Scooters & iscútis - Tópico Único
Re: Scooters & iscútis - Tópico Único
Tanto faz, dois cacarecos feios.
Rsrsrs
Rsrsrs
RMD, fiz o mesmo q vc, comprei minha ex Neo zero km tb. Era lançamento tb, acharia usada mas nem a pau na região, e uma vez q não é um veículo tão caro fodáze pega zero mesmo.
Só que minha planilha no Excel não fechou, entre o que eu gastei com tombo + combustível + IPVA + DPVAT + manutenção, e o principal, desvalorização, eu não economizei mesmo, perdi dinheiro tivesse optado ficar só com o carro (no caso era um Astra na época), ao final aí de dois anos que fiquei com a Neo eu perdi dinheiro.
No final me valeu a pena pela diversão que a Neo proporcionava, adorava rodar só com o acelerador no final de curso e raspar cavalete nas curvas.
Mas economicamente não valeu, e muita gente acha q compensa, mas se for colocar lá no Excel certinho verá que na maioria dos casos não compensa, sai mais barato vc manter seu carro pq um scooter desses te arranca sei lá, 1.500,00 reais por ano, e muitas vezes usando seu carro (o qual vai continuar precisando de manutenção) tu gasta aí 1.200,00 a mais, de quebra tem mais segurança.
Mas conta é complicada pq se vc tiver de pagar estacionando pro carro já vai uma p. facada, se vc roda pra caramba já vai gastar 5x mais em combustível de carro... cada caso é um caso, no meu não valeu a pena mesmo.
A merda é q usando esses trocinhos todo dia hora ou outra tu toma um rola, é praticamente inevitável.
Não sei se é o CVT, a praticidade, o excesso de confiança... o costume e consequente relaxo do uso diário e constante, mas a gente sempre vai sofrer algum acidentezinho.
É algo que coloco na balança ao querer comprar uma pequena pro dia a dia (e ainda estou na caça, PCX 2016 ou Bros 160 2015 achar galinha morta é minha).
[ ]'s
Só que minha planilha no Excel não fechou, entre o que eu gastei com tombo + combustível + IPVA + DPVAT + manutenção, e o principal, desvalorização, eu não economizei mesmo, perdi dinheiro tivesse optado ficar só com o carro (no caso era um Astra na época), ao final aí de dois anos que fiquei com a Neo eu perdi dinheiro.
No final me valeu a pena pela diversão que a Neo proporcionava, adorava rodar só com o acelerador no final de curso e raspar cavalete nas curvas.
Mas economicamente não valeu, e muita gente acha q compensa, mas se for colocar lá no Excel certinho verá que na maioria dos casos não compensa, sai mais barato vc manter seu carro pq um scooter desses te arranca sei lá, 1.500,00 reais por ano, e muitas vezes usando seu carro (o qual vai continuar precisando de manutenção) tu gasta aí 1.200,00 a mais, de quebra tem mais segurança.
Mas conta é complicada pq se vc tiver de pagar estacionando pro carro já vai uma p. facada, se vc roda pra caramba já vai gastar 5x mais em combustível de carro... cada caso é um caso, no meu não valeu a pena mesmo.
A merda é q usando esses trocinhos todo dia hora ou outra tu toma um rola, é praticamente inevitável.
Não sei se é o CVT, a praticidade, o excesso de confiança... o costume e consequente relaxo do uso diário e constante, mas a gente sempre vai sofrer algum acidentezinho.
É algo que coloco na balança ao querer comprar uma pequena pro dia a dia (e ainda estou na caça, PCX 2016 ou Bros 160 2015 achar galinha morta é minha).
[ ]'s

Kuati, vou te falar pq eu realmente acho q a minha neo esta me fazando gastar menos.
