KTM Duke 390
- carnachion
- Roda Presa
KTM Duke 390
Buenas amigos do debate!
Voltei a morar no Brasil e quero comprar uma moto para andar na cidade e viagens curtas.
Gostei muito da KTM Duke 390, mas não consegui procurar aqui no fórum, o mecanismo de busca me retorna:
"As seguintes palavras foram ignoradas em sua pesquisa porque são termos muito comuns: ktm duke 390"
Tentei procurar no braço (Ctrl+F em várias páginas) mas também não achei nada.
A minha pergunta principal é a seguinte, o seguro dessa moto é caro, estarei morando em SP - Capital provavelmente, talvez em Santo André no ABC. Lembro que o seguro da minha Transalp era 3k.
E de resto, alguém já teve alguma experiência com a moto, é boa pra cidade? Tem algo enjoado na manutenção?
Grande abraço a todos(as)!
Voltei a morar no Brasil e quero comprar uma moto para andar na cidade e viagens curtas.
Gostei muito da KTM Duke 390, mas não consegui procurar aqui no fórum, o mecanismo de busca me retorna:
"As seguintes palavras foram ignoradas em sua pesquisa porque são termos muito comuns: ktm duke 390"
Tentei procurar no braço (Ctrl+F em várias páginas) mas também não achei nada.
A minha pergunta principal é a seguinte, o seguro dessa moto é caro, estarei morando em SP - Capital provavelmente, talvez em Santo André no ABC. Lembro que o seguro da minha Transalp era 3k.
E de resto, alguém já teve alguma experiência com a moto, é boa pra cidade? Tem algo enjoado na manutenção?
Grande abraço a todos(as)!
Fan 125 (2005) - Intruder 125 (2009) - Transalp 700 ABS (2012) - MSM
Re: KTM Duke 390
Estou esperando sair uma versão trail... Aí é séria candidata a ocupar minha garagem.
Fazer 250 2008 - 2012
Bandit 650S 2012 - 2013
Tenere 250 2014 - 2016
MSM - 2016 - 2017
Traxx Joto 125 - 2017 - 2020
CB 500F 2024…
Bandit 650S 2012 - 2013
Tenere 250 2014 - 2016
MSM - 2016 - 2017
Traxx Joto 125 - 2017 - 2020
CB 500F 2024…
- Aline Lander
- Roda Presa
- jucie
- Motociclista
Pra começo de conversa, o mecanismo de busca aqui é mais inútil que cinzeiro em moto. Esquece. O negócio é perguntar mesmo.
Se aceita uma opinião de quem não tem uma Duke 390, lá vai:
Seguro, o mais fácil é você ligar pra um corretor, passar seu perfil e perguntar, porque varia. Eu não acho que deve ser caro, porque é difícil ver uma moto dessas na rua.
Eu já namorei essa moto, fiz test ride, fiquei com uma coceirinha danada pra comprar, mas me segurei. Essa moto não é pra mim. Eu já ando levando multa na minha YBRzinha com 11 cavalos, imagine numa com 44. Perco a carta em 2 meses.
A moto tem uma aceleração estúpida. Empina sem você querer. É muito leve e manobrável. Tesão. Só que eu achei o guidão muito largo. Pra passar no meio dos carros fica mais difícil que na YBR.
Aguenta o batidão. Tem um cara perto do meu trabalho que vai de Duke 390 todos os dias. A coitadinha fica na rua o dia inteiro tomando sol e chuva. Já faz mais de ano que eu vejo e ela aparentemente está nas mesmas condições, firme e forte.
O tanque de combustível dela tem um formato legal, que facilita encaixar as pernas, dando mais controle para o piloto. Só que comporta 9 litros e meio de gasolina. Não acredita?
Isso eu acho muito pouco, vai me desculpar. Eu já tive moto com pouca autonomia e é um saco. Sou meio distraído e quando vou ver, tá seco.
O motor tem taxa de compressão de quase 13 pra 1. É muito. Isso esquenta pra caramba e encurta a vida útil do motor. Dizem que esse motor era de corrida. Eu acredito. Motor de corrida preza desempenho extremo em detrimento da durabilidade. Tem muita gente que não se importa com isso. Pra mim não dá.
Acho que fiquei cismado, porque um dia entrei numa oficina da Dafra (que também vende Duke) e vi um motor de 390 aberto. O mecânico disse que tinha superaquecido e trincou o cabeçote. Na miúda ele me falou que a culpa foi do piloto, que não parou de rodar quando o painel avisou da temperatura. Parece que o líquido de arrefecimento parou de circular por algum motivo.
Falando em temperatura, esse é um problema típico da Duke 390. Ela chega a desligar de tão quente. E depois você tem que esperar esfriar pra ligar de novo. Caso contrário não pega.
