[Vídeo-tutorial] Ajuste e lubrificação da corrente
[Vídeo-tutorial] Ajuste e lubrificação da corrente
Mais um videozinho no canal! Dessa vez uma tarefa de rotina, ajuste e lubrificação da corrente. Para a tigrada das antigas é um video sem propósito, estão carecas de saber como faz isso e cada um faz de um jeito. Já para os novatos, quem tá chegando agora, pode ter alguma utilidade. É um dos vídeos que foi solicitado nos comentários do Youtube.
Faço questão de salientar que o que eu mostro nesse vídeo na parte de lubrificação é o jeito que eu faço essa tarefa. Em mais de 20 anos de motociclismo e garagem já fiz isso de muitas formas, e acabei por ficar nessa. Atende a necessidade da relação da moto (lubrificação) e as minhas (praticidade, facilidade, custo baixo e pouca sujeira).
Também vale dizer que não existe o 'melhor' jeito de lubrificar, nem o 'mais certo'. Muitas formas são possíveis e adequadas, e você deve usar a que melhor se adapta ao que você deseja e precisa. Para a moto, a lubrificação da corrente tem o único propósito de aumentar a vida útil do conjunto da relação. Uma relação bem cuidada pode (e eu já vi) durar 60 mil km. Uma relação abandonada aos elementos vai chegar aos 20 mil, se tanto.
[Video removido para ajustes no procedimento]
Faço questão de salientar que o que eu mostro nesse vídeo na parte de lubrificação é o jeito que eu faço essa tarefa. Em mais de 20 anos de motociclismo e garagem já fiz isso de muitas formas, e acabei por ficar nessa. Atende a necessidade da relação da moto (lubrificação) e as minhas (praticidade, facilidade, custo baixo e pouca sujeira).
Também vale dizer que não existe o 'melhor' jeito de lubrificar, nem o 'mais certo'. Muitas formas são possíveis e adequadas, e você deve usar a que melhor se adapta ao que você deseja e precisa. Para a moto, a lubrificação da corrente tem o único propósito de aumentar a vida útil do conjunto da relação. Uma relação bem cuidada pode (e eu já vi) durar 60 mil km. Uma relação abandonada aos elementos vai chegar aos 20 mil, se tanto.
[Video removido para ajustes no procedimento]
Editado pela última vez por rods em 02 Mar 2018, 07:21, em um total de 1 vez.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Re: [Vídeo-tutorial] Ajuste e lubrificação da corrente
Cada vídeo é um assunto. Não quer ver, não abre.
Na boa, polui o fórum.
Já tem tópico pra vídeos aqui no M@D, já tem tópico pra manutenção aqui no M@D, já tem tópico do canal do Rods no Youtube aqui no M@D.
[ ]'s
Já tem tópico pra vídeos aqui no M@D, já tem tópico pra manutenção aqui no M@D, já tem tópico do canal do Rods no Youtube aqui no M@D.
[ ]'s
Editado pela última vez por Kuati em 28 Fev 2018, 14:45, em um total de 1 vez.

-
Helder.soares
- Dinossauro
ei, mal educado...rods escreveu:Cada vídeo é um assunto. Não quer ver, não abre.
até assisti o vídeo, seu mané...
tanto que nao critiquei o vídeo..
a critica é em relação ao forum.um tópico a cada video???? quer confete??? tomar no cú, rapá...
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Helder, estamos economizando tópico? O forum tá com limitação de espaço?
Para os dinossauros pode "poluir", até porque esses videozinhos são de tarefas muito básicas, não tem interesse algum. Eu mesmo nem abriria, hehehe.
Já para novatos, esse tipo de material pode ser mais útil. Não tem novato aqui? Me pareceu ter. Aliás, só coloquei esses vídeos aqui depois de ver uma porção de novatinhos aqui e ali. É pra eles. Vocês já sabem muito mais que isso.
Outro motivo é o acesso à informação. Na hora de pesquisar, de procurar algo que se viu, catar no meio de um tópico é muito xarope. O título do tópico e o foco do assunto ajudam bastante.
