Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?
Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?
Não sei se hj em dia é tão fácil de achar. vou procurar amanhã....e realmente é uma peça específica que substitui o fio resistivo original que baixava para 8 ou 9vJoaquim escreveu:Problema é que a bateria tem 12V e a maioria das bobinas trabalha com 8V.queiroga escreveu: 13 Jan 2019, 15:05 Pessoal a bobina da caravan está esquentando e andando nesse calor num trecho mais longo ela tá cortando e tenho que parar o carro e esperar esfriar.
Me falaram para colocar um resistor nesse fio vermelho, mas não me souberam informar qual....
Alguém sabe?
Obrigado![]()
Resistência para bobina vende em qualquer loja de peças.

"Por um Brasil Melhor"
-
sirangelo
- Motociclista
Não tem um esquema de cores, amarela platinado e vermelha para ignição eletrônica?
Primeiro Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, vendo que estava só, criou a moto para levá-lo onde quisesse; em seguida criou belas estradas de pista dupla e loiras, morenas e ruivas para levarmos na garupa. Aí veio o diabo e criou o radar, os buracos e a sogra....
retirado do site er6-n
retirado do site er6-n
Troquei ambos.Daninean escreveu:E trocou só 1 ?
XTZ 125 2005 - AZUL
XTZ 250 LANDER 2007 - PRETA
XTZ 250 LANDER 2009 - AZUL
PCX 150 2014 - BRANCA
XTZ 250 TÉNÉRÉ 2014 - LARANJA - Roubada
XTZ 250 LANDER 2008 - VERMELHA
XTZ 250 LANDER 2007 - PRETA
XTZ 250 LANDER 2009 - AZUL
PCX 150 2014 - BRANCA
XTZ 250 TÉNÉRÉ 2014 - LARANJA - Roubada
XTZ 250 LANDER 2008 - VERMELHA
Cheguei tarde do trabalho e fiquei sem coragem de mexer...
Amanhã vou examinar essa bobina direito
Amanhã vou examinar essa bobina direito
"Por um Brasil Melhor"
E é por isso que concessionária não serve pra nada.
Pastilhas traseiras da Roadmaster 6000km após a última revisão (24k)
Se os caras fossem competentes teriam percebido que elas não chegariam na próxima (32k).
Por sorte aparentemente não chegou a danificar o disco. Quando começou a chiar eu encostei a moto até ter tempo de mexer.
Coloquei pastilhas EBC novas e troquei o fluido.

Amanhã vou dar uma verificada nas dianteiras.
Ahhh essas bombinhas de vácuo manuais (tipo mityvac) fazem o trabalho de sangria de freio/troca de fluido brincadeira de criança.
Se os caras fossem competentes teriam percebido que elas não chegariam na próxima (32k).
Por sorte aparentemente não chegou a danificar o disco. Quando começou a chiar eu encostei a moto até ter tempo de mexer.

