Scooters & iscútis - Tópico Único
- Toin
- Motociclista
- Contato:
Re: Scooters & iscútis - Tópico Único
No começo enche o saco mesmo, ainda mais pra quem andou de moto normal a vida inteira... A vantagem é q para passar marcha só se "pisa", dá pra usar até tênis branco...

Suzuki GN 125 Intruder
Honda Biz 125+ - Honda CBX 250 Twister - Honda NX4 Falcon - Suzuki GSF 650s Bandit - Yamaha XTZ 250 Lander - Suzuki GN 125 Intruder - Yamaha XTZ 250 Lander - Yamaha XT 600 - Yamaha XTZ 125 - Honda CG 150 Titan
Honda Biz 125+ - Honda CBX 250 Twister - Honda NX4 Falcon - Suzuki GSF 650s Bandit - Yamaha XTZ 250 Lander - Suzuki GN 125 Intruder - Yamaha XTZ 250 Lander - Yamaha XT 600 - Yamaha XTZ 125 - Honda CG 150 Titan
- Saurus
- Mito
Dizem que as suspas das Biz são fodonas. Eu não tive oportunidade de avaliar isso (passei muito tempo levando piaba das marchas).
É verdade? As suspas da Bizoca são boas?
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
- Toin
- Motociclista
- Contato:
Pula bem menos que as scooters que andei (Neo, Lead, Burgman, PCX), nesse ponto a Biz lembra a CG... Achei a suspensão da frente bem mole, mas o óleo pode estar velho. Existem amortecedores traseiros com regulagem a venda no Mercado Livre, mais pra frente vou experimentá-los.Saurus escreveu:Dizem que as suspas das Biz são fodonas. Eu não tive oportunidade de avaliar isso (passei muito tempo levando piaba das marchas).
Com moto eu tinha a mania de ir reduzindo as marchas quando ia parar num semáforo, por exemplo. Na Biz é só esperar parar totalmente e ir direto da 4ª para o neutro, ela não apaga, não tem embreagem, é engraçado!
Suzuki GN 125 Intruder
- jucie
- Motociclista
Legal, hein?! Eu nunca soube disso. Preciso arrumar um amigo de Biz, pra experimentar.Toin escreveu:Com moto eu tinha a mania de ir reduzindo as marchas quando ia parar num semáforo, por exemplo. Na Biz é só esperar parar totalmente e ir direto da 4ª para o neutro, ela não apaga, não tem embreagem, é engraçado!![]()
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
Ja tive biz por 2 anos. Muito top! A minha conseguia fazer 41km/l. Era a carburada ainda.
Quanto as marchas. Eu nao posso falar pois foi a minha primeira moto. Na verdade ela foi comprada enquanto eu ainda estava tirando carteira. Mas achei bem tranquilo essa questao de ser rotativo.
Mas uma vez eu ja me fudi no transito por causa disso. Foi todo alegre parando no sinal vermelho de quarta para depois ir direto para o neutro. Mas antes de um parar (quase parando) o sinal abriu. Ai ja era. Imagina um cabaço com sua primeira moto no desespero tentando arrancar uma 125cc em quarta marcha.
Quanto as marchas. Eu nao posso falar pois foi a minha primeira moto. Na verdade ela foi comprada enquanto eu ainda estava tirando carteira. Mas achei bem tranquilo essa questao de ser rotativo.
Mas uma vez eu ja me fudi no transito por causa disso. Foi todo alegre parando no sinal vermelho de quarta para depois ir direto para o neutro. Mas antes de um parar (quase parando) o sinal abriu. Ai ja era. Imagina um cabaço com sua primeira moto no desespero tentando arrancar uma 125cc em quarta marcha.
Tornado 300
- Toin
- Motociclista
- Contato:
Isso aconteceu comigo e o cagaço não foi muito diferente mesmo com 15 anos de CNH...RMD escreveu:Ai ja era. Imagina um cabaço com sua primeira moto no desespero tentando arrancar uma 125cc em quarta marcha.