Antes eu estava com uma cb450dx 89. Eu nao tenho e nem quero ter carro. Se eu fosse fazer o que estou fazendo com a minha neo na cb450, sinceramente acho q ja estaria a pe. Como disse acima foram 4k km's em pouco mais de 2 meses. Durante este periodo eu gastei com gasolina, 2 revisoes (R$38 cada, inlcuindo oleo) e seguro (R$600 por ano). Eu sei q tb devo colocar neste calculo a desvalorizacao e a prestacao da moto (nao paguei a vista). A intencao era vender a cb450 (cheguei a ficar um tempo com as duas) e com o dinheiro da cb quitar a neo. Mas a esposa colocou a mao no dinheiro e "investiu" tudo na casa nova.
Eu tb entendo q posso ser uma falsa ilusao, essa tal economia.
Eu injetei na cb em 1 ano uns R$10k fora o valor pago por ela e mesmo assim ela nao ficou boa. Antes de eu vender ela o cara q comprou levou em um mecanico de confianca e na minha frente e na do comprador o mecanico falou q o carburador nao estava equalizado e um cilindro estava trabalhando BEM mais q o outro, e isso iria fuder o motor q eu tinha acabado de refazer por completo e q estava so com 4k km's rodados (gastei uns R$3k so no motor). Isso pq ja tinha pago R$200 pra um mexanico equalizar.
A cb estava fazendo 15-17km/l nessa epoca. Na neo eu estou rodando de boa. Ela comigo faz de 45km/l pra cima, nunca abaixo disso.
Mas na boa. So de eu poder andar na scooterzinha tranquilo. Sem ficar com receio a cada km se a moto vai me deixar na mao ou nao. Eu trabalho com horario MUITO certo. Tenho q estar em X lugar a X hora. Teve dias q rodei dentro da cidade 120km com transito pesado. Na cb eu nao conseguiria cumprir com os meus compromissos ja na neo chegava com uns minutinhos de antecedencia.
Tb tem a questao de bater/cair. Como essa scooter e muito nova no mercado brasileiro eu sei q estou a merce da yamaha e q pecas vao demorar uma eternidade. Mas pelo menos tenho seguro pra cobrir tudo. Na cb, teria q garimpar as pecas, Achar alguem pra mexer nela pra mim (pois nao tenho mais tempo durante a semana) e tb nao ficaria barato.
Resumindo, eu realmente acho q mesmo colocando na planilha do excel eu estou economizando ou pelo menos ficando no 0 a 0, mas tendo a tranquilidade de rodar e alegria tb.
Mas fiquei interessado nessa planilha sua. Baixou da internet, teria como eu conseguir ela?
Ah e quase esqueci! Tb nao caberia na minha garagem atual o carro da esposa e a cb. Ja o carro e a neo vai de boa.
Antes eu estava com uma cb450dx 89. Eu nao tenho e nem quero ter carro. Se eu fosse fazer o que estou fazendo com a minha neo na cb450, sinceramente acho q ja estaria a pe. Como disse acima foram 4k km's em pouco mais de 2 meses. Durante este periodo eu gastei com gasolina, 2 revisoes (R$38 cada, inlcuindo oleo) e seguro (R$600 por ano). Eu sei q tb devo colocar neste calculo a desvalorizacao e a prestacao da moto (nao paguei a vista). A intencao era vender a cb450 (cheguei a ficar um tempo com as duas) e com o dinheiro da cb quitar a neo. Mas a esposa colocou a mao no dinheiro e "investiu" tudo na casa nova.
Eu tb entendo q posso ser uma falsa ilusao, essa tal economia.
Eu injetei na cb em 1 ano uns R$10k fora o valor pago por ela e mesmo assim ela nao ficou boa. Antes de eu vender ela o cara q comprou levou em um mecanico de confianca e na minha frente e na do comprador o mecanico falou q o carburador nao estava equalizado e um cilindro estava trabalhando BEM mais q o outro, e isso iria fuder o motor q eu tinha acabado de refazer por completo e q estava so com 4k km's rodados (gastei uns R$3k so no motor). Isso pq ja tinha pago R$200 pra um mexanico equalizar.
A cb estava fazendo 15-17km/l nessa epoca. Na neo eu estou rodando de boa. Ela comigo faz de 45km/l pra cima, nunca abaixo disso.
