Super Tenere 1200 - analise desapaixonada

Grupo de discussão geral sobre motos.
jsamuel
Dinossauro

Re: Super Tenere 1200 - analise desapaixonada

Mensagem por jsamuel »

Fernando - BH escreveu:
Luigi escreveu:Colega meu que teve 2 ST1200 e 1 Tiger 1200 é meio dividido, alguns quesitos prefere a ST, alguns prefere a Tiger
Exatamente.
Comparando GS 1200 com ST 1200 acontece o mesmo. Em alguns pontos ST ganha mas a suspa e o motor boxer da GS 1200
que deixa o peso quase todo na parte inferior da moto são determinantes e na MINHA opinião a GS é superior.

Nunca tive Tiger 1200, só umas voltinhas em moto de TD da concessionária.
Não há muito o que se discutir na ordem de melhores:

GS
ST
Tiger
R 1200 GS Adventure Rallye :-?
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

eclinck escreveu:Ah, regular a pré-carga da suspa traseira na Tiger é serviço de corno. Dá uma canseira só de pensar.
Vc quis dizer compressão e retorno, ne? Pq a pre carga é girando uma pecinha que fica lá proxima a mola da suspensão tal qual a Super também.

Mas realmente depois que vc anda numa moto com suspa eletronica como eu andei na F 800 GS 17/18 que vem com "ESA" aquilo dali é coisa diloko, do outro mundo mesmo.

Regular um conjunto de suspensões manualmente não é coisa pra qq cerumano.
Sergio
Roda Presa

Mensagem por Sergio »

Jota escreveu:
Fernando - BH escreveu:
Jota escreveu:na GS à água, a suspensão, a eletrônica, o freio, o peso da embreagem deslizante, o banco e o motor são MUITO superiores à ST.

problema da GS à água é de confiança. eu não acho que dá pra confiar nela do mesmo modo que se confia numa ST.
Não é só na GS 1200 aguada que a suspa é melhor. Na GS 1200 a ar e sem eletronica a suspa já é melhor.
Poder alicatar o freio dianteiro no meio da curva e moto permanecer na sua trajetória não tem preço.
Verdade, Fernando, mas... fiquei com uma aguada por 40 dias, vc andou nela.

a GS à água é outra moto em relação à GS a ar:

motor MUITO melhor
embreagem deslizante manteiga
freio melhor
suspa melhorada
banco melhorado
painel melhorado
ciclística melhorada
eletrônica MUITO melhorada

eles capricharam na aguada. é uma moto muito superior à aerada (EXCETO na confiabilidade, claro)
problema é que nos primeiros 2 anos elas ainda vieram sem o amortecedor de direção, aí é arriscado.

ô moto ducaralho! pena que é um trambolho fora de seu habitat natural.
Eu tive uma aguada e concordo com tudo o que o Jota disse aí em cima exceto o lance do amortecedor de direção. A minha não tinha e eu NUNCA senti nenhuma balançada estranha, nunca senti falta.

Uma vez fui dar um rolê com um colega que tinha uma aguada igual à minha, ambas 13/14 Premium, só que a dele já veio com amortecedor de direção. Trocamos as motos, aceleramos beeeeem, e não senti nenhuma diferença na ciclística ou na estabilidade.

O que eu ouvi falar - não sei se verdade - é que o amortecedor é mais necessário para a Adventure por características específicas de sua ciclística, então por um tema de escala de produção a BMW optou por colocar o amortecedor em todas.
Sergio
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

Cade as fotos :e131:
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms :bnnd:

Psn: Daninean
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

Fotos da Tenere 1200 please.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
Jota

Mensagem por Jota »

Sergio escreveu: Eu tive uma aguada e concordo com tudo o que o Jota disse aí em cima exceto o lance do amortecedor de direção. A minha não tinha e eu NUNCA senti nenhuma balançada estranha, nunca senti falta.

Uma vez fui dar um rolê com um colega que tinha uma aguada igual à minha, ambas 13/14 Premium, só que a dele já veio com amortecedor de direção. Trocamos as motos, aceleramos beeeeem, e não senti nenhuma diferença na ciclística ou na estabilidade.

O que eu ouvi falar - não sei se verdade - é que o amortecedor é mais necessário para a Adventure por características específicas de sua ciclística, então por um tema de escala de produção a BMW optou por colocar o amortecedor em todas.
eu tinha lido várias coisas nesse sentido, mas tb não tenho certeza, o que mais me impressionou foi a morte de um dos mais importantes pilotos de testes da europa em uma, e os rumores é que o que aconteceu foi um headshake violento. aqui tem alguma coisa a respeito.

