NC700/750X/500X - Só fodásticas - Resistir é Inútil
- Tio Frei
- Mito
Re: NC700/750X/500X - Só fodásticas - Resistir é Inútil
Narizudo escreveu:Xéééééééé
Tio frei falou que ia fazer a alteração na suspensão e tal, nem veio aqui postar, deve ter ficado a mesma porquera e ficou com vergonha de falar.
Demorei pra vir dar o relato porque o mexânico não conseguiu mexer na moto nos dias que deixei lá, depois durante duas semanas viajou pra acompanhar um campeonato de motocross na argentina e quando voltou aí eu não estava podendo deixar a moto.
Há uns 10 dias dexei lá e tem uma semana e pouco que estou com ela.
Enfim, o que foi alterado é que incluímos um emulador, densidade e quantidade de óleo continuaram a mesma.
Ele pediu para eu usar uns dias e voltar lá pra regular se fosse necessário, vamos ao que mudou;
A dianteira, que era o que mais me incomodava melhorou bastante, não que tenha ficado macia, mas parou quase que 100% das pancadas que eu sentia na mão em qualquer remendo, buraquinho, paralelepípedo, imperfeição, ondulação, depressão. Era foda, qualquer movimento mais brusco da suspensão, subindo ou descendo a roda era um baque nas nãos, isso me incomodava bastante e praticamente sumiu. Andando no calçamento numa velocidade um pouco maior ela vai lisinha. Andando mais devagar sente um pouco mais, mas não como antes. Senti que a frenagem melhorou demais. Eu acho que ainda dá pra regular ela pra ela ficar um pouco menos sensível às imperfeições, copiar um pouco melhor. Mas o grande problema dela é que a mola aparentemente é muito mole, e o simples ato de subir na moto já põe a suspensão pra lá da metade do curso, assim ela tem pouco espaço pra trabalhar. Vou conversar com ele se não dá pra calçar a mola a fim de ganhar uns mm de curso aumentando a pré-carga, isso além de regular a válvula para mais ou para menos a fim de achar um ponto onde ela tenha mais resistência ao "fim de curso"
o que eu sinto é que melhorando a dianteira agora passei a sentir a traseira mais "pulante", às vezes não sei se alguma pancada que sinto nas mão é por conta da dianteira que não absorveu bem ou se é a traseira que dá pancada e transfere parte do movimento para a dianteira. Minha suspensão traseira está no mínimo de pré-carga, o dono anterior havia desrosqueado até o limite inferior a porca castelo que segura a mola a fim de "amolecer" a suspensão. Parece que por conta disso ela também anda trabalhando muito baixa e o mexanico tava me explicando que o fato de ter link faz com que no final do curso ela pareça mais dura do que no início, então, contra intuitivamente teríamos que aumentar a pré carga, algo que quero testar quando for lá novamente para dar uma afinada na dianteira.
uma coisa que eu noto nitidamente é a influencia do baú, colocando o baú a dianteira fica mais "quicante", mais nervosa, aparentemente mais dura. Sem o baú a moto melhora muito. Como tem o baú nativo, se não está chovendo eu ando sem o GIVI.
No mais a moto é um tanque de guerra mesmo, a minha está consumindo em torno de 22/23 por litro, 100% urbano. Na estrada sobe pra 26/27.
A velocidade ideal pra andar com ela é uns 110/120 por hora, aí ela anda soltinha. Dá pra andar a 140 mas já fica aquele rodar que parece que não é natura, andar a 160 como dizem que fazem por aí só em alguma ultrapassagem, mas definitivamente não é a praia dela. No uso urbano, apesar da gordice dela eu acho ela bem boa, sobra motor, esterça razoavelmente bem pra uma semi carenada, fácil de manobrar, o guidom passa por cima da maioria dos retrovisores e não é muito larga, é melhor de andar na cidade que a V-strom, consome menos que uma falcon, uma pena que não tenha o conforto desta mesma. No uso urbano algo que no início curtia e agora não curto mais tanto é algo que considero certa aspereza, como o motor é curto e o torque é abundante em baixa, ao menor toque ou aliviada no acelerador ela dá um pulo pra frente ou uma segurada, pra quem pilota não incomoda tanto mas pra garupa é desconfortável, óbvio que vc amacia isso com a embreagem sendo queimada, mas não é uma moto lisa, pelo menos não a minha.
Eu tendo a achar que o problema desta moto não é a suspensão, é o brasil e suas ruas, na europa deve ser uma delícia andar com ela.
Enfim, eu curto bastante a minha, sinto falta da suspensão a da linearidade e suavidade da vstrom, por enquanto vou ficando com ela, o baú nativo, a facilidade de uso urbano, o consumo e a robustez dela fazem muita diferença, e como tenho usado 100% na cidade não vejo motivo pra up, na realidade nem motivo pra ter feito um up pra ela eu tinha, mas apareceu a oportunidade e abracei. Tem 10 meses que tenho a minha e nunca viu água que não fosse da chuva, só coloco gasolina, óleo e lubrifico a corrente de vez em quando, enfim, to tratando praticamente como um carro.
