Que falta faz um amortecedor de direção...

Grupo de discussão geral sobre motos.
Marcio-Bsb
Dinossauro

Re: Que falta faz um amortecedor de direção...

Mensagem por Marcio-Bsb »

nagash escreveu: ele veio falar "alguém aqui anda 24h equipado?" .. não precisa andar 24h de macacão.. mas pelo menos usar calçado fechado, jaqueta e luva... kit básico.. qdo ando sem luva é pq a distancia foi curta e ainda fico com peso na consciência, a patroa q ainda é meio teimosa mas aos poucos tá acostumando a usar mais equipada.
Na minha profissão muitas vezes sou obrigado a usar costume completo, então muitas vezes ando de moto com calsa social, sapato social que por si não seguram nada em caso de uma queda destas.

As únicos equipamentos descentes de proteção que uso nestas condições é uma jaqueta de cordura e capacete, o que em tese so protege acima da cintura... O blazer vai dobrado dentro do bau...

Sou meio freira na pilotagem, raramente passo de 140 km/h e quado estou com estas vestimentas citadas ando mais lento ainda e respeitando a regulamentação de transito.

Agora o cara querer testar o limite da moto em rodovia já é irresponsabilidade em demasia, andar nestas condições de bermuda e chinelo??? Sem noção.

Luigi: Depois de sua explicação, concordo, pois faltou braço para evitar o shimmy. ;-)
Imagem
nagash
Motociclista

Mensagem por nagash »

Marcio-Bsb escreveu:Sou meio freira na pilotagem, raramente passo de 140 km/h e quado estou com estas vestimentas citadas ando mais lento ainda e respeitando a regulamentação de transito.
sim.. ou seja, vc tem bom senso, qdo to menos equipado ou o piso tá molhado e tals eu tb dou uma maneirada (qdo tá molhada pego leve até se estiver bem equipado)...
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

nagash escreveu:Acho q faltou foi bom senso mesmo... estava minimamente equipado... tvz não tivesse como evitar/segurar o shimmy... mas pelo menos teria se machucado MUITO menos .
Então Kameraden...

Em 2004 eu sofri um acidente parecido com esse: a moto (CB400CR) shimou após passar por um desnível na cabeceira de saída de uma ponte, a uns 100/110 km/h.
Não tive (ou não soube) o que fazer, foi tudo muito rápido num instante eu era o condutor, noutro passei a ser conduzido e logo em seguida estava rolando pelo chão.

Eu estava com equipamento "comum", capacete vagaba, luvas, botinas, calça e jaqueta de couro, tudo padrão tiozinho custonzeiro peba, praticamente iguais aos que eu uso até hoje,

Os ferimentos que sofri foram:

- uma pancada forte no joelho esquerdo, que dói até hoje (aliás, nesse instante mesmo em que digito aquela dorzinha chata está se fazendo presente);
- um pequeno ralado na base do polegar da mão esquerda, onde a luva gastou de raspar no asfalto;
- um ralado menor ainda no ombro direito, onde a jaqueta também gastou de tanto ralar no asfalto;
- ralados em ambos os joelhos, pelo mesmo motivo;
- um cortezinho no supercílio esquerdo, causado pela haste do óculos que quebrou;
- uma queimadura (uma bolha do tamanho de um ovo) na barriga, causada pelo calor gerado pelo atrito da fivela do cinto como asfalto;
- hematomas diversos (e doloridos)

Se fosse hoje eu saberia enfrentar uma shimada?
Talvez sim, talvez não... só sei que passei a respeitar as cabeceiras de ponte e outros tipos de irregularidade no piso.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Na minha interpretação o peão causou o shimmy por que estava apertando o guidão com o braço duro. Dá pra ver pelo músculo retesado nas mãos.

Interessante que me mandaram um vídeo pelo whatsapp desse tombo em que o sujeito que vinha atrás filmou e estava fazendo a mesmíssima coisa e iria pelo mesmo caminho se o da frente não tivesse se estoporado primeiro.

Voltando com a DL1000 de aracaju foram várias shimadas (bauletos vazios, postura do corpo errada, etc), subia de 170km/h com a moto e ela começava a balançar a frente. A solução é sempre uma só: deixar o braço relaxado e a moto desacelerar de forma gradativa, sem afobamento.

Coloquei um fork brace pra evitar as passarinhadas, mas na viagem pra MG foram vários trechos engarupado a 180km/h ou mais e nada de bater asas. Indo e voltando pro paraguai também já puxei 200 km/h várias vezes e nada de mexer... mérito do fork brace e de uma postura mais alinhada com a proposta da moto.

Só pelas aceleradas cortando giro já dá pra saber que o peão não manja nada. A falta de roupa adequada é só um detalhe.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
Marcio-Bsb
Dinossauro

Foda, acabamos de falar aqui do acidente e eu até tirei uma foto de como eu me visto para ir trabalhar.

Imagem

Pois, bem terminei de postar meu comentário e me vesti para ir para o forum.

Estava andando em uma via aqui do DF chamada de W3 norte, a via é de 60km/h e eu estava a uns 50km/h.

Derrepente um carro muda de faixa mais lento que eu, tentei freiar, mas bati na traseira do carro.

Resultado, 3 costelas quebradas.

O Careca! o primo dele (Daniel) e o Bruno aqui do fórum buscaram minha moto no local do acidente e guardaram na casa do Daniel.

Eu não conseguia respirar, parecia que iria morrer sufocado. Nem liguei para moto, nem sei como está direito, mas pelos relatos do careca, quebrou o pezinho de passar marcha, estragou um pouco a carenagem e quebrou o pára-lamas...

