f700gs x 800xrx

Grupo de discussão geral sobre motos.
Jota

f700gs x 800xrx

Mensagem por Jota »

Opa, estou de férias, voltei ontem de viagem, resolvi postar minhas impressões.

Em março do ano passado, comprei uma f700gs. Tinha uma dl650xt, moto excepcional, honesta demais. Entretanto, queria experimentar novos ares. Vendi a dl pro Luiz Almeida e comprei a f700gs. Rodei com ela 11kkm, maior parte na estrada, mas tb na cidade, uma vez que não tenho mais carro desde o final de 2016. Entre as viagens, uma pro Ceará, até Icapuí, pra comer lagosta e beber um bocado, acompanhando uma turma boa e bem heterogênea, com Roger , Agostinho (vovô Froes), Ômega, Frank e garupas várias. Além dessa, uma outra pra Tartaland, acompanhado de mais uma moto, Aline de cb500x. Ou seja, duas viagens grandes, suficientes pra dar a medida da f700.

Em maio desse ano, a concessionária bmw de BH acabou comprando minha f700, pq não conseguiu resolver, em 30 dias, um problema do controle de tração, que não funcionava. Resolvi comprar uma tiger 800xrx. Fiz minha primeira viagem um pouquinho maior com ela, 600km no total, e enquanto as impressões estão mais vivas, vou postar o que acho de um em relação à outra, lembrando que a tiger tb é meu veículo do dia a dia....

Comandos

Embreagem e freio dianteiro reguláveis em ambas, mais simples regular na tiger. Pedal de marcha macio e pedal de freio ok em ambas. Manopla aquecida na f700, pode parecer bobagem, mas no frio faz uma diferença danada, principalmente pq o excelente protetor de mão da f é apenas contra impactos, com alma de aço, mas inoperante pra proteger do vento, é bem estreito. Ao contrário o protetor de mão da xrx é excelente contra o vento, mas pouco ajuda pr impactos, já que é feito de algum material plástico rígido. Nas duas motos os principais comandos do computador de bordo se dão no punho esquerdo, algo muito melhor que tirar a mão do guidon pra acessar as informações. O computador de bordo da tiger é mais completo, mas perde por não ter o RDC (sensor de pressão dos pneus). Velocímetro analógico da f700 mais complicado em relação aos radares, apesar de mais bacana ver o ponteiro se deslocando. O problema é que vc pode se confundir e achar que 80 é 60 ou vice-versa, na tiger é digital, não tem erro. Conta-giros analógico em ambas, como deve ser. O painel da F700 me parece mais bem organizado, as informações estão mais bem distribuídas, é mais intuitivo, apesar de ser menos completo.

Eletrônica

Ambas têm setas com auto-cancelamento. A f700 tem controle de tração simples e abs, ambos desligáveis. Além disso, tomada 12v próxima ao guidon. A xrx é mais completa, com duas tomadas 12v (uma pro garupa) , com abs desligável em dois modos, controle de tração desligável em dois modos, 4 mapas de potência e um modo de pilotagem configurável (configura-se o nível do abs, o nível do controle de tração e o mapa de potência desejado). Piloto automático completa o pacote. Acelerador eletrônico em ambas.

Ciclística na cidade

Aqui vai uma diferença grande entre as motos. Apesar de as duas terem peso parecido, a sensação é bem diferente. A f700 parece muito mais leve, pq o peso está localizado mais baixo, incluindo a idéia excelente do banco com o tanque embaixo. Isso torna a frente da moto bem mais leve. Além disso, ela se apresenta mais estreita, tornando a moto muito mais adequada pro uso na cidade. Ambas tem a primeira erradamente longa, o que não é ideal nem pra andar na terra nem pra andar na cidade. A f700 esterça mais e esquenta muito menos. A tiger, no uso urbano, quando liga a ventoinha, esquenta muito as pernas do piloto. Pra quem mora no sul, no inverno, deve ser excelente, pros demais é muito ruim. Melhorou em relação à primeira geração, mas continua bem incômodo ao ligar a ventoinha. O freio da f700 tem um melhor tato (pinças brembo, deve ser isso), o que ajuda também na cidade. Outra coisa é o banco bem estreito e com excelente densidade de espuma, o que faz a xrx parecer um trambolho comparativamente, quando se trata de cidade. Manobrar a f700 parada é bem mais simples também. ou seja, a surra na cidade é considerável.

