Scooters & iscútis - Tópico Único

Grupo de discussão geral sobre motos.
del
Roda Presa

Re: Scooters & iscútis - Tópico Único

Mensagem por del »

Marp escreveu:Mas como puro preconceito? Tive micro-scooter e foi minha percepção. Se vc teve diferente, respeito sua opinião.

Risco envolve percepção e limites pessoais.

Mania das pessoas quererem impor suas verdades.
Peço desculpas, não é preconceito é evolução. Não faz sentido algum andar em cidades como o Rio de Janeiro ou São Paulo em algo maior que um scooter de 250cc. E isso já foi percebido pelos países que tem o mesmo problema que nós. O Brasileiro gosta de ronco de 4 canecos e ostentação, por isso o scooter não pega. Alias, não pegava, são vendidos 1.500 PCX por mês até o nascimento da NMAX.
Se você não se adaptou, ok. Mas dizer que é inseguro, não tem sentido, elas são projetadas para a cidade. No transito, segurança é bem mais abrangente do que tamanho de moto. As vezes uma moto leve como a NMAX te tira de situações mais facilmente do que uma bigtrail (no transito!).
Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

Estava focando na parte de segurança, visibilidade no trânsito.

Vc mudou o foco e falou em ser mais adequado, econômico.

Não entrei nesses detalhes. Isso é outra discussão.

Sobre motos maiores em cidade, desconfio que vc não teve moto grande.

Moto, para alguns, não é só meio de transporte. Nem ostentação. Pode ser curticao, diversão. E andar diariamente com a moto pode ser uma alegria.

Agora, pelamor, não estou discutindo sobre roubos, bandidos, bla, bla, bla.
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Ja andei de moto em 3 capitais similares (Transito lixo, violencia, bandidagem, metropole, etc).

De moto grande ou pequena, não notei maior diferença. Como disse, ja tive nego achando que eu era bandido mesmo andando de moto grande. Pra maioria das pessoas, motociclista = bandido.

Ja vi pessoas abrindo passo pra motoboy e fechando tiozinho motociclista de FDS (Porque o povo sabe que cachorrada chuta, quebra, intima, é violenta...enquanto o tiozinho de moto cara podem rir na cara dele).

Mas isso de que me fecham mais por andar de scooter vs GS1200, nunca vi. O povo é igual de distraido. No maximo pode ser o ronco que faz algum motorista lesado se ligar na ultima hora que tem uma moto. Mas num retrovisor, olhando um farolzinho la de longe, dificil pro cara diferenciar uma CG de uma Hornet, por exemplo.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

Mas, então, leo, as motos grandes que vc andou foram as de test-drive, numa volta ao redor do quarteirão. Aí não conta...

}:)

(Zoeira, bro... :lol: ).
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Marp escreveu:Então, volto a dizer, ando diariamente rm SP, marginais, avenidas, ruas de bairro. Como todos sabem, já tive motos grandes e agora essas pequenas. A minha experiência e vivência (andando mais de 100 km dia dentro da cidade) é que não respeitam motos pequenas.

Quem conhece o assunto de riscos, sabe que riscos envolve percepção e limites pessoais, como já citei antes.

Vai saber tb com que o cara já andou, o quanto anda e onde anda. De repente tem o padrão de comparação limitado.

Por fim, kadum, kadum...
Realmente a experiência própria é algo pessoal e intransferível assim como as conclusões e percepções, ou seja, altamente subjetivo em relação ao objeto e observador.

Também, não sou do tipo de motoqueirociclista que abusa da própria sorte, que fura sinal vermelho, que anda em velocidades (muito) acima da permitida, se o trânsito está andando, vou comboiando, só entro no corredor se o trânsito parar e mesmo assim sigo no máximo @ 10~20 Km/h, etc, etc, etc.... ou seja, eu me vejo como um "rôia" duzinférnu... :lol:

Mas sigo sempre "zen"... exceto com ecochatos em bicicletas que cismam de andar no meio da pista, no corredor de carros pedalando feito loucos para tentar manter os 40 Km/h, que furam sinal vermelho querendo mais é que pedestre se foda, coisas assim.