A jaqueta segurou a onda dos ralados, a calca social rasgou, mas como estava lento o estragou foi pouco só um ralado no joelho. O foda foi a pancada no carro que quebrou as 3 costelas.
Imagem
Imagem
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Melhoras aí!
maverickint
Roda Presa

Mensagem por maverickint »

Puts Márcio
Melhoras aí e fica com Deus.
Todo dia que saio de casa fico com essa sensação de alguém vai me derrubar hj? É bronca.
FAN 125 Elétrica 2012 Preta - EX
Twister 2007 Vermelha - EX
Shadow 99/00 - EX
Tornado 2005 Preta - Atual
CB500 2003/2003 Preta - Atual
XRE 300 2015/2015 Vermelha - Atual
Vivendo e Aprendendo esse é o lema da vida...
Ando devagar pois tenho certeza que chegarei, se andasse rápido poderia não chegar
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

Pqp
Melhora aí Márcio...

saudações
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Que bom que não foi grave, que foi só coisa que consegue resolver com umas semanas na salmoura. Melhoras aó pra ti, véio. ;-)
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Marcio-Bsb
Dinossauro

maverickint escreveu:Puts Márcio
Melhoras aí e fica com Deus.
Todo dia que saio de casa fico com essa sensação de alguém vai me derrubar hj? É bronca.
Há muitos anos atrás, encontrei um motociclista que trabalhava na mesma empresa que eu, ele estava chateado porque um amigo dele tinha acabado de morrer em um acidente de moto...
Não Conhecia o cara mas como ele me viu de moto quis desabafar com olhos cheio de lágrima.

De toda a conversa guardo comigo a frase dele:

"Todos nós motociclistas estamos em uma fila de se fuder, só não sabemos é o numero da senha"
Imagem
Rehbein
Motoqueiro

Mensagem por Rehbein »

:shock:

PQP, ainda bem que não não foi pior, rápidas melhoras ao amigo!

Costelas se arranjam rapidamente, logo vai passar.

Abraços!
"Você já abraçou sua moto hoje?"
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Marcio-Bsb escreveu:...

"Todos nós motociclistas estamos em uma fila de se fuder, só não sabemos é o numero da senha"
Desculpe aí, Marcio, mas tenho algumas reservas em relação a isso. Tá certo, concordo que ser motoqueirociclista é andar de moto e andar de moto é perigos pra caralho. Isso é inegável.

Também sei que mais dia, menos dia, todos, essa é uma regra sem exceção, vamos morrer, a dona morte é a entidade mais democrática que existe, chega e alcança todos, sem exceção.

Mas nem todos nós, motoqueirociclistas, vamos morrer em decorrência de estar guiando motocicleta. Conheçi motoqueirociclistas que guiavam motos todos os dias e morreram sem ter tido um tombinho sequer no currículum vitae, mas morreram em decorrência de outros fatos desvinculados de motoqueirociclismo.

Acho que seu "amigo" precisa de um psicoterapeuta. :lol:
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Melhoras aí Marcio.
Uma dúvida, se a moto tivesse ABS vc acha q poderia ter se safado?

[ ]'s
Imagem
Marcio-Bsb
Dinossauro

Kuati escreveu:Melhoras aí Marcio.
Uma dúvida, se a moto tivesse ABS vc acha q poderia ter se safado?

[ ]'s
Talvez, Tudo aconteceu muito rápido, não sei dizer ao certo se alicatei ao ponto da roda travar, acho que perdi controle da moto quando ela tocou no parachoque do cara e não antes, mas não tenho certeza... Se o abs tivesse parado a moto antes disto talvez sim!
Imagem
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Se não arrastou a roda, ABS não salvaria.

Talvez você alicatasse com tudo por saber que era ABS e pararia mais rápido ? Ninguém saberá! kkk
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kamerad Márcio...melhoras!

Se serve de consolo, em janeiro eu quebrei a escápula (antiga omoplata) quando bati o carro da Russinha :crazy:

Você conseguiu perceber onde bateu as costelas? No chão, no carro ou no guidão?
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
queiroga
Motociclista

Mensagem por queiroga »

Melhoras camarada!

Enviado da Pqp!
"Por um Brasil Melhor"
Marcio-Bsb
Dinossauro

Russo escreveu:Ae Kamerad Márcio...melhoras!

Se serve de consolo, em janeiro eu quebrei a escápula (antiga omoplata) quando bati o carro da Russinha :crazy:

Você conseguiu perceber onde bateu as costelas? No chão, no carro ou no guidão?
Rapa, tudo aconteceu muito rápido, eu imagino que bati no vidro do palio... Mas não sei ao certo se foi no guidão ou no chão.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando Tapatalk
Imagem
drsrg
Motociclista

Mensagem por drsrg »

Melhoras aí Marcio!
Vai doer um tempo para respirar. Tossir e espirrar serão verdadeiras aventuras.
Mas em breve estará recuperado.

Esse negócio de equipamento de segurança e moto é crítico.

Quanto ao shimmy, passei por ele uma vez. Por sorte tinha lido algo aqui no M@D mesmo é, sabe-se como, consegui não frear a moto.
Cueca perdida e uma lição aprendida.

Enviado de meu MI 5s usando Tapatalk
MSM, no momento.
Versys 650 2012, 15k km em quase três anos
Shadow 2007, 11k km em 15 meses (jul/2012-out/2013)
ltadeu
Motoqueiro

Mensagem por ltadeu »

melhoras aí Marcio
em 11]14 quebbrei10 costelas e omoplata
fiz derrame pleural tb, entre susques e purmamarca
acabei por fretar uti aerea e vir me cuidar em casa
simples assim a dor passa
sorte

vai qui ô vô tá lá. by fernanda

1 2 3 e agora
Responder