Scooters & iscútis - Tópico Único
Re: Scooters & iscútis - Tópico Único
É não, é moto bosta mesmo. Dessa vez tenho certeza q se tivesse freios decentes não teria tomado chão.
[ ]'s
[ ]'s

Tá achando que ABS funciona como um PAUSE no vídeo game 
OMEGAred
NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

Não, mas evita o travamento e consequente perda de controle.
Tava andando com a cg de freio combinado... aí tinha uma seta no chão pintada antes do semáforo, me coloquei em pé e apertei o traseiro, só pra fazer arte... não travou. Ela não tem abs, mas a frente baixou bem e não travou a traseira.Joaquim escreveu:Não, mas evita o travamento e consequente perda de controle.
100 - 250 - 750 - 400 - 500 - 250 - 400 - 250 - 600 - 660 - 250 - 110 - 450 - 150 - 500 - 250 - 500 - 160 - 650 - 160 - 250
Sim, tive a Blackbird q tinha freios combinados tb, nunca consegui arrastar os pneus, freava maravilhosamente bem.
Já Biz com freio dianteiro a tambor... aff, a frente afunda, não avisa q vai travar e chão. Já sabia q era muito ruim, q aquele trem não parava num espaço minimamente razoável, até vi uma mina caindo do nada num início de chuva (chão liso).
Os 8 graus celsius que estava no momento do chão tb ajudaram a fazer o pneu escorregar.
Mas enfim, o recado é q se vai comprar uma jabiraquinha pra uso diário, compre algo com freios decentes, pois a suposta economia q vc terá pode ir toda pro saco num segundo.
[ ]'s
Já Biz com freio dianteiro a tambor... aff, a frente afunda, não avisa q vai travar e chão. Já sabia q era muito ruim, q aquele trem não parava num espaço minimamente razoável, até vi uma mina caindo do nada num início de chuva (chão liso).
Os 8 graus celsius que estava no momento do chão tb ajudaram a fazer o pneu escorregar.
Mas enfim, o recado é q se vai comprar uma jabiraquinha pra uso diário, compre algo com freios decentes, pois a suposta economia q vc terá pode ir toda pro saco num segundo.
[ ]'s

- jucie
- Motociclista
Pois eu já vi o caso contrário, Kuati. Já vi o camarada cair na minha frente, ser arrastado pelo carro que vinha atrás e não aconteceu nada, porque os pés ficaram dentro do vão do scooter. Saiu andando numa boa. Nem mancando estava.
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
Aí o cara tem q estar com o pé colado na plataforma, pq o instinto básico é já tentar colocar o pé no chão.
Mas como eu disse, plataforma costuma ser mais perigoso em acidentes em baixa velocidade, qdo o cara mete o pé no chão.
Numa pancada lateral por exemplo, uma pedaleira poderia entrar pra dentro do parachoque do carro e esmagar e este esmagar o pé do piloto.
Já neste caso a plataforma pode deixar o pé do piloto intacto.
As situações variam, mas por já ter tido o pé fodido por plataforma, eu as considero mais perigosas que pedaleiras, ainda mais muito bem cobertas com borracha como é o caso da Biz, nunca vi tanta borracha numa pedaleira.
[ ]'s
Mas como eu disse, plataforma costuma ser mais perigoso em acidentes em baixa velocidade, qdo o cara mete o pé no chão.
Numa pancada lateral por exemplo, uma pedaleira poderia entrar pra dentro do parachoque do carro e esmagar e este esmagar o pé do piloto.
As situações variam, mas por já ter tido o pé fodido por plataforma, eu as considero mais perigosas que pedaleiras, ainda mais muito bem cobertas com borracha como é o caso da Biz, nunca vi tanta borracha numa pedaleira.
[ ]'s

Não sei se é por aí viu, deixa contar o que rolou comigo com uma biz que tive. Estava na pista da esquerda e um filho de um égua simplesmente jogou pra minha faixa e o parachoque do carro dele pressionou meu pé contra o pedal do freio traseiro, resumo rasgou meu pé de um lado ao outro, 35 pontos, o trem foi tão rapido que o fdp fugiu e eu quase sem pé. O pedal de freio traseiro amassou com a batida e ficou virado pra cima, é igual uma lamina, afiadasso.Kuati escreveu:Aí o cara tem q estar com o pé colado na plataforma, pq o instinto básico é já tentar colocar o pé no chão.
[ ]'s
Então, por isso mencionei q em certos casos a plataforma é sim mais segura, talvez se formos ver estatisticamente numa dessas a plataforma é mais segura, mas em tombo q vc mete o pé no chão geralmente a plataforma vira um troço a mais pra dar uma esmagada no pé, aí vai da qualidade do calçado. Como a gente geralmente usa esses trocinhos como se fosse um carro, o calçado geralmente será um lixo em segurança.