Encaro meu trajeto casa-trabalho-casa como os momentos de meu "passeio" ou "rolezinho" diário de moto/scooter. Ou seja, vejo como diversão e lazer.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
del
Roda Presa

Mensagem por del »

Não sei como é em outros lugares, mas prazer em andar de moto no RJ no horário do rush, não existe prazer. A média de velocidade é de 45 km/h e na maioria das vezes no corredor. Se alguém em uma moto maior que uma 250 sente prazer nisso... Bom, já tive 26 motos, de z1000 a f800gs e ktm. Tenho alguma noção. Rodo todo dia 50 a 60 km e tenho a perfeita noção do que me dá prazer. E pilotar uma moto nessas condições, não se enquadra.
Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

Putz, agora o foco é horário de rush. Quem citou horário de rush? Toda vez puxar a argumentação para determinada particularidade fica complicado :-?

xaprala
del
Roda Presa

Mensagem por del »

Cara, você não curte scooter, desencana e toca o barco.
Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

Scooter nao se resume só a micro-scooter. Tente ampliar um pouco sua visão e argumentação sobre as coisas

Lembre-se: a vida não se resume a nosso mundinho limitado.

Tive um scooter médio (Citycom), um micro (nmax) e um maxi (maxsym). Não estou com achismos, e tenho consciência de que minha percepção não é única (estou deixando isso claro desde o início ). Vc, pelo o que li, acabou de comprar um nmax. Não se sinta ofendido "pela honra da moto".

O que acho, vale para mim.
Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

Finalizando: dizer que nao curto scooter pq critiquei os micro-scooters é muito limitado.

Adorei o Citycom e estou curtindo o Maxsym.
Janu
Motoqueiro

Mensagem por Janu »

Pegando o bonde andando... Aqui em Salvador faz diferença sim andar com moto/scooter pequeno. Rodo no dia a dia com uma Titan EX160 e nos FDS com uma B65. Para a B65 (escapamento original!) sempre me abrem espaço e chegam um pouco para o lado facilitando para mim, e sempre que dou uma "buzinadinha" pedindo passagem, na maioria das vezes sou atendido. Já com a EX160 é muito mais difícil essa gentileza, acontece, mas com uma frequência muito menor, quase sempre eu tenho que passar para o lado oposto para poder seguir mais rápido. Além disso, quase sempre sou "empurrado" com a EX160, o que não é comum com a B65.
Betao Atibaia
Motociclista

Mensagem por Betao Atibaia »

Marp,
Maxsym nos corredores das Marginais vai bem? tenho a impressão que ela é larga igual a Drag.
Betão Atibaia
H-D Sportster XL1200 CB
Optimus Leo
Mito

Eu acho que é um efeito psicologico que vc sente ao andar em moto pequena Marp, em SP nego sai da frente de qualquer moto sim, aqui o povo é bem mais ligado do que no RJ, por exemplo.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

del escreveu:Não sei como é em outros lugares, mas prazer em andar de moto no RJ no horário do rush, não existe prazer. A média de velocidade é de 45 km/h e na maioria das vezes no corredor. Se alguém em uma moto maior que uma 250 sente prazer nisso... Bom, já tive 26 motos, de z1000 a f800gs e ktm. Tenho alguma noção. Rodo todo dia 50 a 60 km e tenho a perfeita noção do que me dá prazer. E pilotar uma moto nessas condições, não se enquadra.
Procevê como é que o bagúio é subjetivo e, por isso, não tiro a razão do Marp, é o ponto de vista dele e isso é pessoal e intransferível. Já EU consigo ter prazer andando de moto também em engarrafamento, horário do "rush" ou algo que o valha e não só com trânsito livre, estradão vazio à frente ou algo assim.