Ciclística na estrada

Mais uma vez, diferença grande entre as motos. A situação se inverte. O motor da f700 vibra a partir dos 120km/h e é muito, mas muito mais fraquinho (o motor da xrx tem 30% a mais de potência, gira muito mais, etc). O motor da tiger é liso, seja a 2krpm ou a 8krpm, e a partir de 5krpm é muito forte. Na estrada, o prazer que a xrx oferece é bem superior. As supensões são mais firmes, a moto está sempre no trilho, seja a 60 ou 160km/h. O banco é muito superior, a proteção aerodinâmica existe (com uma bolha regulável que tira o vento do peito), sendo inexistente da f700, a vibração inexiste, e o abs na xrx está uma geração à frente. O da f700, uma vez acionado, demora uns instantes até desacionar, depois de cessada a sua necessidade. Meio tosco, comparativamente. O único benefício na estrada é o fato de que a f700 tende a "manter" a curva, ou "fechar" a curva, o que a torna mais intuitiva, não exigindo nenhuma participação do piloto. Ou seja, vc aponta, determina o ângulo de inclinação, e ela continua exatamente no mesmo ângulo, sozinha, enquanto vc não se movimentar novamente. Já na tiger, vc tem que deslocar o quadril, fazer uma forcinha na pedaleira, colocar o tronco pra dentro da curva, ou fazer o contra-esterço. Ou seja, a participação do piloto é mais ativa nas curvas. Parece mais uma moto esportiva. Já a f700 parece muito uma dl650 nas curvas. Se o piloto da tiger ficar na preguiça, ela abre a curva. Eu prefiro o ócio, portanto nesse aspecto, pra mim a f700 é superior, mas quem pilota esportivamente preferirá a xrx. As mudanças de direção são bem mais rápidas na tiger, a f700 tem uma espécie de "inércia" de posição, muito semelhante á dl650.

Incômodos

A f700 faz um barulho muito desagradável nos discos flutuantes, quando passa em piso irregular ou paralelepípedo, parece que vai desmanchar. Uma pena isso, é das piores coisas da moto. Faz barulho na corrente também , que bate na guia da balança, e "estala" se vc quiser andar em baixa rotação. A xrx tb bate a corrente, menos que a f700 e é o único barulho incômodo, a f700 tem 3 barulhos incômodos. O abs da f700 tem muito a melhorar. Ainda bem que é desligável, rsrs. A proteção aerodinâmica da f700 é um deboche. Substituí por airflow e resolvi o problema definitivamente. Fiz o mesmo com a tiger, mas essa, pelo menos, vem com uma bolha que, se não é um airflow, é funcional e regulável em inclinação. A primeira marcha, despropositadamente longa em ambas, faz de cada arrancada em subida uma queima de embregem. Com garupa então é sem noção. Pra que uma primeira marcha que vai a mais de 80 (ou mais de 90, na tiger) em uma moto que se propõe on-off? Outra coisa incômoda é o baixo esterço do guidon da tiger. Pra uma proposta on-off, não entendo isso. A posição do guidon, na tiger, tb é um pouco avançada demais, solicitando um riser. A posição da f700 é mais ergonômica, a menos que vc seja um orangotango.

Iluminação

Superior na tiger, que usa duas lâmpadas, ao invés de uma na f700. vc pode ter um globo ótico otimizado para cada função, mas se vc tem duas lâmpadas ao invés de uma, com o dobro da potência, vc acabará iluminando melhor.

Suspensão

Mais esportiva na tiger, mais confortável na f700. Como sou dos mansos, troquei o fluido dianteiro, do original 10w, pra 5w, na tiger. Na f700 não senti necessidade de troca. Achei a suspensão da f700 muito próxima do ideal, talvez a melhor calibragem de suspensão entre as motos que não têm ajustes. Como opto sempre pelo conforto, a f700 acho superior. Mesmo, com o fluido trocado, a f700 ainda é um pouquinho melhor pros meus parâmetros. O legal é a eficiência da suspensão da f700, não compromete em curvas ou na estrada.