Suzuki GN 125 Intruder
Uso Biz do trampo direto.
Primeiras vezes, estranhando o câmbio, com alguma velocidade, fui metendo o pé pra baixo na Biz, passei de 4ª (última marcha) pra Neutro e depois pra primeira... pensa numa travada de pneu, pneu chegou a cantar, p. vergonha.
Eu gosto de Biz, mas comparando ela com Yamaha Neo q tive no passado a Neo era muito superior em estabilidade e praticidade.
A Biz ganha em conforto das suspensões, e se for mais antiga, na maciez do bancos tb.
Bom mesmo da Biz é a liquidez e valor de manutenção, tudo a pronta entrega muito barato, e anunciou vendeu, tudo muito diferente da Yamaha Neo que tive.
[ ]'s
Primeiras vezes, estranhando o câmbio, com alguma velocidade, fui metendo o pé pra baixo na Biz, passei de 4ª (última marcha) pra Neutro e depois pra primeira... pensa numa travada de pneu, pneu chegou a cantar, p. vergonha.
Eu gosto de Biz, mas comparando ela com Yamaha Neo q tive no passado a Neo era muito superior em estabilidade e praticidade.
A Biz ganha em conforto das suspensões, e se for mais antiga, na maciez do bancos tb.
Bom mesmo da Biz é a liquidez e valor de manutenção, tudo a pronta entrega muito barato, e anunciou vendeu, tudo muito diferente da Yamaha Neo que tive.
[ ]'s

Kuati escreveu:Uso Biz do trampo direto.
[ ]'s
Estranho, a sua biz devia estar bichada. Pois se nao me engano ela te um sistema de segurança justamente para evitar q isso ocorra com seu cambio rotativo. Eu mesmo quando rodava com a minha em velocidades mais altas (80km/h para a biz
Tornado 300
Numa dessas estava bichada mesmo RMD, mas isso aconteceu a uns 45 km/h.
Outro problema da Biz é o freio dianteiro qdo a tambor, não para e qdo para trava de uma vez.
De Yamaha Neo dava pra levar coisas maiores tb, tipo gabinete de computador, de Biz bem complicado, capacetário da Biz é pequeno tb.
Mas pra uso urbano, sou mais a Biz que uma CG, e mais uma imensidão de scooters que a Biz.
[ ]'s
Outro problema da Biz é o freio dianteiro qdo a tambor, não para e qdo para trava de uma vez.
De Yamaha Neo dava pra levar coisas maiores tb, tipo gabinete de computador, de Biz bem complicado, capacetário da Biz é pequeno tb.
Mas pra uso urbano, sou mais a Biz que uma CG, e mais uma imensidão de scooters que a Biz.
[ ]'s

Aproveitando o assunto vou mandar os pros e contras das duas (q eu ja tive) biz 125 ES - 2007 e Neo 125 2017. Eu so vou comprar os pros e contras entre as duas, nao no geral e levam em conta q a biz foi a minha primeira "moto" e a 10 anos atras... Mas como a primeir a gente nunca esquece, eu tenho otimas lembranças dela.
Biz e Neo: O tanque é o mesmo tamanha q a atual Neo 4lts (
, eu nao me esqueco da epoca. Eu completava o tanque com uma nota de R$5). Fazia media de 41km/l. Andando tranquilo, sem modo tiozao mas nao era motoManoVidaLoca.
Velocidade final: Este ponto vai para a biz sem duvida. Como a transmissao é por corrente. A velocidad dela nao cai com o tempo. E mesmo que caisse acredito q é maior q a neo independente. Com a biz cheguei a fazer 118km/h numa descida sem fim. Na Neo maxima q ja fiz foi 110km/h e o motor começou a cortar giro. Agora, depois de 15mil km. A Neo esta dando 100km/h.
