se compra por 34 mil, a ST ta uma categoria a cima das 650. Fora que indicaria que o produto estaria sobrevalorizado, pois estariam praticando um preço muito acima do que praticam no resto do mundo. Mas eu ainda prefiro comprar uma GT por 25, acho mais clássica, o motor ja é suficiente, e ainda economizo dinheiro.
Entendi.

Por coincidência, recebi uma ligação do gerente de vendas da RE me avisando do inicio das vendas da himalaian e que nos convidando para um TD. Amanhã com a patroa dar uma volta.
queiroga
Motociclista

Mensagem por queiroga »

Anubis escreveu:
Filipe escreveu: 23 Jan 2019, 19:00
Anubis escreveu: 23 Jan 2019, 18:26
Entendi.

Por coincidência, recebi uma ligação do gerente de vendas da RE me avisando do inicio das vendas da himalaian e que nos convidando para um TD. Amanhã com a patroa dar uma volta.
Bacana! Posta suas impressões aqui....
Tô ficando meio enjoado da tenereca....e as únicas opções viáveis são a Traxx e a RE....
"Por um Brasil Melhor"
mumorato
Roda Presa

Mensagem por mumorato »

Como são as coisas... Todo mundo querendo motor (mais) novo e eu querendo o velho. O único atrativo das RE para mim são os motores de concepção antiga, muito simples e confiáveis. Esse motor da Himalaian já é novo, com comandos no cabeçote, corrente e etc... Para mim perdeu totalmente a graça.
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Atual:
Sportster 97 :fuck:
Anubis
Motoqueiro

Mensagem por Anubis »

mumorato escreveu: 23 Jan 2019, 22:57 Como são as coisas... Todo mundo querendo motor (mais) novo e eu querendo o velho. O único atrativo das RE para mim são os motores de concepção antiga, muito simples e confiáveis. Esse motor da Himalaian já é novo, com comandos no cabeçote, corrente e etc... Para mim perdeu totalmente a graça.
Não necessariamente. No meu caso, mais potencia e como não é uma moto classica cono as classic, se for mais moderno e não der dor de cabeça tá bom demais.
jucie
Motociclista

Mensagem por jucie »

Vocês têm toda razão: as twins já estariam bem pagas a R$25 mil, mas não. Eu sou capaz de apostar que vem na faixa de 30 mil, simplesmente porque o brasileiro paga.

Deixa eu te contar uma estória. Filho do meu amigo trabalhava na Intel quando eles estavam pra lançar um dos primeiros aparelhos de GPS para automóveis. Fizeram uma pesquisa entre os taxistas, explicando o que era o aparelho, como funcionava, e no fim eles perguntaram a cada um dos taxistas o quanto estaria disposto a pagar por um aparelho daqueles. A resposta, na época (já faz bastante tempo) foi R$2mil. A Intel estava pronta para oferecer o GPS por R$800. Adivinha? Lançaram por R$2mil, claro.

Queiroga, trocando a Té250 por uma Traxx você estaria trocando 6 por meia-dúzia. Se está enjoado então você precisa de uma moto em outro estilo.
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
jucie
Motociclista

Mensagem por jucie »

E por falar em twins...

Filipe
Dinossauro

Mensagem por Filipe »

jucie escreveu: 24 Jan 2019, 07:58 Vocês têm toda razão: as twins já estariam bem pagas a R$25 mil, mas não. Eu sou capaz de apostar que vem na faixa de 30 mil, simplesmente porque o brasileiro paga.

Deixa eu te contar uma estória. Filho do meu amigo trabalhava na Intel quando eles estavam pra lançar um dos primeiros aparelhos de GPS para automóveis. Fizeram uma pesquisa entre os taxistas, explicando o que era o aparelho, como funcionava, e no fim eles perguntaram a cada um dos taxistas o quanto estaria disposto a pagar por um aparelho daqueles. A resposta, na época (já faz bastante tempo) foi R$2mil. A Intel estava pronta para oferecer o GPS por R$800. Adivinha? Lançaram por R$2mil, claro.

Queiroga, trocando a Té250 por uma Traxx você estaria trocando 6 por meia-dúzia. Se está enjoado então você precisa de uma moto em outro estilo.
Ah isso acontece muito principalmente no Brasil, aqui se aceita pagar qualquer coisa. Depois que vi la no grupo gente literalmente "torcendo" para vir acima de 30 mil reais,podendo chegar até 36 mil, e ainda com argumentos do tipo "é um produto superior, tem que ter uma margem de lucro superior". Resumindo o Brasileiro estaria pagando de 70 a 100% a mais em em uma GT 650, em relação ao Preço de uma Himalayan, proporção que não existe em lugar nenhum no mundo. Aliás esse é o tipo de conta que sempre é interessante faze com modelos da mesma marca, pra saber se está pagando um preço sem noção ou não, a honda já vem muito isso, trazida um modelo por um preço totalmente desproporcional aos outros modelos da marca em comparação ao preço lá de fora, depois a moto não vingava e acabava saindo de linha. Ai quem comprou ficou com um abacaxi na mão e perder um caminhão de dinheiro pra conseguir vender.
jucie escreveu: 24 Jan 2019, 09:35 E por falar em twins...

