Scooters & iscútis - Tópico Único

Grupo de discussão geral sobre motos.
Kuati
Mito

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por Kuati »

Gostei da merdinha da Honda... se bem q perde feio da Lead.
Porém é uma anti-Yamaha Neo.

Mas eu quero mesmo é o Forza 300, cola rapidinho os 140 km/h e vai embora, não é trambolhudo, tem apoio lombar, faróis full LED, bom capacetário, painel fodão, portas trecos, USB, freios ABS... e é bonito pra porra. Só tem peso elevado pra um scooter mono, mas isso me é irrelevante.

Vou me foder pra vender o NMax (provavelmente vai pro saco uns 4 mil em poucos dias) mas eu quero o Forza. Devia ter gasto com puta, ao menos com cachaça tá bem gasto.

Continuo fã do Yamaha NMax, curva demais, levíssimo, esterça muito, ando em pé pra passar por asfalto zoado, farol full LED q ilumina mais q muito carro, capacetário q abre na ignição e cabe capa fechado, 125 km/h de máxima (encolhido e em declive leve), freios ABS q me salvaram de uma porrada hj... é uma puta máquina.
Mas, vendo vários vídeos, o novo Forza 300 me apetece um bocado mais.

[ ]'s
Imagem
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Kuati escreveu: Porém é uma anti-Yamaha Neo.
Com uma semana de lançamento essa honda elite vai ter mais peças no mercado paralelo do q a neo 125 ja com 2 anos no mercado. :cry:

Gostei q ela tem espaço maior para os pés. Me passou a impressão que o vão da plataforma é maior tb, isso é legal. O espaço debaixo do banco tb é maior. Tem tudo para matar a neo 125. Vamos ver o preço. Eu imagino q venha uns R$800 mais cara que neo.
Tornado 300
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Botei macacão e fui pra Umuarama (terra do Minholi) hj de NMax com um amigo de VStrom 1000.
Estrada simples asfalto está até bom, mas tem uns raros buracos medonhos, se entrar de NMax fica lá.

Complicado demais viajar com alguém com muito mais motor, pra manter os 110 nas retas, 120 nos declives, 100 nos aclives tive q ir praticamente o tempo todo encolhido sobre o guidão.
Ultrapassagens abortadas foram algumas, falta motor.
Quer ver um cara te sacanear é vc chegar nele e ele manter os 110 km/h, pra ultrapassar é complicado.

Rodovia com muitos aclives e declives.

Tô puto pois logo no primeiro declive ela bateu os 125 km/h padrão dela, mas na volta ela não passou dos 122 km/h ma nem a pau, mesmo em declives íngremes e gigantes.
Agora não sei se a falta de final já é rolete que se desgastou ou se é pq o motor estava muito quente.

Amanhã já vou pra rodovia novamente ver ela chega nos 125 km/h novamente.

Consumo, tempo todo cabo enrolado, inacreditáveis 20 km/l :-?. Teve o mesmo consumo da VStrom 1000! :lol:
Nessa tocada, autonomia de apenas 132 km.

Mas sozinho é bem gostoso viajar com ela, pois não há pressão e vc vai no ritmo dela, poder escolher onde deixar os pés é bom demais.
A motinho é massa.

[ ]'s
Imagem
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

Pior média que a PCX fez, acelerador aberto Full time foi de 32..

Aguardando a pcx 300.. se eu gostar, aborto a ideia de ter duas motos e fico só com ela..
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Fui pra rodovia testar na decida se chegava nos 125 km/h novamente, motor frio. Até chegou, mas acho q com mais dificuldade.
Ou seja, me dá impressão que já desgastou rolete (seria esta a expressão?) e a relação já começou a encurtar.

[ ]'s
Imagem
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

eu acho que não é rolete e sim correia.
imagino que seja folga que a correia adquire ao longo do tempo pelo desgaste e o estica e puxa. o resultado seria uma correia com folga fazendo patinar. um efeito sutil impercetível no dia a dia mas que após muitos km, faz o motor girar mais para menos velocidade. se minha teoria estiver certa, isso ocorre com qualquer scooter CVT e com carros que usem essa tecnologia.
é isso, universitários? :wink:
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Então, essa relação/câmbio de Scooters é um troço pra lá de bizarro.

Com o tempo a relação vai encurtando, ou seja, eles ficam mais fortes de arrancada mas vão perdendo velocidade final.

Não sei é dilatação da correia ou o desgaste dos roletes, pelo que entendi, acho q é sim o desgaste dos roletes, vão ficando mais leves/menores e com isso a relação vai encurtando.

Pra quem só anda na cidade isso pouco importa, na verdade pode até ficar mais divertido pois a benga nas CGzada é maior :-D.
Mas pro meu uso (pequenas viagens) isso é uma merda.

[ ]'s
Imagem
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

é a correia eu vai afinando
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Achei esquisito quando vi isso por fotos e por vídeos, mas ao vivo é bem interessante. Rodando parece um scooter normal. Esse ai da foto é da Policia, mas vi vários civis rodando.Imagem
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Acho isso aí legal pra quem tem labirintite. Tb dá pra colocar teto:

Imagem

Pra usar como substituto de carro dentro da cidade, e usar praticamente como se fosse um carro, talvez vá bem tb.

Agora, pra gente aqui fico com duas rodas mesmo, pois com 3 rodas não vai passar em corredor, custo de manutenção maior com mais pneus e suspensões, pra desviar de buracos seria mais difícil, o desempenho cai consideravelmente por conta da aerodinâmica pior, peso maior e mais atrito com o solo.

