VERSYS 650

Grupo de discussão geral sobre motos.
Kuati
Mito

Re: VERSYS 650

Mensagem por Kuati »

drsrg escreveu:(...)Numa ocasião, com uma bolha maior, fui um pouco mais audacioso que o habitual, e cheguei a uns 180-190.
Cagaço monstruoso, e só não deu merda porque tinha lido algo sobre o tal shimmy. Resumindo, ela começou a "dançar", e tirei a mão.(...)
Provavelmente o asfalto devia ser bem zoado, mas taí uma desvantagem do entre-eixos curto, motos com entre-eixos longos ou com bengala mais inclinada geralmente têm menos propensão ao shimmy.

Nada q um amortecedor de direção não resolva.

[ ]'s
Imagem
Du
Motociclista

Mensagem por Du »

Ainda não passei por uma situação de shimi com a Versys. Entendo que na situação certa pode acontecer com qualquer moto, mas é o primeiro relato que ouço.

Lembrando que a suspensão, tanto dianteira como traseira tem regulagem de compressão e retorno. Para os mais audaciosos, ideal seria abrir mão um pouco do conforto e regular com mais firmeza.

Abraços Du.
Marcio-Bsb
Dinossauro

Mensagem por Marcio-Bsb »

Du escreveu:Ainda não passei por uma situação de shimi com a Versys. Entendo que na situação certa pode acontecer com qualquer moto, mas é o primeiro relato que ouço.

Lembrando que a suspensão, tanto dianteira como traseira tem regulagem de compressão e retorno. Para os mais audaciosos, ideal seria abrir mão um pouco do conforto e regular com mais firmeza.

Abraços Du.
Eu também nunca ouvi relato de Shimmy na versys, não me parece ser uma característica da moto a habitualidade em shimmar.

Alguns outros fatores tem que ser analisados na situação do drsrg como o estado dos pneus, o balanceamento das rodas, e a regulagem da porca do canote do sistema de direção.

Pessoal tem mania de no menor sinal de shimmy, já colocar um amortecedor de direção, ajuda a não derrubar o caboco, mas não resolve o problema que esta realmente gerando o Shimmy.

Ao menor sinal de Shimmy, mude a velocidade que esta trafegando, para sair da frequência de ressonância da roda.
Imagem
Narizudo
Motociclista

Mensagem por Narizudo »

Sobre possíveis shimmy na Versys também nunca vi, mas sim uma sensação de instabilidade em baixa velocidade e uma vibração na manopla do acelerador da Versys 1000, que não sei se tem na 650.

Minha solução para a 1000...

No manual indica a pré carga e também o retorno, porém o retorno só tem na bengala Direita.

Testei os ajustes de pré carga, de 12mm (Versys Standard) até 11mm, sendo que a Versys Tourer vem com 10mm. Melhor ponto de equilíbrio com meu peso e uso foram em 11,5mm.

Mas a sensação de instabilidade em até 50km/h mantinha e a vibração também muito encomoda em altas velocidades.

O Retorno... Versys Standard vem no 7 cliques de tudo fechado para sentido anti-horario. E na Versys Tourer vem no 6 cliques.

Resolvi deixar a minha com 6 cliques e Resolvido! Retorno em só uma bengala é coisa de serviço porco da Kawasaki.
Imagem
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Primeira coisa q vejo qdo pego uma moto nova é averiguar a regulagem dos amortecedores, a grande maioria das motos vêm com as regulagens dos amortecedores dianteiros um diferente do outro, e mesmo em moto usada tem cabra ou q deixa um diferente do outro ou nunca mexe (deixa errado de fábrica).

A Hornet carenada não é uma moto q vc ouve por aí q apresenta shimmy, mas em asfalto detonado + altas velocidades (mais de 190) eu tomava altos cagaços, foi dos principais motivos de trocar a moto, não tava afim de investir em amortecedor de direção numa moto q eu não gostava, e por isso falei sobre o shimmy do drsrg q o asfalto devia estar todo zoado.

Agora é esperar pra ele dizer se o asfalto era um tapete e como estavam pneus e regulagens da susp.

[ ]'s
Imagem
claudio
Motociclista

Mensagem por claudio »

Narizudo escreveu:
Resolvi deixar a minha com 6 cliques e Resolvido! Retorno em só uma bengala é coisa de serviço porco da Kawasaki.
Ao contrário, é uma configuração bastante comum, principalmente foras das esportivas e de competição e não interfere em nada pois a suspensão está ancorada pelas duas mesas superiores e pelo eixo da roda dianteira, inclusive alguns modelos tem o óleo de um lado e o gás do outro.