Então, dá uns 170km/h mas depois dos 150km/h ela perde folego...deve ser uma questão ade aerodinâmica, pois ela tem só 3cv a menos que uma CB 500 porém tem 0,7kgf de torque a mais e atinge 188 km/h, a MT 03 tem 5 cavalos a menos e 1,2kgf a menos e atinge uns 190km/h...ela é bem mais leve, mas isso influencia pouco na velocidade final. Tb no video não ficou claro se o piloto carenou na moto.

A velocidade final nesse modelo não é tão importante, mas ajuda pra se estimar uma velocidade de cruzeiro sem forçar muito a moto e sem elevar muito o consumo, no caso da GT acredito que 120km/h ela mantenha fácil, e 140km/h mantem com mais alguma dificuldade em aclives.

Queria ver os dados de 0-100, retomada, não vi dados de desempenho ainda delas.
Imagem
FILIPE
Agora no MSM!
Imagem
AVISO
Obrigado .
jucie
Motociclista

Mensagem por jucie »

Ninguém vai ficar andando no top speed dessa moto, mas só de saber que ela chega nos 170, quer dizer que ela dá 140 dando risada, ainda muito aquém do seu limite.

Gostei de saber que esse motor não vibra como o monocilíndrico. Isso pra mim é o progresso mais importante nessas twins. Mas não foi só isso. Parece que os caras capricharam muito no projeto dessas motos. Na matéria abaixo você vai ver como freia essa Interceptor. Freia mais curto que a Duke 390, que já freia bem.
Filipe escreveu: 24 Jan 2019, 10:35 Queria ver os dados de 0-100, retomada, não vi dados de desempenho ainda delas.
Filipe
Dinossauro

Mensagem por Filipe »

jucie escreveu: 24 Jan 2019, 11:31 Ninguém vai ficar andando no top speed dessa moto, mas só de saber que ela chega nos 170, quer dizer que ela dá 140 dando risada, ainda muito aquém do seu limite.

Gostei de saber que esse motor não vibra como o monocilíndrico. Isso pra mim é o progresso mais importante nessas twins. Mas não foi só isso. Parece que os caras capricharam muito no projeto dessas motos. Na matéria abaixo você vai ver como freia essa Interceptor. Freia mais curto que a Duke 390, que já freia bem.
Filipe escreveu: 24 Jan 2019, 10:35 Queria ver os dados de 0-100, retomada, não vi dados de desempenho ainda delas.
Sim, por isso disse que nesse tipo de moto velocidade final não é tão importante, é mais para determinar a velocidade de cruzeiro.

Sim, ótimo que investirem em freios bons, eu mesmo hoje em dia nem compro mais moto sem ABS.

Unica coisa que acho que vai ser o calcanhar de aquilies dela aqui no Brasil, são os malditos aro 18 na frente e atrás, isso limita muito a quantidade de pneus disponíveis. Na medida original (100 na frente 130 atrás) acho que nem encontra ambos radiais no Brasil. Ela usa os mesmo Pirelli Phantom Sportscomp da triumphs, que não são lá essas coisas, e nessas medidas acho que nem vendem no Brasil tb ainda. Se fosse ambas ar rodas aro 17, teria um leque gigante de pneus. Não sei qual a vantagem de usar aro 18, por questão de ciclista não deve ser, pq são medidas praticamente em desuso em nakeds e streets, ajuda um pouco em buracos, mas deve ser mínima a diferença. Talvez pelo estilo, sei lá...
Imagem
FILIPE
Agora no MSM!
Imagem
AVISO
Obrigado .
jucie
Motociclista

Mensagem por jucie »

Tu vai ficar na mão da concessionária até pra comprar pneu. :md:
Anubis
Motoqueiro

Mensagem por Anubis »

Fui fazer o TD com a patroa, cada um deu uma volta com a Himalayan e ambos tivemos as impressões. No meu caso abusei e fiquei uns 20 minutos com ela no trânsito e deu para dar umas puxadas.

Foi a moto mais confortável que já pilotei, leve com ótima posição de pilotagem (ambos temos 1,70), fácil pacas de andar no corredor (é bem magrinha), painel com fácil leitura e bem completo.

Ela nada tem a ver com as classic e bullet e GT.

O motor é silencioso, lisinho, quase não se sente a vibração e sobe de giro rapidinho, mas pela ficha técnica achei que teria mais torque disponível (talvez seja a relação que seja longa). Não sei se era por causa da temperatura na hora que fiz o teste (33 graus), mas achei o motor bem quente chegando a me lembrar da Marauder na cidade e isso incomodou um pouco.

Câmbio macio e fácil de engatar e desengatar e fácil de fazer curva. Freia bem, nada nada de excepcional.

Para meu uso, tentaria achar se lá fora (ou aqui) uma relação um pouco mais curta.

O acabamento é bem superior a da Classic.

Pelo valor cobrado (R$ 18.990,00) e pelo que tem no mercado acho uma boa opção, tanto é que tinha bastante gente interessada.
Cores preta e branca e prazo de entrega de 10 dias úteis.

Tirei uma fotos, mas nem lembro de como postar
jucie
Motociclista

Mensagem por jucie »

Anubis, não faz isso comigo não, cara.
Lendo seu relato parece que eu estava andando na moto. Perfeita sua descrição.
Deu vontade de pegar o telefone e ligar pra loja. O duro é que eu não posso.
Se comprar mais uma moto a patroa vai querer o divórcio na mesma hora.
Mas que deu vontade deu, viu Anubis. Ja vi que tu é um vendedor de mão cheia.
Responder