Agora, direto na lata é isso mesmo - não gostou, não abre. Se for moderador e não gostou, deleta, poder taí pra isso mesmo. Eu vou continuar fazendo como penso porque tem coerência com o propósito.
Para os dinossauros pode "poluir", até porque esses videozinhos são de tarefas muito básicas, não tem interesse algum. Eu mesmo nem abriria, hehehe.
Já para novatos, esse tipo de material pode ser mais útil. Não tem novato aqui? Me pareceu ter. Aliás, só coloquei esses vídeos aqui depois de ver uma porção de novatinhos aqui e ali. É pra eles. Vocês já sabem muito mais que isso.
Outro motivo é o acesso à informação. Na hora de pesquisar, de procurar algo que se viu, catar no meio de um tópico é muito xarope. O título do tópico e o foco do assunto ajudam bastante.
Agora, direto na lata é isso mesmo - não gostou, não abre. Se for moderador e não gostou, deleta, poder taí pra isso mesmo. Eu vou continuar fazendo como penso porque tem coerência com o propósito.
- Narizudo
- Motociclista
Minha próxima sugestão para filmagem é de como calibrar os pneus ou como encher o tanque de gasolina da F800r Beemedabriu.

Narizudo escreveu:Minha próxima sugestão para filmagem é de como calibrar os pneus ou como encher o tanque de gasolina da F800r Beemedabriu.
Você é doente, e esta sendo o cara mais CHATO do fórum, só comenta sobre bmw, fotos de bmw, vídeos, você é muito chato mlk. So arruma briga aqui e sempre quer ter razão, já vi vários tópicos sendo apagados sobre outras motos, agora sobre a bmw , vish, sempre os mesmos brigando, os mesmos discutindo sobre bmw, deixa de ser doente.
-
Robson
Rods, não tem limitação alguma... pode postar a vontade.rods escreveu:Helder, estamos economizando tópico? O forum tá com limitação de espaço?
.
os que criticaram deviam ter vergonha na cara, pq não postam nada de útil há muito tempo.
Também acho que não polui nada. Está no título do tópico o tema do vídeo. Se não tiver interesse é só não abrir. Se fosse excluir todo tópico que não me interessa... 
- Fernando - BH
- Motoqueiro
Rods esquenta não meu jovem. Reclamar aqui no forum é o esporte preferido de muitos aqui.
Tem uns até que são PHD no quesito reclamar e pescar................
"A religião é considerada pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos sábios como falsa e pelos políticos como útil." Seneca 4 AC - 65 DC
Segue em frente Rods, continue o trabalho que tá muito bom. Já conversamos pessoalmente sobre os rumos do fórum e tua decepção com os comportamentos atuais, por isso admiro tua vontade de continuar contribuindo.
Nos bons tempos que os xaropes que hoje só reclamam e postam merda entraram no fórum tinha bastante conteúdo semelhante a esse, mas se perdeu porque a prioridade agora é gastar banda defendendo seu candidato político de merda.
Eu particularmente não vi nenhum vídeo ainda, porque aparece bastante a tua cara feia
, mas vou ver pois por mais que eu já saiba de vários procedimentos, pode ter algum detalhe que eu nunca tinha percebido.
Nos bons tempos que os xaropes que hoje só reclamam e postam merda entraram no fórum tinha bastante conteúdo semelhante a esse, mas se perdeu porque a prioridade agora é gastar banda defendendo seu candidato político de merda.
Eu particularmente não vi nenhum vídeo ainda, porque aparece bastante a tua cara feia
-
Helder.soares
- Dinossauro
tô ficando velho, reclamão e brigão..Fernando - BH escreveu:Rods esquenta não meu jovem. Reclamar aqui no forum é o esporte preferido de muitos aqui.
mas ainda assisto video de como lubrificar corrente de moto sem cavalete, usando apenas um graveto(kkkkk)... mas como nao aprendi direito, vou continuar andando de pcx
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
O graveto é que dá o charme da tarefa! Tem coisa mais destoante que fazer manutenção numa BMW usando uma ripa de madeira? Me divirto com a galera de concessionária e peça original vendo isso.Helder.soares escreveu:
tô ficando velho, reclamão e brigão..
mas ainda assisto video de como lubrificar corrente de moto sem cavalete, usando apenas um graveto(kkkkk)... mas como nao aprendi direito, vou continuar andando de pcx
PCX é barbadinha, nem corrente tem!