Combustível

Tanque maior da xrx dá a ela mais autonomia na estrada. Ambas fazem entre 18 a 22km na estrada, nas mesmas condições, fazem praticamente o mesmo consumo. Os consumos de estrada são equivalentes, mas, não sei o motivo, na cidade, a f700 é bem mais econômica, uns 10 a 15%.

Freios

Os freios da bmw são um pouquinho superiores, mas pra isso se traduzir em maior eficiência, é preciso desligar o abs, que entra muito cedo e tem comportamento menos rápido, precisa urgentemente de um up de geração. Ambas tem aeroquip e progressividade.

Garupa

O banco, pra garupa, é superior na tiger. Bipartido, mais alto, com muito mais espuma, mais largo. as pedaleiras ficam bem posicionadas em ambas as motos e têm uma generosa camada de borracha. Menor vibração e tomada 12v exclusiva tb ajudam a tornar a tiger melhor pra garupa.

Motor

Bom, acho que já frisei isso ,mas não custa repetir, dada a diferença grotesca entre as motos. O motor da f700 é curto, não gosta de giro abaixo de 2,5krpm, tem um melhor momento entre 4 e 6krpm, e não empolga em alta. Já o motor liso da tiger, a partir de 5krpm, é um tesão, e ainda conta com o benefício de girar a 2krpm de modo absolutamente liso. é difícil pensar em um motor melhor. É a jóia da casa.

Bom, tem muito mais coisa pra falar das duas, que são boas motos, mas o básico é isso. Resumindo, a f700 é superior na cidade, a xrx superior na estrada. O que mais incomoda na f700 é a batedeira dos discos, na tiger são aspectos limitantes pro uso na cidade. O que mais agrada na f700 é o acerto e qualidade das suspensões, na xrx o motor. Devo ter esquecido várias coisas, depois vou completando.
Alionis
Roda Presa

Re: f700gs x 800xrx

Mensagem por Alionis »

Excelente review, principalmente para quem buscar uma moto desta categoria 800. Impressões bem detalhadas e apontando as desvantagens que só o uso revelam.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Excelente relato Kamerad Jota! ;-)
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Jota

Mensagem por Jota »

fazer pelo menos um post útil por ano é uma meta que tento alcançar desde 2002, rsrs.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Jota escreveu:fazer pelo menos um post útil por ano é uma meta que tento alcançar desde 2002, rsrs.
Então só faltam uns 14 ou 15 para tirar o atraso :-D
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Jota

Mensagem por Jota »

rsrsrsrs, nada disso, sua memória é que tá fraca. a cada ano, pelo menos um review feito com mais esmero.
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

Jota, sou fã da V-Strom 650,1000 e a Tiger 800 XRx.

Minha dúvida no futuro é entre elas, desejando com mais força a DL 1000 ABS.

E um post como esse ajuda demais a entender melhor o que é a Tiger 800.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

[quote="Jota................Agostinho (vovô Froes), ........[/quote] :wfng: :wfng:

E a Tiger tem mais uma vantagem: não da pau no controle de tração!!
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Demo
Mito

Mensagem por Demo »

legal o relato Xota, mas só li mesmo porque foi você que escreveu, não gosto desse tipo de motoca!!

sobre os motores...

o motor de 3 cilindros 800 da Triumph é bem mais legal que o de 2 cilindros 800 da BMW, isso não tem duvida!!

mas o mais legal é o da MT09 (original)!!! }:)
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
Robson

Mensagem por Robson »

Excelente comparativo.....

2 coisas:

ABS desligavel em 2 modos ? WTF ?

- Desligavel para mim é OFF e acabou kkkk

- Quanto mais leio esses relatos, mais vejo que parei no tempo... to felizaço com minha atual puta, que tem 2 carburadores, freio a tambor na traseira (um lixo diga-se de passagem), sem conta-giros, odometro e tacômetro jurassicos, motor V2 vibrante..... mas tenho um prazer enorme em pilota-la, sabe-se la porque rs
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Muito legal, obrigado por postar!
Demo
Mito

Mensagem por Demo »

Robson escreveu:- Quanto mais leio esses relatos, mais vejo que parei no tempo...
eu gosto de ABS
também gosto dos motores mais novos, compactos e espertos

não me ligo em painel cheio de informação, no geral só uso o odometro e um trip

porém não discordo que as modernidades trazem mais conforto e segurança pro piloto
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
Lucas_1
Roda Presa

Mensagem por Lucas_1 »

Excelente relato Xota!

