assuntos gerais
Re: assuntos gerais
Segundo as revistas a H6 dá uns 95 cv na roda...
Pois olha, esse teu papo aí até é válido na medição no mesmo tipo de motor, ou seja, hornet com hornet, mas hornet com a CBR hehehe, em condições normais na fabricação das duas motos, tu tá viajando na maionese heheheRajão escreveu:o pessoal desse fórum precisa sair do mundo das revistas e começar a experimentar as coisas a sério.
já ouviram a expressão 'nada mais diferente do que dois motores iguais'? isso é o que mais se vê em dinamometros com carros e motos originais. da mesma maneira que alguns motores vem com mais potencia do que o especificado pela fábrica, outros vem com menos potencia. isso se deve a uma série de fatores, principalmente na montagem dos motores.
é capaz da hornet do edu ser mais mais forte que a cbr de alguns jaspions aqui do fórum. mas não necessáriamente vai ser mais rápida acelerando, afinal entram outras variáveis como escalonamento das marchas, peso, grip, aerodinamica, potencia na roda, etc. a única maneira de comprovar, é levando algumas cbr600 no mesmo dinamometro e tirando a prova.
ao invés de ficarem falando um monte de besteira, deveriam marcar um encontro na oficina onde o edu passou a hornet para passar todas as motos no rolo. alguns vão se surpreender, e outros podem sair de lá frustrados. e seria muito mais legal do que ficar em pé num posto de gasolina num encontro de posers.
.

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah
Bagé@tchê.rs
Se Deus é grande, O MATO É MAIOR
Selamun Aleykun to all friends
não é perder tempo no dinamometro. veja o caso do edu, ele passou usando lambda meter para aferir a mistura, e viu que a moto dele anda pobre. a maioria das sbk no brasil devem andar pobre, pois nossa gasolina é cheia de alcool e isso deixa a mistura pobre (alcool precisa andar mais rico, por isso carros a alcool consomem mais). a partir daí, você pode pensar em regular sua mistura com um powercommander ou qualquer piggyback da vida. se for inteligente, vai regular sua moto no dinamometro, com o lambdameter na descarga. mas foi isso que o luis e o gaúcho falaram lá na primeira página, e ninguem deu atenção.
- Optimus Leo
- Mito
Tuning sempre e bom fazer, mais por favor nao usem essa porcaria de unishit.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Tu nunca andou na RF?? Bah, desculpa aí Luis, mas quem não sabe o que é moto é tu entãoluis escreveu:Bagé, de RF eu nunca andei ...nunca 1 amigo comprou ou vi alguem aqui na pista com uma !! só digo q falo do visual dela q me parece uma nave do ET kkk....só isso q sei dela......
.

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah
Bagé@tchê.rs
Se Deus é grande, O MATO É MAIOR
Selamun Aleykun to all friends
existem dinamometros que medem na roda, e outros que calculam a perda e dão o resultado tanto na roda quanto no motor. o caso do edu, dá as duas respostas.decoh6 escreveu:Segundo as revistas a H6 dá uns 95 cv na roda...
edu, quanto deu de potencia na roda da sua hornet?
Rajão, vc é o dono do dinamômetro em questão/
se tiverem motos iguais, vão ver que dois motores iguais são diferentes.Bagé escreveu:Pois olha, esse teu papo aí até é válido na medição no mesmo tipo de motor, ou seja, hornet com hornet, mas hornet com a CBR hehehe, em condições normais na fabricação das duas motos, tu tá viajando na maionese heheheRajão escreveu:o pessoal desse fórum precisa sair do mundo das revistas e começar a experimentar as coisas a sério.
já ouviram a expressão 'nada mais diferente do que dois motores iguais'? isso é o que mais se vê em dinamometros com carros e motos originais. da mesma maneira que alguns motores vem com mais potencia do que o especificado pela fábrica, outros vem com menos potencia. isso se deve a uma série de fatores, principalmente na montagem dos motores.
é capaz da hornet do edu ser mais mais forte que a cbr de alguns jaspions aqui do fórum. mas não necessáriamente vai ser mais rápida acelerando, afinal entram outras variáveis como escalonamento das marchas, peso, grip, aerodinamica, potencia na roda, etc. a única maneira de comprovar, é levando algumas cbr600 no mesmo dinamometro e tirando a prova.
ao invés de ficarem falando um monte de besteira, deveriam marcar um encontro na oficina onde o edu passou a hornet para passar todas as motos no rolo. alguns vão se surpreender, e outros podem sair de lá frustrados. e seria muito mais legal do que ficar em pé num posto de gasolina num encontro de posers.