Tio Frei,
Belo relato!
Não só sobre a alteração na suspensão, mas no descritivo 'desapaixonado' da moto.
Acredito que apontar as dificuldades de cada modelo seja a melhor forma de realmente conseguir avaliar.
E também transmitir aos que buscam informações, o que devem esperar.
O que é bom, a marca e revistas contam.
Agora, quando tem algo para melhorar, difícil quem aponta e explica o quanto aquilo deve melhorar.
Um abraço!
Belo relato!
Não só sobre a alteração na suspensão, mas no descritivo 'desapaixonado' da moto.
Acredito que apontar as dificuldades de cada modelo seja a melhor forma de realmente conseguir avaliar.
E também transmitir aos que buscam informações, o que devem esperar.
O que é bom, a marca e revistas contam.
Agora, quando tem algo para melhorar, difícil quem aponta e explica o quanto aquilo deve melhorar.
Um abraço!
Bonaparte
Tornado e Vulcan 650
Tornado e Vulcan 650
-
Jota
- Narizudo
- Motociclista
Show Tio Frei, queria ver umas fotos do emulador da suspa,
Sobre a suspensão traseira certeza que aumentando a pré carga irá melhorar muito, pois o que imaginamos é que irá suavizar com menos pré carga. Lendo engano devido ao trabalho ideal da mola, que terá que ser o meio termo de uma compressão e descompressão, achando o ponto ideal.
Aumente você mesmo na casa, é fácil. Primeira coisa é segurar pela base do baú, por trás e pressionar, vai sentir como está afundando. Aumenta a pré carga ate a metade e repita o processo, vai sentir outro comportamento da mola, de uma volta uns dias.
Depois vai lá e aumente bastante a pré carga, mas não muito perto do limite. De umas voltas mais uns dias.
Vai perceber em qual configuração se comportou melhor, se precisa reduzir mais do meio para o fim, ou vice versa.
Legal também é pegar o manual, consulte as referências do mínimo, meio e do máximo e traçar uma tabela de acordo com peso e pré carga, mas isso é mais útil em motos com retorno.
Sobre a suspensão traseira certeza que aumentando a pré carga irá melhorar muito, pois o que imaginamos é que irá suavizar com menos pré carga. Lendo engano devido ao trabalho ideal da mola, que terá que ser o meio termo de uma compressão e descompressão, achando o ponto ideal.
Aumente você mesmo na casa, é fácil. Primeira coisa é segurar pela base do baú, por trás e pressionar, vai sentir como está afundando. Aumenta a pré carga ate a metade e repita o processo, vai sentir outro comportamento da mola, de uma volta uns dias.
Depois vai lá e aumente bastante a pré carga, mas não muito perto do limite. De umas voltas mais uns dias.
Vai perceber em qual configuração se comportou melhor, se precisa reduzir mais do meio para o fim, ou vice versa.
Legal também é pegar o manual, consulte as referências do mínimo, meio e do máximo e traçar uma tabela de acordo com peso e pré carga, mas isso é mais útil em motos com retorno.

- Tio Frei
- Mito
o emulador é isso aqui

diferença do que foi na minha só que é preto.
o princípio de funcionamento já postei aí pra trás, basicamente arromba-se os furos da flauta pra tirar o efeito dela e usa esta válvula no topo delas para fazer o papel dos furos da flauta, só que vc pode regular a pressão quevc quer que ela abra, aí ela tem 2 circuitos, um pra baixa velocidade e um pra alta velocidade de compressão, bem simples e efetivo.

diferença do que foi na minha só que é preto.
o princípio de funcionamento já postei aí pra trás, basicamente arromba-se os furos da flauta pra tirar o efeito dela e usa esta válvula no topo delas para fazer o papel dos furos da flauta, só que vc pode regular a pressão quevc quer que ela abra, aí ela tem 2 circuitos, um pra baixa velocidade e um pra alta velocidade de compressão, bem simples e efetivo.
- mantabodyboarder
- Dinossauro
- Contato:
To vendo uma bomba dessa pra comprar.
NC750 aqui tá em promoção no preço da CB500x
NC750x
-- no donut for you! --
-- no donut for you! --
- Tio Frei
- Mito
Foi pra mim??georgesjr escreveu:
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Se foi, tem que melhorar a pescaria, pq eu sou suzukeiro
Honda tem ótimas motos, mas todas muito sem sal, e é o caso da nc também.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
mantabodyboarder escreveu:To vendo uma bomba dessa pra comprar.