Poderia fazer um paralelo dessas duas com a V-Strom também?
Responsável pelo bom humor do MAD
Jota

Mensagem por Jota »

Robson escreveu:Excelente comparativo.....

2 coisas:

ABS desligavel em 2 modos ? WTF ?

- Desligavel para mim é OFF e acabou kkkk

- Quanto mais leio esses relatos, mais vejo que parei no tempo... to felizaço com minha atual puta, que tem 2 carburadores, freio a tambor na traseira (um lixo diga-se de passagem), sem conta-giros, odometro e tacômetro jurassicos, motor V2 vibrante..... mas tenho um prazer enorme em pilota-la, sabe-se la porque rs
robs, ficou muito mal escrito mesmo, sorry.

o abs, em ambas as motos, é comutável... vc pode desligá-lo pra andar sem.

na tiger, além de poder desligar, ele tem dois níveis de atuação, um mais e outro menos intrusivo. o menos intrusivo atua apenas na roda da frente, além de deixar a roda dar leves travadas

o mesmo ocorre com o controle de tração. ele pode ser desligado e, se ligado, pode-se escolher em dois níveis de acerto, um mais intrusivo, e outro que deixa a roda um pouco mais livre pra pequenos deslizes.

os modos de pilotagem levam isso em conta... existe um road, com abs e controle de tração mais intrusivos, e mapa de potência standard. existe um off-road, com mapa de potência mais suave, abs menos intrusivo só na roda da frente e controle de tração menos intrusivo, e um modo rider, onde vc escolhe um dos 4 mapas, um tipo de atuação do abs e um mapa de potência (sport, road, off e rain).
vc pode configurar, por exemplo, pra chuva seu modo rider, com abs e ct intrusivos e mapa rain. ou, se vc for muleke piranha, com mapa sport e abs e tc desligados, por exemplo.
Jota

Mensagem por Jota »

Kokimoto escreveu:Muito legal, obrigado por postar!
;-) ;-)
Jota

Mensagem por Jota »

Lucas_1 escreveu:Poderia fazer um paralelo dessas duas com a V-Strom também?
tenho quase certeza de que já fiz um comparativo da xrx com a dl1000abs.

edit: snme, foi logo depois que fui pro Ceará de dl1000abs.
Jota

Mensagem por Jota »

Demo escreveu:mas o mais legal é o da MT09 (original)!!! }:)
não dá pra comparar o motor da xrx com o da mt09.
a diferença é brutal.
motor da mt09, em uma moto tão leve quanto ela, tá muito mais pra ser comparado com motor de esportiva.
Jota

Mensagem por Jota »

froesdamotta escreveu:E a Tiger tem mais uma vantagem: não da pau no controle de tração!!
:lol: :lol:

essa zoação do vô é pq a minha f700gs nunca funcionou o controle de tração.
e quando a bmw tentou arrumar, não conseguiu arrumar em 30 dias, daí acabou comprando a moto de mim.
Robson

Mensagem por Robson »

Jota escreveu:
robs, ficou muito mal escrito mesmo, sorry.

o abs, em ambas as motos, é comutável... vc pode desligá-lo pra andar sem.

na tiger, além de poder desligar, ele tem dois níveis de atuação, um mais e outro menos intrusivo. o menos intrusivo atua apenas na roda da frente, além de deixar a roda dar leves travadas
Bacana, deve ser bom para quem pega estrada de terra de vez em qdo
Du
Motociclista

Mensagem por Du »

Jota escreveu:
froesdamotta escreveu:E a Tiger tem mais uma vantagem: não da pau no controle de tração!!
:lol: :lol:

essa zoação do vô é pq a minha f700gs nunca funcionou o controle de tração.
e quando a bmw tentou arrumar, não conseguiu arrumar em 30 dias, daí acabou comprando a moto de mim.
Eles ofereceram para comprar ou precisou da Justiça ?

Se foi espontâneo subiu no meu conceito.

Abraços Du.
Responder