Longas viagens de moto: quando menos é mais!

Grupo de discussão geral sobre motos.
Russo
Mito

Longas viagens de moto: quando menos é mais!

Mensagem por Russo »

Ae Kameraden...

Fuçando pela net (já que o Acampitanga foi transferido para o final do ano) encontrei esse site aqui: http://rtw-adventures.com/home-1.html

O cara, alemão se não me engano, tem uma larga experiência em viagens, muitas delas por lugares inóspitos com uma Yamaha XT660, e fez uma série de vídeos relatando suas experiências, falando que prefere rodar com motos médias, como a meiota e com pouca bagagem e consequentemente, pouco peso.

Viagens realizadas: no site existem links para textos e vídeos relatando cada uma delas
Europe
Bulgaria, Romania, Hungary, Slovakia, Czech Republik, Poland, Ukraine, Lithuania, Latvia, Sweden, Norway,
Denmark, United Kingdom, Germany, Nederlands, Belgium, Luxemburg, France, Monaco, Andora, Spain,
Switzerland, Portugal, Austria, Lichtenstein, Italy, Albania, Kosovo, Macedonia, Serbia, Montenegro, Croatia,
Bosnia Herzogovina, Slovenia, Greece and Cyprus.
Asia
Turkey, Georgia, Azerbaidjan, Turkmenistan, Uzbekistan, Tajikistan, Kyrgyzstan, Kazakhstan, Russia, China
and Mongolia.
Africa
Morocco
North America
USA + Alaska and Mexico
No canal dele no Youtuber tem uma série de vídeos, narrados num inglês bem pausado, fácil de entender:

Desmistificando as Big Trail: quando menos é mais!

Nesse vídeo ele apresenta 5 razões que o fazem preferir motos menores (midle size, como XT 660, p.ex.) às Big Trail (como GS 1200, Super Tenere e etc).

Na mesma linha: tanque grande X galão de gasolina:

Baúletos X Alforjes:

Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Fabio Ninja
Dinossauro

Re: Longas viagens de moto: quando menos é mais!

Mensagem por Fabio Ninja »

boa Russo! estou apredendo a gostar mais das motos médias que as grandes, tem muito mais vantagens !
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Ticano
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Ticano »

Médio é mais :dce:
Honda CB 450 preta café, a beiçuda arrojada.
BMW F800R, a zoiuda nervosa.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Tempos atrás vi um canal na TV uma turma de uns 25 motoqueiros americanos que foram fazer a rota da seda, é uma km absurda, muitos dias de viagens.
Todo mundo de BMW's trail médias, ninguém de GS1200, e grana não era o problema ali.

Imagem

Fosse fazer, minha escolha para qquer viagem mais aventureira é fácil: V-Strom 650, não quebra, boa autonomia, confortável...

[ ]'s
Editado pela última vez por Kuati em 04 Jun 2018, 10:34, em um total de 1 vez.
Imagem
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Nem BMW, nem nenhum lixo desse europeu sobrevalorizado

Uma HONDA ou YAMAHA que sei que qualquer tiozinho na pqp vai conseguir fazer uma gambi e continuar. Claro, isso se quebrar em primeiro lugar.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Du
Motociclista

Mensagem por Du »

Kuati escreveu:Tempos atrás vi um canal na TV uma turma de uns 25 motoqueiros americanos que foram fazer a rota da seda, é uma km absurda, muitos dias de viagens.
Todo mundo de BMW's trail médias, ninguém de GS1200, e grana não era o problema ali.

Imagem

Fosse fazer, minha escolha para qquer viagem mais aventureira é fácil: V-Strom 650, não quebra, boa autonomia, confortável...

[ ]'s
Tem uma moça no YouTube. A Nora, ela já fez boa parte deste trecho e agora vai rumo à África do Sul ( se não me falha memória ) com uma VStrom 650 modelo antigo.

https://www.youtube.com/channel/UCOZaDW ... 4TXLeAuKtA

Abraços Du.
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

Struminha rulez!! :bnn:
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Tem aquele outro documentário que passa no Discovery Turbo do pessoal que sai de Longes (SNME) e vai até a pqp do oeste, passando pela Russia e tudo mais. A maioria 800 BMW, Triumph, mas no meio até tinha uma DR650
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

Lá fora deve ser uma dinamica/realidade motociclistica diferente ou esses "documentários" tem um patrocínio por trás, pois sempre vejo bmws também...
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms :bnnd:

Psn: Daninean
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Uma das melhores motos pra fazer essas viagens é a KLR650, pena que a Kawa não oferece ela aqui no Brasil, compraria uma sem pensar

Ano passado viajando pelo sul conheci um uruguaio que estava começando sua viagem ao redor do mundo, estava numa KLR650 2G. Nave.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Então Kameraden,

Independendemente da questão "motos japonesas X motos não japonesas", os argumentos desse camarada ai com relação às vantagens das motos médias com relação às big trails até que são convincentes: preço, peso, velocidade constante, agilidade e carregar apenas o necessário.Evidente que ele fala de viagens muito longas e por lugares inóspitos.