Zero?
tá quanto aí?
dois meses atrás tentei comprar uma zero e não consegui, o ágio tava foda.
aí peguei uma usada mesmo.
E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
Então,
Testei a capacidade do tanque da nc. Rodei com a moto até dar pane seca, mas não era a intenção já estava indo abastecer a moto quando acabou a gasosa, eu ainda esperava que tivesse um meio litro na motoca. A sorte foi que acabou a gasolina de frente ao posto.
Só coube 13,65L no tanque. Meio litro a menos que a capacidade divulgada pelo fabricante. Isso é comum?
to achando que vou colocar mais um reservatório na motoca, ali onde era pra ser o tanque, mais uns 10 litros e fica bão.
Testei a capacidade do tanque da nc. Rodei com a moto até dar pane seca, mas não era a intenção já estava indo abastecer a moto quando acabou a gasosa, eu ainda esperava que tivesse um meio litro na motoca. A sorte foi que acabou a gasolina de frente ao posto.
Só coube 13,65L no tanque. Meio litro a menos que a capacidade divulgada pelo fabricante. Isso é comum?
to achando que vou colocar mais um reservatório na motoca, ali onde era pra ser o tanque, mais uns 10 litros e fica bão.
Cara,mantabodyboarder escreveu:To vendo uma bomba dessa pra comprar.
Pode parecer loucura, mas pelo mesmo preço eu ainda prefiro a 500X!
Abraço!
Bonaparte
Tornado e Vulcan 650
Tornado e Vulcan 650
Cumpanhêro helvio, digitar faz parecer mais complicado que ao vivo...
Mas 2 mm mais pra cima ou mais pra baixo no bocal que não se nota, dá diferença no volume...
Inclinação ou velocidade que não pescou combustível lá no fundo e deu falta...
Pescador pouco acima do fundo para supostas sujeiras ficarem no fundo mas esse volume conta no total...
Etc etc
Tanque da gs500 são 19L com a reserva, acho que nunca consegui mais de 17 mesmo rodando uns 50 km na reserva (teoricamente iria a uns 80)...
saudações
Mas 2 mm mais pra cima ou mais pra baixo no bocal que não se nota, dá diferença no volume...
Inclinação ou velocidade que não pescou combustível lá no fundo e deu falta...
Pescador pouco acima do fundo para supostas sujeiras ficarem no fundo mas esse volume conta no total...
Etc etc
Tanque da gs500 são 19L com a reserva, acho que nunca consegui mais de 17 mesmo rodando uns 50 km na reserva (teoricamente iria a uns 80)...
saudações
Valeu Rauber.
Mas eu acho chato isso, o tanque já é pequeno e não podemos contar com ele todo. paciência.
ao menos já sei o quanto da pra rodar na reserva. 2,9L
Mas eu acho chato isso, o tanque já é pequeno e não podemos contar com ele todo. paciência.
ao menos já sei o quanto da pra rodar na reserva. 2,9L
-
Jota
e a suspensão, pra vc ficou legal ou a mesma bosta que pra mim, que peso bem menos.
- Fernando - BH
- Motoqueiro
O Tio "Fei" já descobriu o defeito da suspensão...............Jota escreveu:e a suspensão, pra vc ficou legal ou a mesma bosta que pra mim, que peso bem menos.
Eu tendo a achar que o problema desta moto não é a suspensão, é o brasil e suas ruas, na europa deve ser uma delícia andar com ela.
"A religião é considerada pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos sábios como falsa e pelos políticos como útil." Seneca 4 AC - 65 DC
-
Jota
o problema é o sofá, vou queimar o sofá...
- Narizudo
- Motociclista
O Brasil não está capaz de receber uma NC! Essa moto é coisa de primeiro mundo, outro nível, ultraje!!!!

Tive 2 panes secas indo na Argentina com a 750 que eu tive. até a boca deu pouco mais de 14LHelvio escreveu:Então,
Honda CBX 250 Twister 2008 (2008/2012) - 46K
Kawasaki Ninja 250 2011 - (2012/2015) - 27K
Honda NC 700 ABS 2013 - (2015/2016) RIP - 20K
Honda NC 750 ABS 2015 - (2016/2017) - 18K
Honda PCX 150 2015 - Atual meio de transporte....
Kawasaki Ninja 250 2011 - (2012/2015) - 27K
Honda NC 700 ABS 2013 - (2015/2016) RIP - 20K
Honda NC 750 ABS 2015 - (2016/2017) - 18K
Honda PCX 150 2015 - Atual meio de transporte....
- Tio Frei
- Mito
a minha tb entrou uns 14,200 numa pane seca, havia feito 306km na cidade, depois que morreu a primeira vez dei uma balançada na moto e consegui andar mais 1km e pouco
eu abasteço só até chegar na chapinha metálica, é onde o manual manda parar, no próximo vou colocar até o início do gargalo, ver se faz alguma diferença.