Dica sobre compra de Torquímetro

Grupo de discussão geral sobre motos.
Narizudo
Motociclista

Dica sobre compra de Torquímetro

Mensagem por Narizudo »

Beleza rapaziada...

Como eu faço a manutenção da minha moto, decidi que preciso comprar um torquímetro, porém, não manjo nada de marca, nem modelo. Ao ler um pouco sobre, pensei que fosse melhor comprar de "estalo".

Sendo assim qual o melhor, sendo que o uso será só para moto, num valor máximo de R$350
Imagem
Joaquim
Mito

Re: Dica sobre compra de Torquímetro

Mensagem por Joaquim »

Com esse orçamento...
Conjunto bem razoável.

http://m.ebay.com/itm/Set-of-3-Pro-Reve ... Ciid%253A1
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Em tempo, verifique no Ebay porque tem preços melhores para essa marca
sirangelo
Motociclista

Mensagem por sirangelo »

Qual a faixa de torque vc vai usar?
Marcio-Bsb
Dinossauro

Mensagem por Marcio-Bsb »

sirangelo escreveu:Qual a faixa de torque vc vai usar?
Acredito que ele não saiba responder, penso que ele queira um tenha a faixa de torque que atenda o uso em moto para manutenção em casa.
Narizudo escreveu: decidi que preciso comprar um torquímetro, porém, não manjo nada de marca, nem modelo . Ao ler um pouco sobre, pensei que fosse melhor comprar de "estalo".
Imagem
sirangelo
Motociclista

Mensagem por sirangelo »

Aliás, nessa faixa de valor só vai achar esses chinesinhos.
claudio
Motociclista

Mensagem por claudio »

Sugestão: procure no manual da sua moto o torque da maioria dos parafusos, deve se situar até 15Nm, de posse destes dados pesquise no eBay por torque wrench das seguintes marcas, Pedro`s, Park Tool e Shimano, são ferramentas para uso na maioria dos parafusos usam o sistema estalo ou desarme e tem um bom custo beneficio. Os bits você compra aqui mesmo.
Kona The King
Narizudo
Motociclista

Mensagem por Narizudo »

Não manjo nada galera, queria até perguntar a vocês os valores de torque na maioria das motos japonesas.

Obrigado pelas opções, vou ver.
Imagem
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Narizudo escreveu:Não manjo nada galera, queria até perguntar a vocês os valores de torque na maioria das motos japonesas.

No manual de serviços da sua moto tem os valores de todos os parafusos. Se nao me engano, logo no inicio tem até uma parte q mostra todas as medidas dos parafusos usados nas motoe e seu respectivo torque.

Mas depende muito to tipo de parafuso e aplicaçao. Tem com torque ridiculo de leve 1.5Nm até parafusos mais importantes e brutos como os do cabecote.
Tornado 300
claudio
Motociclista

Mensagem por claudio »

Narizudo escreveu:Não manjo nada galera, queria até perguntar a vocês os valores de torque na maioria das motos japonesas.

Com todo o respeito, mas manutenção em casa chegando ao uso de torquímetro, que é útil mas não necessário para tudo, é para cara fuçador e você não tem sequer manuais de servico da sua moto e sabe usar ferramentas além do basico. Vai por mim, leva tua moto em uma boa oficina e se ainda assim quiser entrar no D.I.Y, comece a se preparar.
Kona The King
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

O link que mandei vem 3 torquímetros, atende qualquer serviço da moto.
É o kit que tenho.
Narizudo
Motociclista

Mensagem por Narizudo »

claudio escreveu:

Com todo o respeito, mas manutenção em casa chegando ao uso de torquímetro, que é útil mas não necessário para tudo, é para cara fuçador e você não tem sequer manuais de servico da sua moto e sabe usar ferramentas além do basico. Vai por mim, leva tua moto em uma boa oficina e se ainda assim quiser entrar no D.I.Y, comece a se preparar.
Tenho os manuais sim, sempre fiz as manutenções das minhas motos, fui ver a tabela da minha moto e os torques. O que faço na casa é trocar todos os fluídos (bengala, radiador, freios), trocar velas, filtro de ar e qualquer outra peça, desmontar rodas se precisar, aprendi a regular SAG e retorno, já desmontei uma vez a caixa de direção e balança. Até que está bom, ainda tenho um amigo que curti igual eu, sendo assim aprendemos juntos, invisto bastante em boas ferramentas. Faço porque gosto muito, pura terapia, chega a ser igual ao prazer de andar. Então não quero levar em mecânico, quero aprender cada vez mais.
Imagem
Narizudo
Motociclista