Cambio: Isso é complicado. Eu estou curtindo DEMAIS
o CVT. Acelera, freia e fodas pro resto. Meu ponto vai para a Neo. Mas eu vejo a biz sendo mais interessante q uma 125 convencional. Pois nao tem embreagem mas anda praticamente a mesma coisa. é bom ter o controle da rotaçao do motor mas nao ter q preocupar com embreagem.
Espaço debaixo de banco: biz sem duvida. Cabe um capacete fechado la. E quando tem capa de chuva, basta colocar a capa dentro do capacete q cabe os dois.
Rodas (empate): A biz tem rodas maiores, mas sao pneus com camara. Mesmo as novas com rodas de liga leve, elas usam camaras. Aproveitando para contar uma historia q aconteceu recentemenet com o meu cunhado. Ele tem uma biz 125, se nao me engano 2015 com roda de liga. Ele pegou um buraco q amassou a roda e rasgou a camara dele. Morreu numa nota para desamassar e teve q comprar uma camara nova. PRA Q TER RODA DE LIGA COM CAMARA?!?! Neo tem rodas menores
, porem sao pneus sem camara.
Plataforma: Nao existe na biz...
, como o Kuati disse ja varias vezes. isso é foda!
Freios: infelizmente nao posso opinar comparando as duas. Nao tinha maldade na epoca dessas questoes de freio a disco/tambor. Mas sinceramente, me atendiam perfeitamente naquela epoca. Nunca passei aperto de nao conseguir para a moto. E tinha abs de fabrica naquela epoca (nunca travei a roda dianteira
). A roda traseira apesar de ser tambor tb, ja trava muito mais facil. Ponto positivo para a BIZ é q apesar de nao ter embreagem o freio traseiro dela continua no pe. Sinto uma falta da porra desse freio no pe!!!
Ainda mais quando estou em um rua com inclinaçao parado e nao posso tirar a mao do guidon da Neo e segurar no freio do pe por ela nao ter. Xingo em todos os semaforos de ruas com inclinaçao. Ja a Neo, o freio dianteiro dela é borrachudo e o traseiro é na mao. Eu ate entendo q por ser plataforma, é assim q tem q ser. Mas porra!! Coloca um freio de estacionamento nela! A Neo tem esse UBS (freio traseiro unificado com o dianteiro). Nao gosto! Apesar de falar q vem calibrado 70%atras e 30%na frente, e se eu nao estiver errado tem regulagem para isso. Entao pode mexer nesses proporcoes. Se nao sei se pode eliminar por completo o acionamento do freio dianteiro na regulagem. Depois eu vejo isso.
Estabilidade e curvas: tb fica dificil avaliar a biz nisso sendo q foi minha primeira "moto". Mas na epoca, achava de boa. Quanto a Neo, posso dizer q ela e FODA nas curvas. Os pneus sao excelentes quanto a aderencia. NO SECO! Na chuva é uma bosta.
Bom, é isso q consegui me recordar agora.
Biz e Neo: O tanque é o mesmo tamanha q a atual Neo 4lts (
Velocidade final: Este ponto vai para a biz sem duvida. Como a transmissao é por corrente. A velocidad dela nao cai com o tempo. E mesmo que caisse acredito q é maior q a neo independente. Com a biz cheguei a fazer 118km/h numa descida sem fim. Na Neo maxima q ja fiz foi 110km/h e o motor começou a cortar giro. Agora, depois de 15mil km. A Neo esta dando 100km/h.
Cambio: Isso é complicado. Eu estou curtindo DEMAIS
Espaço debaixo de banco: biz sem duvida. Cabe um capacete fechado la. E quando tem capa de chuva, basta colocar a capa dentro do capacete q cabe os dois.
