Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Kuati
Mito

Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por Kuati »

Realmente, esse lance de poder lavar a moto e não ter aquele desgosto de ver a roda toda emporcalhada com poucos km pode valer o risco.
Sobre durar mais ou menos, deve ter o mesmo problema das correias dentadas dos motores de carros, região com alto teor de minério de ferro ela vai durar menos.
E claro, tem o lance da tensão correta, o quanto se acelera forte, curso da suspensão, tipo de piso que anda...

[ ]'s
Imagem
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

arranquei a pedaleira traseira dos 2 MITOs
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
roni
Roda Presa

Mensagem por roni »

Levando-se em consideração que vc paga o preço de 2 kit relação c/ corrente por 1, e cada troca de correia é o preço de um kit c/ corrente, as vantagens seriam menor ruido e baixa manutenção... mas tem que ficar muito tempo com a moto para compensar.... e de preferencia não fazer uma viagem longa sem ter uma correia extra, porque se estoura na carretera austral o cidadão tá fu.......
BIZ 100 >> Intruder 250 >> Falcon >> CB 500 >>Hornet 05 >>FZ6 09 >>DL 650 10 >> MSM >>Teneré 250 12 >> DL650 13 >> DL1000A 16
mumorato
Roda Presa

Mensagem por mumorato »

Foda é que depois que o cabra tem uma moto com correia, nunca mais se contenta com corrente. O trócinho que me dá desgosto.

Minha sportster antiga vendi com 72mil km e com correia original, além da minha savage com 60(ou 70?)mil km, e também a minha sportster atual que está só com 13 mil. Todas originais. No início eu achava que deveria ter uma correia reserva por precaução, mas depois desencanei, acho que comigo passam dos 100kkm...
Nunca precisei ajustar. Únicas vezes que mexi foi quando tirei a roda pra pintar ou pra trocar pneu.
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Atual:
Sportster 97 :fuck:
Narizudo
Motociclista

Mensagem por Narizudo »

roni escreveu:Levando-se em consideração que vc paga o preço de 2 kit relação c/ corrente por 1, e cada troca de correia é o preço de um kit c/ corrente, as vantagens seriam menor ruido e baixa manutenção... mas tem que ficar muito tempo com a moto para compensar.... e de preferencia não fazer uma viagem longa sem ter uma correia extra, porque se estoura na carretera austral o cidadão tá fu.......
Também acho que só compensa se for ficar muito tempo com a moto, e como ela foi a moto ideal pra mim, por enquanto é casamento.
Ainda mais que só iria trocar ela por uma BMdafra, mas por questão de ser visada e por amar minha vida quero uma moto que seja o menos visada possível. Sendo assim quero ficar muito tempo com ela, já é pouco visada, imagina velha.

Outro fator que estava gastando muito tempo cuidando da moto, comprando wd40 e o Molysil, que foi o que mais gostei e recomendo. Estou numa fase de menos trabalho com moto é mais, já parei de lavar carro e a moto do dia a dia, só lava na chuva ou quando começa a me sujar, estava quase deixando a moto de viagem nessa vibe também.

Outro fator muito decisivo foi ver a correia como algo deslumbrante, sabe quando você nem quer escutar os defeitos, só vê os pontos positivos. Então... foi isso que fiz, fé só na positividade kkkk
Imagem
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

mumorato escreveu:Foda é que depois que o cabra tem uma moto com correia, nunca mais se contenta com corrente. O trócinho que me dá desgosto.

Minha sportster antiga vendi com 72mil km e com correia original, além da minha savage com 60(ou 70?)mil km, e também a minha sportster atual que está só com 13 mil. Todas originais. No início eu achava que deveria ter uma correia reserva por precaução, mas depois desencanei, acho que comigo passam dos 100kkm...
Nunca precisei ajustar. Únicas vezes que mexi foi quando tirei a roda pra pintar ou pra trocar pneu.
Tive uma com correia e não tenho saudade nenhuma. Não me faz falta alguma viajar levando uma correia na bagagem. E também não incomoda absolutamente nada limpar e lubrificar a corrente da F800R, é parte da diversão de cuidar da moto.

Mas cada um tem seu jeito e sua preferência. Moto é gosto, é prazer. Se encanta o cara fazer essa modificação, tá valendo. Quantos não gastam mais que isso para trocar o escape só para mudar o barulho? Ou fazer enormes customizações só pelo gosto visual? Vale tudo se é do gosto do dono.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Então Kameraden ...

Desde 2005 eu tenho na garagem motos com correia e com corrente. Isso pode ser observado a partir da foto n° 2 abaixo:

Imagem

Nunca tive problemas em limpar e lubrificar correntes ( acho que o segredo está em usar sempre o bom e velho sebo de vaca na manutenção) e também nunca tive problemas com correias. Nunca tive uma correia de reserva em casa. Portanto, para mim, essa questão de corrente X correia X cardã passa batido, é totalmente irrelevante.

