Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?
Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?
Pra nao abrir um topico novo...vou tentar aqui...
No momento, estou com uma cg160...vcs sabem me dizer qual a kilometragrm media pra regular valvulas??? Na honda me falaram 8mil km..mas achei um pouco exagerado...como nunca tive moto que precisasse de regulagem...eu nao sei ao certo....
Vlww pessoal
No momento, estou com uma cg160...vcs sabem me dizer qual a kilometragrm media pra regular valvulas??? Na honda me falaram 8mil km..mas achei um pouco exagerado...como nunca tive moto que precisasse de regulagem...eu nao sei ao certo....
Vlww pessoal
Desde 23/06/2006
Intruder 125
Intruder 125
No manual diz que é pra ser verificado a cada 6 mil km. Mas de modo geral, essas motos que são reguladas por parafuso é uma coisa que não se mexe com frequência... Eu verificaria numa manutenção lá pelos 20 mil. O que precisa cuidar é com motores pastilhados.
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Atual: Sportster 97
https://www.harley-davidson.com/store/o ... oil-funnelDaninean escreveu:Fiquei curioso com 3sse enjambre põe fotos dele aí.
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Isso que pensei mumorato...regulei com 18mil...agora ta com 38 to pensando em regular de novo...achei meio exagero a cada 8.....no manual tbm diz q troca dr oleo é a cada 6mil...mas nao confio..troco a cada 2...ainda mais que uso só em alta rotaçãomumorato escreveu:No manual diz que é pra ser verificado a cada 6 mil km. Mas de modo geral, essas motos que são reguladas por parafuso é uma coisa que não se mexe com frequência... Eu verificaria numa manutenção lá pelos 20 mil. O que precisa cuidar é com motores pastilhados.
Desde 23/06/2006
Intruder 125
Intruder 125
- froesdamotta
- Motoqueiro
Né o contrário, não?mumorato escreveu:No manual diz que é pra ser verificado a cada 6 mil km. Mas de modo geral, essas motos que são reguladas por parafuso é uma coisa que não se mexe com frequência... Eu verificaria numa manutenção lá pelos 20 mil. O que precisa cuidar é com motores pastilhados.
As regulagens com parafuso+contraporca costumam ter recomendações de ajuste em quilometragens menores!
Editado pela última vez por froesdamotta em 02 Ago 2018, 08:13, em um total de 1 vez.
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Suzuki GSX 8S
- froesdamotta
- Motoqueiro
Uma meia garrafa pet (cortada no sentido longitudinal), com uma mangueira grossa no bocal, não resolveria?Betao Atibaia escreveu:............... ver se tem como forrar embaixo do filtro.
Agostinho
Suzuki GSX 8S
Suzuki GSX 8S
oil catcher, o que esse povo não inventab0fh escreveu:https://www.harley-davidson.com/store/o ... oil-funnelDaninean escreveu:Fiquei curioso com 3sse enjambre põe fotos dele aí.
faz assim, vai na lojinha do 1,99 e compra uma bacia que cubra o dreno do carter e filtro ou apenas outra bacia pro filtro
os óleos evoluíram, os motores evoluíram, só os proprietários nãoBiagioni escreveu:no manual tbm diz q troca dr oleo é a cada 6mil...mas nao confio..troco a cada 2...ainda mais que uso só em alta rotação
trocar óleo dessas pequenas é barato mas não precisa jogar óleo e dinheiro fora, pode trocar na km indicada, o de praxe: troca na km ou 6 meses, e verificar sempre o nível(completar se necessário)
tive Crosser 150, trocava a cada 5mil km conforme manual, e usei apenas etanol no último ano, tudo certo
-
Jota
mas por 299 reais, vem com o logo HD e vc ainda ganha um broche ou uma bandana, a escolher.Ander escreveu:oil catcher, o que esse povo não inventab0fh escreveu:https://www.harley-davidson.com/store/o ... oil-funnelDaninean escreveu:Fiquei curioso com 3sse enjambre põe fotos dele aí.![]()
faz assim, vai na lojinha do 1,99 e compra uma bacia que cubra o dreno do carter e filtro ou apenas outra bacia pro filtro
- Betao Atibaia
- Motociclista
Já fiz isso. Melhora mas eu tava tirando o óleo meio quente e a garrafa era fina, torceu tudo e vazou tb. Estou vendo agora um squiz que meu filhou quebrou a tampa. É de um plástico mais grosso e aí dá para tentar moldar de novo.froesdamotta escreveu:Uma meia garrafa pet (cortada no sentido longitudinal), com uma mangueira grossa no bocal, não resolveria?Betao Atibaia escreveu:............... ver se tem como forrar embaixo do filtro.
Betão Atibaia
H-D Sportster XL1200 CB
H-D Sportster XL1200 CB
- Betao Atibaia
- Motociclista
Essa "bacia" eu tenho, é uma caixa de areia para gatos. hehe Olha onde está o filtro da Sportster. Esse troço cromado embaixo do pistão dianteiro é o filtro.Jota escreveu:mas por 299 reais, vem com o logo HD e vc ainda ganha um broche ou uma bandana, a escolher.Ander escreveu:oil catcher, o que esse povo não inventab0fh escreveu:https://www.harley-davidson.com/store/o ... oil-funnelDaninean escreveu:Fiquei curioso com 3sse enjambre põe fotos dele aí.![]()
Sem essa canaleta, vamos dizer assim, não tem como evitar a meleca.