[ ]'s
[ ]'s

Vdd, mas de qualquer forma, acho a plataforma mais segura, to até pensando em comprar uma Neo em vez da biz pra esse transito, apesar da minha 650 desembolar facil, quando chegar o verão esquenta pra burroKuati escreveu:Então, por isso mencionei q em certos casos a plataforma é sim mais segura, talvez se formos ver estatisticamente numa dessas a plataforma é mais segura, mas em tombo q vc mete o pé no chão geralmente a plataforma vira um troço a mais pra dar uma esmagada no pé, aí vai da qualidade do calçado. Como a gente geralmente usa esses trocinhos como se fosse um carro, o calçado geralmente será um lixo em segurança.
[ ]'s
Sábado peguei a PCX 2015, com 2.300 km. Puta merda, que motinho gostosa de andar. Fiz um trajeto de 40km na volta para casa, rodei entre 90 e 110 e fiquei muito satisfeito com o desempenho do motorzinho na estrada. Vibra muito pouco e é até que espertinho, dá pra viajar tranquilo em lugares bem pavimentados até uns 150km, acho. Pelos 8k valeu muito a pena.
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Atual: Sportster 97
Atual: Sportster 97
Acabei de voltar da CC yamaha e fiz TD na nmax. Cara... q brochante! Eu tinha ela como o meu proximo UP. Mas depois de rodar com ela uns km's na cidade e rodovia (com limite de 110km/h) ja descartei.
Impressoes:
Nao anda como eu imaginava. Na verdade eu nunca achei q 35cc faria tanta diferença. Mas apos ver VARIOS videos dela fazendo 130-140km/h e comecei a animar. Peguei a nmax de testride e fui logo pra estrada. É uma subida longa mas nao muito ingrime. A scooter demorou a chegar nos 90-100km/h. E quando chegou ali ficou. Na volta a subida virou descida. Agora uma descida longa mas com inclinaçao leve e muito vento contra. A maxima q consegui foi 113km/h no painel.
Enrolando o cabo o computador de pordo chegou a marcar 19km/l e na descida a 113km/h estava dando 20-21/kml.
Banco, muito confortavel em comparaçao com a neo125. Tem um pequeno apoio para a lombar q achei top.
Plataforma para os pes. Isso foi um dos pontos mais positivos. é bom demais poder escolher o quanto quer dobrar o joelho. Muito bom mesmo. Outra questao muito boa e é colocando os pes LAAA.... na frente, o pilto te mais firmeza nas frenagens fortes. Algo q na neo é bem mais dificil.
Perda da plataforma livre entre as pernas. Nao gostei, achei q nao me importaria tanto com isso. Mas os poucos km's q rodei com ela ja pude ver q prefiro a plataforma livre.
Espaco debaixo do banco. Muito bom (comparando com a neo 14lts somente). Aquilo para mim parecia portamala de opala de tao grande! Nao precisaria de bau com aquele compartimento. Caberia tudo meu e sobraria espaço.
Freios, excelentes! Freia muito bem. Nao so o traseiro por ser a disco mas o dianteiro freia muito melhor que o da neo 125. Agora vem a parte ruim. Testei o ABS, e na minha humilde opiniao.... Q BOSTA!! Pode ser q nunca havia tido ou ate mesmo testado abs em qualquer outra moto q seja. Mas achei horrivel!!! Quando é acionado parece q tem uma mao invisivel puxando a alavanca de freio para aliviar a frenagem. Achei muito ruim mesmo. Nao sou o fodao e tals. Mas sinceramente, eu acho que conseguiria dosar o freio melhor q esse sistema da yamaha.
Ja sei q muitos irao argumentar que em uma situaçao de panico eu nao terei este raciocinio e ai q o abs entra. Ele fara o que eu falhei em fazer em um momento de panico. Mas sei la... ja tive mais de uma situaçao em que travei a roda (tanto dianteira quanto traseira) em situaçoes de emergencias e tive o sangue frio de aliviar o freio e acionar novamente. (abs humano). Até hoje me sai muito bem em todas pois nao cai e pude evitar acidentes.
Verdito final. Vou continuar com a minha neo 125 q vale muito mais a pena.