Mas na boa. So de eu poder andar na scooterzinha tranquilo. Sem ficar com receio a cada km se a moto vai me deixar na mao ou nao. Eu trabalho com horario MUITO certo. Tenho q estar em X lugar a X hora. Teve dias q rodei dentro da cidade 120km com transito pesado. Na cb eu nao conseguiria cumprir com os meus compromissos ja na neo chegava com uns minutinhos de antecedencia.
Tb tem a questao de bater/cair. Como essa scooter e muito nova no mercado brasileiro eu sei q estou a merce da yamaha e q pecas vao demorar uma eternidade. Mas pelo menos tenho seguro pra cobrir tudo. Na cb, teria q garimpar as pecas, Achar alguem pra mexer nela pra mim (pois nao tenho mais tempo durante a semana) e tb nao ficaria barato.
Resumindo, eu realmente acho q mesmo colocando na planilha do excel eu estou economizando ou pelo menos ficando no 0 a 0, mas tendo a tranquilidade de rodar e alegria tb.
Mas fiquei interessado nessa planilha sua. Baixou da internet, teria como eu conseguir ela?
Ah e quase esqueci! Tb nao caberia na minha garagem atual o carro da esposa e a cb. Ja o carro e a neo vai de boa.
Tornado 300
RMD,RMD escreveu:Panga, sendo totalmente sincero a NMAX nao me agrada no visual. Gostei da deo por ela ter linhas retas (lembra muito um transformer), ja a nmax e exatamente o contrario. Eles arredondaram tudo.
O motivo pelo qual peguei a neo as outras nao atenderiam. economia e tamanho (sim, o tamnho foi um fator. a minha garagem é a conta do carro q é hatch e a scooterzinha. Nao posso ter um sedan e nem uma scotter maior se nao, nao caberia na garagem).
Mas se fosse pegar uma maiorzinha eu iria na nmax sem duvida. Entre as scooters maiorzinhas ela é na minha opiniao a q tem o melhor custo beneficio. Completaça e com valor menor q a pcx.
E por curiosidade. Qnts km por litro esta fazendo a sua nmax?
Comigo, uso exclusivo na cidade, faz uns 35 km por litro. Com a minha esposa faz 40 km por litro, mas tem o fator peso mais leve dela e a forma de usar o acelerador, rsrs.
Sobre questão de beleza, confesso que Scooters não são bonitas, vou mais pela praticidade.
2004=BIZ100
| 2005=Twister
| 2008=Falcon-SM
| 2009=BIZ125
| 2011= GS500
| 2013= XJ6N 
- Optimus Leo
- Mito
O dia que começar a usar excel pra calcular meus gastos com veiculos, vendo eles e uso só bike e transporte publico.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
2XOptimus Leo escreveu:O dia que começar a usar excel pra calcular meus gastos com veiculos, vendo eles e uso só bike e transporte publico.
O máximo que eu faço é calcular quantos km/L a caranga ou a motoka está fazendo para ter uma ideia de sua autonomia.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Obrigado, obrigado...
Editado pela última vez por Estranho em 03 Jun 2019, 08:29, em um total de 1 vez.
- Optimus Leo
- Mito
Existe uma diferença entre calcular por encima os custos de manutenção de um veiculo pra que vc possa saber se da pra manter ele sem deixar de pagar tuas contas, a querer calcular quanto vc gasta por km.
O primeiro é bom senso, o segundo é doença!
O primeiro é bom senso, o segundo é doença!
Não bicho, fiz uma na época justamente pq apareceu um tópico aqui no M@D, fui fazendo com médias, calculei até o que perdi se tivesse deixado a grana da compra da Neo em algum investimento no banco.RMD escreveu:Mas fiquei interessado nessa planilha sua. Baixou da internet, teria como eu conseguir ela?
Exclusivamente pensando com o bolso, no meu caso perdi dinheiro, moro em cidade pequena e tinha carro. Mas ganhei bastante em diversão e praticidade no dia a dia.
