Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Reinke
Motociclista

Re: Diário de mecânica - Com o que você sujou as mãos hoje?

Mensagem por Reinke »

Troca da bateria

bateria antiga
Imagem

bateria nova
Imagem
Fat Boy 2012 - 96B, K&N, VH-JJ, Seca 16"
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

Na CBR1000? qual o valor?

Esse diario de mexanica serve pra carro também?
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms :bnnd:

Psn: Daninean
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Reinke escreveu:Troca da bateria

bateria antiga
Imagem

bateria nova
Imagem
Estou usando motorbat na Harley a uns 2 anos. Sem queixas por enquanto.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Reinke
Motociclista

Mensagem por Reinke »

Daninean escreveu:Na CBR1000? qual o valor?

Esse diario de mexanica serve pra carro também?
R$ 270,00
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... btz10s-_JM

Tópico das baterias
http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... &start=320

Aqui somente moto, carro é
http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewforum.php?f=20
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

Minha Bandit é 2011 e a bateria ainda é original, nem sei a marca, mas deve ser

Não sei como tá durando tanto pois uso pouquíssimo a moto.

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
queiroga
Motociclista

Mensagem por queiroga »

Terça antes do Carnaval a emenda da corrente da tenereca resolveu dar um rolê na descida da estrada do catonho...por sorte não travou a roda e parei logo depois...

Após me cagar todo e colocar um arame que consegui numa loja de conserto de radiador, andei 2m e o arame foi pro saco.

Voltei para casa de reboque.

Essa relação é uma kmc Gold 15000km rodados.. coroa novissima ainda... pinhão gasto mas ainda rodava mais uns bons kms....a corrente com uns 10k começou a estalar...troquei a emenda... melhorou e começou a estalar de novo... antes de eu trocar de novo, aconteceu a cagada...

Resumo.... Lander e tenere só relação original da Eiffel sem emenda....pois na Lander botei uma did Gold e também ficou estalando depois de pouco tempo.

Comprei no ML 300 temers... esperando chegar para mandar trocar....ridando com a SHADOW direto até lá...

Enviado da PQP!
"Por um Brasil Melhor"
Reinke
Motociclista

Mensagem por Reinke »

Troca do óleo e filtro

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Magnus
Novato

Mensagem por Magnus »

queiroga escreveu:Terça antes do Carnaval a emenda da corrente da tenereca resolveu dar um rolê na descida da estrada do catonho...por sorte não travou a roda e parei logo depois...

Após me cagar todo e colocar um arame que consegui numa loja de conserto de radiador, andei 2m e o arame foi pro saco.

Essa relação é uma kmc Gold 15000km rodados.. coroa novissima ainda... pinhão gasto mas ainda rodava mais uns bons kms....a corrente com uns 10k começou a estalar...troquei a emenda... melhorou e começou a estalar de novo... antes de eu trocar de novo, aconteceu a cagada...

Resumo.... Lander e tenere só relação original da Eiffel sem emenda....pois na Lander botei uma did Gold e também ficou estalando depois de pouco tempo.

Comprei no ML 300 temers... esperando chegar para mandar trocar....ridando com a SHADOW direto até lá...
Exatamente a mesma história, só que com final triste. A corrente da minha tenere abriu também. Emendei com arame e uns km a frente abriu de novo também. A merda foi que nessa última vez que abriu, a corrente embolou no pinhão e fez um buraco na tampa lateral. Levei uns 4 meses pra conseguir outra e nesse tempo a esposa ficou grávida e perdi o tesão por andar de moto. Uns anos parada e vendi pra um amigo que tinha comprado outras duas em ferro velho e desmontou as três pra fazer uma... triste, não?
CB 450 85 num projeto Cafe Racer em andamento....
queiroga
Motociclista

Mensagem por queiroga »

Magnus escreveu:
queiroga escreveu:Terça antes do Carnaval a emenda da corrente da tenereca resolveu dar um rolê na descida da estrada do catonho...por sorte não travou a roda e parei logo depois...

Exatamente a mesma história, só que com final triste. A corrente da minha tenere abriu também. Emendei com arame e uns km a frente abriu de novo também. A merda foi que nessa última vez que abriu, a corrente embolou no pinhão e fez um buraco na tampa lateral. Levei uns 4 meses pra conseguir outra e nesse tempo a esposa ficou grávida e perdi o tesão por andar de moto. Uns anos parada e vendi pra um amigo que tinha comprado outras duas em ferro velho e desmontou as três pra fazer uma... triste, não?
Por isso tenho duas... uma parada, mas a outra rodando....