Eu regulo igual bicicleta, começando pelo SAG que NMO é extremamente importante pois é ele que determina a partir de qual curso a suspensão começa a trabalhar.
Kona The King
Narizudo
Motociclista

Mensagem por Narizudo »

claudio escreveu:
Narizudo escreveu:
Ao contrário, é uma configuração bastante comum, principalmente foras das esportivas e de competição e não interfere em nada pois a suspensão está ancorada pelas duas mesas superiores e pelo eixo da roda dianteira, inclusive alguns modelos tem o óleo de um lado e o gás do outro.

Eu regulo igual bicicleta, começando pelo SAG que NMO é extremamente importante pois é ele que determina a partir de qual curso a suspensão começa a trabalhar.
Não sabia disso, pensei que era porquice da kawa. Mas porque será que melhorou na minha moto? Só se for efeito placebo :shock:
Você tem algum SAG especifico para bigtrail?

Fiz a ultima viagem com 11mm de pre carga na dianteira, irei voltar para 11,5mm pois achei melhor, e bora teste. Ainda bem que com a traseira já me acertei.
Imagem
drsrg
Motociclista

Mensagem por drsrg »

Kuati escreveu:Primeira coisa q vejo qdo pego uma moto nova é averiguar a regulagem dos amortecedores, a grande maioria das motos vêm com as regulagens dos amortecedores dianteiros um diferente do outro, e mesmo em moto usada tem cabra ou q deixa um diferente do outro ou nunca mexe (deixa errado de fábrica).

A Hornet carenada não é uma moto q vc ouve por aí q apresenta shimmy, mas em asfalto detonado + altas velocidades (mais de 190) eu tomava altos cagaços, foi dos principais motivos de trocar a moto, não tava afim de investir em amortecedor de direção numa moto q eu não gostava, e por isso falei sobre o shimmy do drsrg q o asfalto devia estar todo zoado.

Agora é esperar pra ele dizer se o asfalto era um tapete e como estavam pneus e regulagens da susp.

[ ]'s
Asfalto não era uma maravilha, mas também não foi o pior que já vi.

Mas aposto em outras variáveis: bolha maior que a original, com defletor; bauletos; e talvez meu tamanho... 198cm.

Pode até ser que o episódio não configure o tal shimmy, mas o cagaço foi forte!

Problema resolvido mantendo uma distância segura daquela velocidade.

Sobre regulagem da suspensão, eu não mexi em nada, embora tenha lido algumas coisas a respeito.

Problemas da moto: subdimensionaram a corrente (frequentes relatos de rompimento dos retentores; troquei a relação inteira aos 6k km); vibração importante no punho esquerdo, snme; solda porca numa peça decorativa do escape (muitos relatos de perda da mesma).

Fora isso, fui muito feliz com ela!

Enviado de meu MI 5s usando Tapatalk
MSM, no momento.
Versys 650 2012, 15k km em quase três anos
Shadow 2007, 11k km em 15 meses (jul/2012-out/2013)
claudio
Motociclista

Mensagem por claudio »

Não sabia disso, pensei que era porquice da kawa. Mas porque será que melhorou na minha moto? Só se for efeito placebo :shock:
Você tem algum SAG especifico para bigtrail?

Fiz a ultima viagem com 11mm de pre carga na dianteira, irei voltar para 11,5mm pois achei melhor, e bora teste. Ainda bem que com a traseira já me acertei.[/quote]

Não tem um SAG pré definido, SAG é o quanto a moto/ suspensão afunda quando o motociclista sobe na mesma e a partir desta medida é qua suspensão começa a trabalhar, depende fundamentalmente do peso do piloto mais o equipamento de proteção e se for o caso garupa baús e toda a tralha de viagem. Existe um vídeo do madeira no qual ele explica com precisão como ajustar o SAG, é necessária a ajuda de outra pessoa para apoiar a moto, é só procurar madeira performance como ajustar o SAG, bem explicativo, mas NMO voltado às SS que precisam de uma grande precisão e tem muita regulagem.

Não devemos confundir SAG com retorno que é a velocidade de trabalho da suspensao para usar na estrada o ideal é deixar no meio.

No meu caso a CAT 660 tem ajuste da carga da mola traseira, a frente é bem simples, a Versus é "xique" comparada com a XT, regular suspensão é um saco, mas os resultados compensam, principalmente na estrada.
Kona The King
Marcio-Bsb
Dinossauro

claudio escreveu:... , SAG é o quanto a moto/ suspensão afunda quando o motociclista sobe na mesma e a partir desta medida é qua suspensão começa a trabalhar, depende fundamentalmente do peso do piloto mais o equipamento de proteção e se for o caso garupa baús e toda a tralha de viagem. Existe um vídeo do madeira no qual ele explica com precisão como ajustar o SAG, é necessária a ajuda de outra pessoa para apoiar a moto, é só procurar madeira performance como ajustar o SAG, bem explicativo, mas NMO voltado às SS que precisam de uma grande precisão e tem muita regulagem.