Rodas (empate): A biz tem rodas maiores, mas sao pneus com camara. Mesmo as novas com rodas de liga leve, elas usam camaras. Aproveitando para contar uma historia q aconteceu recentemenet com o meu cunhado. Ele tem uma biz 125, se nao me engano 2015 com roda de liga. Ele pegou um buraco q amassou a roda e rasgou a camara dele. Morreu numa nota para desamassar e teve q comprar uma camara nova. PRA Q TER RODA DE LIGA COM CAMARA?!?! Neo tem rodas menores
Plataforma: Nao existe na biz...
Freios: infelizmente nao posso opinar comparando as duas. Nao tinha maldade na epoca dessas questoes de freio a disco/tambor. Mas sinceramente, me atendiam perfeitamente naquela epoca. Nunca passei aperto de nao conseguir para a moto. E tinha abs de fabrica naquela epoca (nunca travei a roda dianteira
Estabilidade e curvas: tb fica dificil avaliar a biz nisso sendo q foi minha primeira "moto". Mas na epoca, achava de boa. Quanto a Neo, posso dizer q ela e FODA nas curvas. Os pneus sao excelentes quanto a aderencia. NO SECO! Na chuva é uma bosta.
Bom, é isso q consegui me recordar agora.
Tornado 300
- jucie
- Motociclista
Gostei da comparacao, RMD. Valeu.
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
Eu sempre considerei a Biz umas das melhores motocicletas de uso urbano. Há alguns anos andei numa Biz que ainda era o modelo C100 carburado, achei muito divertido andar naquilo. Facilidade de pilotar que melhor que aquilo só carregando ela embaixo do braço. Andava bem para o punhado de pacotós. Imagino que agora a Biz 125 injetada consiga até encarar rodovias em viagens curtas.
A Biz evoluiu muito. Até trocou de nome, hoje se chama SH 150.
Não vejo mais sentido comprar Biz que tem marcha se o SH 150 faz tudo que a Biz faz, com a dilícia do câmbio CVT. O problema talvez seja o preço, ainda ontem me informei, aqui em POA está em R$ 13.800 com placa. Mas, como é de se esperar da Honda padrão 2017: não tem SH 150 nas lojas. Nem o SH 300 que faz mais de ano que quero ver detalhes dele, mas não existe. Pelo menos na loja Honda que eu fui, disseram que pagando um sinal e encomendando, o SH3 vem. Ótimo, vou comprar uma moto que eu conheço por fotos!
Agora, se quiser Titanzeira, se quiser XRE, se quiser essa nova Twister sem sal, aí tem. Mas SH, linha 500, NC, porra nenhuma!
A Biz evoluiu muito. Até trocou de nome, hoje se chama SH 150.
Não vejo mais sentido comprar Biz que tem marcha se o SH 150 faz tudo que a Biz faz, com a dilícia do câmbio CVT. O problema talvez seja o preço, ainda ontem me informei, aqui em POA está em R$ 13.800 com placa. Mas, como é de se esperar da Honda padrão 2017: não tem SH 150 nas lojas. Nem o SH 300 que faz mais de ano que quero ver detalhes dele, mas não existe. Pelo menos na loja Honda que eu fui, disseram que pagando um sinal e encomendando, o SH3 vem. Ótimo, vou comprar uma moto que eu conheço por fotos!
Agora, se quiser Titanzeira, se quiser XRE, se quiser essa nova Twister sem sal, aí tem. Mas SH, linha 500, NC, porra nenhuma!
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
- Toin
- Motociclista
- Contato:
RMD escreveu:Rodas (empate): A biz tem rodas maiores, mas sao pneus com camara. Mesmo as novas com rodas de liga leve, elas usam camaras. Aproveitando para contar uma historia q aconteceu recentemenet com o meu cunhado. Ele tem uma biz 125, se nao me engano 2015 com roda de liga. Ele pegou um buraco q amassou a roda e rasgou a camara dele. Morreu numa nota para desamassar e teve q comprar uma camara nova. PRA Q TER RODA DE LIGA COM CAMARA?!?! Neo tem rodas menores, porem sao pneus sem camara.
