Troca de molas zx10r

Grupo de discussão geral sobre motos.
Alf
Motoqueiro

Re: Troca de molas zx10r

Mensagem por Alf »

Narizudo escreveu:Também não manjo porra nenhuma disso, mas..
Nas regulagens que testei senti que ao deixar pre-carga com mais cliques deve ir diminuindo a velocidade do retorno, de forma que se equilibre. Caso contrario passa uma sensação de fim de curso pela pancada seca.

Já fez o teste com cintas plasticas fixadas na bengala?
Não, mas deve ser interessante observar os resultados. Pois contam alguma coisa do sag dinâmico do conjunto, que é ou deve ser o que interessa de fato.
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

ceis gostam de complicar hein? :lol:

de novo :

1) esqueça os amortecimentos, pode botar tudo no mínimo se quiser e regule o preload. com vc montado na moto tem que dar 1/3 a 1/2 curso da suspensão, pode usar um enforca gato amarrado na bengala pra medir.

2) se vc for gordo, já pode meter um tanto de amortecimento de COMP. se for magrelo, deixa no mínimo mesmo.

3) saia pra dar um rolé, passa nuns buracos, lombadas... se tiver dando bottom, aumente o amortecimento da COMP. se tiver dando top, aumente o amortecimento do retorno.. vai fazendo isso até ficar bom.

4) se depois disso vc achar que a moto ficou dura, venda e compre uma big trail
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

b0fh escreveu:ceis gostam de complicar hein? :lol:

de novo :

1) esqueça os amortecimentos, pode botar tudo no mínimo se quiser e regule o preload. com vc montado na moto tem que dar 1/3 a 1/2 curso da suspensão, pode usar um enforca gato amarrado na bengala pra medir.

2) se vc for gordo, já pode meter um tanto de amortecimento de COMP. se for magrelo, deixa no mínimo mesmo.

3) saia pra dar um rolé, passa nuns buracos, lombadas... se tiver dando bottom, aumente o amortecimento da COMP. se tiver dando top, aumente o amortecimento do retorno.. vai fazendo isso até ficar bom.

4) se depois disso vc achar que a moto ficou dura, venda e compre uma big trail
B0fh-San. Muito obrigado pelo seu firmware de inteligência natural, que lhe proporcionou quase a paciência perfeita. :lol:

Por melhor que esteja a conversa, não é tentativa de complicar (penso). Só queria saber se algum dos muitos colegas de forum já fez o serviço e se custou muito caro. Está difícil de achar alguém aqui no sul. Os que conhecem a gente dos tds, creio que cobram pela expressão facial da gente, não respondem diretamente quanto custam peças e serviços. Uma vez me cobraram R$1.200,00 apenas para ajustar a suspensão original.

Querendo continuar a conversa, todos são bem-vindos, é claro. O que estou perseguindo no momento é só ajustar a altura da suspensão (preload). Coisa que faço com todos os amortecimentos no mínimo.

Minha referência: http://www.totalcontroltraining.net/Suspension101eBook.pdf
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

suponho que o sr. esteja neste ponto então...
If you adjust the preload to its stiffest setting and you still have too much sag, you need stiffer springs. If you adjust the preload to its minimum setting
and you can't get enough sag, you need lighter springs.
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
gabruschi
Novato

Mensagem por gabruschi »

vem até minha casa em campo bom que ajusto esta suspensão para você e não lhe cobro nada, apanhei muito até aprender que o ajuste do SAG não é totalmente como a teoria manda, aprendi na pratica na pista do pior jeito, como destruir um jogo de pneu novo em treino e depois de acertar fazer durar de 4 a 5 trackday um jogo de pneu (virando 1:34 alto em santa cruz que para moto de rua é ótimo e 1:05 no velopark)
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

Obrigado, Gabriel. Basta uma conversa. Tempos que não o vejo...
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

b0fh escreveu:suponho que o sr. esteja neste ponto então...
If you adjust the preload to its stiffest setting and you still have too much sag, you need stiffer springs. If you adjust the preload to its minimum setting
and you can't get enough sag, you need lighter springs.
O que seria SAG demais e SAG de menos?