Entretanto, se as viagens não são muito longas, se o trajeto é bem servido de estradas com razoável estado de conservação, se a pessoa busca conforto e se roda com garupa, as motos grandes são sem dúvida muito mais confortáveis.

Outra mito que o cara detona nos segundo vídeo que eu postei é o conceito da autonomia. Ele deixa bem claro não há necessidade de motos com "tankões". Isso eu aprendi a 12 anos atrás quando justamente tive pane seca com a moto de maior autonomia que eu tive, a CB 400 Cafe Race (20 L X 20 km/L = 400 km). Paradoxalmente, viajei muito mais com uma moto de menor autonomia, a Savage (10,5 L X 23 km/L = ~240 km) e nunca tive problemas com falta de combustível, pois sempre arranjei lugares para abastecer após rodar entre 150 e 200 km. Na realidade, conclui que é mais uma questão de se ter um mínimo de planejamento.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Narizudo
Motociclista

Mensagem por Narizudo »

Concordo, sai das médias e fui para as Big, digo que nunca foi tão difícil acostumar com uma moto, que luta pra dominar o mamute. Pelo menos obrigou a evoluir a tocada, hoje estou melhor na pilotagem.

>>Mamutes

Pontos positivos:
- Conforto para piloto e garupa
- Espaço de sobra, pode se mexer que não faz muita diferença na moto
- Pode tacar bagagem que ela nem sente, incrível
- Torque e potência que dão gosto numa tocada nervosa

Pontos Negativos:
- Peso que obriga a prestar muita atenção, a palavra é "Antecipação"
- tem que ter altura ou muita habilidade se for baixo, estar com preparo físico em dia vai ajudar
- horrível no off, em terrenos cheios de irregularidades, numa descrição curta: Igual andar de chinelo liso em piso molhado.
- Conter a moto no trânsito travado

Meu sonho de perfeição numa Big trail ou Crossover:
- 100cv ou mais com um torque pelo menos próximo a 10kg
- Suspensão de curso longo
- Boa proteção aerodinâmica
- Peso abaixo de 200kg
- Altura do assento regulável com mínimo em 80cm
- Banco confortável

Se não fosse pelo preço elevado estaria de Tracer, mas quando fui comprar uma usada achei um absurdo. Na época (1 ano e meio) não achei uma abaixo de 43 mil.

Problema dessas big ou crossover 650 são o motor sem graça, até tem boa velocidade, mas aquela patada de enrolar o cabo e a bicha desembestar não tem preço. Sendo assim, nessa fase da minha vida, meu gosto fica nos mamutes, mas isso só pelo motor, de resto as médias ganham em tudo.
Imagem
froesdamotta
Motoqueiro

Russo escreveu:Ae Kameraden...

Fuçando pela net (já que o Acampitanga foi transferido para o final do ano) encontrei esse site aqui: http://rtw-adventures.com/home-1.html

O cara, alemão se não me engano, tem uma larga experiência em viagens, muitas delas por lugares inóspitos com uma Yamaha XT660, e fez uma série de vídeos relatando suas experiências, falando que prefere rodar com motos médias, como a meiota e com pouca bagagem e consequentemente, pouco peso.
Muito bom o canal. Ele opina sem defender demais suas posições, e coloca de forma clara vantagens e desvantagens das motos, capacetes, bagagens, etc.
Me inscrevi no canal dele no YouTube ;-)
Agostinho
Suzuki GSX 8S
Márcio
Motoqueiro

Mensagem por Márcio »

Confesso que mesmo manca, nunca me faltou moto pra nada com a NC. E se tivesse que fazer uma viagem mais longa iria com ela sem duvidas, mesmo no alto dos seus 144.000 km [GRINNING FACE WITH SMILING EYES]

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Márcio
froesdamotta
Motoqueiro

Márcio escreveu:Confesso que mesmo manca, nunca me faltou moto pra nada com a NC. E se tivesse que fazer uma viagem mais longa iria com ela sem duvidas, mesmo no alto dos seus 144.000 km [GRINNING FACE WITH SMILING EYES]

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Agora que ja amaciou, pode sentar a mão!!
Agostinho
Suzuki GSX 8S
Du
Motociclista

Mensagem por Du »

Narizudo escreveu:Concordo, sai das médias e fui para as Big, digo que nunca foi tão difícil acostumar com uma moto, que luta pra dominar o mamute. Pelo menos obrigou a evoluir a tocada, hoje estou melhor na pilotagem.