.
Ajuste de SAG é bem simples de fazer e como o Cláudio falou, bem simples mesmo, uma trena, ajuda de outra pessoa e kit de ferramentas da moto já são suficientes.

Agora NMO é necessário uma certa experiência do piloto para fazer a suspensão da moto "desenhar" melhor o terreno mantendo maior aderência dos pneus ao solo.
Para a grande maioria de nós motociclistas normais a regulagem de fábrica já atende.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando Tapatalk
Imagem
Fabio Ninja
Dinossauro

Mensagem por Fabio Ninja »

a Ninja 650 so me senti bem pra curvas e com garupa , quando coloquei a suspensão traseira no maximo de dura,
isso que não sou gordo, ela dava aquela balançada quando estava na regulagem de fabrica, nao sei se é a mesma suspensão da versys...
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Marcio-Bsb
Dinossauro

Fabio Ninja escreveu:a Ninja 650 so me senti bem pra curvas e com garupa , quando coloquei a suspensão traseira no maximo de dura,
isso que não sou gordo, ela dava aquela balançada quando estava na regulagem de fabrica, nao sei se é a mesma suspensão da versys...
Não é para ser a mesma suspensão, são estilos diferentes de moto e a versis pelo menos em tese deve ter um curso maior.

Imagem
Helvio
Mito

Mensagem por Helvio »

Marcio-Bsb escreveu:
EduLeitão escreveu:
Hoje andei numa te660... cara, que conforto, gostei muito, porém... vibra!!
Vibra pra baraio... Mas é uma moto que eu queria um dia ter, sou muito fan.

A versis é muito superior neste sentido!

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
bora fazer um catira?
E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
Marcio-Bsb
Dinossauro

Helvio escreveu:
Marcio-Bsb escreveu:
EduLeitão escreveu:

bora fazer um catira?
Uai, você está com uma té 660?

Imagem
Fernando - BH
Motoqueiro

Mensagem por Fernando - BH »

Helvio escreveu:
Marcio-Bsb escreveu:
EduLeitão escreveu:

bora fazer um catira?

Senti firmeza heim ............ ;-) Queria ver o Helvio andando de ninjinha............ :crazy:
"A religião é considerada pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos sábios como falsa e pelos políticos como útil." Seneca 4 AC - 65 DC
Marcio-Bsb
Dinossauro

Fernando - BH escreveu: Queria ver o Helvio andando de ninjinha............ :crazy:
Troca o carro pela moto que a imagem é semelhante:

Imagem

:lol: :lol:
Imagem
Helvio
Mito

Mensagem por Helvio »

:lol: :lol: :lol:

uai, Márcio, você tá é de ninjinha?

Pensei que você estava com alguma buell. kkkk

nesse caso, vende aí a ninjinha e compra minha t660. :-D

eu comprei ela em 2015, já estou com dois anos com ela, inclusive ela está parada esperando a bateria chegar. comprar bateria aqui no df é impossível. :grr:
Helvio
Mito

Mensagem por Helvio »

E para o governo de vocês, é mais ou menos assim que eu fico na CG. :lol:
Marcio-Bsb escreveu:
Fernando - BH escreveu: Queria ver o Helvio andando de ninjinha............ :crazy:
Troca o carro pela moto que a imagem é semelhante:

Imagem

:lol: :lol:
Marcio-Bsb
Dinossauro

Helvio escreveu::lol: :lol: :lol:

uai, Márcio, você tá é de ninjinha?

Pensei que você estava com alguma buell. kkkk

nesse caso, vende aí a ninjinha e compra minha t660. :-D

eu comprei ela em 2015, já estou com dois anos com ela, inclusive ela está parada esperando a bateria chegar. comprar bateria aqui no df é impossível. :grr:
Rapa que porra de ninjinha?
To com uma V-strom 1000 2006/2007 comprei há uma semana +/-, se eu soubesse que você teria um Té 660 para venda teria conversado.

Editado pela última vez por Marcio-Bsb em 02 Jun 2017, 14:45, em um total de 1 vez.
Imagem
Careca!
Motoqueiro

Mensagem por Careca! »

Eu fui testemunha do Helvio levantando a Burgman do crialagosta da calçada até a rua, carregando-a nas mãos, e ainda saiu montado na coitada!!! Pena não ter mais a foto!!! :lol: :lol: :lol:
STRESS = espaço de tempo entre duas viagens de moto
Responder