Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Leandro
Dinossauro

Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por Leandro »

Seu diário

Bengala direita da CB13 tem um arranhão + desgaste mínimo onde raspa o retentor. Já foi polida mas não tem mais volta, tá vazando óleo.
Comprei uma bengala nova, www.techcilindros.com.br aqui de São José/SC, faz bengalas pra muitas motos diferentes, amigos que tem BMW já compraram lá. Preço muito mais barato que tentar comprar uma original aqui ou lá fora.

Faz 4 meses que estou com bengala guardada em casa na caixa esperando aparecer algo a mais na CB pra fazer tudo de uma vez só.
O problema é esse, é uma Honda, não aparece nada pra fazer... }:)
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

kkk é bem assim, o filtro e velas vou comprar, mas deixar guardados rsrs
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms :bnnd:

Psn: Daninean
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

Russo escreveu:
froesdamotta escreveu:
Narizudo escreveu:Da próxima vez que for fazer, pegue uma seringa de 20 ml, coloque um caninho nela e meça o tamanho que quer, fazendo uma barreira na seringa. Fiz com aqueles "U" de parafuso e uma barrinha de alumínio. Tudo que for acima do nível a seringa suga.
Aí so desenhando pra entender 100%, mas até onde entendi me parece uma boa idéia ;-) ....embora da forma que fiz também foi bem prático.
Narigudo, esse seu avatar á muito engraçado :rof: ; é algum personagem de quadrinhos?
Achei a tirinha completa:

Imagem
Que lingua é essa? Francês ou italiano?
Alguem consegue traduzir, pra que eu ria sabendo o motivo? :-D
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

froesdamotta escreveu:
Que lingua é essa? Francês ou italiano?
Alguem consegue traduzir, pra que eu ria sabendo o motivo? :-D
Francês... o cara passou na frente de todo mundo na cagada, mas disse que não errou a freada e sim que encontrou um "atalho" e eles bem que poderiam tê-lo seguido.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Moto da patroa (zx6r 2012) queimou estator pela 5x.
Dessa vez estava com regulador de voltagem novo, o estator queimou com 1 ano de uso.

Como o estator estava na garantia (quase no fim), a moto é dela e ela não quis gastar grana, mandei refazer novamente na garantia no seu Omar Grub na tijuca/RJ. Na kawasaki custa 1370 com garantia de 3 meses.

To puto pelo trabalho!! Na moto não tem rastreador nem nada adaptado, 100% original e bateria original boa com 2 anos de uso.

Vou dar uma checada se tem fuga de corrente antes de remontar a bateria.
Se queimar de novo vou falar pra ela arriscar o estator original mesmo, mesmo estando na garantia novamente...

Abraço!
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
queiroga
Motociclista

Mensagem por queiroga »

Eu já tinha vendido....moto com problema crônico é foda.....

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk
"Por um Brasil Melhor"
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Eu confiaria menos ainda no Girinal. Se a fabricante so da 3 meses de garantia deve ser uma bosta e ela mesmo reconhece isso.

Pane eletrica e foda, pane eletrica cronica 10x foda.
Tornado 300
Robson

Mensagem por Robson »

Isso nao é problema cronico.

Simplesmente nao acharam o problema.

Algum outro componente esta sobrecarregando o estator, precisa pegar o diagrama eletrico da moto e ir testanto ate achar..... foda que só a fabrica deve ter os valores a serem medidos em cada ponto.
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Robson escreveu:Isso nao é problema cronico.

Simplesmente nao acharam o problema.

Algum outro componente esta sobrecarregando o estator, precisa pegar o diagrama eletrico da moto e ir testanto ate achar..... foda que só a fabrica deve ter os valores a serem medidos em cada ponto.
Pensei nisso, mas a moto é 100% original (chicote, lampadas de fábrica ainda, não tem nada elétrico diferente) e eu troquei o regulador por um do próprio Omar na última vez que queimou estator, segundo ele é mais forte que o original (em durabilidade e confiabilidade) também dá 1 ano de garantia contra 3 meses do da kawasaki.

Saem as 3 fases do estator (Corrente Alternada) e os fios conectam direto no regulador, este saem 2 fios diretamente para bateria para jogar a Corrente Contínua. Não usam mais o chicote da moto, e o problema ocorreu novamente depois de 1 ano de uso.

A maioria das ZX6R 600, 2009 a 2012 queimam estator, inclusive teve recall delas nessas peças mas não adiantou, olhando na internet têm muitas que queimam mesmo após recall. Esta que era minha, saiu de fábrica já "corrigida" Eu to desanimado com a moto, se a esposa vendê-la não consegue comprar outra agora e nem eu consigo ajudar agora.

Com o teste de fuga de corrente eu saberia se tem algo em curto, farei ele por desencargo. Mas a moto nunca queimou fusível.

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

5x o estator então não é ele, já tentou o esquema de colocar o retificador lá na frente?
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms :bnnd:

Psn: Daninean
queiroga
Motociclista

Mensagem por queiroga »

Pois é ... Parece o problema da Boulevard 1500.... Teve até alguém aqui do fórum que desistiu da moto por causa disso....

"Por um Brasil Melhor"
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Daninean escreveu:5x o estator então não é ele, já tentou o esquema de colocar o retificador lá na frente?
O que seria este esquema?
queiroga escreveu:Pois é ... Parece o problema da Boulevard 1500.... Teve até alguém aqui do fórum que desistiu da moto por causa disso....