.
se tiverem motos diferentes, comparem os resultados do dinamometro com a ficha técnica declarada pelas fábricas. vai ver que o resultado varia bastante.
É aí eu pensei que todos os dinamômetros mediam as duas...
Outra coisa, a H6 tem sonda lambda na saída do escape...
não. não ganho um centavo com isso.Gelous escreveu:Rajão, vc é o dono do dinamômetro em questão/
sou amador de carro a 7 anos. corro track days aqui no rio e já fiz alguns treinos com carros de turismo carioca. durante 7 anos preparei alguma coisa do meu carro, e acompanhei diversos projetos de amigos, que tem a mesma paixão que eu.
comecei a andar de moto a pouco tempo, e tenho procurado um bom fórum para participar e trocar idéias. o m@d por enquanto foi o melhor que achei, mas ainda deixa muito a desejar. principalmente por causa desses xiitismos e dessas respostas infantis de bate-papo uol que fazem com que qualquer tópico tenha no mínimo 10 páginas de lixo e pouco se aproveita. as vezes eu entro e tento expressar meu ponto de vista, e um pouco da minha experiencia. vejo que alguns usuários se esforçam, mas a maioria esmagadora vai por água abaixo. talvez eu esteja no lugar errado, mas não custa nada eu tentar né.
sonda lambda é diferente de lambda meter.decoh6 escreveu:É aí eu pensei que todos os dinamômetros mediam as duas...
a sonda lambda está ligada na injeção da moto e constantemente fazendo ajustes com os dados que coleta. mas obviamente dentro dos seus limites. por isso algumas motos andam pobre no brasil com 25% de alcool na gasolina.
o lambda meter mete a mistura ar/combustivel, também na descarga, e o informa na tela de um computador. a partir daí você vê se sua moto está pobre ou rica, e começa a fazer os ajustes.
Rajão, então veja bem.Rajão escreveu:não. não ganho um centavo com isso.Gelous escreveu:Rajão, vc é o dono do dinamômetro em questão/
sou amador de carro a 7 anos. corro track days aqui no rio e já fiz alguns treinos com carros de turismo carioca. durante 7 anos preparei alguma coisa do meu carro, e acompanhei diversos projetos de amigos, que tem a mesma paixão que eu.
comecei a andar de moto a pouco tempo, e tenho procurado um bom fórum para participar e trocar idéias. o m@d por enquanto foi o melhor que achei, mas ainda deixa muito a desejar. principalmente por causa desses xiitismos e dessas respostas infantis de bate-papo uol que fazem com que qualquer tópico tenha no mínimo 10 páginas de lixo e pouco se aproveita. as vezes eu entro e tento expressar meu ponto de vista, e um pouco da minha experiencia. vejo que alguns usuários se esforçam, mas a maioria esmagadora vai por água abaixo. talvez eu esteja no lugar errado, mas não custa nada eu tentar né.
Como eu já disse antes, aqui no tópico mesmo, e vou repetir: os dinamômetros são excelentes instrumentos de preparação. Serve muito bem para medir incremento de potência que a instalação de determinada peça ou determinada preparação teve em relação ao original, e não somente o achismo do "putz, ficou mais forte. Senti na aceleração"!
Mas, como instrumento de medição técnica, esses dinamômetros são todos umas tosqueiras. Com raras exceções, que normalmente são dinamômetros particulares e não dinamômetros comerciais.
Se vc entrar no site do Polaco, que prepara motos, verá que ele faz várias Tornados com 30 e tantos cavalos, quando uma moto dessas originalmente tem 18cv na roda!
Quer um dinamômetro certeiro? Aqui em Brasília tem um. É do Júlio, pai de piloto e preparador experiente, que só usa o dinamômetro para preparar a moto do filho dele que corre nas 250cc no campeonato brasileiro de motovelocidade! Ele não vende testes, não empresta o dinamômetro, só usa como instrumento de medição, precisa e certeira, da potência das preparações que ele faz na moto do filho dele.
O resto, dinamômetros de lojas de preparação são puro engodo!
Ah, só não vale abrir tópico chorando, se dizendo injustiçado e falando que vai embra do M@D, ok?
- Optimus Leo
- Mito
Rajao, que tipo de dyno tem la? Mustang, Dastek, etc?
E que tipo de preparacao de carro voce se especializava? Eu tambem por muitos anos trabalhei (E aindo trabalho de vez en cuando) em preparacoes de carros.