Enviado da PQP!
"Por um Brasil Melhor"
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

Ontem fui trocar o fluido do radiador da DL650; 4 anos, 18.000km, nunca tinha baixado, mas passou muito do período recomendado pela fábrica, que são 12.000km ou dois anos.
Estudei o manual de serviço, e parecia simples (a parte da troca do fluido) e complicado pracaralho (a parte de ter que desmontar a frente da moto quase toda).
Comecei a retirar trocentos parafusos, e mesmo assim não consegui arrancar a porra da carenagem lateral, que cobre o radiador :-? .... já meio puto, resolvi não retirar, e acessar o radiador com um funil.
Depois de passar a raiva, drenei o fluido pelo parafuso da carcaça da bomba d'água, achei que tinha saído menos que os 1700m que o manual dizia que deveria colocar de volta. Fechei o dreno e comecei a acrescentar o fluido novo (MOTUL amarelo, pronto para usar); o primeiro litro foi todo, mas do segundo só couberam 150ml, totalizando 1150 ml repostos no sistema.
O manual dizia que deveria caber 1700 ml, o nível ficou correto mesmo depois de extrair ar do sistema e ligar a moto até esquentar.
Alguém sabe porque não couberamos 1700 ml corretos? Deveria drenar p fluido velho de outra forma?
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Fabio Ninja
Dinossauro

Mensagem por Fabio Ninja »

froesdamotta escreveu:Ontem fui trocar o fluido do radiador da DL650; 4 anos, 18.000km, nunca tinha baixado, mas passou muito do período recomendado pela fábrica, que são 12.000km ou dois anos.
Estudei o manual de serviço, e parecia simples (a parte da troca do fluido) e complicado pracaralho (a parte de ter que desmontar a frente da moto quase toda).
Comecei a retirar trocentos parafusos, e mesmo assim não consegui arrancar a porra da carenagem laterla, que cobre o radiador :-? .... já meio puto, resolvi não retirar, e acessar o radiador com um funil.
Depois de passar a raiva, drenei o fluido pelo parafuso da carcaça da bomba d'água, achei que tinha saído menos que os 1700m que o manual dizia que deveria colocar de volta. Fechei o dreno e comecei a acrescentar o fluido novo (MOTUL amarelo, pronto para usar); o primeiro litro foi todo, mas do segundo só couberam 150ml, totalizando 1150 ml repostos no sistema.
O manual dizia que deveria caber 1700 ml, o nível ficou correto mesmo depois de extrair ar do sistema e ligar a moto a té esquentar.
Alguém sabe porque não couberamos 1700 ml corretos? Deveria drenar p fluido velho de outra forma?
Isso eu tenho medo de fazer, se deixar bolha de ar dentro da maior pepino, vi um video do cara fazendo numa ducati, que ele tinha uma bomba que jogava o liquido de baixo pra cima, dai nao tinha risco de ter bolhas de ar....
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

Acho que parte do liquido velha ficou ainda no sistema, alguns que fazem essa troca vao inserindo liquido novo até ele começar a sair embaixo....
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms :bnnd:

Psn: Daninean
froesdamotta
Motoqueiro

Fabio Ninja escreveu:..........., vi um video do cara fazendo numa ducati, que ele tinha uma bomba que jogava o liquido de baixo pra cima, dai nao tinha risco de ter bolhas de ar....
Mas aí complica; isso é um serviço simples e rotineiro em qualquer motor....ou deveria ser
Imaginei que talvez tivesse ficado fluido preso na parte do resfriador do óleo (fica em torno do filtro de óleo) que fica abaixo do dreno, mas achei muito volume (600ml) para caber naquela peça!
Agostinho
Suzuki GSX 8S
Narizudo
Motociclista

Mensagem por Narizudo »

froesdamotta escreveu:Ontem fui trocar o fluido do radiador da DL650; 4 anos, 18.000km, nunca tinha baixado, mas passou muito do período recomendado pela fábrica, que são 12.000km ou dois anos.
Comecei a retirar trocentos parafusos, e mesmo assim não consegui arrancar a porra da carenagem lateral, que cobre o radiador :-? .... já meio puto, resolvi não retirar, e acessar o radiador com um funil.
O manual dizia que deveria caber 1700 ml, o nível ficou correto mesmo depois de extrair ar do sistema e ligar a moto até esquentar.
Na minha tive que fazer um esquema para tirar o ar.
Tampa do Radiador aberta
1° - montar na moto e balançar de um lado para o outro
2° - apertar todas as mangueiras com as mãos para ajudar tirar o ar
3° - ligar a moto, com a tampa aberta, abrir o parafuso da sangria da bomba d'água.
4° - com a moto ligada repetir os 1° e 2° passos
5° - Deixar a moto passar dos 70° graus, ela vai jorrar bolha de ar pela tampa do radiador, isso se tiver ar, vai sair água também, irá perder um pouco nessa hora. Não se apavore.
6° - Desligue a moto, complete o fluido e feche as sangrias, aperte as mangueiras e balance devagar a moto de novo.
7° - Agora instale a tampa e ligue até 100°, deixe esfriar e verifique o nível.
Imagem
froesdamotta
Motoqueiro