Prá não dizer que nunca me incomodei, o único problema que tive com relação a correntes foi quando, por uma daquelas sucessão de eventos que derruba até avião, a corrente da Mirage 250 escapou. Vou contar aqui o caso pois foi, de certa forma, inusitado:

Uma noite, indo para a Faculdade (descendo a Ubaldino, para quem conhece), a moto perdeu força e no começo, pensei que havia escapado a marcha e reduzi uma ou duas marchas e nada, foi quando percebi que a corrente havia arrebentado. Encostei no meio fio e quando desço da moto, vejo uma moça vindo em minha direção, segurando a ponta da corrente em uma das mãos e dizendo: "caiu isso da sua moto lá atrás". Agradeci,peguei um pano do alforje para ela limpar as mãos e empurrei a moto até a Faculdade, que era perto dali.

Chegando na garagem da Faculdade percebi o que havia acontecido: um pouco antes da corrente escapar, eu havia passado sobre um buraco e, com o impacto, o protetor de corrente, que era de plástico, quebrou e caiu sobre a mesma. Uma ponta aguda do protetor quebrado ficou roçando na lateral externa da corrente e arrancou a trava da emenda da corrente fazendo com que a mesma se soltasse.

Peguei carona para voltar para casa depois da aula e, no dia seguinte, comprei uma nova emenda e remendei a corrente. Rodei mais alguns sem problemas, anos até vender a Mirage no ano passado.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

The Simpson escreveu:Para quem manja dos paranaues de LED

Como não vou mais trocar de moto e, preciso fazer uma revisão na Yes (2006 unico dono com 62kkm) pensei em trocar as lâmpadas do painel por LED. O farol, pisca e lanterna seguirão com as originais.

Consigo usar o LED diretamente ou preciso usar um resistor para diminuir a voltagem?

O escape é original e começou a fazer barulho de coisa solta por volta de 4k giros. To pensando em colocar um escape novo, com um ronco suave, nada escandaloso. Alguma indicação?

Acabei de trocar as luzes do painel da "neovosa". Leds T10 azul.

Imagem

Essa é a iluminação original. Nao da para ver por ainda estar claro. Mas é uma luz bem fraquinha com cor verde-vomito :hg: horrível.
Imagem
Tornado 300
rcf2
Roda Presa

Mensagem por rcf2 »

rods escreveu:Quem disse que ia bem na Buell? Durava de 20a 30 mil km, bem longe dos famosos 100 mil que apregoam.

Quando eu tive Buell chegava a ter uma de reserva, porque eram dadas a quebrar sem aviso.
Fiquei curioso Rods, quantas correias novas voce arrebentou? Com que km?
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

na buell arrebentava pq a suspensão eh meio alta (principalmente na uly) e a roldana original era sem mola (vai entender). mesma merda a xr1200, mas não tão crítico pq não eh tão alta.

só colocar uma roldana/tensor com mola e esquecer do assunto.
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
rcf2
Roda Presa

Mensagem por rcf2 »

Somos 4 Buell Ulysses (165mm de curso na roda traseira) que andamos juntos. Na minha são 43.000km com correia original. as outras perto disso. Nenhuma arrebentou. Imagino que pensar 100.000km é fora de questão mas pelo jeito 50.000 vai frouxo! Nessa km acho que é vantagem pois a manutenção é zero. Já adaptações me preocupam, (pinhão pequeno, sem tencionador) talvez em motos de pouco torque, de uso suave, funcione a contento.
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

rcf2 escreveu:
rods escreveu:Quem disse que ia bem na Buell? Durava de 20a 30 mil km, bem longe dos famosos 100 mil que apregoam.

Quando eu tive Buell chegava a ter uma de reserva, porque eram dadas a quebrar sem aviso.
Fiquei curioso Rods, quantas correias novas voce arrebentou? Com que km?
Minha moto infelizmente durou pouco, de fevereiro a outubro de 2013. Não cheguei a rodar muito com ela, tampouco precisei trocar a correia. Mas tinha uma de reserva, tantos foram os avisos e relatos no BuellBR. Montes de parceiros lá tiveram que trocar prematuramente.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Não sei Kameraden, mas a minha experiência com correias me diz que o principal motivo para elas arrebentarem é o excesso de tensão, tipo corda de piano, e o principal motivo para elas se desgastarem prematuramente é falta de tensão

Essas situações ocorrem, via de regra, por desconhecimento, por parte dos proprietários, do que seria a tensão correta. Correia bem regulada, com a tensão dentro da especificação, raramente dá problema.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Reinke
Motociclista

Mensagem por Reinke »