[ ]'s
Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Kuati escreveu:
...Agora, pra gente aqui fico com duas rodas mesmo, pois com 3 rodas não vai passar em corredor, custo de manutenção maior com mais pneus e suspensões, pra desviar de buracos seria mais difícil, o desempenho cai consideravelmente por conta da aerodinâmica pior, peso maior e mais atrito com o solo.

[ ]'s
eheheh... quando eu postei já imaginava que você iria fazer esse comentário, mas a frente da motokinha não é tão larga assim.

Você deve estar pensando que a frente dela é larga como a do Cam Am, mas não.
A largura da das rodas da frente é menor um tiquinho que a largura do guidão.

As que eu vi rodando me pareceram ser fortinhas, tanto no desempenho quanto na durabilidade.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Rodrigo - Ctba
Motoqueiro

Mensagem por Rodrigo - Ctba »

Kuati escreveu: Com o tempo a relação vai encurtando, ou seja, eles ficam mais fortes de arrancada mas vão perdendo velocidade final.
A correia vai desgastando, afina e não atinge as partes mais externas da polia quando espremida.

Tenho notado a minha mais esperta... não sei se pelo desgaste da correia ou pelo amaciamento do motor.
drsrg
Motociclista

Mensagem por drsrg »

Russo escreveu:
Kuati escreveu:
...Agora, pra gente aqui fico com duas rodas mesmo, pois com 3 rodas não vai passar em corredor, custo de manutenção maior com mais pneus e suspensões, pra desviar de buracos seria mais difícil, o desempenho cai consideravelmente por conta da aerodinâmica pior, peso maior e mais atrito com o solo.

[ ]'s
eheheh... quando eu postei já imaginava que você iria fazer esse comentário, mas a frente da motokinha não é tão larga assim.

As que eu vi rodando me pareceram ser fortinhas, tanto no desempenho quanto na durabilidade.
Snme, tem muito em Paris.

Enviado de meu MI 5s usando o Tapatalk
MSM, no momento.
Versys 650 2012, 15k km em quase três anos
Shadow 2007, 11k km em 15 meses (jul/2012-out/2013)
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

Kuati escreveu:Fui pra rodovia testar na decida se chegava nos 125 km/h novamente, motor frio. Até chegou, mas acho q com mais dificuldade.
Ou seja, me dá impressão que já desgastou rolete (seria esta a expressão?) e a relação já começou a encurtar.

[ ]'s
kuati.. a correia desgasta e diminui a velocidade final.. essa é a explicação..

a minha pcx quando peguei travava nos 120 ... hj trava nos 110... dizem que quando trava nos 100 é hora de trocar o kit.... hj ela está com 17k km...

é isso aí.. vai diminuindo aos poucos..
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

A minha neo parou nos 100km/h. Mas ja faz mais de 10 mil km. Nao esta reduzindo mais.

com correia/rolete novos corta no 110km/h.

Parece q chega em um limite e para de reduzir.

Aproveitando, o meu suporte givi agora esta abrindo/quebrando do outro lado. A minha solda chiclete esta segurando legal. Ja vou manda solda do outro lado e fazer uns reforços.

Mas dessa vez nao posso culpar o suporte. Carreguei por volta de 12kg no bau.
Tornado 300
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

o manual do lead dizia para trocar a correia aos 12 mil km. certamente prevendo essa queda de rendimento, a Honda determinou uma quilometragem de corte.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Honda Forza 300 Vs. Yamaha Xmax 300.
Muito tempo de vídeo para pouca informação, resumindo, Honda é melhor:
-Retrovisores;
-Susp. mais macias;
-Bolha com regulagem elétrica;
-Painel;
-Menor vibração;
-Guidão pouco mais estreito.

Yamaha XMax é melhor:
-Mais leve (só 7 kg);
-Luz no capacetário;
-Maior estabilidade;
-Encara melhor buraqueira;
-Mais potente, mais desempenho;
-Banco mais macio.

Imagem

O cara do vídeo tem uma Forza 300 novinha, mas me pareceu mais encantado pelo XMax.
Será q a Yamaha Brasil trará o XMax?
Mas mesmo que venha, acho q ainda iria na Forza 300 por ser Honda (liquidez, CC's melhores) e achá-la mais bonita, me parece tb que o Forza 300 permite esticar melhor as pernas a frente.

[ ]'s
Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

drsrg escreveu:
Russo escreveu:
Kuati escreveu:

[ ]'s

Snme, tem muito em Paris.

Enviado de meu MI 5s usando o Tapatalk
Hoje eu vi umas 10 ou 12 dessas Yamahas de 3 rodas rodando por ruas de calçamento com paralelepípedos, em meio à centenas de outros scooters.

Impressionante, nas curvinhas fechadas onde os scooters normais reduziam bastante essas de 3 rodas contornavam lotadas. É no zig-zag entre os carros elas também se saem tão bem quanto ou até melhor que os outros scooters.
Imagem
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Queria rodar numa dessas de três rodas, realmente deve passar uma segurança muito grande em curvas, podendo até mesmo ser mais divertida que um scooter de 2 rodas.

O maior contra mesmo é desviar de buracos, numa dessas é pior que carro, pois se de carro vc posiciona os pneus ao redor do buraco, nessas aí fizer isso a roda traseira cai no buraco.

[ ]'s
Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kamerad Kuati

Essa é para locação. Não aluguei porque quando descobri já estava quase na hora de vir embora.
Acho que nessa foto dá pra ver que o rodado duplo dianteiro é um pouco mais estreito que o guidão.
Imagem
Imagem
Responder