Mas o problema que tive não foi de tirar o ar, e sim de ter certeza de que todo o fluido foi drenado, antes e fazer a reposição do mesmo. Na reposição só couberam 1150ml, enquanto o manual dizia que deveriam caber 1700ml.
Agostinho
Suzuki GSX 8S
Ander
Motoqueiro

Mensagem por Ander »

E o reservatório, vc drenou? Trocou?
A info da quantidade está correta?
É só do radiador ou radiador+reservatório?
Eu costumo soprar pela tampa do radiador pra sair qualquer resto, desde que esgotado as tentativas de drenar tudo, se entrar menos líquido não tem problema, desde que no nível.
mumorato
Roda Presa

Mensagem por mumorato »

Eu faço de tudo nas minhas motos, mas tá aí uma coisa que eu prefiro pagar pra fazerem. É muito fácil dar bosta, trocar fluído de moto não é um trabalho pra usuário/frentista, igual carro. Tem muito esquema que só quem manja da engenharia específica do motor sabe...

Mas no teu caso, parece que só não drenou tudo mesmo... Faz o teste, espera esquentar o motor até ligar a ventoinha, e veja se o radiador realmente aqueceu bastante. Se esquentou tá ok, nem esquente mais a cabeça... O problema é quando esquenta o motor e aciona a ventoinha, pois lá em baixo o fluído tá quente, mas o radiador permanece frio, indicando que a água não está circulando no sistema.
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Atual:
Sportster 97 :fuck:
froesdamotta
Motoqueiro

Ander escreveu:E o reservatório, vc drenou? Trocou?
Quando drenei o fluido, o reservatório esvaziou todo.
Ander escreveu:A info da quantidade está correta?
Peguei a informação do manual de serviços da VStrom 650; suponho que sim !
Ander escreveu:É só do radiador ou radiador+reservatório?
Não sei; o manual da a entender que 1700 ml é a capacidade de todo o sistema. Mas coube menos.
Ander escreveu:Eu costumo soprar pela tampa do radiador pra sair qualquer resto, desde que esgotado as tentativas de drenar tudo, se entrar menos líquido não tem problema, desde que no nível.
Já rodei com a moto; não superaqueceu e o nível caiu um pouco apenas, ainda ficando acima do mínimo.
ACHO que ficou fluido velho no sistema; essa é minha preocupação!
Agostinho
Suzuki GSX 8S
Fabio Ninja
Dinossauro

Mensagem por Fabio Ninja »

mumorato escreveu:Eu faço de tudo nas minhas motos, mas tá aí uma coisa que eu prefiro pagar pra fazerem. É muito fácil dar bosta, trocar fluído de moto não é um trabalho pra usuário/frentista, igual carro. Tem muito esquema que só quem manja da engenharia específica do motor sabe...

Mas no teu caso, parece que só não drenou tudo mesmo... Faz o teste, espera esquentar o motor até ligar a ventoinha, e veja se o radiador realmente aqueceu bastante. Se esquentou tá ok, nem esquente mais a cabeça... O problema é quando esquenta o motor e aciona a ventoinha, pois lá em baixo o fluído tá quente, mas o radiador permanece frio, indicando que a água não está circulando no sistema.
Eu ja tenho vontade de mexer, se achasse essa bomba que joga o fluido de baixo pra cima, com certeza faria....
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

drenar por parafuso?? moto se drena agua tirando a mangueira da bomba d'agua.. saiu tudo??? beleza.. agora ligue a moto e deixe esquentar... desligue logo apos ligar a ventoinha...
nao esqueça de drenar o do reservatorio de expansão tb.

pronto.. agora saiu tudo.. coloque a mangueira de novo e complete com o fluido novo...
complete o reservatorio de expansao tb.. ligue a moto e rode com ela uns km.. .volte e complete..

rode um dia.. .dois..
verifique e complete..
simples assim...
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Responder