Betão Atibaia
H-D Sportster XL1200 CB
H-D Sportster XL1200 CB
Mano...compre aquelas bacias brancas de açougueiro.
Coloca embaixo e deixa escorrer normalmente. Depois só jogar uma água com detergente que fica tudo limpo.
Essa moto é de quem? Da safra boa.
Coloca embaixo e deixa escorrer normalmente. Depois só jogar uma água com detergente que fica tudo limpo.
Essa moto é de quem? Da safra boa.
Ainda sim resolve teu problema na loja de 1,99. Compre uma jarra plástica, recorte se precisar.
Enfim, filtro bosta, parece a crosser, filtro e bujão do lado direito do motor, pqp yamaha, mais aletas pra armonizar o óleo escorrendo.
Enfim, filtro bosta, parece a crosser, filtro e bujão do lado direito do motor, pqp yamaha, mais aletas pra armonizar o óleo escorrendo.
Meu oil-catcher-drain-oil-funnel, quando precisava no carro, era um papelão dobrado em L.. pronto...
Na moto, pra cobrir entre o filtro e o bujão, dá certinho aquela bandeja de rolo de tinta... chutando 5 pila... difícil não ter rolando em casa... cabe 3 litros de boa...

saudações
Na moto, pra cobrir entre o filtro e o bujão, dá certinho aquela bandeja de rolo de tinta... chutando 5 pila... difícil não ter rolando em casa... cabe 3 litros de boa...