- froesdamotta
- Motoqueiro
Uns comentários ao vídeo:
- Quando aperta ou folga a porca do eixo, não precisa travar o parafuso no lado oposto, para que ele não gire junto? Na Strom precisa.
- Para medir a folga da corrente o correto e medir no mesmo ponto, a parte superior ou inferior da mesma, quando estiver nos dois extremos. Você mediu a folga entre o topo da corrente e a parte de baixo dela. Desta forma a folga ficará menor que a especificada!
- Quando faço o ajuste da folga no ajustador oposto, preciso verificar novamente a folga, pois sempre altera um pouco.
- Quando aperta ou folga a porca do eixo, não precisa travar o parafuso no lado oposto, para que ele não gire junto? Na Strom precisa.
- Para medir a folga da corrente o correto e medir no mesmo ponto, a parte superior ou inferior da mesma, quando estiver nos dois extremos. Você mediu a folga entre o topo da corrente e a parte de baixo dela. Desta forma a folga ficará menor que a especificada!
- Quando faço o ajuste da folga no ajustador oposto, preciso verificar novamente a folga, pois sempre altera um pouco.
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Suzuki GSX 8S
Bons apontamentos.
Na F800R o eixo não se move (tem um encaixe), somente a porca. Por isso dá para afrouxar só de um lado.
Quanto à forma de medir, me parece ser o que recomenda o manual... mas vou analisar melhor sua sugestão.
[Edit] Você está certo e eu preciso refazer essa parte do vídeo. Obrigado!!!!
Quanto ao 3o ponto, sim, é recomendável verificar novamente a folga depois de apertar o eixo. Eu faço isso, mas não mostrei no vídeo para não ficar longo. Talvez não devesse ter deixado de fora... Mas agora já era, o Youtube não permite esse tipo de edição (até onde eu sei).
Na F800R o eixo não se move (tem um encaixe), somente a porca. Por isso dá para afrouxar só de um lado.
Quanto à forma de medir, me parece ser o que recomenda o manual... mas vou analisar melhor sua sugestão.
[Edit] Você está certo e eu preciso refazer essa parte do vídeo. Obrigado!!!!
Quanto ao 3o ponto, sim, é recomendável verificar novamente a folga depois de apertar o eixo. Eu faço isso, mas não mostrei no vídeo para não ficar longo. Talvez não devesse ter deixado de fora... Mas agora já era, o Youtube não permite esse tipo de edição (até onde eu sei).
froesdamotta, retirei o video do YouTube para refazer, graças aos seus apontamentos. Com aquele erro na forma de medir estava induzindo as pessoas a andarem com a corrente muito esticada.froesdamotta escreveu:Uns comentários ao vídeo:
Acho que vou dividir ele em dois - um só sobre o ajuste, outro só sobre lubrificação.
Muito obrigado!
Editado pela última vez por rods em 03 Mar 2018, 12:48, em um total de 1 vez.
- froesdamotta
- Motoqueiro
rods escreveu:.......
Muito obrigado!
Agostinho
Suzuki GSX 8S
Suzuki GSX 8S
- Narizudo
- Motociclista
Tirando a brincadeira que é obrigatório aqui no mad, estou achando muito bom para ensinar que quer por a mão na massa. Parabéns Rods e desculpe a brincadeira.

Tá de boa, aem stress.Narizudo escreveu:Tirando a brincadeira que é obrigatório aqui no mad, estou achando muito bom para ensinar que quer por a mão na massa. Parabéns Rods e desculpe a brincadeira.