Ahhh essas bombinhas de vácuo manuais (tipo mityvac) fazem o trabalho de sangria de freio/troca de fluido brincadeira de criança.
Editado pela última vez por Bira em 15 Jan 2019, 14:56, em um total de 1 vez.
Abç,
Bira
“A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ser desfrutados, mas não preservados, exceto na memória.” - Leonard Nimoy (1931-2015)
Bira
“A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ser desfrutados, mas não preservados, exceto na memória.” - Leonard Nimoy (1931-2015)
Tai uma coisa que falam ser facil de fazer e eu não sei, trocar pastilhas.
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms
Psn: Daninean
Eu sempre tive meus medos de fazer isso, mas aos poucos fui colocando a mão na massa e aprendendo. Não é difícil depois que pega o jeito.Daninean escreveu: 15 Jan 2019, 13:06 Tai uma coisa que falam ser facil de fazer e eu não sei, trocar pastilhas.
No caso da Indian o mais complicado nas pastilhas traseiras é o acesso mesmo, tem que dar uma afastada leve no escapamento esquerdo (não precisa remover) pra conseguir tirar o parafuso-pino que segura as pastilhas no lugar. Na frente é mais fácil, só remover uma tampa plástica de cada lado e tem acesso fácil aos calipers (disco duplo na frente). Ainda foi mais fácil que trocar as pastilhas do smart, troço CHATO é colocar as molas-travas da pastilha desse carro na posição certa. kkkkkk
Acredite, é um trabalho (bem) mais fácil de fazer que trocar o óleo do motor. Sangrar freio/trocar fluido, já é mais chatinho sem as ferramentas adequadas. O bom da bombinha manual é que dá pra fazer sozinho, sem ajudante. Bem tranquilo com ela, um parto longo sem ela.
Troca de pastilha, em suma, é:
1 - abrir o reservatório do fluido do freio;
2 - puxar e empurrar as pinças na direção do disco (dos dois lados) para o êmbolo recolher o máximo que puder.
3 - soltar o parafuso/pino que prende as pastilhas;
4 - colocar as pastilhas novas (com spray anti-ruído na parte das "costas" delas);
5 - recolocar o pino;
6 - dar umas bombeadas no pedal/manete do freio pra assentar;
7 - se o nível do fluido ficar acima do máximo depois de montadas as pastilhas, usar uma seringa (ou qualquer outro dispositivo) para retirar o excesso, isso se não for trocá-lo (como um frasco de fluido de freio DOT4 custa menos de 20 reais, acho economia besta, eu SEMPRE troco o fluido junto com as pastilhas);
8 - fechar o reservatório do fluido do freio;
9 - frear com mais parcimônia nos primeiros km (claro, nada impede de em uma emergência socar o freio ao talo) para evitar vitrificação das mesmas
na Indian foram necessárias apenas três ferramentas:
- uma chave philips (para tirar a tampa do reservatório do fluido do freio)
- uma chave 13 (para soltar os dois parafusos que prendem a ponteira de escapamento ao quadro, permitindo "afastá-lo" pra ter acesso ao pino;
- uma chave 8 (serviu tanto para retirar e colocar o pino trava do escapamento quanto para manusear o sangrador do freio)
além disso, um paninho para limpar o reservatório do fluido (já que eu troquei o fluido), a bombinha de sangramento, uma latinha de spray anti-ruído para freios (coisa de R$ 8,00 em qualquer auto-peças) e só.
Abç,
Bira
Bira
Procurando uns tutoriais tempos atrás achei esse site: http://motoroffice.blogspot.com/
Tem vários tutoriais nele.
Tem vários tutoriais nele.
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms
por isso nao perco tempo com CC nem qnd ainda estou dentro da garantia.
Levei a neo UMA ÚNICA VEZ e vi q haviam cortado os fio do pisca dianteiro. Fiquei PUTO! So entro em CC pra comprar peça ou veiculo 0km.
Levei a neo UMA ÚNICA VEZ e vi q haviam cortado os fio do pisca dianteiro. Fiquei PUTO! So entro em CC pra comprar peça ou veiculo 0km.
Tornado 300
- Fabio Ninja
- Dinossauro
da 848 eu trocava pastilha, da rivale como achei os parafusos dela bem chato levei pro meu mecanico, trocou rapidinho e tal, se tem coisa que vejo com frequencia é o freio traseiro,
gasta rapidinho !
No geral nao tem dificuldade em trocar, eu que nao quis mexer mesmo...
gasta rapidinho !
No geral nao tem dificuldade em trocar, eu que nao quis mexer mesmo...
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Uma coisa que faço, é lavar tudo com água e sabão e impar bem, com um pano, os êmbolos antes de empurrá-los de volta.
- froesdamotta
- Motoqueiro
Boa dicaJoaquim escreveu: 15 Jan 2019, 21:58 Uma coisa que faço, é lavar tudo com água e sabão e impar bem, com um pano, os êmbolos antes de empurrá-los de volta.
Será que não pode usar WD40 nos êmbolos, DEPOIS de retirar as pastilhas e antes de recolher?
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Acho que se limpar bem, pode.
Essas chaves de catraca são boas demais... facilitam muitoBira escreveu:E é por isso que concessionária não serve pra nada.
"Por um Brasil Melhor"
Não se recomenda. É altamente penetrante e pode contaminat o fluido. Há produtos específicos para essa limpeza de freios.froesdamotta escreveu:Boa dicaJoaquim escreveu: 15 Jan 2019, 21:58 Uma coisa que faço, é lavar tudo com água e sabão e impar bem, com um pano, os êmbolos antes de empurrá-los de volta..
Será que não pode usar WD40 nos êmbolos, DEPOIS de retirar as pastilhas e antes de recolher?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Dianteiras também tavam só o osso e não aguentariam até a revisão dos 32 mil, comprovando que concessionária não serve pra nada.