Pelo que vc explicou, de longe a Neo tá te compensando em vários aspectos.
Tb não uso essas planilhas não, acho legal fazê-las uma hora ou outra pra se ter uma noção de quanto custa, agora montar uma toda bonitinha e ficar alimentando a planilha como muitos aqui do M@D fazem tb acho loucura, uma fonte a mais de stress.
Mas tem gente que gosta, até acha prazeroso fazer isso, enfim, cada um cada um.
[ ]'s

Moçada, uma vizinha veio me pedir ajuda para comprar uma scooter, pediu pro cara errado, nunca tive e manjo pouco...rs... mas falei pra pegar a Lead que tem o espaço maior sob o banco e tal, sei que é limitada para a Marginal, mas não fará parte do trajeto diário dela, fiquei de dar uma olhada na net para procurar alguma coisa para ela, enfim, pelo que entendi o teto de gasto é de 5 mil, numa busca rápida acho que dá para pegar uma 2013, vou falar para ela ir nas com km mais baixa, tem algum detalhe que mereça mais atenção para olhar na motoquinha?
2000 - CBX AERO 88 / 2003 - CB 450E 86 / 2005 - GS 500E 93 e Altino 100 98 / 2006 - GS 500E 98 e Altino 100 98 / 2007 - RF 900R 99 e Altino 100 98 / 2013 - Aposentei a Altino... tamo de Fazer 250 08.
- Saurus
- Mito
Verifique:Fara escreveu:Moçada, uma vizinha veio me pedir ajuda para comprar uma scooter, pediu pro cara errado, nunca tive e manjo pouco...rs... mas falei pra pegar a Lead que tem o espaço maior sob o banco e tal, sei que é limitada para a Marginal, mas não fará parte do trajeto diário dela, fiquei de dar uma olhada na net para procurar alguma coisa para ela, enfim, pelo que entendi o teto de gasto é de 5 mil, numa busca rápida acho que dá para pegar uma 2013, vou falar para ela ir nas com km mais baixa, tem algum detalhe que mereça mais atenção para olhar na motoquinha?
1) O estado das carenagens (arranhões, ralados, brilho da pintura),
2) Ligue e ponha para subir uma pequena rampa (+/- 10m @ 25º~30º. Você perceberá se a correia ainda traciona bem ou se está desgastada (se não conseguir subir).
Lembro que a correia da Lead deve ser substituida +/- @ cada 20.000 km.
3) O motor do Lead não é muito áspero, portanto, nada de barulhos esquisitos.
4) A suspensão do Lead não tem longo curso e nem é molenga.
5) Aspecto geral deve estar compatível com a quilometragem declarada. Se tiver baixa quilometragem e punhos e tapete muito desgastados, tem pegadinha aí.
6) Verifique alinhamento (se não vai fazer o famoso "duas trilhas"), caixa de direção (calos e folgas). Pneus muito gastos em baixa quilometragem??? Desconfie.
7) Verifique o estado do "porta-malas" (embaixo do banco), "porta-luvas" (no escudo frontal) e porta/bocal/tampa de tanque de gasolina.
8) Pedaleiras do carona, veja se estão frouxas ou emperradas.
9) Luzes/Lâmpadas, se estão todas funcionando OK.
10) Marcas nas carenagens inferiores, laterais e do farol/painel.
11) Dentro do "porta-malas! fica o acesso ao líquido do radiador. Verifique o estado.
Essas coisas lhe dirão como o scooter foi cuidado ou não.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
-
Ulisses Barros
- Motoqueiro
Acabei de vender a minha, burgman 125I 2013 com 10 mil km, vendi por 4.500 reais pois tinha uns arranhoes na carenagem, que ja vieram com a moto quando comprei do meu irmão; Troquei o pneu traz com 5k pois tinha um furo bem na lateral e o macarrão nao segurava, e o dianteiro com 10k pois estava deformado, devido ao solo lunar paulistano. Usava motul com troca a cada 1k, e vendi bem rapidinho pois queria fechar com a Nmax de um amigo que comprou no final de 2016 e rodou 160km apenas, paguei 10k na Nmax ja documentada, então achei um bom negocio.