Impressoes:
Nao anda como eu imaginava. Na verdade eu nunca achei q 35cc faria tanta diferença. Mas apos ver VARIOS videos dela fazendo 130-140km/h e comecei a animar. Peguei a nmax de testride e fui logo pra estrada. É uma subida longa mas nao muito ingrime. A scooter demorou a chegar nos 90-100km/h. E quando chegou ali ficou. Na volta a subida virou descida. Agora uma descida longa mas com inclinaçao leve e muito vento contra. A maxima q consegui foi 113km/h no painel.
Enrolando o cabo o computador de pordo chegou a marcar 19km/l e na descida a 113km/h estava dando 20-21/kml.
Banco, muito confortavel em comparaçao com a neo125. Tem um pequeno apoio para a lombar q achei top.
Plataforma para os pes. Isso foi um dos pontos mais positivos. é bom demais poder escolher o quanto quer dobrar o joelho. Muito bom mesmo. Outra questao muito boa e é colocando os pes LAAA.... na frente, o pilto te mais firmeza nas frenagens fortes. Algo q na neo é bem mais dificil.
Perda da plataforma livre entre as pernas. Nao gostei, achei q nao me importaria tanto com isso. Mas os poucos km's q rodei com ela ja pude ver q prefiro a plataforma livre.
Espaco debaixo do banco. Muito bom (comparando com a neo 14lts somente). Aquilo para mim parecia portamala de opala de tao grande! Nao precisaria de bau com aquele compartimento. Caberia tudo meu e sobraria espaço.
Freios, excelentes! Freia muito bem. Nao so o traseiro por ser a disco mas o dianteiro freia muito melhor que o da neo 125. Agora vem a parte ruim. Testei o ABS, e na minha humilde opiniao.... Q BOSTA!! Pode ser q nunca havia tido ou ate mesmo testado abs em qualquer outra moto q seja. Mas achei horrivel!!! Quando é acionado parece q tem uma mao invisivel puxando a alavanca de freio para aliviar a frenagem. Achei muito ruim mesmo. Nao sou o fodao e tals. Mas sinceramente, eu acho que conseguiria dosar o freio melhor q esse sistema da yamaha.
Ja sei q muitos irao argumentar que em uma situaçao de panico eu nao terei este raciocinio e ai q o abs entra. Ele fara o que eu falhei em fazer em um momento de panico. Mas sei la... ja tive mais de uma situaçao em que travei a roda (tanto dianteira quanto traseira) em situaçoes de emergencias e tive o sangue frio de aliviar o freio e acionar novamente. (abs humano). Até hoje me sai muito bem em todas pois nao cai e pude evitar acidentes.
Verdito final. Vou continuar com a minha neo 125 q vale muito mais a pena.
Editado pela última vez por RMD em 25 Jul 2017, 16:26, em um total de 1 vez.
Tornado 300
- Saurus
- Mito
Sei lá, talvez você tenha superestimado o desempenho com base em desempenhos superestimados de gente que faz vídeo para youtube...RMD escreveu:....
Impressoes:
Nao anda como eu imaginava. ....
Verdito final. Vou continuar com a minha neo 125 q vale muito mais a pena. Senti q as diferenças nao vale a pena.
Quanto à assoalho plano, concordo contigo. Assoalho plano é perfeito para scooters, especialmente se esse scooter for pequeno e com grande espaço sob o banco para carregar tralhas.
Em fim, talvez a Neo 125 realmente lhe atenda melhor no conjunto.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Scooter maior q 300cc com plataforma plana... difícil hein
- Saurus
- Mito
300cc com assoalho plano já é difícil, maior que 300cc é praticamente impossível.Estranho escreveu:Scooter maior q 300cc com plataforma plana... difícil hein
Ao menos não consigo me lembra de nenhum agora.
Os vídeos do Youtube são reais. O q acontece é em scooter, por causa do sistema de relação (roletes e tal) com o tempo a velocidade máxima cai e as arrancadas melhoram.
Mas moto pequena é bizarra, uma simples troca de óleo já faz diferença, lembro que de Ninjinha 250 num descidão chegava nos 160, fiz revisão batia os 180, fiz revisão novamente parou nos 170...
Só hj vi um NMax, o único da cidade, fiquei babando no semáforo, é maior q eu pensava, achei muito maneiro, bichinho arrancou deixou tudo pra trás (de Biz a CB300).
[ ]'s
Mas moto pequena é bizarra, uma simples troca de óleo já faz diferença, lembro que de Ninjinha 250 num descidão chegava nos 160, fiz revisão batia os 180, fiz revisão novamente parou nos 170...
Só hj vi um NMax, o único da cidade, fiquei babando no semáforo, é maior q eu pensava, achei muito maneiro, bichinho arrancou deixou tudo pra trás (de Biz a CB300).