del, minha velocidade fica, em média, nos 20 Km/h no meu trajeto casa-trabalho-casa e, mesmo assim, consigo ter prazer em estar de moto ou scooter em qualquer condição de trânsito. Se não há espaço no corredor (dois carros muito próximos um do outro) para passar com a moto ou o scooter, paro, relaxo e espero de boa abrir novamente. Quando um ou ambos os motoristas resolvem conceder a gentileza de abrir espaço, sigo e agradeço aos mesmos a gentileza. O fato é que eu estando de moto ou scooter, SEMPRE meu trajeto é muito mais rápido que de carro ou outra condução. Em 99,9999...% das vezes consigo trafegar pelo corredor, sem ficar parado e isso já me adianta muito mais que se estivesse de carro ou outra condução. Então, para quê vou me estressar com isso?

Já tenho motivos demais para me estressar em minha vida, não vou arranjar mais stress por causa de trânsito.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Optimus Leo
Mito

20 km/h de media? Porra TNC, iria de bike.

Até de bike consigo manter uma media maior.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Cada lugar e estilo de tocada muda tudo.

O Leo deve andar estilo cachorro louco, ou seja, tudo fica pra trás, ele nunca pede passagem, fora q em Sampa realmente os motoristas foram educados pelos motoboys.

Eu já moro num sítio de 100 mil hab. onde as pessoas vivem no meio da rua como se fossem calçadas, e posso afirmar, o tamanho/aparência da moto influem muito.
Os carros a mesma coisa, Biz eles não esperam, tão pouco se fodendo, cruzam na frente, já motos maiores é diferente.

É a mesma coisa andar de Pickup ou um SUV grande comparado com um Fiat Cinquecento, é diferente bicho, não tem o q ver.

Se vc não consegue perceber diferenças, melhor avaliar melhor seu nível de percepção do mundo.

[ ]'s
Imagem
Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

Betao Atibaia escreveu:Marp,
Maxsym nos corredores das Marginais vai bem? tenho a impressão que ela é larga igual a Drag.
É larga sim.

Mas nos corredores das Marginais, qquer transatlântico passa :-D

Sobre os micro-scooters, só para deixar claro, e já postei isso, não deixo de ver as suas vantagens tb: econômicos, leves, maleáveis.

Quase sempre se ganha em algumas coisas e se perde em outras.

Decisão vai de cada um com suas preferências.
Ulisses Barros
Motoqueiro

Mensagem por Ulisses Barros »

Pro meu uso, marginais e av. dos bandeirantes em 80% do tempo, tanto faz se vou de CB 300 ou de TDM 850. No restante do caminho, ruas quase sempre com crateras, lombadas, buracos, oleo, chorume, lixo e enchentes, vou ter que providenciar uma Trail, pode ser XRE ou T250, pois é nos 20% restantes que eu posso me fuder e levar um chão.
No corredor é aquela coisa, aqui em SP apesar de respeitar as motos, tem muita gente que dirije teclando ou olhando pra tela do smartphone, em 90% das fechadas que levo é esse o caso, ai tanto faz com que moto vc esta.
McFlae
Roda Presa

Mensagem por McFlae »

Acabou o seguro da Tiger e não estou muito afim de renovar pois está caro demais. Vou vender e partir pra uma citycom. Essa da pra largar na rua sem se preocupar muito?

Enviado de meu 2014819 usando Tapatalk
Suzuki Intruder 125 - Triumph Tiger 800 XC
Allende
Mito

Mensagem por Allende »

A minha se foi, vendi a lead.

Boa moto, precisa de asfalto bom, faz 40 por ltiro.

Uma cg com baú faz a mesma coisa, mesma kit o metragem e pega estrada ruim e mini passeios.

Gostei, mas não teria outra, mas para quem usa todo dia, ida e volta, tempo ruim, sem sujar o sapato, é uma coisa boa, não é o meu caso.
100 - 250 - 750 - 400 - 500 - 250 - 400 - 250 - 600 - 660 - 250 - 110 - 450 - 150 - 500 - 250 - 500 - 160 - 650 - 160 - 250
Responder