A Lead é sempre mais cara do que a Burgman, e outro fator negativo é que com o fim da produçao da lead, vai aumentar o preço das motos, das peças e consequentemente dos roubos, fato que ja esta acontecendo com a PCX, devido modelo novo e grande numero de unidades rodando, caindo, quebrando carenagens, farol de led, etc.
A Lead é sempre mais cara do que a Burgman, e outro fator negativo é que com o fim da produçao da lead, vai aumentar o preço das motos, das peças e consequentemente dos roubos, fato que ja esta acontecendo com a PCX, devido modelo novo e grande numero de unidades rodando, caindo, quebrando carenagens, farol de led, etc.
- Optimus Leo
- Mito
Que nada, é porque PCX e Nmax são moto de marmitinha de bandido, nas quebradas tão bombando, por isso que roubam, da pra presentear as marmitex pra elas chavear mais do que numa biz
tem uma Lead com 1.500km 14/15 por 5pilas..zerinha pra vender aqui em bsb
Valeu pela aula Saurus, mandei o link de uma que está perto de casa, está com 18k, falar para ficar ligada no lance da correia.
Se fosse pra mim, entre Burgman e Lead, acho que eu iria de Burgman, na verdade nunca cogitei scooter, para minha rotina atual não serve, 1000km/mês basicamente de Marginal Pinheiros, pego de ponta a ponta, de Daelim já sofria, a motinho com menos de 60k começou a fumar, isso cuidando direitinho, mas como é para mulher, tem mais tralha e tal, achei melhor indicar a Lead, mesmo porque a conversa começou com ela falando que queria uma Biz pq não tem marcha, aí já me liguei que na verdade ela queria uma scooter...rs mas pelo que ela falou até uma Burgman carburada serviria, vai rodar pouco, mas vai achar uma inteira... nunca teve moto, não manja nada, melhor indicar algo mais novo e com menos chance de dar problema, paga um pouco a mais mas fica mais tranquila, teoricamente.
Se fosse pra mim, entre Burgman e Lead, acho que eu iria de Burgman, na verdade nunca cogitei scooter, para minha rotina atual não serve, 1000km/mês basicamente de Marginal Pinheiros, pego de ponta a ponta, de Daelim já sofria, a motinho com menos de 60k começou a fumar, isso cuidando direitinho, mas como é para mulher, tem mais tralha e tal, achei melhor indicar a Lead, mesmo porque a conversa começou com ela falando que queria uma Biz pq não tem marcha, aí já me liguei que na verdade ela queria uma scooter...rs mas pelo que ela falou até uma Burgman carburada serviria, vai rodar pouco, mas vai achar uma inteira... nunca teve moto, não manja nada, melhor indicar algo mais novo e com menos chance de dar problema, paga um pouco a mais mas fica mais tranquila, teoricamente.
2000 - CBX AERO 88 / 2003 - CB 450E 86 / 2005 - GS 500E 93 e Altino 100 98 / 2006 - GS 500E 98 e Altino 100 98 / 2007 - RF 900R 99 e Altino 100 98 / 2013 - Aposentei a Altino... tamo de Fazer 250 08.
Fabio Guido
A pé
A pé
Faguido, cliquei em Rede autorizada e vi q só algumas são juntas de cc Suzuki. O Jão Tolete realmente deve ter trazido o trem, mas me parece q não foi uma união tão estável com a Suzuki.
[ ]'s
[ ]'s

Kuati os mecânicos das cc suzuki já foram fazer o curso pra esses 2 modelos pode perguntar. Eu acho que no Brasil a parceria da kymco sera com o J toleto mesmo. Agora a merda é que os 2 modelos são ruins de plataforma porém muito elogiados na zoropa 
Fabio Guido
A pé
A pé
Tornado 300
Fabio Guido
A pé
A pé