Deixar meio curso para cada lado durante a rodagem?
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

meio curso é o máximo... normalmente se deixa 1/3 do curso de sag (ou seja, sobra 2/3 pra comprimir). como o próprio cara do ebook fala, eh embaçado medir exatamente, pra mim estando entre 1/3 e meio curso tá deboas.

e não esqueça
Suspension tuning isn't rocket science. If you follow step-by-step procedures you can make remarkable
improvements in your bike's handling characteristics.
bottom line : antes de gastar o$ tubo$ tenha certeza que não tá fazendo cagadinha... falo por experiência rsss
-
gabruschi
Novato

Mensagem por gabruschi »

Alf escreveu:Obrigado, Gabriel. Basta uma conversa. Tempos que não o vejo...

não se acanhe, chega aqui que arrumamos isso e te mostro e vamos testando até ficar boa.
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

campo bom... saudade dai, ultima visita faz 2 anos quase já.
-
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

E difícil dizer que um SAG de 40 mm é ruim e outro de 30 é bom. Mas tudo indica que eu preciso de molas para um cara mais g, digo, macho e pesado.
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Sempre achei que a regulagem de compressão e retorno era para uma leitura certa do asfalto.
Se for andar em autódromo de pista "lisa" e alta velocidade, "endureça" a compressão e retorno para manter a leitura certa do chão.
Isso se ajusta andando e testando...

Mas já vi mais de uma pessoa falar que, ajustar compressão e retorno, seria para não dar final de curso ao frear forte.
Não vejo muito sentido nisso, se você colocar a compressão dura no máximo e frear forte vai dar final de curso se o SAG estiver errado.

Ao meu ver, o que ajusta para não causar final de curso é SAG (em molas assimétricas , nem sei se é assim que fala...), e a mola tem que ser forte o suficiente para não ir até o fim de curso. A mola assimétrica quanto mais comprimida mais forte fica, ao contrário da simétrica.

Entendo que a compressão na frenagem (compressão lenta causado por peso) sempre dará tempo da suspensão afundar tudo independente da regulagem de passagem do óleo. Essa velocidade de compressão e retorno seria ajustada para impactos rápidos e curtos em ondulações e buracos (leitura do chão).

Posso estar errado, me ajudem aí...
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

Estes controles a gente ajusta para sentir (glup) melhor tração, comportamento, etc.

Leu a referência?
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

tenho um jogo de mole que nunca usei. Fui pesquisar aqui, mas não serve na sua moto

Serve pra bandit 1250, FZ6, MT09 e Triumph Sport
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

Valeu, piloto-Baeta.
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

Lembra onde comprou?
gabruschi
Novato

Mensagem por gabruschi »

alf sabado vai la em casa, faço o acerto para você, acerto de suspa não é no achometro, ou nas receitas padrão da net, essa moto tem regulagens suficiente para lhe atender tanto em pista como na rua,chega ai, fala o que tu sente etc.... e partimos desta posição sempre anotando e testando, podemos não acertar 100% em uma manha mas vai ficar 90% pronta, o resto vai ser o ajuste fino de hidraulico, não se baseia nas teoria de SAG, isto funciona quando se tem tudo calibrado para um peso padrão e outras variáveis, se voce seguir o SAG padrão para esportiva tu não consegue nem andar na RUA e se usar o que mandam para rua a moto fica um landau e perigosa. Respira e vamos arrumar isso.
Cleber T.
Motoqueiro

Mensagem por Cleber T. »

uma opção baratinha é colocar um calço nas molas originais, eu fiz isso numa CRF230 que tive, usei pesos de guidão, se recomendo numa zx10? sei lá kkkkkkkkk
honda biz ks
Honda CRF450R
BMW S1000RR
BMW ///M3 frozen black f80
BMW 528i e39 turbo
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

Alf escreveu:Lembra onde comprou?

infelizmente não. Só lembro que fui taxado rsrs
Alf
Motoqueiro

Mensagem por Alf »

Valeu Baeta. Cleber, comprimir mais a mola não varia a constante elástica dela. Ou algo similar.

O, o, o, Gabriel... tá me estranhando? Eu sou gaúcho macho, tchê. Óbvio que não sinto nada! Pô.

Obrigado pelo convite. Combinaremos...
Responder