Super Tenere 1200 - analise desapaixonada

Grupo de discussão geral sobre motos.
froesdamotta
Motoqueiro

Re: Super Tenere 1200 - analise desapaixonada

Mensagem por froesdamotta »

Marcus DT escreveu:Esse do retentor do cardã eu presenciei na Carretera Austral, na ST de um chileno (Marco, guia-proprietário-instrutor-de-rally da Desert Travels, gente finíssima).

Mas nada que desabone, em meio dia de serviço o cara resolveu o problema e seguiu normalmente.
Se fosse uma corrente... :roll: :roll: ....nem isso tinha perdido!!
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Marcus DT escreveu:Esse do retentor do cardã eu presenciei na Carretera Austral, na ST de um chileno (Marco, guia-proprietário-instrutor-de-rally da Desert Travels, gente finíssima).

Mas nada que desabone, em meio dia de serviço o cara resolveu o problema e seguiu normalmente.
Foi o meu caso. Rodei até a cidade mais próxima, parei numa oficina de ponta de esquina e o mecânico resolveu.
R 1200 GS Adventure Rallye :-?
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

froesdamotta escreveu:

Se fosse uma corrente... :roll: :roll: ....nem isso tinha perdido!!
Será? Nesse mesmo trecho da Carretera Austral meu velho - de Varadero - indo para o Ushuaia, a corrente começou a apresentar um desgate excessivo (tinha em torno de 25.000 kms), laceou, ele tirou 3 elos e, mesmo assim, uma hora a corrente saiu e encavalou inteira dentro do pinhão/balança. Foram 7 horas "a deriva" na Carretera, nesse meio tempo dois grupos de motociclistas chegaram a parar e não conseguiram resolver o problema (um grupo de alemães e outro de amigos do Clube XT, que foram quem mandaram ajuda). O velho foi resgatado por uma caminhonete que o levou até Coyhaique e por lá ficou por uma semana esperando a relação vir por correio!!

Sinceramente, só fala mal de cardã quem nunca teve. Em viagem longa, já li dezenas de relatos de problemas na corrente (desgaste, congelamento, etc), diria que é um sistema bem mais propenso a falhas do que o cardã. E, só resolve fácil, se levar outra relação a tira colo (coisa que nem 10% faz), porque achar que na Arg/Chl/Uru/Bol/Per vai encontrar relação a "pronta entrega", só em sonho.

Lembrei de outra, na segunda ida ao Ushuaia do velho, tinha uma KTM950 no grupo que também saiu com "relação meia vida". Quando estavam na altura de Rio Gallegos a relação da KTM abriu o bico, o cabra teve que desviar (acho que foi para Punta Arenas) para procurar uma relação. Não encontrou nenhuma zero, teve que comprar de uma KTM 950 usada que estava a venda e o lojista cobrou preço de ouro... no fim do mundo, vai fazer o que? :-(

Enfim, em viagem longa (>10.000) e tocada forte (140 km/h direto, milão por dia), a relação sofre um desgaste ABSURDO, muito maior do que qualquer uso normal a que estamos acostumados. Ou seja, se quiser ter paz, a cada viagem longa troque completa (1,5~2k, uma relação original de moto grande). Ah, e ainda não falei que lubrificar a relação 4x por dia é absurdamente chato (se chover então, não tem como lubrificar). Enfim, cardã é uma das melhores invenções que já vi pra moto, silencioso, prático, livre de manutenção e, em condições "normais", não quebra nunca ;-) !
Ander
Motoqueiro

Mensagem por Ander »