Veja, pra estrada isso não faz tanta diferença, porque a moto está se deslocando constantemente em alta velocidade e pega vento. Só que dentro da cidade a estória é outra. Também sou de São Paulo. Do meu trabalho na minha casa tem nada menos que 45 semáforos. A Duke ia esquentar pra caramba. Eu não acho que aquela ventoinha dê conta. Aliás, nos fóruns da Duke tem gente que recomenda já trocar de cara a ventoinha por uma outra, mais eficiente.
Tem muita gente que gosta dessa moto. Realmente é tentadora. Ela tem muitos pontos positivos. É bonita, potente, tem muita tecnologia.
Como eu disse, não sou dono, sou apenas curioso. Se tiver algum proprietário aqui, que se manifeste. Se falei alguma bobagem sinta-se à vontade para me corrigir.
Um grande abraço e boa sorte na sua escolha.
Se aceita uma opinião de quem não tem uma Duke 390, lá vai:
Seguro, o mais fácil é você ligar pra um corretor, passar seu perfil e perguntar, porque varia. Eu não acho que deve ser caro, porque é difícil ver uma moto dessas na rua.
Eu já namorei essa moto, fiz test ride, fiquei com uma coceirinha danada pra comprar, mas me segurei. Essa moto não é pra mim. Eu já ando levando multa na minha YBRzinha com 11 cavalos, imagine numa com 44. Perco a carta em 2 meses.
A moto tem uma aceleração estúpida. Empina sem você querer. É muito leve e manobrável. Tesão. Só que eu achei o guidão muito largo. Pra passar no meio dos carros fica mais difícil que na YBR.
Aguenta o batidão. Tem um cara perto do meu trabalho que vai de Duke 390 todos os dias. A coitadinha fica na rua o dia inteiro tomando sol e chuva. Já faz mais de ano que eu vejo e ela aparentemente está nas mesmas condições, firme e forte.
O tanque de combustível dela tem um formato legal, que facilita encaixar as pernas, dando mais controle para o piloto. Só que comporta 9 litros e meio de gasolina. Não acredita?
Isso eu acho muito pouco, vai me desculpar. Eu já tive moto com pouca autonomia e é um saco. Sou meio distraído e quando vou ver, tá seco.
O motor tem taxa de compressão de quase 13 pra 1. É muito. Isso esquenta pra caramba e encurta a vida útil do motor. Dizem que esse motor era de corrida. Eu acredito. Motor de corrida preza desempenho extremo em detrimento da durabilidade. Tem muita gente que não se importa com isso. Pra mim não dá.
Acho que fiquei cismado, porque um dia entrei numa oficina da Dafra (que também vende Duke) e vi um motor de 390 aberto. O mecânico disse que tinha superaquecido e trincou o cabeçote. Na miúda ele me falou que a culpa foi do piloto, que não parou de rodar quando o painel avisou da temperatura. Parece que o líquido de arrefecimento parou de circular por algum motivo.
Falando em temperatura, esse é um problema típico da Duke 390. Ela chega a desligar de tão quente. E depois você tem que esperar esfriar pra ligar de novo. Caso contrário não pega.
Veja, pra estrada isso não faz tanta diferença, porque a moto está se deslocando constantemente em alta velocidade e pega vento. Só que dentro da cidade a estória é outra. Também sou de São Paulo. Do meu trabalho na minha casa tem nada menos que 45 semáforos. A Duke ia esquentar pra caramba. Eu não acho que aquela ventoinha dê conta. Aliás, nos fóruns da Duke tem gente que recomenda já trocar de cara a ventoinha por uma outra, mais eficiente.
Tem muita gente que gosta dessa moto. Realmente é tentadora. Ela tem muitos pontos positivos. É bonita, potente, tem muita tecnologia.
Como eu disse, não sou dono, sou apenas curioso. Se tiver algum proprietário aqui, que se manifeste. Se falei alguma bobagem sinta-se à vontade para me corrigir.
Um grande abraço e boa sorte na sua escolha.
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
Fat Boy 2012 - 96B, K&N, VH-JJ, Seca 16"
- jucie
- Motociclista
Só um esclarecimento: essa moto não anda devagar, nem que você queira. Ela não foi feita pra andar devagar. Primeiro, porque ela tem um motor de alto desempenho e precisa de muito ar passando pra arrefecer. Tem uma ventoinha do tamanho de um CD, que não faz milagres. E segundo, porque o torque máximo dela só vem a 7.250 rpm. Ou seja, o motor só rende em alto giro. Resumo: você fica obrigado a andar rápido, o que é incompatível com uma cidade onde o limite de velocidade é de 40 ou 50 km/h em quase todas as vias e com um semáforo em cada esquina.