No entanto, a adoção do amortecedor de direção para a R 1200 GS chega mais com tom de reparo do que de melhoria. Em abril deste ano, quando a moto havia acabado de chegar ao Brasil, já existiam três notificações de recall para ela na América do Norte. Uma delas, inclusive, dizia que um parafuso de fixação dos tubos do garfo dianteiro na mesa superior poderia se soltar com o tempo em algumas unidades e causar a separação do tubo do garfo e gerar um grave acidente. O novo sistema, portanto, é aparentemente uma solução para os problemas de vibração no conjunto de direção da moto..

https://www.reclameaqui.com.br/bmw/gs-1 ... o_7018377/

http://www.bmwgsbrasil.com.br/archive/i ... -3918.html

http://www.bmwgsbrasil.com.br/showthrea ... MW-1200-GS

http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.b ... alhas.html
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Jota

Mensagem por Jota »

putz, iguatu é mais quente que mossoró, rsrs.
Medeiros Neto
Dinossauro

A moto está linda, Parabéns.

Nota mil.

XTZ 150 Crosser ED 2017
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Medeiros Neto escreveu:A moto está linda, Parabéns.

Nota mil.
Novona! Sem detalhes, único dono, pneu dianteiro original ainda e o traseiro recem trocado pelo proprietário, 9 mil km quando peguei.

Foi um belo achado pois como bem lembrou o COXAelous não é facil achar uma desse ano com essa quilometragem pq a moto foi feita pra navegar em mar aberto mesmo, longas viagens, e a turma roda mesmo.
Editado pela última vez por jsamuel em 22 Mar 2018, 14:48, em um total de 1 vez.
Medeiros Neto
Dinossauro

jsamuel escreveu:
Medeiros Neto escreveu:A moto está linda, Parabéns.

Nota mil.
Novona! Sem detalhes, único dono, 9 mil km quando peguei.

Foi um belo achado pois como bem lembrou o COXAelous não é facil achar uma desse ano com essa quilometragem pq a moto foi feita pra navegar em mar aberto mesmo, longas viagens, e a turma roda mesmo.
Espetáculo, motão, que moto linda.

Parabéns mesmo.

XTZ 150 Crosser ED 2017
linuz
Roda Presa

Mensagem por linuz »

Lembrando que a tiger atual tem suspensão com ajuste eletrônico, semi-assistida e também freios brembo.
linuz
terra do pinhão-pr
eclinck
Mito

Super Tenere 1200 - analise desapaixonada

Mensagem por eclinck »

jsamuel escreveu:
eclinck escreveu:Ah, regular a pré-carga da suspa traseira na Tiger é serviço de corno. Dá uma canseira só de pensar.
Vc quis dizer compressão e retorno, ne? Pq a pre carga é girando uma pecinha que fica lá proxima a mola da suspensão tal qual a Super também.

Mas realmente depois que vc anda numa moto com suspa eletronica como eu andei na F 800 GS 17/18 que vem com "ESA" aquilo dali é coisa diloko, do outro mundo mesmo.

Pré carga mesmo. Lembrando que =>17 é WP.

Pra regular tem que meter chave Allen num espaço fudido e o giro é pesado pra caramba.

Imagem
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

linuz escreveu:Lembrando que a tiger atual tem suspensão com ajuste eletrônico, semi-assistida e também freios brembo.
A do Evandro já tem freio Brembo, a minha que é o modelo antes da dele não tem.

Já existe o modelo mais novo que passou esse do Evandro mas ainda não chegou ao Brasa.
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

linuz escreveu:Lembrando que a tiger atual tem suspensão com ajuste eletrônico, semi-assistida e também freios brembo.
Tiger XCx e XCA.

Em outubro pegar a XCx significava 10.000 a mais. Não deu.
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

jsamuel escreveu:
A do Evandro já tem freio Brembo, a minha que é o modelo antes da dele não tem.

Já existe o modelo mais novo que passou esse do Evandro mas ainda não chegou ao Brasa.
Freio Brembo refrigerado a água.

Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

Que delicia de moto... parabens. é uma moto top da categoria.
Qual tenere 1200 que tem aquele painel que parece um tablet?
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms :bnnd:

Psn: Daninean
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

eclinck escreveu:
jsamuel escreveu:

Pra regular tem que meter chave Allen num espaço fudido e o giro é pesado pra caramba.

Imagem

Imagem

Pre-carga é aonde tem um bola e compressão e retorno fica lá embaixo na seta. Compressão e retorno precisa de chave mesmo mas pre-carga não, é só girar um bastonete que fica ali abaixo do banco. A Super tambem é o mesmo sistema.

Mas a minha Tiger não fazia compressão e retorno na dianteira já a Super faz, de resto é igual na frente e atras em ambas.

A suspensão da sua já é WP? A minha não era.
Editado pela última vez por jsamuel em 22 Mar 2018, 15:23, em um total de 1 vez.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Daninean escreveu:Que delicia de moto... parabens. é uma moto top da categoria.
Qual tenere 1200 que tem aquele painel que parece um tablet?
2015+
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

jsamuel escreveu:
eclinck escreveu:
jsamuel escreveu:

Imagem

Imagem

Pre-carga é aonde tem um bola e compressão e retorno fica lá embaixo na seta.

A suspensão da sua já é WP? A minha não era.
Na minha a regulagem é bem diferente. Fica logo em cima da balança a pré carga e embaixo o retorno.
Responder