jsamuel escreveu:Depois de 12.000 km (peguei a moto com 8000 km rodados e agora ela já passou dos 20 000) rodados descobri uma "característica" da ST nesse ano especificamente (11/12) que é baixar óleo.
Fiz uma pesquisa na internet e vi vários relatos nesse sentido, li até e-mail respondido pela fabrica dizendo que isso era "normal".
Nesses doze mil quilômetros baixou duas vezes em intervalos de 5 a 6000 km. Outra coisa também que a medida de quantidade de óleo no manual não é a mesma quando colocamos até o nível, ela pega mais óleo do que diz o manual.
No minimo curioso, quantos outros relatos sobre esse consumo? A maioria dos fabricantes mencionam nos manuais possível consumo de óleo, até da minha Bros 160, normal.
Tive uma 11/12, fui duas vezes ao Chile, em uma delas na volta para casa peguei a garupa e fomos a SRR, quase 8kkm com o mesmo óleo.
Sobre a informação da quantidade, provavelmente vc leu a confusão que o Heyder fez no tenereclub sobre uma simples medição de nível e troca de óleo rs, sugiro sempre verificar após andar na moto e completar até a marca desejada. Quantidade indicada é apenas para dar nível e o motor funcionar. Isso qualquer manual de moto ou carro diz o mesmo, se quero nível máximo sempre tenho que colocar um gole a mais, no carro ou nas motos.
Tem vídeos dessas brincadeiras na terra? Posta aí
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Sobre óleo, colega meu fez ushuaia com o mesmo óleo, (Mobil sintético na época) e não precisou completar Foi coisa de 13.000km

Sobre os retentores da suspensão, é realmente "normal", foram em 3 tenerés e as 3 tiveram problemas.
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Luigi escreveu:Sobre óleo, colega meu fez ushuaia com o mesmo óleo, (Mobil sintético na época) e não precisou completar Foi coisa de 13.000km

Sobre os retentores da suspensão, é realmente "normal", foram em 3 tenerés e as 3 tiveram problemas.
Só usei mineral até agora. Yamalube 20w50 e Motul 3000 20w50.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Ander escreveu:
jsamuel escreveu:Depois de 12.000 km (peguei a moto com 8000 km rodados e agora ela já passou dos 20 000) rodados descobri uma "característica" da ST nesse ano especificamente (11/12) que é baixar óleo.
Fiz uma pesquisa na internet e vi vários relatos nesse sentido, li até e-mail respondido pela fabrica dizendo que isso era "normal".
Nesses doze mil quilômetros baixou duas vezes em intervalos de 5 a 6000 km. Outra coisa também que a medida de quantidade de óleo no manual não é a mesma quando colocamos até o nível, ela pega mais óleo do que diz o manual.
No minimo curioso, quantos outros relatos sobre esse consumo? A maioria dos fabricantes mencionam nos manuais possível consumo de óleo, até da minha Bros 160, normal.
Tive uma 11/12, fui duas vezes ao Chile, em uma delas na volta para casa peguei a garupa e fomos a SRR, quase 8kkm com o mesmo óleo.
Sobre a informação da quantidade, provavelmente vc leu a confusão que o Heyder fez no tenereclub sobre uma simples medição de nível e troca de óleo rs, sugiro sempre verificar após andar na moto e completar até a marca desejada. Quantidade indicada é apenas para dar nível e o motor funcionar. Isso qualquer manual de moto ou carro diz o mesmo, se quero nível máximo sempre tenho que colocar um gole a mais, no carro ou nas motos.
Tem vídeos dessas brincadeiras na terra? Posta aí
No whatsapp, no grupo ST Brasil, há gente relatando isso mas só com os modelos até 2013. Quando baixa o nível logo a luz vermelha no painel acende.

Se colocar o que manda o manual ela não da nem nível minimo no visor do motor, preciso ficar completando até ela ir ao nível máximo.

Fiz um vídeo curtíssimo no aplicativo da Go Pro mas já pra ter "alguma" ideia.

Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Não acho nenhum bicho de sete cabeças a moto consumir óleo, dentro de uma margem de segurança (uns 150-250 ml em 10.000 kms, é perfeitamente normal). Toda viagem longa eu levo pelo menos 300ml de óleo e - por neurose minha - sempre que o óleo sai do máximo para o meio do visor eu costumo colocar óleo até atingir o nível máximo, de novo. Na GS as trocas são com 10.000 kms, já cheguei a rodar quase 11.000 kms indo pro Ushuaia, daria para não ter completado (ia chegar no mínimo), mas pra que arriscar se tava com óleo na bagagem?