O assento dessa moto também, não é muito amigo de bunda. Mas isso tem jeito. Leva lá no Pedrinho da General Osório que ele põe um enchimento e fica melhorzinho.
O assento dessa moto também, não é muito amigo de bunda. Mas isso tem jeito. Leva lá no Pedrinho da General Osório que ele põe um enchimento e fica melhorzinho.
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
Tesão de moto, teria uma fácil, me lembra a pilotagem dos 2 tempos , qdo andei numa parecia que tinha voltado tempo e estava a bordo dá RD 350 pena a coragem e a juventude não estavam mais presentes 
- carnachion
- Roda Presa
Valeu pelas infos e impressões pessoal!
Pelo jeito ela é arisca pra cidade então. Complicado pra andar em transito mais travado se ela super aquece :/
Com taxa 13:1 não tem que usar gasolina premium? Será que não é por usar gasolina normal que ela esquenta tanto?
De qualquer maneira rodar só com premium pesa no bolso no fim das contas.
Vou ter que pensar com calma, pelo jeito não é a melhor opção.
O brabo é que é difícil achar algo nessa faixa de cilindrada e preço que não tenha um seguro estratosférico :/
Pelo jeito ela é arisca pra cidade então. Complicado pra andar em transito mais travado se ela super aquece :/
Com taxa 13:1 não tem que usar gasolina premium? Será que não é por usar gasolina normal que ela esquenta tanto?
De qualquer maneira rodar só com premium pesa no bolso no fim das contas.
Vou ter que pensar com calma, pelo jeito não é a melhor opção.
O brabo é que é difícil achar algo nessa faixa de cilindrada e preço que não tenha um seguro estratosférico :/
- Fabio Ninja
- Dinossauro
eu teria sem pensar, mas qto a roubo , sp , devem roubar com certeza!
falaram que ela é so um pouco durona, mas os testes que vi no youtube, ela anda muitoo,
linda motoca
falaram que ela é so um pouco durona, mas os testes que vi no youtube, ela anda muitoo,
linda motoca
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
-
Jota
acho as duas bem fodas.
- ammateus
- Roda Presa
a nova é cria da Super Duke 1290 RKuati escreveu:Gosto mais do design da antiga, essa nova parece Kawasaki, mas é bonita tb.
[ ]'s

Alex Mateus
- - - - - - -
Kawa Z900
- - - - - - -
Kawa Z900
- jucie
- Motociclista
Olha, carnachion, a moto é boa. É lógico que qualquer moto que você escolher terá um conjunto de prós e contras. Aí vai do seu uso, do que você considera importante. Eu disse o que é importante pra mim. Pra você pode ser outra coisa.
Por exemplo, se você curte uma tocada mais agressiva, não tem moto mais esperta que essa. Você vai adorar. Moto com esse nível de performance, nessa faixa de preço você não vai encontrar outra.
Tá, digamos que o motor esquente. Olha, talvez pro seu uso isso não traga maiores problemas. Talvez rode quente mas não pare. E se ela parar por superaquecimento uma vez num ano, você se importa? Ou então talvez trocando a ventoinha, como recomendaram, evite o problema completamente, não sei. Ou então usando uma gasolina diferente, como você disse. Sei lá.
Se você optar por um modelo entre as japonesas, qualquer uma tem o seguro mais caro. Aposto com você.
Hoje eu estava reparando na moto aqui perto do trabalho. Dá uma boa olhada. Aumenta aí a foto, pra você ver bem:
https://drive.google.com/open?id=0B6Tfm ... 09aZEROa1k
Repare que não tem um parafuso enferrujado, não tem um descascado. Essa moto, que toma sol e chuva diariamente há pelo menos um ano. Isso é sinal que o fabricante não faz economia porca.
Então vê aí com calma, que tudo nessa vida tem prós e contras.
Por exemplo, se você curte uma tocada mais agressiva, não tem moto mais esperta que essa. Você vai adorar. Moto com esse nível de performance, nessa faixa de preço você não vai encontrar outra.
Tá, digamos que o motor esquente. Olha, talvez pro seu uso isso não traga maiores problemas. Talvez rode quente mas não pare. E se ela parar por superaquecimento uma vez num ano, você se importa? Ou então talvez trocando a ventoinha, como recomendaram, evite o problema completamente, não sei. Ou então usando uma gasolina diferente, como você disse. Sei lá.
Se você optar por um modelo entre as japonesas, qualquer uma tem o seguro mais caro. Aposto com você.