Agora tá uma beleza. :-)

Agora tá uma beleza. :-)
Abç,
Bira
Bira
Muito cuidado ao abrir a pinça de freio em carros e motos com abs. Se fizer com muita força e rápido pode danificar o mecanismo do abs,.Afinal é um movimento que não é o usual. Fazer a abertura das pastilhas bem devagar, o melhor é nem fazer o retorno mas abrir a sangria e abrir aos poucos as pastilhas. Assim não força o sistema e já joga fora o excesso de fluido. E ao acionar a manete, pedal de freio fazer aos poucos e de leve até assentar as pastilhas.
- Fabio Ninja
- Dinossauro
obrigado por avisar, o meu é abs, ainda bem que levei no mecânico ou ia fazer caca ....Macffe escreveu: 17 Jan 2019, 07:08 Muito cuidado ao abrir a pinça de freio em carros e motos com abs. Se fizer com muita força e rápido pode danificar o mecanismo do abs,.Afinal é um movimento que não é o usual. Fazer a abertura das pastilhas bem devagar, o melhor é nem fazer o retorno mas abrir a sangria e abrir aos poucos as pastilhas. Assim não força o sistema e já joga fora o excesso de fluido. E ao acionar a manete, pedal de freio fazer aos poucos e de leve até assentar as pastilhas.
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
Cara, eu tive uma savage, que tem o motor praticamente igual ao da freewind. A questão da dificuldade para fazer ela pegar no tranco é que elas têm descompressor para dar partida, e como tu tá fazendo o motor girar manualmente, ele não é ativado. Acho que se tu tentar apertar o botão da partida sincronizadamente ao momento do tranco, talvez haja carga suficiente para ativar a solenoide do descompressor e aliviar a pressão interna.dbsmsx escreveu: 13 Jan 2019, 15:28Nunca consegui ligar a Freewind no tranco.
Em 1a, 2a, 4a... em ladeira, empurrando...
O motor não gira!
Dependendo, a roda derrapa mas não liga!![]()
Alguém tem um tutorial ae?
Só achei vid de motos baixa cc, e os kra ligando até girando a roda na mão!
![]()
A minha savage eu fiz pegar no tranco várias vezes, mas era sofrido, pois para piorar, ela é com correia, e na hora de travar a roda e mandar a força pro motor, a correia esticava e ali se perdia boa parte da força e velocidade da moto.
Mas lembrando que não é nem um pouco aconselhável dar tranco, num casos destes, com a própria savage, ao dar o tranco o tensor da corrente de comando saiu fora de posição e ficou pendurado bem em cima da campana da embreagem. Começou a fazer um barulhão de metal batendo, pensei até que tinha pulado um dente da corrente de comando e tinha ficado fora do ponto.
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Atual: Sportster 97
Atual: Sportster 97
Carai, descompressor pra dar partida... essa eu nunca tinha ouvido falar... cada peça que eles inventam.