A michelin lançou pneus pra usar sem câmara na Biz, com rodas de liga leve, lógico... Tô querendo colocar o par ainda este mês (em média R$ 350 os dois) e outra vantagem é que eles são mais largos e mais bonitos.
Suzuki GN 125 Intruder
- Saurus
- Mito
Engraçado, já eu prefiro rodas raiadas do que de liga leve, mesmo tendo que usar câmara de ar.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Burgão de roletes dr pulley e correia nova!
Não gostei que agora ele sai com 4 mil rpm, antes eram 3...o giro sobe rápido, mas é um milissegundo de atraso q vou demorar a acostumar
Aos 5 mil rpm agora ele ganha uma força absurda, o giro sobe rápido dos 4 aos 5, a partir daí o rpm vai subindo bem devagar até os 7000 e dali não passa, contudo a velocidade vai subindo com mais facilidade.
Estreei hj, não passei de 150, mas tinha muito acelerador ainda, isso com 6500 rpm, curiosamente foi pra 7000 e baixou...... claro que não é moto pra isso, mas pra quem chegava nos 140 e começava a cortar giro com 9,5k rpm, mudou muita coisa.
Gostei, lembrando que usei os dr pulley de 18g, mais indicados pra estrada
Não gostei que agora ele sai com 4 mil rpm, antes eram 3...o giro sobe rápido, mas é um milissegundo de atraso q vou demorar a acostumar
Aos 5 mil rpm agora ele ganha uma força absurda, o giro sobe rápido dos 4 aos 5, a partir daí o rpm vai subindo bem devagar até os 7000 e dali não passa, contudo a velocidade vai subindo com mais facilidade.
Estreei hj, não passei de 150, mas tinha muito acelerador ainda, isso com 6500 rpm, curiosamente foi pra 7000 e baixou...... claro que não é moto pra isso, mas pra quem chegava nos 140 e começava a cortar giro com 9,5k rpm, mudou muita coisa.
Na garagem: procurando um citycom... Achei, quebrou, parou e vim de guincho.
Se foram:
G650GS 11/11
Lander 11/11
Fazer250 06/06
F650GS Dakar 05/05
Bandit1200N 07/07
Intruder125 08/09
Se foram:
G650GS 11/11
Lander 11/11
Fazer250 06/06
F650GS Dakar 05/05
Bandit1200N 07/07
Intruder125 08/09
A fabrica ate me responeu bem rapido como eu mencionei acima. Mas para me cotarem os roletes certos ele pediram informaçoes tecnicas q eu nao tenho e nao sei onde consigo. Dimensoes e peso dos roletes originais.
Tornado 300
Puts.... Tem q fuçar
Fui comprar deles, mas não tinha estoque.
Paguei 309 aqui no Br.
Tô pensando em comprar pra revender, inclusive correias......
Fui comprar deles, mas não tinha estoque.
Paguei 309 aqui no Br.
Tô pensando em comprar pra revender, inclusive correias......
Na garagem: procurando um citycom... Achei, quebrou, parou e vim de guincho.
Se foram:
G650GS 11/11
Lander 11/11
Fazer250 06/06
F650GS Dakar 05/05
Bandit1200N 07/07
Intruder125 08/09
Se foram:
G650GS 11/11
Lander 11/11
Fazer250 06/06
F650GS Dakar 05/05
Bandit1200N 07/07
Intruder125 08/09
- Kokimoto
- Dinossauro
- Contato:
Muito legal, parece que valeu a pena!!haru escreveu:Burgão de roletes dr pulley e correia nova!
Comprou os dr pulley aonde, haru? Pra colocar é tranquilo, né?haru escreveu:Burgão de roletes dr pulley e correia nova!
FINALMENTE chegou meu filtro de ar. Ainda bem q pedi com uns 12k km. Agora a neo esta com 14,5k km. A trocs e para 15k. Ja aproveitei e troquei.
O lado bom foi o preco r $21,90
O lado bom foi o preco r $21,90
Tornado 300