Custa caro manter uma moto velha?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Narizudo
Motociclista

Re: Custa caro manter uma moto velha?

Mensagem por Narizudo »

maverickint escreveu:Pela lógica compensa ter o Scherer pois se dura 5 anos e o original dura 15 dai ainda sobra um troca de 48$ seria bom que no 4 ano já compra um Scherer para previnir.

É isso aí é o melhor investimento no Scherer mesmo.
Uma dica é deixar a roldana do acelerador limpa e usar graxa de rolamento, outra é a lubrificação dos cabos de seis em seis meses, estou usando uma mistura de óleo sintético de carro com Singer, sei lá se faz diferença, há 3 anos que uso isso com uma seringa e agulha torta.
Imagem
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Bom, já vi em viagens alguns deixarem cabos reservas já no mesmo lugar dos originais, amarrados com fita hellermann. Se o atual quebra, o reserva já está no lugar.
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

cabo sherer é muito bom.. inclusive a sherer fabrica para muitas motos da honda...

esse negocio de durabilidade é complicado..

o primeiro(original) dura bem mais porque com moto nova existe o zelo.. nas revisões ele é lubrificado, os outros mecanismos estão novos e as roldanas não estão engripadas...

igual relação.. a original dura bem mais por conta da inexistencia de folgas na suspensao traseira, etc..
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

Nope.
Não só essa história bonita.

Tem também q a scherer tem duas linhas de produtos,
A scherer "normal" e a scherer maxxi q são cabos mais finos...

saudações
Ulisses Barros
Motoqueiro

Mensagem por Ulisses Barros »

Revisão de 42k da TDM, trocou fluido de freio, radiador, velas ( mesma da cb 300 ) limpeza, lubrificaçao de cabos, apertos, ajustes e só; ultima revisão tinha sido com 35k, 180 reais, nessa gastei 230 reais, mais barato que manter a CB 300. Oleo, yamalube mineral e filtro ( mesmo da XT ) ja tinha trocado uma semana antes, relaçao ainda original, vai pra ultima perna, ma proxima revisão daqui a 5k será trocada, 1100 reais JT + Did.
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

A última revisão havia sido feita em 04SET2014 aos 76.363 kms, como já se passaram pouco mais de 2 anos e 15.000 kms, pela regra da moto velha (revisão por km, tempo ou sintomas), era hora de trazer para o estaleiro novamente. Lembrando que desta vez a magrela está chegando na juventude, no auge dos seus 21 anos de bons serviços prestados e parcos 92.000 kms (83.000 kms rodados por mim), ou seja, era hora de caprichar $$$ na revisão.

Como toda XT600 devidamente utilizada, a moto já estava com alguns vazamentos na parte de cima do cabeçote (tampa de válvula, etc) e começando a fumar na partida a frio. Apesar de não ser nada "grave" (não chegava a marcar território nem precisava completar óleo antes da troca com 3.000 kms), como é a minha moto de uso diário e pretendo ficar com ela por um bom tempo, não abro mão da manutenção impecável. Antes mesmo de abrir a parte de cima, fui na Yamaha e comprei todas as juntas originais do cilindro/tampas/etc, bem como os retentores de válvula. Só não comprei o anel porque o mecânico pediu para abrir antes e verificar as medidas (pegou standard, original Yamaha). Sente só a paulada:

Imagem

Além das manutenções preditivas já citadas, sempre que levo para revisão tem alguns itens que considero básica a troca em moto velha: relação completa, filtros (ar, óleo, comb, etc), rolamentos desgastados (cx. direção, rodas, etc), retentores (pinhão, etc), peças do carburador (juntas, guarnição, parafusos, etc) e deixo o mecânico (que está comigo há 15 anos) a vontade para trocar... não é barato:

Imagem
Imagem

Enfim, alguns podem me chamar de louco, dizer que eu rasgo dinheiro etc. mas eu gosto dessa moto. Nunca me deixou a pé, vagabundo não me rouba e a inveja passa longe. Sim, seria mais barato rodar de Tenere 250 0km... no dia que quebrar, provavelmente vou atrás de uma DR400 :-D !

Imagem

Valeu,
Marcus DT
Marcio-Bsb
Dinossauro

Mensagem por Marcio-Bsb »

Marcos,

Minha primeira XT foi uma 98 vermelha tipo esta aqui:

Imagem

A mais bonita de todas as xts na minha opinião foi esta vermelha 1998. :wsh:
Comprei zero e rodei uns 100.000 km com ela, pensa em uma moto que não me deu nem um pouquinho de trabalho, era só alegria...