[ ]'s

Sábado passado dei uma voltinha de uma quadra no "test ride" da NMAX na ccs aqui de POA. Achei interessante, mas vibra pracas essa motinho. Me lembrou um pouco a DT180. Quase tomei um tombo na primeira curva - ela gosta mais de deitar do que a 10R.
V. comparariam uma NXR 160 bros com uma NMAX ou PCX? Seria heresia demais?
O uso seria ir e voltar do serviço, uns 7km para cada lado mais ou menos.
V. comparariam uma NXR 160 bros com uma NMAX ou PCX? Seria heresia demais?
O uso seria ir e voltar do serviço, uns 7km para cada lado mais ou menos.
Conterrâneo, essa é também a quilometragem mínima que eu faço por dia.
Como eu gosto de variar os percursos pelo prazer de rodar, a toda hora estou variando os trajetos. E os buracos me perseguem, eu escolho o caminho, eles estão lá me esperando. Porto Alegre tem crateras e ondulações sinistras de asfalto, "cavadas" ao longo do tempo por ônibus + chuvas, onde um dia foi asfalto lisinho. E vai ficar muito tempo assim pois a prefeitura está quebrada.
Eu penso muito em voltar ao mundo dos scutis. Mas teria que ser um Burgmão ou esse Downtown 300. Mesmo assim, o pouco que andei nesse scuti Kymco percebi que é ele é ótimo mas um cabrito igual a todos os outros. É coice no traseiro a todo momento.
A não ser que tenha um surto, eu não compro mais Honda. Mas... eu iria de Bros 160 com um bauleto.
Como eu gosto de variar os percursos pelo prazer de rodar, a toda hora estou variando os trajetos. E os buracos me perseguem, eu escolho o caminho, eles estão lá me esperando. Porto Alegre tem crateras e ondulações sinistras de asfalto, "cavadas" ao longo do tempo por ônibus + chuvas, onde um dia foi asfalto lisinho. E vai ficar muito tempo assim pois a prefeitura está quebrada.
Eu penso muito em voltar ao mundo dos scutis. Mas teria que ser um Burgmão ou esse Downtown 300. Mesmo assim, o pouco que andei nesse scuti Kymco percebi que é ele é ótimo mas um cabrito igual a todos os outros. É coice no traseiro a todo momento.
A não ser que tenha um surto, eu não compro mais Honda. Mas... eu iria de Bros 160 com um bauleto.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
- Saurus
- Mito
Realmente, piccoli, se as condições de pista são essas que você descreveu, iscúti é castigo, tortura, puta falta de sacanagem com o bagual. Pro teu caso, acho que só moto de trilha ou MX mesmo.
Aqui no RJO o asfalto do trajeto casa-trabalho-casa (é só para isso que uso o iscúti) que costumo fazer foi todo recapeado recentemente e mesmo assim tenho que ficar desviando de um ou outro remendo que restou ou bueiros desnivelados. Mas para o asfalto em que uso o íscuti, ele me atende excelentemente bem.
Aqui no RJO o asfalto do trajeto casa-trabalho-casa (é só para isso que uso o iscúti) que costumo fazer foi todo recapeado recentemente e mesmo assim tenho que ficar desviando de um ou outro remendo que restou ou bueiros desnivelados. Mas para o asfalto em que uso o íscuti, ele me atende excelentemente bem.
O meu trajeto também está novo. A Protásio Alves foi recapada há pouco e a Ipiranga até que não é tão ruim. No teste da NMAX não consegui sentir tanta dureza assim da suspensão, mas é que tenho uns 110kg e era só asfalto meia boca, ali na Farrapos perto da Motoryama.
Acho que vou chatear mais alguns vendedores, Piccoli. (V. por acaso não serviu na polícia do exército, serviu?) Este da Motoryama, insisti com ele que queria trocar a Verdulenga por 3 NMAX... o cara 'tava meio cabreiro...
Sobre a dúvida trail x scooter, também tem que ver se estas trails menores não são largas demais para serem boas de corredor. Volta e meia eu tinha que pedir desculpas, porque dava uma raspadinha com o protetor de mãos da DT. Noutros tempos, mais pacíficos.
Acho que vou chatear mais alguns vendedores, Piccoli. (V. por acaso não serviu na polícia do exército, serviu?) Este da Motoryama, insisti com ele que queria trocar a Verdulenga por 3 NMAX... o cara 'tava meio cabreiro...
Sobre a dúvida trail x scooter, também tem que ver se estas trails menores não são largas demais para serem boas de corredor. Volta e meia eu tinha que pedir desculpas, porque dava uma raspadinha com o protetor de mãos da DT. Noutros tempos, mais pacíficos.