Russo escreveu:Não sei Kameraden, mas a minha experiência com correias me diz que o principal motivo para elas arrebentarem é o excesso de tensão, tipo corda de piano, e o principal motivo para elas se desgastarem prematuramente é falta de tensão

Essas situações ocorrem, via de regra, por desconhecimento, por parte dos proprietários, do que seria a tensão correta. Correia bem regulada, com a tensão dentro da especificação, raramente dá problema.
Qual seria a tensão correta ? como verificar Russo ?
Fat Boy 2012 - 96B, K&N, VH-JJ, Seca 16"
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Reinke escreveu:
Russo escreveu:Não sei Kameraden, mas a minha experiência com correias me diz que o principal motivo para elas arrebentarem é o excesso de tensão, tipo corda de piano, e o principal motivo para elas se desgastarem prematuramente é falta de tensão

Qual seria a tensão correta ? como verificar Russo ?
O jeito correto é usando um tensiometro de caneta:

Imagem.

Eu uso um desses que ganhei de presente uma vez de um colega M@adiano.

Aplica-se 10 lb de pressão e a deflexão deve ficar dentro do especificado, no caso da Harley, entre 5/16" e 3/8".
Imagem

Algumas motos, como as Sportsters, tem uma janela graduada recortada no protetor da correia.
Muitos donos de Sportster ignoram isso e removem o protetor da correia prá deixar a moto mais "bandida".

Outra forma, mais empírica, é dar um beliscão na correia, torcê-la, girando-a transversalmente, sendo que essa torsão não pode ultrapassar o limite de 90 graus

a correia está alinhada horizontalmente
_
_

então pinça-se com os dedos e tenta-se torcer a correia..
/
_

sendo que não pode atingir 90 graus
|
_

Imagem
Imagem
Reinke
Motociclista

Mensagem por Reinke »

uns 15 dias atras voltando de Reserva furou o pneu traseiro da Harley de um parceiro,
na borracharia o cara ja avisou que arrumava mas não tirava nem colocava a roda,
ae vou la aprender a tirar e colocar roda de HD, depois que aprende os macetes fica facil,
no final a camera de ar foi pro pau e colocou uma aro 14 de carro para rodar +350km e chega em casa,
mas para regular a tensão da correia foi meio no acho que esta bom

Imagem
Imagem
Fat Boy 2012 - 96B, K&N, VH-JJ, Seca 16"
Narizudo
Motociclista

Mensagem por Narizudo »

Mas não era melhor ter deixado na regulagem que estava? Corre risco de ter aplicado maior tensão e de dar merda no futuro.
Imagem
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

O procedimento de verificação na correia nas HD não é tão simples quanto parece...

Primeiro tem que deixar na tensão correta e só se sabe medindo através de um instrumento próprio para isso: um tensionador de correia. Recomenda-se uso do paquímetro também na hora de verificar a folga ou aperto, antes de medir a tensão.

Segundo que, tem que verificar também o paralelismo do eixo dianteiro para o eixo da balança e vê se esta alinhado.

Tive um preju na minha Ex Fat boy porque não segui essa receita, a correia original foi pro saco.
R 1200 GS Adventure Rallye :-?
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
Du
Motociclista

Mensagem por Du »

Segundo YouTube de um cara que é mecânico profissional em uma concessionária das grandes nos EUA, aquelas que vendem várias marcas no mesmo lugar. A tensão da correia da Spyder é muito maior do a tensão das correias das Harley.

Ou seja. Deve existir um ajuste diferente para cada projeto. No caso de adaptação qual regra seguir ?!?!?!?!

Abraços Du.
Narizudo
Motociclista

Mensagem por Narizudo »

Du escreveu:Segundo YouTube de um cara que é mecânico profissional em uma concessionária das grandes nos EUA, aquelas que vendem várias marcas no mesmo lugar. A tensão da correia da Spyder é muito maior do a tensão das correias das Harley.

Ou seja. Deve existir um ajuste diferente para cada projeto. No caso de adaptação qual regra seguir ?!?!?!?!

Abraços Du.
Gambiarra é gambiarra, tem vezes que da super certo, como em outras o oposto. Vai de muito ouvir o autor da geringonça e de dar crédito na sua experiência. Depois pegar os relatos dos primeiros cobaias. Depois ainda tentar entender os concorrentes indiretos.

Depois de tudo isso deve você mesmo tirar suas conclusões e ver se da pra melhorar.

Olhe os vídeos que postei na página anterior, lá é do engenheiro responsável pela geringonça.
Depois tem que dar crédito a quem mais usa, a HD, porém sem muito rigor, pois na verdade é bem diferente o sistema. O pinhão é bem maior e tem menor curso da suspa.

Mas o principal é não deixar tencionando no ponto de maior tensão, que é quando os três eixos se encontram. Correia tem que funcionar sem pressão.
Imagem
Responder