O pronto principal que acho é: dá para medir o óleo de maneira fácil e confiável? Na XT600E, por exemplo, é IMPOSSÍVEL medir o óleo com precisão, logo, não consigo rodar mais do que 3.000 kms sem trocar óleo. Já na GSA é ridiculamente fácil e preciso medir o óleo (visor enorme na lateral do motor) e ainda tem um aviso no painel que acende se o óleo abaixar da metade do visor. Ou seja, você consegue rodar 10.000 kms sem medo de ficar sem óleo.
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Marcus DT escreveu: Sinceramente, só fala mal de cardã quem nunca teve.

...

Enfim, cardã é uma das melhores invenções que já vi pra moto, silencioso, prático, livre de manutenção e, em condições "normais", não quebra nunca ;-) !
;-)

Isso e troca de óleo a cada 16.000km, God Bless the Queen!
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Marcus DT escreveu:Não acho nenhum bicho de sete cabeças a moto consumir óleo, dentro de uma margem de segurança (uns 150-250 ml em 10.000 kms, é perfeitamente normal). Toda viagem longa eu levo pelo menos 300ml de óleo e - por neurose minha - sempre que o óleo sai do máximo para o meio do visor eu costumo colocar óleo até atingir o nível máximo, de novo. Na GS as trocas são com 10.000 kms, já cheguei a rodar quase 11.000 kms indo pro Ushuaia, daria para não ter completado (ia chegar no mínimo), mas pra que arriscar se tava com óleo na bagagem?

O pronto principal que acho é: dá para medir o óleo de maneira fácil e confiável? Na XT600E, por exemplo, é IMPOSSÍVEL medir o óleo com precisão, logo, não consigo rodar mais do que 3.000 kms sem trocar óleo. Já na GSA é ridiculamente fácil e preciso medir o óleo (visor enorme na lateral do motor) e ainda tem um aviso no painel que acende se o óleo abaixar da metade do visor. Ou seja, você consegue rodar 10.000 kms sem medo de ficar sem óleo.
É mais ou menos isso que baixa. Como uso oleo mineral, troco a cada 5000 km.

Marcos, com a ST é o mesmo sistema de visor enorme no motor e aviso no painel.

Evandro, troco o meu a cada 10 000 km no máximo. Interessante que na TEX eu troquei como recomenda o manual, ou seja, com ela completou 16000 km e a cor do oleo ainda estava bemmm clara, já na Super, troquei com 8000 e tava bem mais escuro.
Ander
Motoqueiro

Mensagem por Ander »

jsamuel escreveu: No whatsapp, no grupo ST Brasil, há gente relatando isso mas só com os modelos até 2013. Quando baixa o nível logo a luz vermelha no painel acende.

Se colocar o que manda o manual ela não da nem nível minimo no visor do motor, preciso ficar completando até ela ir ao nível máximo.

Fiz um vídeo curtíssimo no aplicativo da Go Pro mas já pra ter "alguma" ideia.

Da nível sim, já fiz mais de 12 trocas, nenhuma delas acendeu a luz de pressão do óleo após as trocas e deixo escorrer o máximo possível e tombo a moto pra sair mais óleo rs, sempre coloco um gole a mais depois pra ficar entre a metade e o máximo.

Legal o vídeo, deve ter passado uns apertos com esses pneus kkk
Ander
Motoqueiro

Mensagem por Ander »

froesdamotta escreveu: Se fosse uma corrente... :roll: :roll: ....nem isso tinha perdido!!
Final do ano, não esqueça [GRINNING FACE WITH SMILING EYES]
Imagem
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

Ander escreveu:
froesdamotta escreveu: Se fosse uma corrente... :roll: :roll: ....nem isso tinha perdido!!
Final do ano, não esqueça [GRINNING FACE WITH SMILING EYES]
Imagem
Opa! Aceito a contribuição... :bnnd: ....vou te mandar o endereço por MP ;-)
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Fernando - BH
Motoqueiro

Mensagem por Fernando - BH »

jsamuel escreveu:

Foi o meu caso. Rodei até a cidade mais próxima, parei numa oficina de ponta de esquina e o mecânico resolveu.

Qual foi a solução do problema ??

Trocou o retentor ??
"A religião é considerada pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos sábios como falsa e pelos políticos como útil." Seneca 4 AC - 65 DC
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Fernando - BH escreveu:
jsamuel escreveu:

Qual foi a solução do problema ??