Depois tive uma azul também 600 que foi só alegria e duas 660 destruidoras de relação :shock:
Bicho queria estar com a vermelhinha ate hoje ... Maldita hora que eu decidi vender! :grr:
Editado pela última vez por Marcio-Bsb em 08 Mai 2017, 19:39, em um total de 1 vez.
Imagem
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Hehehe... a que era minha está para voltar para casa.... Segundo o mesmo mecânico aí que a Macus mostrou, a moto saiu da revisão umas 3 semanas atrás. Só precisou trocar o básico (consumíveis como óleo, filtro de óleo, fluidos de bengalas, retentores de bengalas novos, fluido de freios, lubrificação do eixo da balança e coisas assim, o resto, tudo ainda em excelente estado).
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Marcus DT escreveu:A última revisão havia sido feita em 04SET2014 aos 76.363 kms, como já se passaram pouco mais de 2 anos e 15.000 kms, pela regra da moto velha (revisão por km, tempo ou sintomas), era hora de trazer para o estaleiro novamente. Lembrando que desta vez a magrela está chegando na juventude, no auge dos seus 21 anos de bons serviços prestados e parcos 92.000 kms (83.000 kms rodados por mim), ou seja, era hora de caprichar $$$ na revisão.

Como toda XT600 devidamente utilizada, a moto já estava com alguns vazamentos na parte de cima do cabeçote (tampa de válvula, etc) e começando a fumar na partida a frio. Apesar de não ser nada "grave" (não chegava a marcar território nem precisava completar óleo antes da troca com 3.000 kms), como é a minha moto de uso diário e pretendo ficar com ela por um bom tempo, não abro mão da manutenção impecável. Antes mesmo de abrir a parte de cima, fui na Yamaha e comprei todas as juntas originais do cilindro/tampas/etc, bem como os retentores de válvula. Só não comprei o anel porque o mecânico pediu para abrir antes e verificar as medidas (pegou standard, original Yamaha). Sente só a paulada:

Imagem

Além das manutenções preditivas já citadas, sempre que levo para revisão tem alguns itens que considero básica a troca em moto velha: relação completa, filtros (ar, óleo, comb, etc), rolamentos desgastados (cx. direção, rodas, etc), retentores (pinhão, etc), peças do carburador (juntas, guarnição, parafusos, etc) e deixo o mecânico (que está comigo há 15 anos) a vontade para trocar... não é barato:

Imagem
Imagem

Enfim, alguns podem me chamar de louco, dizer que eu rasgo dinheiro etc. mas eu gosto dessa moto. Nunca me deixou a pé, vagabundo não me rouba e a inveja passa longe. Sim, seria mais barato rodar de Tenere 250 0km... no dia que quebrar, provavelmente vou atrás de uma DR400 :-D !

Imagem

Valeu,
Marcus DT
Conheco este banco kkk

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

Bela essa vermelha hein....

O fogo é que são varias peças pequenas e baratas que juntando ficam em um valor alto.
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms :bnnd:

Psn: Daninean
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Marcio, a minha virou os 95.000 kms ontem. Tenho todo o kit original (tanque, aletas do tanque, banco, etc), talvez quando sair de vez do Hell de Janeiro, penso em colocá-la 100% OEM de novo, curto o visual do tanquinho branco/roxo. Apesar de que no dia-dia o tanque Gili (autonomia >300 kms), a bolha e o banco Erê ajudam demais no prazer de rodar, é foda abrir mão disso pela estética.

Saurus, é o tipo de moto que já não desvaloriza mais e quem tem uma inteira não aceita vender pelo que pagam. Se você curte a velharia, faça a recompra! Eu gosto.

Luigi, tá firme e forte, só precisa trocar a capa de vez em quando né.

Daninean, diria que uns 80% das peças que foram trocadas foram preditiva/preventivamente. Isto é, para aqueles que são adeptos do usar até quebrar (só fazem corretiva), grande parte das peças aí durariam ainda milhares de kms. Por exemplo, a relação se cuidar direitinho dura seus 22-27k sem problemas, porém, detesto ficar rodando com corrente batendo, então troco bem antes de ficar ruim. Mesma coisa ter aberto a parte de cima, a maioria dos donos de XT acha normal a moto fumar quando fria, como eu queria deixar o motor sequinho e já iria morrer no dinheiro das juntas, preferir abrir logo tudo, trocar retentores de válvulas, anel, etc... mas foi porque sou chato mesmo. Se vc olhar o tópico todo vai ver que certas peças eu troco em TODA revisão (independente do estado), simplesmente porque prefiro trocar antes de quebrar (o mecânico fica longe da minha casa e eu não tenho tempo para ficar a pé). Única vez que fiquei na mão foi um cabo de embreagem arrebentado... não quis rodar passando no tempo, paguei um motoboy para trazer o cabo até mim e de boa.
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

Bem legal o relato Marcus, as manutençoes baratas eu sempre adianto tambem, mas eu sou um pouco daqueles azarados que quando mexe ferra algo, entao se ta funcionando eu evito mexer.
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms :bnnd:

Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Marcus DT escreveu:...Saurus, é o tipo de moto que já não desvaloriza mais e quem tem uma inteira não aceita vender pelo que pagam. Se você curte a velharia, faça a recompra! Eu gosto....
Tá perto de voltar por um pouco menos do que se foi. Ainda em negociação.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Silvio Melges Molina
Roda Presa
Contato:

Mensagem por Silvio Melges Molina »

tenho um CBR 1100 XX SUPERBLACKBIRD, comprei por R$ 16.000,00 em 15 de dezembro de 2016.
comprei a relação : coroa, pinhão e corrente ; R$ 975,00
Bateria Outdo de gel 11,2 Ah R$ 279,00

é assim que funciona. Agradeço que tem peças.
Editado pela última vez por Silvio Melges Molina em 26 Jul 2017, 16:36, em um total de 1 vez.
CBR 1100 XX SUPERBLACKBIRD 1997
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

Vc postou fotos dela Silvio?

Enviado de meu ASUS_Z00YD usando Tapatalk

maverickint
Roda Presa

Mensagem por maverickint »

Poderiam me indicar um relé de partida que preste para a Tornado? Pois já comprei 5 magneBosta (ops Magnetron) e todos vieram com a mesma bronca se toco no botão de partida ou engasga (fica moendo e depois da a partida) ou fica preso dando partida sem parar mesmo soltando o botão (nada que uma porrada nele não o faça parar) daí coloco o original que tenho aqui é não tem nenhum dos sintomas dos magneBosta.

Não estou muito contente em ter que gastar 250$ em um original.

Será que de outra moto de certo mesmo que sendo magneBosta?
FAN 125 Elétrica 2012 Preta - EX
Twister 2007 Vermelha - EX
Shadow 99/00 - EX
Tornado 2005 Preta - Atual
CB500 2003/2003 Preta - Atual
XRE 300 2015/2015 Vermelha - Atual
Vivendo e Aprendendo esse é o lema da vida...
Ando devagar pois tenho certeza que chegarei, se andasse rápido poderia não chegar
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

Magnetron já foi a melhor marca de aftermarket eletrica no brasil.. Cagaram no pau de uns anos pra ca.. Em 3 anos com a fazerzinha, estou indo pro terceiro miolo.. Magnetron...
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Silvio Melges Molina
Roda Presa
Contato:

Mensagem por Silvio Melges Molina »

Daninean escreveu:Vc postou fotos dela Silvio?

Enviado de meu ASUS_Z00YD usando Tapatalk

Ainda não consegui trocar a relação
CBR 1100 XX SUPERBLACKBIRD 1997
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Ontem quase fiquei a pé pela primeira vez. Virei a chave, painel acendeu normal (farol acendendo forte), bati no arranque e nada (sequer o relê fez barulho). Logo imaginei: algum sensor tá cortando a partida (pezinho, corta, etc). Olha daqui, olha de lá, reparei que havia um relê estranhamente solto... arranquei fora, olhei que bem e reparei que estava meio comido. Não sabia que relê era esse, mas a borracha que o segura (fixa na bateria) estava cansada e, por isso, acabou deixando ele solto (raspando em algum lugar). Liguei para o mecânico, mandei foto do dito-cujo, o mecânico disse que era o relê-auxiliar-de-partida (além do relê tradicional - que faz o barulinho e dá pau a cada 10 anos - tem esse que não sei para o que serve). No stress, meti a chave de fenda fechando o contato no relê-não-auxiliar, moto pegou de primeira e me levou até a moto-peça mais próxima. Achei um magnetron, R$ 18,00, pau na máquina ;-) ! Mecânico bom é assim, resolve problema até por telefone (Radical Motos, em Friburgo).
LUCIO
Dinossauro

Mensagem por LUCIO »

Motos antigas caminham para o mesmo problema que os carros antigos... falta de peças de qualidade e mão de obra qualificada...

Além disso é aquela máxima... as peças originais custam caro e as paralelas não prestam...

Essas coisas desanimam um bocado... claro que existem modelos em que a oferta de peças é mais ampla, em compensação, outros modelos são extremamente chatos...

Complicado...
Atual: ***XTZ Crosser 150 Z 20/21*** :emo206:
- No M@D desde 13/03/2004 / Ex- DMT -
Motos: CG 125 98/ TDR 180 90/ RD 350 90/ Yes 125 05 / Sportster 883 06/ RD 350 90/ Yes 125 09/ Fazer 250 08/ Bandit 1200N 06/ XTZ 125 XE 12/ Ninja 250R 12/ GSR 125 16/ Teneré 250 16/ CB 450 DX 88/ XLX 350 89
Responder