Hoje eu estava reparando na moto aqui perto do trabalho. Dá uma boa olhada. Aumenta aí a foto, pra você ver bem:
Repare que não tem um parafuso enferrujado, não tem um descascado. Essa moto, que toma sol e chuva diariamente há pelo menos um ano. Isso é sinal que o fabricante não faz economia porca.
Muito estranho, eu só escutei falarem mal da KTM no BR.
Tem um modelo (não sei se é este) que queima (ou queimava) ventoinha ainda na garantia e que nunca tem peça de reposição.
Eu acho a moto linda e tem um apelo agressivo, mas acho que é frágil no quesito durabilidade e ruim para troca de peças.
Eu não compraria e nem recomendo.
Uns conhecidos falaram bem mal e os caras tinham conhecimento sobre a marca.
KTM é top fora do BR, aqui disseram que estava muito ruim (não lembro o motivo).
Parece fofoca rsrs, mas eu desanimei total com a moto quando ouvi falarem.
Isso tudo foi eu olhando pra uma KTM daquela menor (não a 390), com a maioria dos parafusos enferrujados com poucos km rodados e o dono desanimado com a moto (ele morava próximo da praia). O painel dela também tinha um defeito no "vidro" do visor, estava aguardando garantia trazer as peças.
Abraço!
Tem um modelo (não sei se é este) que queima (ou queimava) ventoinha ainda na garantia e que nunca tem peça de reposição.
Eu acho a moto linda e tem um apelo agressivo, mas acho que é frágil no quesito durabilidade e ruim para troca de peças.
Eu não compraria e nem recomendo.
Uns conhecidos falaram bem mal e os caras tinham conhecimento sobre a marca.
KTM é top fora do BR, aqui disseram que estava muito ruim (não lembro o motivo).
Parece fofoca rsrs, mas eu desanimei total com a moto quando ouvi falarem.
Isso tudo foi eu olhando pra uma KTM daquela menor (não a 390), com a maioria dos parafusos enferrujados com poucos km rodados e o dono desanimado com a moto (ele morava próximo da praia). O painel dela também tinha um defeito no "vidro" do visor, estava aguardando garantia trazer as peças.
Abraço!
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
- jucie
- Motociclista
O duro é que a gente não acha 1 filho de deus que TENHA a Duke390, pra dar uma opinião balizada.
Meus sentimentoscarnachion escreveu:...Voltei a morar no Brasil...
Morava onde?
E que moto tinha lá?
Duke deve ser uma moto excelente, mas em SP pelo jeito é arriscado
Obs: agora que voltou pro Br muda o nick pra reencarnachion
Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
- Fabio Ninja
- Dinossauro
Que linda essa nova não ? moto a se pensar no futuro, sempre gostei de ter motos que pouca gente tem :)
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
- Marcio-Bsb
- Dinossauro
Eu também gosto de moto que pouca gente tem!Fabio Ninja escreveu:Que linda essa nova não ? moto a se pensar no futuro, sempre gostei de ter motos que pouca gente tem :)
Mas este gosto é financeiramente inviável porque não compro moto para descartá-la, depois de um tempo quero vende-las.
Então estas motos que pouca gente tem é mais dificil de revender e portanto mais desvalorizadas...
Por isso as vezes é melhor comprar as rondas!

- carnachion
- Roda Presa
Valeu pelas dicas Jucie, mas meu stress de trocar a ventoinha é que se dá alguma bosta fica difícil conseguir a garantia.jucie escreveu:Olha, carnachion, a moto é boa. É lógico que qualquer moto que você escolher terá um conjunto de prós e contras. Aí vai do seu uso, do que você considera importante. Eu disse o que é importante pra mim. Pra você pode ser outra coisa.
É foda achar os donos dessa moto, consegui ler algo num forum dela e realmente tem um problema sério de aquecimento.
Sinceramente, se me deixar na mão uma vez por ano eu já não quero a moto. Essas coisas costumam acontecer na hora errada.
A moto parece boa mesmo, esperar o modelo novo como o ammateus falou me complica, pois vou precisar pra ir ao trabalho e tenho que comprar em seguida.
Agora comecei a cotar os seguros, estou vendo os preços da MT-03 e da Duke 390. Se o seguro da MT-03 for inviável vou de Duke.
Morava na Suíça, lá eu não tinha moto, só alugava quando dava na telha. Não fazia muito sentido ter veículo por lá, o transporte público funciona muito bem.JPaulo escreveu:Meus sentimentoscarnachion escreveu:...Voltei a morar no Brasil...![]()
Morava onde?
E que moto tinha lá?
Duke deve ser uma moto excelente, mas em SP pelo jeito é arriscado![]()
Obs: agora que voltou pro Br muda o nick pra reencarnachion![]()
Abs,