E que tipo de preparacao de carro voce se especializava? Eu tambem por muitos anos trabalhei (E aindo trabalho de vez en cuando) em preparacoes de carros.
Bom saber, quando for a Sampa vou passar a Pimentinha em um aparelho destes, eu coloquei ponteira esportiva e filtro esportivo K&N e a moto ficou com a mistura muito pobre, e perdeu em velocidade, não esteve passando de 215 km/h, então fui em uma oficina, aliás a única que mexe com injeção por aqui em Salvador e o cara me aconselhou um Power comander, já foi feito, melhorou demais, contudo (apesar de que o Power já ter vindo ajustado para as especificações que tem na minha moto), eu não acredito que esteja a regulagem ideal ainda pois eu duvido que eles tivessem uma Hornet com as mesmas coisas que a minha para o ajuste, e o mecânico aqui também não tem um dinamômetro...
A sim, melhorou, outro dia fui testar e cheguei nos 235 km/h e parei pois estava só de bermuda e camiseta regata, outro dia com proteção vou ver como está de fato...
PS. Por favor freiras não digam que eu sou maluco, foi só uma aceleradinha, depois voltei à velocidade normal... hihihi
A sim, melhorou, outro dia fui testar e cheguei nos 235 km/h e parei pois estava só de bermuda e camiseta regata, outro dia com proteção vou ver como está de fato...
PS. Por favor freiras não digam que eu sou maluco, foi só uma aceleradinha, depois voltei à velocidade normal... hihihi
Então vou te dar uma dica: aqui é o mundo virtual, então não temos como saber que o cara que tá escrevendo realmente é aquilo que ele diz ser ou um nerd que lê algumas revistas e cria um personagem para participar no fórum, pagando de "entendedor". Eu particularmente vejo que muita coisa que alguns caras escrevem não têm muito a ver com o mundo real, não fazem sentido, então seleciono o que interessa e descarto as besteiras.Rajão escreveu:não. não ganho um centavo com isso.Gelous escreveu:Rajão, vc é o dono do dinamômetro em questão/
Outra coisa é que o pessoal aqui é muito tirador de sarro, então quando aparece alguém, por exemplo, falando que a moto tem muito mais potência do que deveria, levantou a bola pros caras baterem. Tudo bem que varie alguma coisa a potência do que a especificação dos engenheiros, mas quanto? 1 a 5%? 10%? Existem limites certo? Eu pelo menos não acredito que duas motos de 100 cavalos novas, sem desgastes, tenham 10% de diferença uma pra outra.
Se vc precisa de alguma ajuda é só fazer perguntas objetivas, que aparece um montão de gente pra ajudar. Sempre que eu precisei fui extremamente bem orientado, seja na compra da moto que eu tenho hoje, seja no preço que eu paguei, nos acessórios que eu comprei depois. Melhor fórum que tem disponível, pelo menos que eu conheça...
Dastek.Optimus Leo escreveu:Rajao, que tipo de dyno tem la? Mustang, Dastek, etc?
não sou profissional. só tenho brinquedos grandes. tive um ford ka 1.6 que dei um tapinha (comando brabo, descarga e remapeamento) e andava com 133hp na gasolina, com ar condicionado pro dia-dia. embolava a lenta mas dava pra aturar. com esse carro fiz 12 track days. mas já estava com 100mil km, ia sair o ka novo, então no final do ano passado corri na autorizada e troquei num ka velho zero km igualzinho. este ainda está original.
um amigo já tirou 160hp aspirado desse motorzinho num fiesta, vendo 8000rpm. era o capeta. sobre motores iguais e potencias diferentes, um outro amigo copiou a receita completa do fiesta em cada detalhe, e não conseguiu mais do que 152hp. sempre regulando no mesmo dina.
o edu passou a moto dele no dinamometro pra postar em alguma revista? pra vender mais honda hornet? pra fazer anuncio do dinamometro do cara? ou pra usar lambda-meter e ver como estava a mistura, e de quebra levar um papel pra casa com dados de torque e potencia da moto dele?Gelous escreveu:Rajão, então veja bem.Rajão escreveu:não. não ganho um centavo com isso.Gelous escreveu:Rajão, vc é o dono do dinamômetro em questão/
Como eu já disse antes, aqui no tópico mesmo, e vou repetir: os dinamômetros são excelentes instrumentos de preparação. Serve muito bem para medir incremento de potência que a instalação de determinada peça ou determinada preparação teve em relação ao original, e não somente o achismo do "putz, ficou mais forte. Senti na aceleração"!![]()
Mas, como instrumento de medição técnica, esses dinamômetros são todos umas tosqueiras. Com raras exceções, que normalmente são dinamômetros particulares e não dinamômetros comerciais.