saudações
Ae Kamerad Betão:Betao Atibaia escreveu: Essa "bacia" eu tenho, é uma caixa de areia para gatos. hehe Olha onde está o filtro da Sportster. Esse troço cromado embaixo do pistão dianteiro é o filtro.
Sem essa canaleta, vamos dizer assim, não tem como evitar a meleca.
Para não fazer lambança na parte superior do bloco do motor eu uso uma garrafa de refrigerante cortada para esvaziar o conteúdo do filtro.
Na falta dela, uso um pedaço de caixa de papelão, daquelas que tem um lado plastificado e, se não tiver dessas, uso papelão comum mesmo.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
froesdamotta escreveu:Né o contrário, não?mumorato escreveu:No manual diz que é pra ser verificado a cada 6 mil km. Mas de modo geral, essas motos que são reguladas por parafuso é uma coisa que não se mexe com frequência... Eu verificaria numa manutenção lá pelos 20 mil. O que precisa cuidar é com motores pastilhados.![]()
As regulagens com parafuso+contraporca costumam ter recomendações de ajuste em quilometragens menores!
Acho que o ele quis dizer que nas pastilhadas se não fizer a manutenção (quando estiver precisando) o prejuízo é maior.
É o contrário, as pastilhadas pegam manutenção mais tarde. A ZX6R ta com 45k rodados e tem o mesmo som de zero km. O manual manda verificar a cada 20k ou 30k
Na minha Fazer150 fiz com 34.530 Km exatamente, mas eu ando nela sempre entre 4000 e 5500 rpm, não passo disso, e fiz porque ouvia um barulhinho quando fria. Tinha uma folga mínima além da correta, nada demais.
Se tu anda com giro mais alto e troca óleo com muitos km como manda o manual, a manutenção vem antes, mas é normal.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
É, eu quis dizer que se for a regulada por parafuso, tu pode andar até o motor acabar sem regular e isso não quer dizer que necessariamente as válvulas irão sair muito fora da especificação. Já no caso da pastilhada se deve seguir à risca o manual, pois a alteração na folga especificada com certeza que acontecerá, e será sempre pro lado pior, deixando mais presa.marquinho escreveu:Acho que o ele quis dizer que nas pastilhadas se não fizer a manutenção (quando estiver precisando) o prejuízo é maior.froesdamotta escreveu:Né o contrário, não?mumorato escreveu:No manual diz que é pra ser verificado a cada 6 mil km. Mas de modo geral, essas motos que são reguladas por parafuso é uma coisa que não se mexe com frequência... Eu verificaria numa manutenção lá pelos 20 mil. O que precisa cuidar é com motores pastilhados.![]()
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Ae Kamerad Betão,
Além da garrafa pet cortada e do pedaço de papelão existem outras alternativas práticas e baratas para trocar o filtro de óleo dos Harlão sem fazer lambança.
Esse videozinho, por exemplo, ensina a usar uma folha de papel alumínio dobrada:
Além da garrafa pet cortada e do pedaço de papelão existem outras alternativas práticas e baratas para trocar o filtro de óleo dos Harlão sem fazer lambança.
Esse videozinho, por exemplo, ensina a usar uma folha de papel alumínio dobrada:

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- Betao Atibaia
- Motociclista
Legal, boas dicas. Essa de encher o filtro um pouco eu sempre fiz nos motores diesel mas nunca na Harley hehe.
Outra coisa,o quarter é 0,94 L marrumeno então 3 dele são os tais 2,8 L ou é pura frescura mesmo e pode virar os 3 litros lá dentro?
Eu tenho alguns litros com 0,2 dentro aqui. To esperando pelo 4ª deles para precisar comprar só 2 litros

Outra coisa,o quarter é 0,94 L marrumeno então 3 dele são os tais 2,8 L ou é pura frescura mesmo e pode virar os 3 litros lá dentro?
Eu tenho alguns litros com 0,2 dentro aqui. To esperando pelo 4ª deles para precisar comprar só 2 litros
Betão Atibaia
H-D Sportster XL1200 CB
H-D Sportster XL1200 CB
2,8 L. Se colocar 3L arrisca o excesso contaminar o filtro de ar.Betao Atibaia escreveu:Legal, boas dicas. Essa de encher o filtro um pouco eu sempre fiz nos motores diesel mas nunca na Harley hehe.
No meu Harlão (TC88) o manual do proprietário especifica o volume do óleo lubrificante em quartos (3,5) e em litros (3,3 L).

Sabadão a tarde e coçando, resolvi engraxar os rolamentos da mesa e aproveitar pra trocar óleo da suspensão.
Pelo aspecto do óleo, é muito vagabundo. Bros é 16/17 11,5kkm só uso na cidade, devia estar em melhor estado. Aproveitei pra fazer mais uns furos na flauta interna da suspensão. Ficou topper.

Pelo aspecto do óleo, é muito vagabundo. Bros é 16/17 11,5kkm só uso na cidade, devia estar em melhor estado. Aproveitei pra fazer mais uns furos na flauta interna da suspensão. Ficou topper.