Trocou o retentor ??
Não há peça a pronta entrega em nenhuma Yamaha do Nordeste.

A solução foi inteligencia do mecanico que teve a ideia de fazer a mesma coisa que fazem com retentor de bengala: dar mais pressão na molinha que envolve o retentor.

O problema foi recolocar a mola pois ele não sabia retirar o pinhão da haste que o segura. Passou exatamente duas horas e meia para recolocar a mola no lugar. Mas deu certo e não vazou mais até hoje.

Fiz um pequeno vídeo no celular para outro mecanico, um amigo, talvez dê para demonstrar a ideia e a dificuldade já que ele não sabia desmontar o treco para tirar o retentor.

Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

Desculpa, mas solução porca.
Aliás, a solução temporária em si não, teve sorte, só isso, mas porca por estar até hoje assim.
Tecnicamente, a mola só serve pra manter uma pequena pressão constante no lábio de vedação.
Apertar mola de retentor é tão escroto como arrombar rolamento de roda pra socar graxa. A merda do rolamento custa 20 reais, troca.

saudações
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

jsamuel escreveu:Ressuscitando o tópico ..........

Cara isso de oleo indicar a quantidade de óleo e na pratica ser outra a Yamaha faz sempre, na Fazer 250 era a mesma coisa, inclusive eu acho que o problema de mangueira de oleo que tinha nas primeiras era por excesso de óleo, depois que percebi sempre coloquei uns 150ml a menos quase.

Mas ai fica a duvida, se era erro de manual ou erro no calculo de colocação da vareta de medição, vai que colocaram a vareta mais pra baixo do que devia.

Sobre o retentor do cardã ai, ao contrario das opiniões eu acho que isso não devia falhar assim, moto premium $$$$ e construida justamente para ser confiável, poderia ter outros problemas e não esse...

Como disseram se fosse corrente até com um prego torto entre os elos o perrengue seria menor
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms :bnnd:

Psn: Daninean
Augusto Intruder
Roda Presa

Mensagem por Augusto Intruder »

Retentor de qualquer coisa vaza se o cidadão não trocar o mesmo a cada troca de óleo. Seja de carda, seja de óleo do motor, seja das bengalas,etc.

Isso não é defeito da moto.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Rauber escreveu:Desculpa, mas solução porca.
Aliás, a solução temporária em si não, teve sorte, só isso, mas porca por estar até hoje assim.
Tecnicamente, a mola só serve pra manter uma pequena pressão constante no lábio de vedação.
Apertar mola de retentor é tão escroto como arrombar rolamento de roda pra socar graxa. A merda do rolamento custa 20 reais, troca.

saudações
Rauber, solução porca é esperar 20 dias ou mais por uma peça no meio de uma viagem. :lol:

A proposito, estourei duzentos retentores de bengala numa DL 650 que tive e quando o mecanico deu uma pressaozinha na mola, adeus. Usei e vendi a moto sem ter me dar mais conta nem do que era retentor. :bnnd:

A proposito, cotei a peça semana passada na Yamaha e sai por 290 reais, o retentor mais anel de borracha, quarenta dias pra chegar.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Daninean escreveu:
jsamuel escreveu:Ressuscitando o tópico ..........

Cara isso de oleo indicar a quantidade de óleo e na pratica ser outra a Yamaha faz sempre, na Fazer 250 era a mesma coisa, inclusive eu acho que o problema de mangueira de oleo que tinha nas primeiras era por excesso de óleo, depois que percebi sempre coloquei uns 150ml a menos quase.

Mas ai fica a duvida, se era erro de manual ou erro no calculo de colocação da vareta de medição, vai que colocaram a vareta mais pra baixo do que devia.

Sobre o retentor do cardã ai, ao contrario das opiniões eu acho que isso não devia falhar assim, moto premium $$$$ e construida justamente para ser confiável, poderia ter outros problemas e não esse...

Como disseram se fosse corrente até com um prego torto entre os elos o perrengue seria menor
O problema aí era ser moto usada, só isso, pois o dono deixava a moto hibernando na garagem e não da outra. Já é a terceira vez que isso acontece comigo com relação a moto de garagista que acabo comprando.
Responder