>>Mamutes

Pontos positivos:
- Conforto para piloto e garupa
- Espaço de sobra, pode se mexer que não faz muita diferença na moto
- Pode tacar bagagem que ela nem sente, incrível
- Torque e potência que dão gosto numa tocada nervosa

Pontos Negativos:
- Peso que obriga a prestar muita atenção, a palavra é "Antecipação"
- tem que ter altura ou muita habilidade se for baixo, estar com preparo físico em dia vai ajudar
- horrível no off, em terrenos cheios de irregularidades, numa descrição curta: Igual andar de chinelo liso em piso molhado.
- Conter a moto no trânsito travado

Meu sonho de perfeição numa Big trail ou Crossover:
- 100cv ou mais com um torque pelo menos próximo a 10kg
- Suspensão de curso longo
- Boa proteção aerodinâmica
- Peso abaixo de 200kg
- Altura do assento regulável com mínimo em 80cm
- Banco confortável

Se não fosse pelo preço elevado estaria de Tracer, mas quando fui comprar uma usada achei um absurdo. Na época (1 ano e meio) não achei uma abaixo de 43 mil.

Problema dessas big ou crossover 650 são o motor sem graça, até tem boa velocidade, mas aquela patada de enrolar o cabo e a bicha desembestar não tem preço. Sendo assim, nessa fase da minha vida, meu gosto fica nos mamutes, mas isso só pelo motor, de resto as médias ganham em tudo.
Diferença de peso, Versys 650 e Versys 1000 é pouca perto do ganho de potência e conforto. Se tirar catalisador e colocar bateria de lithium deve chegar muito perto do seu objetivo e talvez muito perto do peso da 650.

http://www.turismo2rodas.com.br/ficha-t ... rsys-1000/

https://fichatecnica.motosblog.com.br/F ... s_650_2015

Abraços Du.
Lordphoenix
Roda Presa

Mensagem por Lordphoenix »

Gostaria de saber quando é que a Honda vai se tocar e lançar a CRF 500L (Mid Africa Twin, com o atual motor bicilíndrico de 470cc). Com um tanque de 22 litros seria A Moto Perfeita! Pelo menos pra mim...

É isso. ;-)
Prof. Jean Santiago, The Lordphoenix
banda [T+D+N] = TERRA DE NINGUÉM

MC RN-015, Estradeiros de Baraúna - Presidente
Honda NC 750X = Pérola Vitória
Yamaha XTZ 125X = Bianca Fox

Eu viajo não apenas para estar LÁ, faço-o também pelo prazer de IR e VOLTAR.

M@D/ForumNow = desde 04/02/2005
Narizudo
Motociclista

Mensagem por Narizudo »

Du escreveu:Diferença de peso, Versys 650 e Versys 1000 é pouca perto do ganho de potência e conforto. Se tirar catalisador e colocar bateria de lithium deve chegar muito perto do seu objetivo e talvez muito perto do peso da 650.

Abraços Du.
Olha, acho que você sim tem uma moto acertada, acho que ainda vou numa Versys 650, top de moto. Andei em 2 e gostei muito, mas a cabeça estava focada na V1000.
Imagem
Du
Motociclista

Mensagem por Du »

Narizudo escreveu:
Du escreveu:Diferença de peso, Versys 650 e Versys 1000 é pouca perto do ganho de potência e conforto. Se tirar catalisador e colocar bateria de lithium deve chegar muito perto do seu objetivo e talvez muito perto do peso da 650.

Abraços Du.
Olha, acho que você sim tem uma moto acertada, acho que ainda vou numa Versys 650, top de moto. Andei em 2 e gostei muito, mas a cabeça estava focada na V1000.
Nunca tive a 1000. A 650 é excelente para uma pessoa. Mas para andar garupado complica. Com bagagem então fica meio apertada.

Abraços Du.
Fabio Ninja
Dinossauro

Mensagem por Fabio Ninja »

Coisa que acho estranho , são poucas pessoas falando das Tiger, acho uma bela moto, mas tem algum problema cronico?
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Responder