Mensagem por Narizudo »

Joaquim escreveu:O link que mandei vem 3 torquímetros, atende qualquer serviço da moto.
É o kit que tenho.
Então fechou, vou nesse mesmo, valeu Joaquim.
Imagem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kameraden,

Aproveitando o tópico, a uns dias atrás eu ví na oficina uma coisa que, ao menos para mim, era novidade: um torquímetro transferidor (ou torquímetro de ângulo).

Nesse tipo de torquímetro a escala é em graus e não em unidade de força como kgf-m ou NM. Pelo que entendi funciona assim: marca tantos graus a partir do momento em que a porca ou parafuso "encosta", tipo 45° (1/8 de volta), 60° (1/6 de volta), 270° (3/4 de volta).

Segundo o mecânico me informou, no manual das BMW novas já constam as especificações angulares do torque.

Imagem

Imagem
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Nops...
Depois do torque aperta o ângulo.
Por exemplo, 4 quilos mais 25 graus
E nesse tipo de aperto os parafusos e prisioneiros devem ser substituídos porque esticam.
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

Joaquim escreveu:Nops...
E nesse tipo de aperto os parafusos e prisioneiros devem ser substituídos porque esticam.
Isso aí ;-)

Tava olhando os vídeos do ADG tempos atrás e ele mostrava a montagem do cabeçote do Marea, era "X" torque + 90º, e segundo ele os parafusos deviam ser substituídos sempre que fossem folgados pois ele deformava mesmo (eram uns prisioneiros bem compridos).

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

JPaulo escreveu:
Joaquim escreveu:Nops...
Isso aí ;-)

Tava olhando os vídeos do ADG tempos atrás e ele mostrava a montagem do cabeçote do Marea, era "X" torque + 90º, e segundo ele os parafusos deviam ser substituídos sempre que fossem folgados pois ele deformava mesmo (eram uns prisioneiros bem compridos).

Abs,
Valeu, aprendi mais uma!
;-) ;-) ;-)
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
claudio
Motociclista

Mensagem por claudio »

Narizudo escreveu:
claudio escreveu:

Tenho os manuais sim, sempre fiz as manutenções das minhas motos, fui ver a tabela da minha moto e os torques. O que faço na casa é trocar todos os fluídos (bengala, radiador, freios), trocar velas, filtro de ar e qualquer outra peça, desmontar rodas se precisar, aprendi a regular SAG e retorno, já desmontei uma vez a caixa de direção e balança. Até que está bom, ainda tenho um amigo que curti igual eu, sendo assim aprendemos juntos, invisto bastante em boas ferramentas. Faço porque gosto muito, pura terapia, chega a ser igual ao prazer de andar. Então não quero levar em mecânico, quero aprender cada vez mais.
Neste caso muda tudo, você já sabe o que fazer, pesquise aqueles torquímetros que indiquei, são de excelente qualidade e preço bem razoável, lá nos EUA, e servem para quase tudo na moto. NMO a grande vantagem da manutenção em casa, além da diversão e você saber exatamente o que foi feito e com qualidade na moto.
Kona The King
Reinke
Motociclista

Mensagem por Reinke »

tempos atras estava pensando em comprar um de estalo mas achei caro algo que atenderia a faixa de torque de 12 a 113 Nm

CBR 1000
porca cubo embreagem 127 Nm - maior torque
porca eixo traseiro 113 Nm
coroa 64 Nm
pinhão 54 Nm
drenagem óleo motor 29 Nm
filtro de óleo 26 Nm
Vela 16 Nm
parafusos diversos tampas do motor 12 a 39 Nm
Fat Boy 2012 - 96B, K&N, VH-JJ, Seca 16"
Responder