Sim, o Omar comentou comigo da boulevard que também é crônico.

Fora as consultas na internet, já vi 2 zx6r pessoalmente de amigos e as 2 já queimaram estator.
Desânimo total com a moto. O único estator que durou 3 anos nessa moto foi o original de fábrica.

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Ratão
Motoqueiro

Mensagem por Ratão »

Vi uma vez por aí que o óleo do motor corrói o verniz do fio usado no enrolamento do estator, dando curto. Acho que foi o b0fh quem informou.

Tem, não sei onde, uma explicação sobre o tipo de fio usado no enrolamento. Quando você faz uma curvatura com o fio, o verniz fissura nessa região. Tem até um fio de perfil quadrado sendo vendido.

E ainda tem um tipo de circuito do regulador/retificador que ele "manda a corrente de volta para o estator".

De repente o problema é no circuito interno do retificar/regulador que é desse tipo.
mumorato
Roda Presa

Mensagem por mumorato »

Vai no estator original. Acho que só os originais duram mais do que os re-enrolados depois que a moto começa com essa queimação... É caro mas é a recomendação de duas grandes oficinas que conheço: se enrolou uma vez e não prestou, pode largar mão e colocar o original, a chateação vai ser menor.

Sobre o negócio do Óleo que o ratão falou, acho que se aplica só às HD, em que o pessoal coloca óleo de transmissão SAE 90w na primária. O boato é que só pode usar até a tecnologia do GL4, pois o GL5 contém uns aditivos que corroem os metais amarelos. Sei lá se é verídico, mas tenho usado o 90w GL4 mesmo. Como a moto dele usa só óleo de moto mesmo, acho que não deve ter este problema.
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Atual:
Sportster 97 :fuck:
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Ratão escreveu:Vi uma vez por aí que o óleo do motor corrói o verniz do fio usado no enrolamento do estator, dando curto. Acho que foi o b0fh quem informou.

Tem, não sei onde, uma explicação sobre o tipo de fio usado no enrolamento. Quando você faz uma curvatura com o fio, o verniz fissura nessa região. Tem até um fio de perfil quadrado sendo vendido.

E ainda tem um tipo de circuito do regulador/retificador que ele "manda a corrente de volta para o estator".

De repente o problema é no circuito interno do retificar/regulador que é desse tipo.
Eu vi isso, acho que foi aqui no m@d mesmo. Até conversei sobre isso com o Omar, mostrei foto, se não me engano, pra ele.
Ele me explicou que usa o melhor fio, com verniz pirelli ou sei lá qual era a marca, que aguenta 350 graus ou mais, não lembro.
Ele comentou que o estator não chega a isso se o regulador estiver bom. Foi quando decidi usar o regulador dele, pela dúvida do funcionamento do meu original quando quente (o meu aquecia de fritar um ovo).
mumorato escreveu:Vai no estator original. Acho que só os originais duram mais do que os re-enrolados depois que a moto começa com essa queimação... É caro mas é a recomendação de duas grandes oficinas que conheço: se enrolou uma vez e não prestou, pode largar mão e colocar o original, a chateação vai ser menor.

Sobre o negócio do Óleo que o ratão falou, acho que se aplica só às HD, em que o pessoal coloca óleo de transmissão SAE 90w na primária. O boato é que só pode usar até a tecnologia do GL4, pois o GL5 contém uns aditivos que corroem os metais amarelos. Sei lá se é verídico, mas tenho usado o 90w GL4 mesmo. Como a moto dele usa só óleo de moto mesmo, acho que não deve ter este problema.
Mumorato obrigado pela dica, o vendedor da kawa disse isso também, mas achei que era meio papo de vendedor.
Uma coisa que reparei é que o estator original vem com as bobinas "fossilizadas" dentro de uma espécie de capa grossa, não é direto o fio com verniz apenas.

Sobre o óleo derreter o troço eu não sabia porque comentam isso, já que uso motul e não tenho o que fazer quanto a isso.
Agora entendi o lance!

Bem, minha esposa não quis gastar e vai pela garantia mais uma vez, se o Omar me entregar o estator com a mesma cara, sem nenhum "avanço" tecnológico protetivo dessa vez, é certo de queimar de novo daqui um tempo, aí mando a patroa colocar o original.

Valeuuuu!

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Ander
Motoqueiro

Mensagem por Ander »

Amigo aqui do sítio, transformou em tubeless as rodas da té250, usou um par de mitas E07, o pneu traseiro é tubeless, o dianteiro apenas com câmara, mas funcionou, vedou e não vaza.

Faz uns 4 dias que montou, perguntei ontem e está normal, não baixa calibragem.
ImagemImagemImagemImagemImagemImagem
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

Ander escreveu:Amigo aqui do sítio, transformou em tubeless as rodas da té250, usou um par de mitas E07, o pneu traseiro é tubeless, o dianteiro apenas com câmara, mas funcionou, vedou e não vaza.

Faz uns 4 dias que montou, perguntei ontem e está normal, não baixa calibragem.
ImagemImagemImagemImagemImagemImagem
Criativo.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/user/rodrigopaivadecastro
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

o dianteiro nao deu certo?
Tornado 300
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

E o balanceamento e peso adicionado nas rodas?
Foi ousado o cara em...

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Ander
Motoqueiro

Mensagem por Ander »

RMD escreveu:o dianteiro nao deu certo?
deu certo mesmo o pneu sendo tube type

balanceamento ele não fez
Responder