Se vc entrar no site do Polaco, que prepara motos, verá que ele faz várias Tornados com 30 e tantos cavalos, quando uma moto dessas originalmente tem 18cv na roda!Aliás, há um tempinho atrás testaram a moto dele de 30 e tantos cavalos de potência num dinamômetro "isento" (teste de revista, com o próprio Polaco presente) e deu muito, mas muito menos do que ele divulgava!
![]()
Quer um dinamômetro certeiro? Aqui em Brasília tem um. É do Júlio, pai de piloto e preparador experiente, que só usa o dinamômetro para preparar a moto do filho dele que corre nas 250cc no campeonato brasileiro de motovelocidade! Ele não vende testes, não empresta o dinamômetro, só usa como instrumento de medição, precisa e certeira, da potência das preparações que ele faz na moto do filho dele.
O resto, dinamômetros de lojas de preparação são puro engodo!Todos eles!
Ah, só não vale abrir tópico chorando, se dizendo injustiçado e falando que vai embra do M@D, ok?![]()
responde ai pra gente, edu!
é isso ai!!decoh6 escreveu:Bom saber, quando for a Sampa vou passar a Pimentinha em um aparelho destes, eu coloquei ponteira esportiva e filtro esportivo K&N e a moto ficou com a mistura muito pobre, e perdeu em velocidade, não esteve passando de 215 km/h, então fui em uma oficina, aliás a única que mexe com injeção por aqui em Salvador e o cara me aconselhou um Power comander, já foi feito, melhorou demais, contudo (apesar de que o Power já ter vindo ajustado para as especificações que tem na minha moto), eu não acredito que esteja a regulagem ideal ainda pois eu duvido que eles tivessem uma Hornet com as mesmas coisas que a minha para o ajuste, e o mecânico aqui também não tem um dinamômetro...
só uma coisa, voce mora em salvador né? então procure regular ao nível do mar. no rio tem dois ou três dinamometros. em são paulo vai dar diferença por não ser nível do mar.
Ô Rajão, se ele passou só pra ver a mistura, maravilha! Porque a parte da potência, que tá no tal papel que ele levou pra casa, é engodo puro. É isso que eu to dizendo.
Mas, deixa pra lá. Vc tem sua convicção, eu tenho a minha, e é cada um na sua.
Mas, deixa pra lá. Vc tem sua convicção, eu tenho a minha, e é cada um na sua.
- Optimus Leo
- Mito
Ja vejo. Aqui tambem por muito tempo o unico dyno comercial que se usava para tuning era un Dastek. Mais eu nunca confiei nem gostei muito desse dyno, especialmente porque o dono da loja tinha uma má reputacao como dizem aqui no topico, de "inflar" os numeros dos carros armados e tuned por ele, e de desinflar os numeros e ate atrapalhar um pouco cuando era outro tuner alugando o dyno (Claro, era competicao dele).Rajão escreveu: Dastek.
não sou profissional. só tenho brinquedos grandes. tive um ford ka 1.6 que dei um tapinha (comando brabo, descarga e remapeamento) e andava com 133hp na gasolina, com ar condicionado pro dia-dia. embolava a lenta mas dava pra aturar. com esse carro fiz 12 track days. mas já estava com 100mil km, ia sair o ka novo, então no final do ano passado corri na autorizada e troquei num ka velho zero km igualzinho. este ainda está original.
um amigo já tirou 160hp aspirado desse motorzinho num fiesta, vendo 8000rpm. era o capeta. sobre motores iguais e potencias diferentes, um outro amigo copiou a receita completa do fiesta em cada detalhe, e não conseguiu mais do que 152hp. sempre regulando no mesmo dina.
Hoje em dia estao abrindo dois dyno mais, esperemos a ver como fica o assunto.
133 me imagino que no motor ne? Igual que 160 HP aspirado no 1.6 Zetec. Que receita que usavam para esas cifras? Aqui Fiesta e Ka nao sao muito populares, o carro barato que pegam para preparar e o Corsa B. Aqui fazem de tudo nos Fiestas e Ka e os Corsinhas ainda terminan dando coro nos Ford.
Eu ja tive um par de Hondas, um Eclipse GSX e varios outros carros. Sempre fiz uma que outra coisinha neles. Mais agora com as motos, ja esqueci das 4 rodas